sábado, 18 de maio de 2013

DINHEIRO JOGADO NO ESGOTO - OBRA DE SANEAMENTO DE QUIXERAMOBIM NÃO FUNCIONA


Saneamento construído no Conjunto Esperança pela COSAMPA - Foto Crisanto Teixeira 


Comemorado pela gestão anterior como a obra do século, custeada com recursos do orçamento geral da União, em torno de 30(trinta) milhões de reais, a obra de saneamento e esgotamento dos resíduos sanitários, produzidos pelas residências localizada no perímetro urbano da cidade de Quixeramobim, vem se arrastando por mais de dois anos, tendo como responsável a empresa COSAMPA, que para muitos trata-se de uma empresa ligada ao ex-prefeito Edmilson Júnior – PMDB, (inclusive o mesmo pode confirmar ou negar o que vem do povo), ainda está inconcluso. Procuramos saber do porque os serviços ainda não foram concluídos e não chegamos a uma resposta plausível, que justifique tamanha demora. Sabemos que trata-se de mais uma obra inacabada entres as muitas existentes no município, deixada para trás pela gestão anterior. O fato vem preocupando as pessoas que assistem a todo esse desmantelo administrativo nunca ocorrido no Quixeramobim-Ceará.
Falta a rede elétrica para o funcionamento da estação de tratamento - Foto Crisanto Teixeira


Segundo formos informados por populares que residem no Conjunto Esperança, o sistema de esgotamento das casas (unidade consumidora) já está ligado na rede construída pela COSAMPA. Porém, as pessoas estão querendo saber para onde estão indo os dejetos que estão saindo das residências. Para a estação de tratamento, que era o local certo de destino do produto coletado, já sabemos que não está. A estação de tratamento está com os serviços inacabados, por conta de não ter sido construída a rede de energia elétrica para o funcionamento das bombas. Se a estação não está funcionando, então que a COSAMPA e a Prefeitura responda: Onde estão sendo jogados esses dejetos produzidos pelas casas, que já receberam a ligação do esgoto? Não queremos acreditar, mais uma pessoa que pediu para não ser identificada disse a reportagem que, todos os dejetos estão sendo jogados no Rio Quixeramobim! Solicitamos que a Câmara Municipal fiscalize a obra, porque essa é uma função do vereador. Como foram utilizados recursos públicos do governo federal, sugerimos uma fiscalização da Controladoria Geral da União – Polícia Federal – Tribunal de Contas dos Municípios – TCM - TCU - SEMACE - IBAMA e o Representante do Ministério Público em Quixeramobim-CE.


Crisanto Teixeira – Jornalista.

Pecuarista alimenta porcos com maconha para obter "carne melhor"


O pecuarista William von Schneidau diz ter a receita para se obter carne de porco de melhor qualidade: ele mistura maconha à ração que ele dá aos suínos do seu rancho. William garante que assim a carne fica mais saborosa. Ele vende carne de porco em uma feira de Seattle (Washington, EUA). 


De acordo com o americano, a maconha adiciona fibra à dieta dos porcos,deixando a carne deliciosa. 

Mas o pecuarista faz um alerta: comer a carne de porco "aditivada" do seu rancho não produz qualquer efeito que a maconha normalmente pode provocar.


Imagens: Divulgação/YouTube: BBRanchButcher

Nem todos os mamíferos têm receptores capazes de processar substâncias presentes na maconha. Os porcos os têm. Segundo o "Huffington Post", suínos alimentados com maconha podem mesmo ficar com a carne mais macia.

Recentemente, um referendo legalizou o uso recreativo da maconha no estado de Washington.




Via PNF

Agricultor é assassinado com dois tiros em rodovia do município de Quixadá



Um agricultor foi morto a tiros no município de Quixadá, no Sertão Central cearense, e até agora não há informação sobre o motivo da execução. O crime aconteceu às margens da CE-265, aproximadamente 4 km de Quixadá.
Firmino Rodrigues Ferreira Neto, 62 anos, residente no distrito  Varzea da Onça,  foi alvejado por dois disparos de arma de fogo, atingindo um no tórax lado esquerdo e outro nas costa, vindo a óbito no local.
Policiais Militares do 9° Batalhão foram ao local, mas devido a falta de informação, acionaram o rabecão Instituto Médico Legal-IML Regional de Quixeramobim, como também o perito Araújo da Perícia Forense do Estado do Ceará-PEFOCE, o qual  encontrado um projétil calibre 38.
Mande conteúdo / fotos  para a nossa redação:  contatos@revistacentral.com.br

Serviços:

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047  

9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Homem é executado com oito tiros de pistola na cidade de Ibicuitinga



O 9° Batalhão da Polícia Militar da região do Sertão Central cearense registrou mais um homicídio em sua circunscrição e, mais uma vez, com indícios de vingança ou dívida, essa é a linha de investigação da Polícia Civil.
A consumação delitiva ocorreu na Rua Melquíades Alves Maia, próximo ao hospital de Ibicuitinga, Francisco Claudemir Rabelo Maia, 35 anos, natural de Morada Nova, foi assassinado com tiros de pistolas calibres ponto 40 e 380.  A vítima residia na Vila do Toco.
Claudemir Rabelo pilotava uma motocicleta quando foi abordado por dois homens. Segundo informações anônimas, os autores desse crime foram dois homens, que estavam em outra motocicleta. Os assassinos e a motocicleta ainda não foram identificados.

Mande conteúdo / fotos  para a nossa redação:  contatos@revistacentral.com.br 

Serviços:
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

PRÊMIO DA QUINA SAI PARA QUIXERAMOBIM






Um sortudo em Quixeramobim tem muito o que comemorar.

Na noite desta sexta-feira, 17, um apostador de Quixeramobim, acertou os cinco números sorteados no concurso 3196, da Quina. O sorteio aconteceu na cidade de Rio Claro/RJ e teve dois acertadores, o de Quixeramobim e outro da cidade de Salto-SP. Segundo a estimativa do concurso, cada sortudo deverá receber  R$ 532.101,88 (quinhentos e trinta e dois mil, cento e um reais e oitenta e oito centavos).
Confira os números sorteados e veja se você é o mais novo quixeramobinense com uma boa quantidade de dinheiro no bolso. Os números sorteados foram: 16 – 40 – 45 – 46 – 80.

POR REDAÇÃO

Vereador de Quixeramobim insatisfeito por ‘trabalhar’ alguns minutos a mais por sessão



E-mail
ImprimirPDF
.
Enquanto os trabalhadores assalariados labutam 44 horas semanais e muitos recebem apenas um salário mínimo, hoje R$ 678,00 reais, um vereador que recebe mais de cinco salários mínimos, por participar de uma única sessão por semana, não está satisfeito com a carga horária dedicada ao Poder Legislativo, o qual tanto buscou fazer participe em uma disputadíssima eleição.
A reclamação do parlamentar dar-se-á porque o mesmo tem outra função pública no Núcleo do Departamento Estadual de Trânsito em Quixeramobim, porém, quando participou do pleito, já deveria ter noção sobre os trabalhos daquela Casa, que por sinal paga uma remuneração até elevada pelas pouquíssimas horas de trabalho.
O desconforto do vereador José Lourinho Coelho Filho, popularmente conhecido como “Maninho Coelho”, ocorre após a aprovação de mudança de horário da sessão na Câmara Municipal de Quixeramobim, antes era realizada na quarta-feira, sempre as às 14 horas, por sua vez, com objetivo de aproximar a população da zona rural com as atividades daquele Poder, a vereador Fátima Liduina Pinheiro Leite conseguiu alterar, ao ter um requerimento aprovado pela maioria dos vereadores. Agora as sessões ocorrem às 9 horas, e pasmem, apenas uma vez por semana, no caso as quartas-feiras.
“Maninho Coelho” alega que está sendo quebrado o regimento interno do parlamento porque a sessão tem se estendido um pouco mais do programado. Solidário com o colega, o vereador François Saldanha também se sente prejudicado, por ser professor.
Enquanto os vereadores estão preocupados com os seus outros afazeres e buscam se desleitarem no regimento interno, assunto importantes poderão deixar de ser colocado na pauta de sessão, para a satisfação pessoal dos edis. Proposta como aumentar para duas sessões por semana, não tem cheirando bem, afinal, a carga horária passaria para 6 horas de trabalho. Com a revolta dos vereadores, agora a sessão começará às 8 horas.
Serviço:
Câmara Municipal de Quixeramobim
Rua Conego Pinto, Centro
Telefone: (88) 3441 0043

Sessão Solene Câmara de Quixeramobim entrega Comenda Paulo Freire e homenageia Escola Profissional



A Câmara Municipal de Vereadores de Quixeramobim realiza mais uma sessão solene às 16 horas desta sexta-feira, 17. A casa legislativa deve entregar a Comenda Paulo Freire e homenagear a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira pelo segundo aniversário, comemorado hoje.

A sessão que acontece no auditório da própria instituição escolar, irá agraciar com a Comenda Paulo Freire o secretário executivo de Educação do Estado do Ceará, Antônio Idilvan de Lima Alencar. A honraria é entregue a personalidades que se destacam na área da educação. O Projeto de Lei foi de autoria do presidente do Legislativo, Everardo André de Sousa Júnior.

Já atendendo ao requerimento do vereador François Saldanha, serão homenageadas com diploma de honra ao mérito a professora Adriana Araújo e as alunas Raissa Gomes e Crysna Mara Arruda, que participaram da I SWEEEP - International Sustainable World, evento realizado no início do mês na cidade do Houston, Estado do Texas, nos Estados Unidos. Na ocasião, as estudantes apresentaram o Projeto "Re-Ação - Produtos Sustentáveis" e obtiveram a medalha de bronze, concorrendo com 69 países.

A Escola realiza durante toda esta sexta-feira uma programação especial em alusão aos dois anos de fundação. Além da conquista da medalha de bronze nos Estados Unidos, a instituição festeja outras conquistas e projetos desenvolvidos. Durante a manhã de hoje, por exemplo, alunos, professores e demais funcionários, realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

Serviço:

Sessão Solene da Câmara Municipal de Quixeramobim
Local: Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira
Data: Sexta-feira, 17 de maio
Horário: 16hs
Postado por: Jornalismo - SMC

No Ceará, parte de água distribuída em carros-pipa está contaminada e Dep. Irapuan Pinheiro está entre os 28 Municípios com água analisada


Relatório elaborado por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) destacou que parte da água distribuída por carros pipa no interior do Ceará é inadequada para consumo. De acordo com o documento, 381 amostras de água, de 28 municípios, foram examinadas e, em 42% delas, foram encontrados coliformes fecais e parasitas que causam infecções.

De acordo com o relatório da Sesa, "o abastecimento ocorre sem um plano mínimo de amostragem com análise de cloro residual livre em cada carga e uma análise, na fonte de fornecimento, de cor, turbidez, pH, e coliformes totais".

Segundo o relatório, 152 municípios utilizam carro-pipa no Ceará. Mas, deste total, apenas 28 usam veículos cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), programa que monitora a qualidade da água para uso humano. Como os caminhões fazem uso de bomba de sucção nos mananciais, sedimento e impurezas vão para dentro do tanque. A água é distribuída às comunidades sem passar por nenhum processo de filtragem, acaba se revelando imprópria para o consumo humano.

Os dados foram divulgados na tarde de quinta-feira (16) durante reunião entre a Sesa e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). As informações foram pedidas pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alexandre Meireles Marques, que preside um inquérito civil público que apura como vem sendo feito o abastecimento de populações em municípios afetados pela seca. Atualmente, 858 carros-pipa atendem os municípios cearenses.

De acordo com a Sesa, o trabalho de atualização e acompanhamento da qualidade da água esbarra em dificuldades, como a falta de dados por parte dos municípios, Defesa Civil e Exército. Mas as informações já disponibilizadas pela secretaria relativas às 381 amostras dão uma noção da gravidade do problema.

O relatório da Sesa aponta, ainda, algumas ações efetivas para garantir a qualidade da água distribuída pelos carros-pipa. Entre as ações está a adoção, por parte da Operação Carro Pipa, da ordem prioritária para abastecimento dos veículos: sistema de abastecimento público: mananciais subterrâneos (com desinfecção) e por último, mananciais superficiais (com filtração e desinfecção prévios); e a aquisição de estações de tratamento móvel ou compactas capazes de garantir o objetivo da operação que é distribuir água potável para as comunidades afetadas pela seca.

Municípios com água analisada
Araripe
Arneiroz
Capistrano
Canindé
Caridade
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Hidrolândia
Ipu
Ipueiras
Itaiçaba
Itatira
Jaguaretama
Lavras da Mangabeira
Limoeiro
Morada Nova
Nova Russas
Ocara
Palhano
Palmácia
Parambu
Potiretama
Quiterianópolis
Redenção
Santana do Cariri
Tabuleiro do Norte
Tauá

(Do G1 CE)