sábado, 31 de março de 2012

Prefeitura de SP conclui demolição de casas perto de cratera no Morumbi

Nove residências foram destruídas nesta quarta (28) na Zona Sul de SP.
Quarenta imóveis foram interditados após chuvas.

Do G1 SP
Casas são construídas em cima de córrego na região do Morumbi  (Foto: Letícia Macedo/ G1)Casas são construídas em cima de córrego na região do Morumbi (Foto: Letícia Macedo/ G1)
A Prefeitura de São Paulo concluiu na tarde desta quarta-feira (28) a demolição das casas que corriam risco de desabar por conta da abertura de uma cratera em uma rua de Paraisópolis, no Morumbi, Zona Sul da cidade. Nove residências foram destruídas. Técnicos da Defesa Civil começaram os trabalhos por volta das 11h30 na Rua Doutor Flávio Américo Maurano.
As casas restantes serão reavaliadas nos próximos dias, segundo o subprefeito do Campo Limpo, o coronel Trajano Conrado. O problema teve início no domingo (25), após uma forte chuva cair na região. Parte de uma casa, construída em cima de um córrego, desabou e formou a cratera na calçada da via.
“Com o desabamento, ela obstruiu o curso do córrego que passa por baixo das casas. Com o desvio no curso do córrego, ele começou a solapar outras residências, porque a água procurou um caminho para passar”, diz. A via foi completamente interditada para a demolição.
Ainda nesta quarta, segundo a Subprefeitura do Campo Limpo, o córrego deverá ser desobstruído. Os trabalhos serão retomados nesta quinta-feira (29), para que seja concluída a limpeza do local. Ainda não há, no entanto, um prazo para o fim dos serviços na região.
As casas demolidas foram desocupadas. “De imediato, [a Prefeitura] está disponibilizado o aluguel social a remoção para onde as pessoas desejarem. Estamos tentando minimizar os riscos”, afirma o subprefeito. Algumas famílias, no entanto, resistem em deixar as casas. Ainda segundo Conrado, os moradores estão inscritos em programas da Secretaria da Habitação.
O subprefeito afirma, no entanto, que os moradores terão de deixar todas as casas que forem condenadas. “Nós tiraremos de qualquer forma, porque a nossa preocupação é com a vida das pessoas”, diz.
Cratera   (Foto: Letícia Macedo/ G1)Cratera se abriu em frente ao imóvel que desabou no fim de semana  (Foto: Letícia Macedo/ G1)


 
               FOTO  VALMIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário