quarta-feira, 5 de setembro de 2012





TRE nega registro de Fernando Assef e Alexandre Ferreira, candidatos a prefeito em Boa Viagem e Acaraú 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já indeferiu o registro de 33 candidatos a prefeito e vice-prefeito no Estado, em decorrência da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Na noite de ontem, o pleno do TRE negou registro a Fernando Assef e Alexandre Ferreira Gomes, candidatos a prefeito em Boa Viagem e Acaraú, respectivamente.

Nas sessãoes anteriores, o candidato a prefeito Dalton Lacerda, em Brejo Santo, também teve o registro indeferido porque possuiu condenação por captação ilícita de sufrágio, confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como Francisco Farias Neto, candidato a prefeito em Guaramiranga, que teve condenação pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) por crime de responsabilidade.

Por contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, tiveram os registros indeferidos os candidatos a prefeito José Flávio Morais, em Ipueiras; Paulo César dos Santos, em Amontada; Roberto Barbosa, em Jaguaruana; Wilebaldo Melo, em Mucambo, João Viana de Araújo, em Cedro; Acinésio Bezerra, em General Sampaio; Antônio Monteiro Pedrosa, em Arneiroz; Francisco Magno Magalhães, em Trairi; Raimundo Nonato Barroso, em Tururu; Clementino Campelo, em Palmácia; Francisco Nilson Alves, em Cedro; Francisco das Chagas Alves, em Graça; José Sinval de Carvalho, em Chorozinho; Afonso Cunha, em Jaguaretama; Francisco Iteildo Roque, em Antonina do Norte; Maria Neuma Bezerra, em Piquet Carneiro; Ademar Pinto, em Barroquinha; Hélio Fontenele, em Granja; Edvaldo Almeida, em Jaguaribara; Nilton Ricarte, em Baixio; Carlos Macedo, em Aurora; Cícero André, em Santa Quitéria; José Juvêncio, em Moraújo; e Anilton Pinheiro, em Ibicuitinga. Ariosvaldo Saldanha, em Jaguaretama, teve contas de gestão desaprovadas pela Câmara Municipal e Grijalva Parente, em Ubajara, teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

Os candidatos a vice-prefeito Roger Neves, em Marco, e Afonso Cordeiro, em Maranguape, que participam das chapas encabeçadas respectivamente por Ângelo Luís e George Valentim, tiveram o registro indeferido por possuir contas de gestão desaprovadas pelo TCM.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA


Nas eleições de 2010, a Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada por conta da legislação eleitoral. Neste pleito, a expectativa é de que o número de indeferimentos cresça por conta da aplicabilidade da lei de origem popular  (Fonte: O Povo Online - modificações na machete)
Postado por: Jornalismo - SMC
 Rally quixeramobim 10 / 6 / 2007 
   FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 



Madalena entra para a história como o município do Semiárido Nordestino que recebeu a cisterna de placa número 500 mil. E a entrega aconteceu nesta terça-feira (4) na comunidade do Serrote Feio, distante 21 quilômetros da sede do município. Durante a solenidade, o governador Cid Gomes anunciou que a água será universalizada no Ceará até o final de 2014. “Nosso governo tem compromisso com o povo do Estado e com o nosso desenvolvimento. A universalização do acesso a água significa garantir um direito básico, mas que não teve, no passado bem recente, a determinação do Estado para garantir este direito”, afirmou o Governador. Cid também assegurou que até o final deste ano, o Ceará terá a energia elétrica universalizada através do Programa Luz Para Todos, também parceria com o Governo Federal.
A cisterna 500 mil foi construída em parceria entre a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), EMATERCE e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo a coordenadora executiva da ASA Brasil, Cristina Nascimento, “foi um orgulho para o Estado do Ceará sediar o evento de entrega da cisterna 500 mil, significa que o trabalho realizado aqui pelo Governo e as diversas entidades estão sendo importantes para o sucesso do programa”.

A família beneficiada com o equipamento foi a da dona Maria de Nazaré da Silva Lima. “Eu agora vou ter água de qualidade e não vou mais precisar ir ao açude quando eu precisar, vamos ter muito mais saúde e qualidade de vida”, comemorou Nazaré, depois que o Governador Cid Gomes, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e o secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins afixaram a placa 500 mil na cisterna que fica no quintal da casa da agricultora.

Para a ministra do MDS, Tereza Campello, a cisterna 500 mil no Ceará representa também o reconhecimento, pelo Governo Federal, de direitos básicos dos cidadãos. “Água de qualidade representa também o acesso a um direito básico e mais saúde e qualidade de vida para o semiárido brasileiro”. A ministra destacou também que a meta do MDS é entregar 1 milhão de cisternas no Semiárido Nordestino, dentro do Programa Brasil Sem Miséria.

O secretário Nelson Martins agradeceu ao Governo Federal pelo atendimento às demandas do Estado do Ceará. “Nós já garantimos junto ao MDS recursos suficientes para continuar o projeto de construção de cisternas de placa no Ceará”, afirmou o Secretário. O vice-governador Domingos Filho também compareceu ao evento, e destacou as parcerias entre o Governo do Ceará e o Governo Federal para levar o desenvolvimento para o semiárido cearense. “Além das cisternas de placa são outros importantes projetos que trazem desenvolvimento para o nosso interior. Estamos realizando o sonho da convivência com a seca e levando dignidade para o nosso homem do campo”, afirmou.

Para o presidente da EMATERCE – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, presente a cidade de Madalena, região centro do estado, junto a comitiva governamental, a universalização do fornecimento de água de boa qualidade para o abastecimento humano é um importante avanço no combate a fome e a miséria no estado do Ceará. “Apesar de estarmos vivendo a pior seca dos últimos 50 anos, a população, principalmente a mais pobre, que reside nas cidades do interior, continuam resistindo com determinação os efeitos da estiagem; as obras hídricas realizadas pelo governo, somadas as cisternas construídas, se tornaram importante fonte de água para os cearenses beberem e cozinharem”, avalia Pimenta.

A solenidade contou com a participação de beneficiários de beneficiários com cisternas de placa na Região do Sertão Central Cearense. O prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, a escolha da cidade para receber a cisterna 500 mil representa o compromisso dos governos Federal e do Ceará com o desenvolvimento da região, destacando as ações para universalizar o acesso à água.

Novos convênios


Durante a solenidade foram assinados mais quatro convênio com entidades não governamentais para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos, com cisternas de enxurrada ou barragens subterrâneas. As entidades que executarão as obras de 4802 cisternas de placa são a Cooperativa de Prestação de Serviço e Assistência Técnica (Copasat), nos municípios de Campos Sales, Arneiroz, Aiuaba e Parambu, e o Instituto Regional do Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (IRDSS), que fará as obras em Icó, Alto Santo, Jaguaribara, Iracema, Jaguaribe e Ererê.

Serão construídos também 1714 quintais produtivos, sendo 1261 cisternas de enxurrada e 453 barragens subterrâneas, com o investimento de aproximadamente R$ 20,4 milhões, com recursos do MDS e do Governo Estadual. As entidades que farão a construção são o Instituto Antônio Conselheiro, a Associação Comunitária Francisco Apoliano e o  IRDSS, nos municípios de Boa Viagem, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Quixadá, Senador Pompeu, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Meruoca, Sobral, Irauçuba, Ararendá, Catunda, Independência, Ipaporanga, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Pedra Branca.

O Estado do Ceará, através da SDA, tem convênios firmados com o MDS para universalizar o abastecimento d'água até o final de 2014, com a construção de cisternas de placa e de quintais produtivos. Ainda este ano, deve ser iniciada a construção de mais 5700 quintais produtivos, sendo 4200 cisternas de enxurrada e mais 1500 barragens subterrâneas. O investimento será de R$ 66 milhões.

Crisanto Teixeira – Jornalista
 Rally quixeramobim 10 / 6 / 2007 
   FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

QUIXADÁ É O 10º MUNICÍPIO MAIS POPULOSO DO ESTADO E QUIXERAMOBIM É O 14º





O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, divulgou nesta sexta-feira, 31, a estimativa populacional das cidades brasileiras com data de referência em 01 de julho de 2012.

A cidade de Quixadá é a décima mais populosa do estado do Ceará. Segundo o IBGE, o município teve um crescimento de + 2,05% em sua população chegando a um total de 82.258 habitantes. Quixeramobim ficou em 14º do Estado do Ceará com 73.812 habitantes. O município de Boa viagem possui 52.829, Mombaça 42.891, Pedra Branca 42.064, Senador Pompeu 26.382, Madalena 18.575, Solonópole 17.768, Banabuiú 17.488, Piquet Carneiro 15.820, Milhã 13.062, Choró 12.982, Ibaretama 12.977, Ibicuitinga 11.622, Deputado Irapuan Pinheiro 9.203 habitantes. 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DAS CIDADES DO SERTÃO CENTRALCEARENSE

Banabuiú 17.488
Boa Viagem 52.829
Canindé 75.209
Caridade 20.687
Choró 12.982
Dep. Irapuan Pinheiro 9.203
Ibaretama 12.977
Ibicuitinga 11.622
Itaitinga 36.814
Madalena 18.575
Milhã 13.062
Mombaça 42.891
Paramoti 11.360
Pedra Branca 42.064
Piquet Carneiro 15.820
Quixadá 82.258
Quixeramobim 73.812
Senador Pompeu 26.382
Solonópole 17.768

Confira a lista completa no Site do IBGE 
POR FERNANDO IVO
Mercadoem Quixeramobim

   FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização