quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Polícia prende autor de estupro em Quixeramobim

A Polícia Militar de Quixeramobim conseguiu efetuar a prisão no início da noite desta quinta-feira, 04, de Antonio Leirton Cândido Rodrigues, 23 anos, natural de Senador Pompeu, autor do estupro de uma cozinheira de 19 anos no último final de semana.
A vítima pilotava uma motocicleta, por volta das 23h45min, quando Antonio Leirton Cândido Rodrigues, também em uma moto e armado com um revólver, a abordou e a levou para próximo da CE 060, estrada que dar acesso à zona rural do Distrito de Uruquê, onde efetuou o ato criminoso.
A Polícia passou a investigar a autoria do crime e no início da noite de hoje, 04, prendeu o acusado. Após perseguição, uma viatura da Polícia conseguiu interceptar o acusado no cruzamento da Rua Dr. Monteiro Filho com Monsenhor Salviano Pinto, no Centro. Em alta velocidade, utilizando uma motocicleta tipo cinquentinha, de placa OIM 6553, Leirton tentou se desvencilhar da viatura, mas não obteve êxito.

O acusado foi encaminhado à Unidade de Segurança Integrada de Quixeramobim, onde duas vítimas já o reconheceram. Ele será encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Quixadá, ainda esta noite, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação


Mais sete cidades do CE têm situação de emergência devido à estiagem


Mais sete municípios do Ceará – Itapiúna, Milagres, Nova Olinda, Nova Russas, Pindoretama, Quixelô e Russas – tiveram a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado, devido à estiagem prologanda no estado. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado (Doe).

Dos 184 municípios cearenses, 125 estão em situação de emergência por conta da seca que assola o Estado há cinco anos. Em 2016, já foram editados quatro decretos de emergência no Estado.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, após o reconhecimento de situação de emergência, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para pedir os recursos, é preciso mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Com a situação reconhecida, ações de socorro às famílias atingidas são agilizadas. Além disso, as cidades passam a contar com linhas emergenciais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pelo período de seca, com a renegociação de dívidas agrícolas e expansão dos programas como o Garantia-Safra, Operação Carro-Pipa e Bolsa-Estiagem. Este último, um benefício de R$ 400 por família,  disponibilizados em cinco parcelas de R$ 80 durante o período de vigência da emergência.

De acordo capitão Aluísio Freitas, gerente de Minimização de Desastres da Defesa Civil do Estado, oito sedes municipais  – Boa Viagem, Iracema, Ipaumirim, Meruoca, Morada Nova, Palmácia, Pereiro e Salitre –  e 71.913 pessoas já estão sendo atendidos por 125 carros-pipa. “A Operação Carro-Pipa do Governo do Ceará atua apenas nas sedes dos municípios. A área rural é atendida pelo Exército brasileiro”, esclarece. (Do G1-CE)

STF: Estados não podem obrigar operadoras a bloquear sinal de celular em prisões




O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 3, que os estados não podem obrigar as operadoras de celular a instalar bloqueadores de celular nas penitenciárias. Por votos 8 votos a 3, a Corte julgou procedentes ações protocoladas pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) e entendeu que a matéria é privativa do Congresso Nacional, por tratar-se de telecomunicações.

O julgamento ocorreu em meio aos ataques criminosos no Rio Grande do Norte, que têm sido atribuídos  a retaliações de presos pela decisão do governo, que instalou os bloqueadores em um presídio do estado.

Nas ações, foram contestadas as leis estaduais de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul e da Bahia que determinavam às operadoras a instalação dos bloqueadores ou a adoção de outras medidas tecnológicas para cortar o sinal dos celulares dentro dos presídios.

A maioria dos ministros seguiu o voto do relator de uma das ações, ministro Marco Aurélio. De acordo com Marco Aurélio, as leis são inconstitucionais por tratarem de telecomunicações, assunto, que, segundo a Constituição, deve ser legislado pelo Congresso Nacional.

Seguiram o relator os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Celso de Mello e o presidente, Ricardo Lewandowski. (Do O Povo Online)

Professor francês lança livro sobre Projeto desenvolvido em Quixeramobim

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) concedeu nesta quarta-feira, 03 , o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa aos Professores Doutores Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Rémy Joseph Julien Riand, das Universidades de Tours (França), Poitiers (França), Oldenburg (Alemanha) e Federal do Ceará (Brasil).

A cerimônia da outorga ocorreu no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Reitor, professor doutor Jackson Sampaio, presidiu a sessão solene.  Após a solenidade da concessão dos títulos, o pesquisador francês Rémy Riand lançou o livro “Caminhos da Liberdade”, traduzido pelos professores Fabio Perdigão e Sandra Maria Maia Vasconcelos da UECE. O exemplar consta de 440 páginas.

No Brasil, o professor Rémy Riand atuou decisivamente para o sucesso de vários experimentos no campo da sociologia, tendo destaque sua participação no Projeto Pingo d’Agua, desenvolvido no município de Quixeramobim em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A solenidade de lançamento do livro contou com a presença de diversas pessoas do município, incluindo o prefeito Cirilo Pimenta. O livro destaca a implantação e execução do Projeto Pingo D’Água, no Vale do Forquilha, zona rural de Quixeramobim.

Post
por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicaçãoado 

Consulado Alvinegro será inaugurado em Quixeramobim


Quem mora em Quixeramobim e torce pelo Ceará Sporting Club pode começar a comemorar, já que o município ganhará seu primeiro Consulado Alvinegro nos próximos dias. Os municípios de Quixadá e Banabuiú, também no Sertão Central, já possuem uma sede.

O “Consulado Vozão” é um espaço destinado à confraternização dos torcedores alvinegros e o local onde poderão se reunir para acompanhar partidas de futebol de seu time.

O ingresso no consulado é gratuito, basta se cadastrar no site a seguir:cearasc.com/cadastro/. Se preferir, o interessado pode entrar em contato com através do email: consuladoquixeramobim@gmail.com ou pelo whatsapp: (88) 9.9372-1218.

Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação

Desarticulado bando especializado em assalto a ônibus em Senador Pompeu


Foi desarticulada na tarde desta quarta-feira (3) uma quadrilha investigada por uma série de assaltos a ônibus na região do KM-20, Distrito de Bonfim, zona rural da cidade de Senador Pompeu.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Jefferson Lopes Custódio, a operação "Expresso 222" localizou a organização criminosa que assaltou passageiros de no mínimo três ônibus em menos de um mês. Um dos veículos com vítimas da ação transportava profissionais da área da saúde.

Ainda segundo o delegado, o desmonte teve início após a apreensão do jovem no município de Pedra Branca, que participava de um roubo no município. O PMs desconfiaram e foram até a residência dele. No local, foram encontrados objetos roubados em ações da quadrilha de Senador Pompeu. Ao ser questionado, o adolescente entregou os membros do grupo.

O líder da quadrilha foi preso em sua casa, onde foram apreendidas armas, celulares, relógios e outros objetos roubados. O cunhado do adolescente, que também agia nas ações, conseguiu fugir. Outro membro ainda se encontra desaparecido. As polícia realiza buscas na região.

Objetos roubados, armas e drogas
Em poder do grupo foram encontradas drogas (maconha e cocaína), cinco armas de fogo (revólveres e espingarda calibre 12), munições, televisão, documentos, relógios, celulares e cartões de créditos de vítimas dos coletivos. Com ele também foram apreendidos pássaros da fauna silvestre.

Os adultos responderão por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, formação de quadrilha, roubo duplamente qualificado pelo uso de arma de fogo e concurso de agentes, porte de arma de fogo, crime contra o meio ambiente e corrupção de menores. (do G1-CE)