sábado, 28 de março de 2020

Morre o desenhista Daniel Azulay, vítima de coronavírus

Faleceu na tarde desta sexta 27 de março de 2020, no Rio de Janeiro, o desenhista carioca Daniel Azulay. Aos 72 anos, ele foi uma das vítimas do novo coronavírus. O artista estava internado tratando de uma leucemia quando contraiu a doença. “Faremos rezas virtuais para ele nos próximos dias em virtude do isolamento”, diz um comunicado em sua página oficial do Facebook.
Desenhista autodidata, formou-se em direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Nessa época começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais. Sua grande criação, a Turma do Lambe-Lambe, surgiu nos anos 70 em linguagem de quadrinhos e ganhou formato televisivo durante dez anos consecutivos, nas emissoras Bandeirantes e Educativa.
Ele participou como apresentador ainda de programas como Azuela do Azulay, no Canal Futura, nos anos 2000, e de um canal próprio no YouTube.
*** Informações com REVISTA VEJA

Aneel mantém bandeira verde em abril, sem custo adicional na conta de luz


Foto: Pixabay
A bandeira tarifária em abril será mantida verde, sem custo adicional na conta de luz dos consumidores, segundo informou nesta sexta-feira (27) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É o terceiro mês consecutivo de bandeira verde.

A Aneel voltou a informar que, em março, assim como em fevereiro, os principais reservatórios das usinas hidrelétricas “apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês”.

"Não obstante abril ser um mês em que tipicamente se inicia a transição entre o período úmido e o seco, a previsão é de manutenção da condição hidrológica favorável nas principais bacias do SIN [Sistema Interligado Nacional], indicando cenário de continuidade da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN", destacou a agência, em nota.

Com a melhora das condições de chuvas, o setor elétrico seguirá operando com “elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN”, o Sistema Interligado Nacional. Isso acaba reduzindo a necessidade de acionamento do parque termelétrico, que gera energia mais cara.

Covid-19

No comunicado, a agência ressaltou que considerou as novas previsões de consumo de energia, em face das medidas de combate à propagação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Tal cenário, segundo a agência, aponta para o "indicativo de redução da carga [demanda] de energia em abril e maio".

Para a agência, a perspectiva de queda do consumo "refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês). Tanto o PLD quanto as perdas financeiras com o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar o custo real da energia gerada pelo sistema, permitindo aos consumidores mudarem o hábitos de consumo para evitar o pagamento de uma fatura mais cara e o acionamento de fontes mais poluentes (termelétricas a gás e a óleo diesel).

Além da bandeira verde, o sistema indica as cores amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) que indicam acréscimo de custo proporcional ao consumo.

Fonte: Valor Econômico

Aporte dos reservatórios neste sábado, 28

Açude Quixeramobim frustra expectativa de moradores; sangria, no ...

A COGERH segue atualizando a recarga dos reservatórios da Bacia do Banabuiú. Acompanhe os números:

- Banabuiú: 5 cm
- Capitão Mor: 2 cm
- Cipoada: 4 cm
- Jatobá: 3 cm
- Monsenhor Tabosa: 5 cm
- Pedras Brancas: 1 cm
- Poço do Barro: 2 cm
- Quixeramobim: 17 cm
- São José I: 38 cm
- São José II: 10 cm
- Serafim Dias: 52 cm
- Trapiá: 5 cm
- Fogareiro: 5 cm