segunda-feira, 9 de abril de 2018

Após chuva de 112 milímetros em Potengi homem morre afogado num açude


“Kiki” morreu afogado no açude do Sítio Alecrim (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Mais um caso de afogamento foi registrado no início da tarde desta segunda-feira na região do Cariri. Por volta do meio dia o aposentado Francisco Cristiano Nunes Vieira, que era conhecido com “Kiki” e completaria 37 anos no próximo dia 17 de abril, morreu afogado no Açude do Pau Preto localizado no Sítio Alecrim na zona rural de Potengi. No município tinha sido registrada a segunda maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas com 112 milímetros.

A vítima residia no Bairro Populares em Potengi e estava às margens do açude quando decidiu atravessar diante da intenção de ingerir bebidas alcoólicas numa casa que ficou do outro lado. Pescadores que ali se encontravam perceberam a agonia de “Kiki” na metade da travessia e, depois, este afundou. Imediatamente, eles mergulharam e trataram de resgatá-lo. A polícia foi avisada e uma patrulha da PM com os Soldados Xavier, Figueiredo e Cícero esteve no local.

Eles acionaram, também, uma ambulância do Hospital de Potengi para onde “Kiki” foi levado, mas o médico plantonista apenas atestou o óbito. O fato foi comunicado à Perícia Forense de Juazeiro do Norte que enviou o rabecão ao município de Potengi com o objetivo de recolher o corpo a fim de ser necropsiado na Pefoce do Cariri.

O último caso de afogamento no Cariri foi no dia 31 de março, na passagem molhada da estrada do Sítio Barro Vermelho em Porteiras. Antonio Leite Tavares, residente no Sítio Simão, dirigia um Fiat Strada o qual sofreu pane na travessia durante chuva. As águas subiam rapidamente quando ele saiu com a esposa e um filho de 16 anos. Ao tentar retirar a filha Davila Maria Nunes, de 4 anos, ela não mais estava no Fiat por ter sido arrastada pelas águas e encontrada 3 Km depois.



Por Demontier Tenório - Miséria.com.br

Ceará tem 1.258 homicídios nos três primeiros meses de 2018, média de 14 assassinatos por dia



O Ceará teve 414 homicídios no mês passado, o março mais violento da série histórica, desde 2013, quando a Secretaria de Segurança Pública mudou a metodologia de contagem de homicídios. Março de 2018 teve 15,6% assassinatos a mais que no mesmo mês do ano passado, conforme dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (6), pela Secretaria de Segurança.

O Ceará registra também o primeiro trimestre mais violento desde 2013. Entre janeiro e março de 2018, foram 1.258 homicídios. A média é de 13,9 homicídios por dia no Ceará; no primeiro trimestre de 2017, foram 976 homicídios, uma média de 10,8 assassinatos por dia.

A capital cearense foi a única região onde houve redução no número de mortes em março se comparado com o mesmo mês do ano passado. Foram 145 homicídios em março de 2017 e 133 no mesmo mês deste ano.

Já na Região Metropolitana, Interior Norte e Interior Sul tiveram aumento no número de assassinatos.

No entanto, considerando todo o trimestre, a violência cresceu também em Fortaleza. A capital continua sendo a região mais violenta do estado, com 418 casos, quase um terço dos homicídios ocorridos no estado.


Com informações do G1 Ceará

Ônibus do cantor sertanejo Léo Magalhães pega fogo


Um ônibus pegou fogo na manhã deste domingo (8) no trecho da Via Dutra que passa por Resende, no Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo era do cantor sertanejo Léo Magalhães. O incidente foi registrado próximo ao km 326, no sentido São Paulo, na altura do distrito de Engenheiro Passos.
Ainda segundo a PRF, o ônibus havia sido apreendido em uma fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no trecho de São Paulo, e estava sendo conduzido para o pátio de retenções do órgão, quando teria acontecido um estouro no motor e começado o incêndio.
Apenas o motorista estava no veículo quando começaram as chamas, mas ele conseguiu sair a tempo e ileso. O fogo consumiu totalmente o ônibus. Bombeiros foram acionados e apagaram as chamas. Ninguém ficou ferido. Uma perícia será feita no veículo para apurar as causas do incêndio.
Durante o combate ao incêndio, o sentido SP foi totalmente fechado, na altura de Engenheiro Passos, o que gerou 3 km de congestionamento. Já a pista sentido Rio, ficou parcialmente interditada, mas o trânsito fluiu em meia pista. Por volta de 10h40, o tráfego no local foi normalizado.
A assessoria do cantor Léo Magalhães divulgou uma nota a respeito do ocorrido. Segundo o comunicado, o ônibus foi apreendido na tarde de sábado (7) “por falta de lista de passageiros”. A equipe do sertanejo voltava de um show no Espírito Santo e seguia para Jundiaí (SP), onde Léo Magalhães se apresentou na noite de ontem. Por conta da apreensão do ônibus, a equipe teve que alugar uma van para seguir viagem. A nota diz ainda que o motorista do veículo no momento do incidente havia sido dersignado pela ANTT. De acordo com a assessoria do artista, Léo Magalhães lamenta o episódio e “se diz aliviado por ninguém ter se machucado”.

Funceme registra chuvas de até 53mm em Quixeramobim;

O domingo amanheceu agradável no Sertão Central, com temperatura de 20ºC e neblina.As previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para este fim de semana, com boas chuvas, estão se confirmando em Quixeramobim. O órgão estadual meteorológico registrou precipitações bem distribuídas no intervalo das 7h deste sábado (7) às 7h deste domingo (8), com 53 milímetros na cidadee ainda 34 mm na Serrinha de Santa Tereza, onde fica instalado o radar meteorológico no Sertão Central, 28 mm do Assentamento Canaã e 23 mm no distrito de São Miguel.
Mesmo assim, moradores mais entusiasmados, de São Miguel, garantem ter chovido 100 milímetros no intervalo de aferição estabelecido pela Funceme. Alguns possuem pluviômetros instalados nas suas propriedades. Com a possibilidade de mais chuvas durante a semana o clima é de festa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando no Estado desde o início do mês. Nestes sete dias já choveu 114 mm em Quixeramobim. No mês anterior, foram 195,2 mm24,6% acima da média de 156,6 mm.Noutro município desta região, Quixadá, a Funceme registrou 41 mm no posto do Açude Pedras Brancas,  localizado no distrito de Tapuiará, distante 32Km do Centro da cidade, e 12 mm, também na mesma área, totalizando 76,6 mm de chuvas desde o início do mês no reservatório público que abastece a população urbana e também os moradores da sede de Quixeramobim.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável pelo monitoramento dos açudes públicos no Estado, o Pedras Brancas, com capacidade para 456 milhões de m³, esta apenas com 4,45% do seu volume. As chuvas deste ano ainda não foram suficiente para recuperar a sua carga, apesar de um leve acréscimo de março para cá. Entretanto, pelas estimativas do gerente regional da Cogerh, Paulo Ferreiravolumeatual é suficiente para manter o abastecimento até o início do próximo ano.

Chuvas no Estado

Funceme registrou chuvas em 57 municípioscearenses no intervalo das 7h do sábado às 7h deste domingo. A maior precipitação ocorreu em Russas, na região do Vale do Jaguaribe, com 135 mm, seguida de Novo Oriente, 122 mm, Jaguaretama 86,2 mm, Alto Santo 85,8 mm, Morada Nova, 85,2 mm, Limoeiro Do Norte, 79 mm,  Aracati 76 mm e Monsenhor Tabosa 75 mm.
👇🏻

10 MAIORES CHUVAS NO CEARÁ E ONDE CHOVEU NA REGIÃO JAGUARIBANA


10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(85 postos com chuva de 98 informados)

Granja (Posto: Pessoa Anta) : 162.0 mm

Granja (Posto: Adrianopolis) : 104.0 mm

Pedra Branca (Posto: Pedra Branca) : 76.0 mm

Campos Sales (Posto: Açude Poço De Pedras) : 71.0 mm

Barbalha (Posto: Barbalha) : 70.0 mm

Umari (Posto: Cajazerinha) : 68.0 mm

Catunda (Posto: Catunda) : 63.0 mm

Crato (Posto: Crato) : 61.0 mm

Juazeiro Do Norte (Posto: Vila Sao Goncalo) : 60.0 mm

Limoeiro Do Norte (Posto: Limoeiro Do Norte) : 48.7 mm



Chuvas na região Jaguaribana


Limoeiro Do Norte                          48.7                      
Sitio Malhada    Limoeiro Do Norte          35.4                      
Fazenda Lacraia                Morada Nova    34.4                      
Alto Santo          Alto Santo           32.0                      
Capim Grosso   Russas  24.0                      
Jaguaribe            Jaguaribe            23.0                      
Itaicaba Itaiçaba                19.2                      
Sitio Timbauba Macore Russas  19.2                      
Tabuleiro Do Norte         Tabuleiro Do Norte        16.2                      
Icó          16.0                      
Aruaru  Morada Nova    11.0                      
Morada Nova    Morada Nova    10.0                      
Fazenda Coque Jaguaretama      8.4                        
Brum     Jaguaribe            8.2                        
Peixe Gordo      Icapuí    8.0                        
Bastioes              Iracema               5.5                        
Açude Cipoada Morada Nova    4.0                        
Elevatorio - Cogerh         Itaiçaba 3.5                        
Palhano               1.5

Homem mata duas pessoas e atira na própria cabeça próximo ao Castelão


Três pessoas morreram na tarde deste domingo (8) na Avenida Alberto Craveiro, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza. De acordo com testemunhas, Marcos Roni Albuquerque de Morais, de 43 anos, seguia pela avenida e quando o sinal fechou, desceu do carro, se dirigiu a um dos carros que estava logo à frente e atirou várias vezes contra o motorista, identificado como Rafael Carlos Bispo, de 31 anos.

Na sequência, voltou ao próprio veículo, recarregou a arma e passou a atirar em Carla Carrilho, de 40 anos que estava no banco do carona. Os dois morreram no local. Marcos Roni, então, atirou contra a própria cabeça. Ele ainda chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) , mas morreu no Instituto José Frota (IJF), no Centro da capital.

Segundo a polícia, o crime pode ter sido passional. Com o trânsito congestionado, a ação foi testemunhada por vários motoristas que se dirigiam à Arena Castelão, onde ocorreu o jogo entre Fortaleza e Ceará, pela final do Campeonato Cearense. Uma equipe do 13° Distrito Policial (DP), plantonista da área, realizou os primeiros levantamentos acerca do caso. (Do G1-CE)

Camilo Santana articula visita de governadores do Nordeste a Lula

Oito dos nove governadores do Nordeste se articulam para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde o petista cumpre pena desde sábado, 7. A comitiva está sendo articulada pelo governador Camilo Santana (PT) junto à presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

A previsão é que o encontro ocorra amanhã. Confirmaram presença Rui Costa (PT), da Bahia; Wellington Dias (PT), do Piauí; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba; e também Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte; Jackson Barreto (MDB), de Sergipe e Renan Filho (MDB), de Alagoas.

O POVO apurou que Camilo Santana ainda não conseguiu falar com Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco. O pessebista está em viagem pelo interior. Nesta semana, ele declarou apoio ao ex-presidente em nota divulgada à imprensa no dia em que o juiz Sérgio Moro expediu o mandado de prisão contra Lula. Câmara criticou a decisão e defendeu que a liberdade do petista não é uma ameaça à sociedade que justifique a prisão.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse ao O POVO que a comitiva pode receber ainda a presença dos governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e do Acre, Tião Viana (PT). “Esta visita com governadores do Nordeste, é uma clara posição, suprapartidária, da gratidão a ele, do povo que representamos, neste momento difícil”, disse.

Ontem, durante entrevista coletiva, Gleisi Hoffmann confirmou o encontro e disse que Lula teria direito a visitas de caráter político. Ela também informou que será marcada outra visita com comissão de senadores.

A senadora disse também que o advogado Cristiano Zanin esteve reunido com Lula até o fim da tarde deste domingo. Hoje, haverá uma reunião da direção executiva do PT, em Curitiba. Segundo ela, o ex-presidente passa bem e a sala que foi preparada pela Polícia Federal para recebê-lo é um “local digno”. (Do O Povo)

Dono de campanha sólida, Ceará bateu o Fortaleza e se tornou bicampeão


Evilázio Bezerra
Com autoridade tática, técnica e um planejamento preciso da comissão liderada pelo treinador Marcelo Chamusca para utilizar um elenco que já atuou 28 vezes na temporada por três competições diferentes, o Ceará conquistou ontem o seu 45º título estadual.

Como no primeiro encontro da final, quarta-feira passada, o Alvinegro venceu o Fortaleza por 2 a 1 (Pio e Felipe Azevedo para o Ceará e Adalberto para o Fortaleza), em um Castelão com o maior público do ano. Assim, para 39.920 pagantes, o Ceará garantiu o bicampeonato cearense, já que bateu o Ferroviário em 2017.

A campanha do elenco comandado por Marcelo Chamusca foi marcada pela utilização de todo o grupo de atletas. Envolvido também na Copa do Brasil (foi eliminado pelo Atlético-PR) e na Copa do Nordeste (um dos favoritos ao título, vai enfrentar o CRB nas quartas de final), o Ceará escalou sua equipe reserva em 10 partidas do estadual.Mas, sempre que encontrava o Fortaleza pela frente, tratava de escalar o que tinha de melhor.

Assim, nos quatro confrontos diante do Tricolor na temporada deste ano, foram três vitórias e um empate, com sete tentos marcados e três sofridos. “Nossa campanha não deixa dúvidas de que fomos melhores. A diretoria e a comissão técnica, sabendo dessa realidade de muitos jogos, nos deram toda a condição de disputar as competições e montaram um grupo forte. Então, parabéns a todos que fazem o clube, sem exceção, que nos deram condição de representar essa camisa maravilhosa”, contou Ricardinho, que conquistou seu quarto título estadual pelo Ceará (2013, 2014, 2017 e 2018), o maior vencedor do atual elenco.

A conquista de ontem não foi acompanhada pelo técnico Marcelo Chamusca, que teve uma queda de pressão pouco depois do primeiro gol de Pio, marcado aos 18 minutos do primeiro tempo, e precisou de atendimento médico no vestiário. Havia a expectativa de Chamusca retornar para comandar o time no segundo tempo, mas, por recomendação médica, o treinador seguiu no vestiário e depois foi levado ao Hospital da Unimed por precaução. De lá, já em boas condições, participaria da comemoração do elenco em um restaurante no bairro Edson Queiroz.

A ausência de Marcelo Chamusca fez o auxiliar Caé Cunha assumir o comando do time no restante da partida, deixando evidente o entrosamento da dupla. “Sou auxiliar, mas fui treinador apenas hoje (ontem) e tudo deu certo porque o nosso trabalho é baseado em muito estudo e entrosamento. Não por acaso, já é o nosso terceiro título estadual em seis anos, além dos três acessos no Campeonato Brasileiro que tivemos nesse período”, disse, eufórico.

Os atletas do Ceará igualmente mostraram maturidade e um poder coletivo fundamental. Não é nada comum que um técnico deixe sua área por problemas de saúde, mas, ainda assim, mesmo sabendo que as condições de Chamusca não eram graves, os jogadores mantiveram o plano de jogo. Cada um colaborou na liderança conjunta, ao lado dos torcedores, sempre intensos. A comemoração do elenco do Ceará não vai durar muito. O maior desafio do clube em 2018, o Campeonato Brasileiro da Série A, terá início já no próximo sábado, às 21 horas.

Diante do Santos, em São Paulo, o elenco começa a traçar seu caminho em busca da manutenção na primeira divisão e de conquistar vaga nas competições da América do Sul. O presidente Robinson de Castro avisou: vai contratar cinco jogadores. O lateral direito Arnaldo é um deles. Os outros quatro são atletas velozes para o ataque.

(Do O Povo Online)