domingo, 27 de maio de 2018

No 7º dia de protestos, ocupação continua na BR-116; segunda-feira será de novos bloqueios no CE

Resultado de imagem para No 7º dia de protestos, ocupação continua na BR-116; segunda-feira será de novos bloqueios no CE

No sétimo dia da greve dos caminhoneiros, a BR-116, em Eusébio, na altura do km 18 (próximo à Fábrica Fortaleza), continua ocupada. De acordo com um dos organizadores, carros de passeio trafegam livremente neste domingo, 27. Já os caminhões são convidados a parar e aderir à manifestação que pôs o poder público em alerta. A ocupação deve continuar nesta segunda-feira na via, à partir das 8 horas. A CE-040, na altura do Colégio Farias Brito do Eusébio, também deve receber manifestantes.

Na última sexta-feira, 25, o Ceará chegou a ter 15 rodovias com trechos bloqueados. Desde o início do dia, a Polícia Rodoviária Federal não repassa mais informações sobre os bloqueios. De acordo com a assessoria do órgão, por se tratar de uma “questão nacional”, as divulgações seriam feitas nacionalmente. Porém, o link disponibilizado para o acesso às informações não é atualizado desde às 22h deste sábado, 26.

De acordo com Roberto Guimarães, presidente da Cooperativa dos Proprietários de Caminhões e Máquinas do Estado do Ceará (Coopercam), a greve deve continuar nesta segunda-feira, 28. “Não estamos fazendo bloqueios, é uma manifestação. Carros pequenos passam livremente. Os caminhões passam e, na cabeça da fila, são parados, existe uma conversa. O motorista é convidado a parar meia hora, uma hora, e depois continuar. Os que ficam é porque querem ficar”, explica.

Nesta manhã, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) se reuniram para discutir os efeitos da greve no Estado. Caminhões-tanque foram escoltados para levar combustível para o Aeroporto Internacional Pinto Martins e, dessa forma, seguir o cronograma de distribuição de combustível.

Nos grupos de WhatsApp dos caminhoneiros, a ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira, 29. A indicação é continuar liberando as estradas, estacionando em pontos estratégicos.

Redação O POVO Online

Everton decide, Grêmio bate Ceará e volta a vencer no Brasileiro


Ceará
Everton voltou e o Grêmio ganhou. Neste domingo (28) o meia-atacante retornou de lesão e foi o principal nome do jogo com o Ceará, na sétima rodada do Brasileirão, em Fortaleza. Com assistência do camisa 11, Thonny Anderson marcou o gol da vitória gaúcha por 1 a 0. A partida ainda teve milagres do goleiro Everson e pênalti marcado, mas depois anulado pelo árbitro Wagner Reway.

Nas duas rodadas anteriores, o Grêmio empatou sem gols contra Internacional e Paraná. A última vitória, até o jogo no Castelão, havia sido 5 a 1 em cima do Santos, em 6 de maio.

A vitória no Castelão leva o Grêmio aos 12 pontos. Já o Ceará, mesmo com a estreia de Jorginho como treinador, segue com apenas três pontos.

Na próxima rodada o Grêmio recebe o Fluminense e o Ceará visita a Chapecoense, ambos os jogos na quarta-feira. Em Porto Alegre a partida ocorre às 21h45 (Brasília) e em Chapecó o duelo começa às 21h.

Uol

Federação dos petroleiros quer demissão de presidente da Petrobras e avisa que vai ter paralisação na próxima quarta-feira


A paralisação por 72 horas dos petroleiros agendada para começar na próxima quarta-feira, 30, já estava planejada antes da greve dos caminhoneiros, informou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel. Segundo ele, o movimento é contra a atual política de preços da Petrobras, contra a venda de ativos pela estatal — incluindo o controle de quatro refinarias — e defende a saída do presidente da companhia, Pedro Parente.

“Apesar de estar se passando a ideia de que ele (Parente) é um grande administrador, ele está acabando com a Petrobras. Nada do que está acontecendo com a Petrobras é fruto dele. Ele não tem influência para mudar o preço do barril do petróleo ou o preço do dólar. E, para fazer lucro em cima de venda de patrimônio, não precisa ser grande administrador”, criticou Rangel.

“Já tínhamos feito diversas críticas a essa política de realinhamento de preços dos derivados como um todo. Não só do diesel, mas da gasolina e do gás de cozinha também desde que foi implementada, em junho do ano passado. Quando se atrela aos preços internacionais é para atrair parceiros para vender as refinaria”, lembrou o coordenador da FUP.

Segundo Rangel, desde que a Petrobras anunciou a venda do controle acionário de quatro refinarias no mês passado, os petroleiros iniciaram um calendário de protestos. Assim, depois da paralisação de 72 horas a partir do próximo dia 30, a categoria vai se reunir para avaliar os movimentos de mobilização e, possivelmente, marcar o início de uma greve por prazo indeterminado. 

Para o coordenador da FUP, a grav situação por que passa o país não é culpa dos caminhoneiros, mas sim do próprio governo. “Essa situação quem causou foi o (presidente Michel) Temer e o Pedro Parente. O país tem milhões de desempregados, milhões de miseráveis, milhões de crianças morrendo, e esse é o retrato do golpe. A Petrobras se desfazendo de ativos rentáveis, praticando uma política irresponsável de realinhamento de preços. Então, a culpa disso tudo é do Pedro Parente e do Michel Temer”, afirmou Rangel. Fonte: O Globo

Caso Lula consiga ser candidato e vença disputa presidencial, terá de ser solto, afirma especialista

No contexto incerto das eleições presidenciais de outubro, cenário é improvável, mas possível. Caso consolidado como presidente, julgamento do caso pelo qual o petista é condenado seria temporariamente suspenso e ele, solto

(Foto: AFP)
Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser preso no último dia 7 de abril, o contexto já conturbado das eleições presidenciais de outubro se tornou ainda mais incerto. Líder das intenções de voto, o político ainda pode se candidatar, mesmo estando preso. Para conseguir chegar de fato ao poder, no entanto, teria de ultrapassar vários entraves e conseguir decisões favoráveis de órgãos que já lhe negaram recursos. Em um cenário em que todas as barreiras para a consolidação de Lula como presidente sejam quebradas, ele teria o julgamento do caso pelo qual foi condenado suspenso, e conseguiria sair da prisão.

Conforme explica a professora de direito eleitoral da Universidade Federal do Ceará (UFC) Raquel Cavalcanti Machado, apesar de estar preso, Lula tem seus direitos políticos garantidos pelo Artigo 15 da Constituição, podendo, portanto, se candidatar. Sua candidatura deve ser aprovada pela Justiça Eleitoral, mas, enquanto essa não divulga uma resposta, ele pode fazer campanha. “É provável que o TSE negue”, considera a especialista.

Ela justifica que a decisão do órgão levará em conta a elegibilidade do candidato. Lula, no entanto, se encontra inelegível pela Lei da Ficha Limpa, por estar condenado em decisão colegiada de segunda instância após decisão do TRF-4. Esse caráter, porém, ainda pode ser alterado a favor do ex-presidente. A defesa do petista ainda pode recorrer ao STJ e ao STF, já que a prisão em que ele se encontra não é de trânsito em julgado.

Raquel afirma que a virada de jogo é difícil, já que todos essas etapas teriam que ocorrer antes do período das eleições e, às vezes, o processo pode ser demorado. Mesmo se a decisão do TSE não fosse divulgada e Lula conseguisse continuar sua campanha e ser eleito, caso continuasse inelegível, não conseguiria se diplomar e tomar posse.

Considerando um contexto favorável para Lula, todas as questões relacionadas ao seu julgamento e condenação seriam alteradas. “A Justiça Eleitoral dizendo ‘ele é presidente’, tudo muda”, coloca. A ação que tramita sobre o caso do triplex não seria mais julgada enquanto ele ocupasse o cargo político mais alto do País. Ele trocaria a prisão pelo Palácio da Alvorada. “Eu acho que é impossível”, opina, no entanto, a especialista.

“A gente nunca viveu uma eleição com tantas incertezas, é uma grande experiência democrática”, diz a professora. Segundo ela, o cenário só tomará formas mais definidas quando o Partido dos Trabalhadores (PT), um protagonista nas eleições dos últimos anos, anunciar um novo candidato para substituir Lula ou não.

(Do O POVO Online)

Jornalista amazonense Mayra Dias é coroada Miss Brasil 2018 e candidata cearense fica em terceiro


Mayra Dias é a nova Miss Brasil 2018
A jornalista amazonense Mayra Dias, de 26 anos, foi coroada miss Brasil 2018 durante cerimônia no Rio de Janeiro, na noite desse sábado (26). As representantes da Bahia e Ceará ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.

Durante o concurso, a Miss Amazonas falou sobre aceitação: "O que importa é o que nós temos dentro do coração, é a nossa essência. Não devemos ter vergonha, nem medo, de ser quem somos", disse.

Mayra é natural de Itacoatiara, a 176 km de Manaus. Houve festa entre moradores que acompanharam a coroação no município.

A jornalista se tornou Miss Amazonas em março deste ano, após duas tentativas anteriores. Ela é a segunda amazonense a se tornar Miss Brasil. A primeira foi Terezinha Morango, em 1957.

Já a representante da Bahia, Maria Isabel Santos, de 19 anos, ficou na segunda colocação e a cearense, Teresa Santos, modelo de 19 anos, ficou na terceira colocação.

Internacional vence Corinthians de virada em Porto Alegre


O Internacional venceu o Corinthians de virada por 2 a 1 neste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Mateus Vital abriu o placar para os paulistas logo no início do jogo. Leandro Damião e Rossi, no segundo tempo, marcaram os gols da vitória. Foi a segunda partida do técnico Osmar Loss no comando do Corinthians e a segunda derrota seguida.

Com o resultado, o Corinthians se mantém com 11 pontos na quarta colocação. O Internacional também chegou aos 11 pontos e é o sexto.


Bahia repete placar da Copa do Brasil contra o Vasco e deixa o Z-4




Menos de um mês depois do duelo na Copa do Brasil, Bahia e Vasco voltaram a se enfrentar, desta vez pelo Campeonato Brasileiro, e o Tricolor não apenas repetiu o triunfo, como também o placar. Em partida válida pela décima rodada da competição, neste domingo, o Bahia venceu o Cruz Maltino por 3 a 0 na Arena Fonte Nova e garantiu três importantes pontos.

Com o resultado, o Bahia volta a vencer depois de quatro rodadas, vai a oito pontos e deixa a zona do rebaixamento, ficando em 15º lugar. O Vasco, por sua vez, conhece seu terceiro jogo sem vitória e fica com os mesmos oito pontos, na 13ª colocação.

Na próxima rodada, o Vasco volta ao Rio de Janeiro e recebe em São Januário o Paraná Clube, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). Um dia depois, o Bahia enfrenta outro carioca, desta vez o Flamengo, no Maracanã, às 16h (de Brasília).

Aeroporto de Juazeiro do Norte segue sem combustível neste domingo (27)


O aeroporto de Juazeiro do Norte permanece sem combustível na tarde deste domingo (27). A informação é da Infraero, responsável por administrar o equipamento. Outros nove aeroportos em todo o Brasil se encontram na mesma situação. Os transtornos nas operações dos terminais acontecem por conta dos protestos dos caminhoneiros, que bloquearam diversas rodovias no Brasil.

Na madrugada deste domingo, um voo da companhia Azul, com origem no aeroporto Viracopos, em Campinhas (SP) e que deveria chegar em Juazeiro do Norte às 1h45, foi cancelado. Dessa forma, também não houve o voo que deveria ir a Campinas às 2h30 também não aconteceu.

Há ainda um outro voo da Avianca que segue para Brasília às 15h15. De acordo com a companhia, o voo deve sair no horário, sem previsão de atrasos.

A querosene de aviação que abastece o terminal vem de Fortaleza ou de Guamaré, no Rio Grande do Norte. Em ambos locais. G1

Camilo Santana assina carta informando que não aceita reduzir ICMS sobre o diesel


     
  •  
  •  

Governadores de estados do Nordeste e Minas Gerais divulgaram carta neste sábado (26) com críticas ao pedido do governo federal aos estados para que avaliem ajustes no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e, assim, “contribuir”, pelo fim da paralisação de caminhoneiros contra a alta do diesel. O documento também foi assinado pelo Governador Camilo Santana. Conforme o Governo Federal, o ICMS tem forte impacto no preço dos combustíveis. Na carta, os governadores criticam, ainda, política de reajuste de preço dos combustíveis.
“Em um momento de tão grandes dificuldades, como o que vem sendo vivido por todo o povo brasileiro – constantemente sacrificado pelos efeitos adversos de crise econômica e política sem precedentes – é absolutamente incompreensível que o Governo Federal autorize a Petrobras a adotar uma política de preços direcionada, unicamente, à obtenção de lucro e ao acúmulo de receitas” afirmam os governadores.
O ICMS é um imposto estadual sobre mercadorias e serviços e tem uma base variável, ou seja, um percentual sobre o preço cobrado. Com isso, se o produto ou serviço fica mais caro, também sobe o valor pago com o imposto. Os governadores criticam ainda a retirada da Cide da parcela de recursos destinadas à manutenção das rodovias, que é, por garantia constitucional, executada por estados e municípios.
Abaixo você confere a tributação dos combustíveis por cada estado da Federação.