quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Horário de verão termina no próximo dia 19 de fevereiro

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deverão atrasar os relógios em uma hora a partir do próximo dia 19 de fevereiro, quando termina o horário de verão adotado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A medida visou proporcionar economia de energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz do sol.

Esta será a 41ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Os dias de começo e término do horário de verão foram padronizados por um decreto de 2008. Pelo texto, os relógios são adiantados no terceiro domingo de outubro de cada ano, e voltam à sincronia habitual no terceiro domingo de fevereiro.



Ely Aguiar lamenta morte do artista Sérvulo Esmeraldo


O deputado Ely Aguiar (PSDC) lamentou, em pronunciamento na ordem do dia desta quarta-feira (08/02), a morte do artista plástico Sérvulo Esmeraldo – eu ocorreu em 1º de fevereiro. Segundo ele, o artista cratense é considerado um dos maiores nomes da cultura brasileira. “Fica um legado e esta Casa jamais poderia deixar de reconhecer a importância dele para as artes plásticas”, afirmou.
Conforme o parlamentar, os trabalhos de Sérvulo Esmeraldo foram reconhecidos e premiados internacionalmente. “É um dos maiores artistas plásticos não só do Brasil, mas do mundo”, ressaltou Ely Aguiar.

Tomaz apresenta projeto sobre criação de VLT no sertão central

O deputado Tomaz Holanda (PMDB) anunciou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (08/02), que apresentou projeto de indicação propondo a criação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando os municípios de Senador Pompeu, Quixeramobim e Quixadá. Segundo ele, iniciativas semelhantes já funcionam com sucesso nas regiões norte e Cariri, mostrando a viabilidade desse sistema de transporte no Estado.
De acordo com Tomaz Holanda, o VLT poderia utilizar o sistema radial de trilhos já existente, fortalecendo o turismo na região do sertão central e beneficiando também os municípios vizinhos: Ibicuitinga, Milhã, Choró e Mombaça. O transporte, segundo ele, também facilitaria o deslocamento dos pacientes do Hospital Regional de Quixeramobim, a ser inaugurado em breve. 

Zé Maria Pimenta deve ser nomeado novo Diretor de Negócios da Anater

Quixeramobim - Política 01
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater – tem como finalidade atender a demanda dos agricultores familiares em toda a sua diversidade, e das políticas de desenvolvimento sustentável. A agência atua na assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção.
De acordo com informações o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta deve ser o novo diretor de Negócios da Anater. O Quixeramobinense foi indicado para o cargo pelo Deputado Genecias Noronha (SD), e deve ser nomeado pelo presidente da República Michel Temer.
A Anater tem uma atuação integrada com Empraba  para a transferência de tecnologia, e ainda tem como objetivo prestar assistência às EMATER em todos estados da federação.
Zé Maria, como é conhecido, vai morar em Brasília onde deverá assumir esse importante cargo no governo federal, ele já foi deputado estadual e presidente da Ematerce.
site MonólitosPOST 

Fenômeno climático deve causar chuvas fortes no Ceará; afirma Instituto de Meteorologia

Chuvas
A expectativa, de acordo com Instituto de Meteorologia Climatempo, é que o Ceará registre, nos próximos dias, chuvas frequentes em várias regiões. A pesquisa, realizada pelo Instituto, afirma que o surgimento de uma maior circulação de ventos na região Nordeste trará um forte fluxo de umidade para os municípios do Estado, causando as precipitações. A previsão é de chuvas com volume de até 100mm em algumas cidades.
As chuvas poderão ser observadas a partir desta sexta-feira (10), persistindo todo o final de semana até a metade da próxima semana. Segundo a meteorologista do Instituto Climatempo, nos satélites de hoje é possível ver nuvens carregadas no Maranhão e no Piauí, que serão dispersas por todo o Nordeste após a mudança na circulação dos ventos.
Outro fator relevante é a permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno da costa norte da região Nordeste, o que indica a possibilidade de ocorrência de chuvas. Entretanto, o Instituto ressalta que esses fatores, embora acumulem chuvas de mais de 100mm, ainda não serão suficientes para reverter o quadro de seca no Estado.
Tags: 

Ladrões roubam panelas, redes e até botijão de gás na zona rural de Quixeramobim

O plantão policial registrou um furto curioso na zona rural de Quixeramobim. Na localidade de Poço da Serra, uma dona de casa informou a Polícia que sua residência havia sido furtada. O caso aconteceu na  tarde da última quarta-feira, 8.

Da vítima foram levados um botijão de gás, além de panelas e algumas redes. A Polícia realiza diligências para solucionar o caso, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi preso.

A Polícia também realizou na localidade de Placas Uruquê a prisão do verdureiro de Antonio Diego Ribeiro, o mesmo era fugitivo da cadeia de Senador Pompeu.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Chuvas de mais de 100 mm em Parambu



Nas últimas horas boas chuvas banharam o município de Parambu. A maior chuva foi registrada na Localidade de Serra da Realeza, segundo o Senhor Chagas Eufrásio uma chuva de 125 milímetros. 

Registro de chuvas em outras localidades:

  • ·        Várzea do Bogo: 105mm
  • ·        Serra dos Cariás: 90mm
  • ·        Veneza: 80mm
  • ·        Cruzetinha: 60mm
  • ·        Facundo: 19mm
  • ·        Serra das Moças: 09mm
Repórter:Lenno Barbosa

Polícia acha macarrão instantâneo com maconha em Cadeia Pública


Um homem, que se identificou como mototaxista, foi preso em flagrante quando tentava entrar na Cadeia Pública de Trairi com maconha escondida em sete pacotes de macarrão instantâneo. O caso aconteceu, na manhã desta quarta-feira (8), no município de Trairi.

Francisco de Sousa Castro de 50 anos disse em depoimento que uma pessoa teria contratado os serviços dele para fazer a entrega dos produtos no local. Inclusive, ele já teria recebido R$ 5,00 

Caminhão carregado com palma tomba na CE Quixeramobim/Madalena

Um caminhão carregado com palma tombou no início da manhã desta quinta-feira, 09, na CE 166/265, que liga Quixeramobim à Madalena.

Informações preliminares dão conta que o motorista do veículo seguia da localidade de Lagoa de São Miguel para Quixeramobim, quando em uma curva próximo a UPA, perdeu o controle do caminhão. O motorista e o passageiro sofreram apenas leves escoriações e passam bem.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação