quarta-feira, 6 de junho de 2012

Madalena entre os municípios cearenses mais prejudicados pela seca

Apesar do período de janeiro a maio ser considerado chuvoso, os municípios cearenses de São João do Jaguaribe e Solonópole registraram, neste ano, perda de 100% na safra, e outros 39 tiveram perdas superiores a 90%. Destes, 20 municípios apresentaram situação ainda mais crítica com perdas superiores a 95%.

Os dados foram coletados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e Funceme, e divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta segunda-feira (4).

No dia 28 de maio, 168 municípios decretaram estado de emergência, demonstrando a vulnerabilidade da população, principalmente a rural.

A maioria dos municípios afetados com a perda se concentra na região do Sertão dos Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe, entre eles Quixeramobim (98,87%); Quixeré (98,97%); Tabuleiro do Norte (98,62%); Novo Oriente (98,11%); Independência (97,36%) e Crateús, com 97,34%.

Maiores índices de vulnerabilidade

De acordo com os profissionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Klinger Aragão Magalhães e Cleyber Nascimento de Medeiros, os municípios das macrorregiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns se destacam com os maiores índices de vulnerabilidade, especialmente os municípios de Itatira, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Caridade, Madalena, Independência, Milhã, Crateús, Ibaretama, Penaforte, Solonópole, Arneiroz, Saboeiro, Tauá e Umari.

A perda da safra, segundo Klinger Aragão, tem relação direta com a vulnerabilidade da população rural, em função de ser um indicativo de segurança alimentar, o que a levou a ser uma variável chave da definição dos 168 municípios com decretação de estado de emergência.

Produtividade agrícola
O estudo do Ipece, apontou o município de Monsenhor Tabosa como o pior no quesito produtividade agrícola por hectare, enquanto Miraíma figura com a maior participação das culturas de subsistência sobre a área total a ser colhida, indicando maior risco de vulnerabilidade para a produção agrícola.
O menor percentual de famílias beneficiadas no Programa Bolsa-Família foi registrado no município de Santa Quitéria.

Menor chuva
O município de Independência registrou o maior desvio percentual negativo das precipitações que resultou no menor valor para o índice de distribuição de chuvas, representando maior irregularidade pluviométrica.

Já a cidade de Irauçuba apresentou o menor índice de aridez, indicando, também, insuficiência de precipitações para o desenvolvimento da agricultura.

Klinger Aragão observou que, pelo índice sintético de vulnerabilidade, a situação de emergência mais explícita está nas regiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns.

O documento, que tem título “Condições de Vulnerabilidade dos Municípios em Situação de Emergência em 2012”, foi elaborado com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e Funceme. O estudo pode ser acessado no site do Ipece.  

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Fotos  Valmir

(

PROJETO DE PEÇA TEATRAL E MUSICAL SOBRE FAUSTO NILO É APRESENTADO EM QUIXERAMOBIM

Foi realizado na casa de Antônio Conselheiro, na cidade de Quixeramobim, a 17ª edição do Papo Cultural. Desde vez teve como convidado o professor João Paulo Barbosa, graduado em Letra pela UECE/FECLESC- Quixadá, que apresentou o projeto de peça teatral e musical: “Rio Nilo Azul Cristal”, a partir da obra de Fausto Nilo. Uma homenagem a um dos maiores compositores do Brasil, natural de Quixeramobim. A produção da peça é em parceria com o músico Valdemar Nascimento, pesquisador e admirador do trabalho musical de Fausto Nilo, que também esteve presente ao evento.


Inicialmente o mediador do papo cultural, Neto Camorim, fez uma breve apresentação do convidado, que expôs o seu trabalho, que está em fase de conclusão, para em breve buscar as parcerias e financiamentos para a execução deste importante musical. 

Em seguida João Paulo fez uma breve explicação por que o nome Rio Nilo Azul Cristal. Segundo ele a idéia da peça é apresentar a trajetória musical de Fausto Nilo a partir do Rio Quixeramobim, onde viveu sua infância, Nilo em homenagem ao nome do Fausto e de seu pai, Azul cor de referência familiar a casa que nasceu Antônio Conselheiro e onde morou com sua família. A casa toda azul era ponto comercial de seu pai. Cristal refere-se à antiga voz de cristal (hoje Rádio Difusora Cristal), onde Fausto Nilo ouvia músicas quando morava em Quixeramobim, ou quando vinha de férias de Fortaleza. Para Valdemar Nascimento, Fausto Nilo é um profundo conhecedor de músicas antigas em decorrência de sempre ouvir tais melodias na Difusora Cristal. 

Segundo Bruno Paulino, coordenador do papo cultural e conhecedor da obra de Fausto Nilo, esse projeto precisa ser executado, até como agradecimento a tudo que ele tem feito pelo engrandecimento do nome de Quixeramobim. Não apenas em suas composições, mas quando concede entrevistas ou participa de algum programa, sempre que possível, enaltece sua ligação com cidade que ele nasceu. Isso a meu ver é muito gratificante. Precisamos nos empenhar para retribuir ao Fausto de maneira carinhosa e afetiva através desse musical, Daí a importância para que ele se realize. È sem dúvida um dos maiores compositores do Brasil. Precisa ser mais conhecido e reconhecido em sua terra. Concluiu.

Além do papo cultural, também foi realizada na casa a abertura da exposição: Decálogo do Santo Guerreiro, de Audifax Rios - uma homenagem aos 180 anos de nascimento de Conselheiro, rememorados em 2010, e que agora chega a Quixeramobim, depois de percorrer cidades de Sobral, Santana do Acaraú e Fortaleza. A apresentação foi comandada pelo historiador Neto Camorim, que na ocasião leu texto de Danilo Patrício.

A referida exposição ficará na casa de Antonio Conselheiro até final de junho, onde será avaliada se continuará até 14 de agosto dia do município, ou seguirá para as escolas dos distritos.  

É importante frisar que Audifax Rios fez doação dos 10 estandartes que compõem a exposição para a Ong. Iphanaq, que tem a memória de Conselheiro uma de suas principais frentes de atuação.

Para finalizar o evento Ailton Brasil, presidente do Iphanaq agradeceu a todos os presentes, dizendo: “Nesta noite conseguimos juntar a história dos dois mais ilustres moradores da casa. Antônio Conselheiro e Fausto Nilo. Dois grandes personagens de nossa história que precisam ser mais valorizados e reconhecidos em sua terra”. Concluiu.

O projeto Papo Cultural e uma ação da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, que na última sexta feira do mês conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural de nosso município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.

POR NETO CAMORIM
COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO BLOG PONTO DE CULTURA

Fotos  Valmir