sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A cada mil jovens brasileiros, 3,32 morrem antes dos 19 anos vítimas de violência


Nossos jovens e adolescentes entre os 12 e os 18 anos correm o risco de morrer antes de completar os 19 anos. A cada mil nesta faixa etária, 3,32 não passam dos 18 anos, e a principal causa são os homicídios. Essa taxa é de 2012, último ano de um estudo promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Unicef, o Observatório das Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A taxa é a pior desde 2005 e cresceu 17% em comparação com o ano anterior, 2011. De acordo com o estudo, 42 mil adolescentes entre 12 e 18 anos poderão ser vítimas de homicídio nos Municípios com mais de 100 mil habitantes até 2019.

Jovens negros têm chance 2,96 vezes maior de serem assassinados em relação a um jovem branco. Outra comparação é entre gêneros: os meninos correm risco 11,92 vezes superior ao das meninas.

Pelo país

Entre as regiões, o Nordeste lidera com maior probabilidade de mortes: índice de 5,97 para cada mil jovens. No fim da lista está o Sudeste com 2,25 para cada mil jovens. Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Belém (PA) são as capitais com maior probabilidade de jovens que morrem antes dos 19. São Paulo (SP) tem índice de 1,62 e o Rio de Janeiro (RJ), 2,06.

Preços de cerveja e refrigerante deve ter aumento de 5%

=

Após a lei que modifica a tributação sobre bebidas frias entrar em vigor, no dia 1º de maio, o preço final de refrigerantes e cervejas deve subir cerca de 5%, segundo o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Alfrebras), Fernando Rodrigues de Bairros. O setor, no entanto, deve ter um aumento de 10% na carga tributárias. "O preço sofrerá também o impacto da atualização da base de cálculo, já que a usada hoje é de 2012", disse Bairros, em entrevista ao portal UOL. A partir de maio, a cobrança de PIS/Pasep será de 2,32% e a de Cofins, de 10,68%. Já a elevação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) será de 6% para as cervejas e de 4% para as outras bebidas. As taxas são fixas e incidirão sobre o preço do produto na saída da fábrica, resultando em maior imposto sobre os produtos mais caros. "Em um primeiro momento, o novo modelo é penoso para o empresário, mas depois será bom porque a alíquota igual para todo mundo vai trazer equilíbrio para o setor", apostou Bairros.

Eunício é reconduzido à liderança do PMDB por unanimidade



Em reunião nesta sexta-feira (30), a bancada do PMDB decidiu, por unanimidade, pela recondução do senador Eunicio Oliveira (CE) à Liderança do partido no Senado. O cearense segue por mais dois anos à frente da maior bancada partidária na Casa, com apoio de todos os parlamentares.

Eunício manifestou disposição em continuar trabalhando pela unidade e o fortalecimento do partido, colocando em pauta discussões defendidas pela população como reforma política, manutenção de direitos trabalhistas e ações de incentivo à economia nacional.

O líder ainda defendeu uma agenda de debates com os seis ministros peemedebistas (Agricultura, Minas e Energia, Turismo, Pesca, Secretaria dos Portos e Aviação Civil) tornando as ações desenvolvidas em cada pasta de conhecimento geral e incentivando a construção de projetos que possam colaborar com cada área.

Na reunião, 15 dos 19 senadores do PMDB manifestaram apoio à indicação do senador Renan Calheiros (AL) como representante do partido na eleição para presidência da Casa, no próximo domingo. Assim como determina o regimento, o partido com a maior bancada no senado deve indicar o nome que disputará o cargo.
     
Na tentativa de unificar a legenda, Eunício informou que buscou diálogo com todos os parlamentares até o último minuto antes da reunião, fazendo referência a candidatura avulsa do senador Luiz Henrique (SC). 

“Como líder, passei esses últimos dias tentando fazer o entendimento para a unificação da bancada. O líder do partido tem esse dever de mediar essas manifestações que são democráticas”, disse.

Como candidato a reeleição, Renan Calheiros recordou as últimas ações desempenhadas a frente da presidência do Senado, inclusive citando a modernização da casa, as iniciativas de aproximação do parlamento com a sociedade, mecanismos de transparência e economia de gastos. 

Para os próximos dois anos, o indicado do PMDB defendeu a independência do poder legislativo, o equilíbrio entre os poderes da república e a garantia do direito fundamental de manifestação e representação dos partidos opositores. “O protagonismo do Senado será notado pela candidatura que defende o equilíbrio e que luta pelo fortalecimento do parlamento”, assegurou.

A eleição para presidente do Senado acontece após a posse dos novos senadores, marcada para às 15 horas. O novo presidente da Casa precisa ser eleito por maioria simples do totl de senadores presentes ao processo de votação secreta.

Bancada Feminina

As mulheres peemedebistas foram destaque na reunião desta sexta-feira. Eunício fez questão de apresentar aos colegas parlamentares as três novas senadoras que serão empossadas do domingo. Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS) e Sandra Braga (AM), além da reeleita Kátia Abreu (TO), segundo o líder, “fazem parte da renovação da bancada e reafirmando a pauta pela ampliação dos direitos, defesa e maior espaço de representação das mulheres”.     

Assessoria

Brasil teve 98 mortes por raios em 2014


1Um levantamento divulgado pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) nesta sexta-feira (30) aponta que 98 pessoas morreram após ser atingidas por raios no Brasil em 2014. O número representa uma vítima a menos em relação a 2013.
De acordo com o Elat, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), esses dados foram obtidos por meio de informações da imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.
Com 17 mortes, o Estado de São Paulo foi onde mais pessoas morreram atingidas por raios em 2014. Em seguida estão o Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (com seis mortes cada).
O grupo afirma que o alto número de vítimas em São Paulo foi causado principalmente por causa de duas ocorrências no segundo semestre. Uma delas no dia 7 de novembro, quando três moradores de rua morreram logo após serem atingidos por um raio na zona leste da capital.
No dia 29 de dezembro, quatro pessoas morreram após receber uma descarga em Praia Grande, no litoral paulista.
São Paulo liderou a lista de cidades que mais tiveram vítimas de raios no ano passado, com cinco casos. Praia Grande (SP) ficou em segundo com quatro, seguida por Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas cada.
De acordo com o balanço, 27% das vítimas faziam atividades agropecuárias quando foram atingidas pelo raio e outras 20% estavam dentro de casa. Entre elas, 56% moravam na zona rural.
Recorde
Desde 2000, a cidade de São Paulo registrou 25 mortes por raios, enquanto Manaus, a segunda com mais registros no período, teve 22.
No Estado de São Paulo, foram 288 mortes nesses 15 anos. Minas Gerais registrou 132 casos e o Rio Grande do Sul, 130 no mesmo período.
Desde o início das pesquisas, em 2000, até o ano de 2010 foram registradas mais de cem mortes por raio em nove anos. De 2010 a 2014, porém, só houve um ano com mais de cem vítimas.
O Coordenador do Elat Osmar Pinto Junior afirma que essa queda se deve principalmente aoaumento das informações sobre prevenção desse tipo de acidente.
Diário do Nordeste

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Iguatu


Momento do socorro à vítima (foto: Iguatu.net)
Momento do socorro à vítima (foto: Iguatu.net)

O acidente aconteceu na Rua Adeodato Matos Cavalcante nas proximidades da Praça da Mulher.
A colisão envolveu uma moto Honda Fan Preta de placa de Acopiara, e um carro Ford Fiesta de cor marrom de placas de Fortaleza. Segundo informações da população, o motoqueiro ainda não identificado, seguida sentido Aeroporto/Centro, quando o carro apareceu no cruzamento da rua citada com a Rua Casemiro Pereira.
O condutor da moto teve fratura exposta em uma das pernas e foi atendido pela a equipe do SAMU de Iguatu. Muitos curiosos estiveram no local e o trânsito ficou interrompido por alguns minutos.
O Jovem foi socorrido consciente para o Hospital Regional de Iguatu para realizar exames                                                 . Iguatu.net)

Pai e filho são presos em Banabuiú

Durante o comprimento de um mandado de busca e apreensão de armas em uma fazenda na área rural
de Banabuiú, na manhã desta sexta-feira (30/01), policiais do Comando Tático Rural (Cotar) prenderam pai e filho.
O pai Ariosto Peixoto, 74, e o filho Márcio Gledson Neves, 33, guardavam dentro da fazenda “Filho de Pedro” uma espingarda calibre 12, além de munições calibre 44 e de rifle. Márcio já respondia por crime de homicídio, roubo e furto.
De acordo com informação do Cabo Ronaldo, do Cotar, os dois foram apresentados à Delegacia Regional de Quixadá.
Pai e filho foram autuados por porte ilegal de armas, além de não apresentar a documentação de um moto e de um veículo Mitsubishi L200 com placas de município de Canindé.                                     

Energia vai subir 27,6% e gasolina 8% em 2015


1

O Banco Central prevê alta nos preços administrados em 2015, que deverão subir, pela nova estimativa, 9,3%. A projeção anterior era de uma alta de 6%. Para 2016, a previsão é de uma alta menor, de 5,1%, quando comparada à estimativa de 5,2%, anterior.
Na ata divulgada ontem, a primeira do ano, o Banco Central mudou a forma como costuma construir o parágrafo que detalha os preços administrados e passou a inserir explicações para algumas projeções. Entre as alterações da autoridade monetária, ela voltou a fazer projeções para a gasolina, algo que havia sido retirado de documentos anteriores, em função de polêmicas em torno das perspectivas do BC para os combustíveis.
> Combustíveis ficarão mais caros no domingo
No fim do mês passado, o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) trouxe a informação de que a projeção de alta dos preços administrados deste ano subiu de 6% para 6,2%, enquanto a para 2016, avançou de 4,9%, para 5,2%. Já no Relatório de Mercado Focus, da última segunda-feira, a mediana das estimativas para esses preços em 2015, subiu de 8,20%, para 8,70%, enquanto a mediana para 2016, caiu de 5,90%, para 5,80%.
Itens administrados
Pela primeira vez, o BC apresenta suas projeções abertas para os itens administrados ou monitorados pelo governo de 2015. De acordo com a ata, a tarifa de energia elétrica vai sofrer um reajuste de 27,6% este ano – as expectativas para esse insumo em 2014 passaram por seis revisões consecutivas até o fechamento do ano. No caso de telefonia fixa, a previsão da diretoria do BC é de uma alta de 0,6%, em 2015.
Para formar seu cenário para os preços administrados, o BC informou que levou em conta hipótese de elevação de 8%, no preço da gasolina. Até a ata da reunião anterior do Copom, a instituição limitava-se a relatar a variação desses itens dentro de um limite de tempo.
O BC ainda explicou no documento que a alta da gasolina é reflexo de incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e da PIS/Cofins. Disse ainda que no caso da energia, a projeção se explica devido ao repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)
Comportamento
Mudança de hábitos no lar é obrigatória
A dona de casa Marleide Silva, 49, diz que os aumentos acabam forçando o consumidor a abrir mão de regalias como, por exemplo, a TV por assinatura e ar condicionado. “Aumenta o salário mínimo, mas as altas de preços são maiores”.
Diário do Nordeste

HOMICÍDIO: Homem é executado a bala em Quixadá nesta sexta-feira, 30

10354594_892116727494865_4124816748957709976_n

A Polícia Militar registrou mais um homicídio em Quixadá, no Sertão Central do Estado, na manhã desta sexta-feira, 30.
Informações preliminares dão conta de que um homem identificado como André foi executado com pelo menos três disparos de arma de fogo enquanto almoçava num restaurante localizado nas proximidades de um motel, na Avenida Estados Unidos, Bairro São João. A vítima foi a óbito no local. O corpo já foi recolhido ao hospital Eudásio Barroso, de onde será levado para o IML de Quixeramobim.
Nossos repórteres estão neste momento apurando informações sobre o caso e em instantes traremos informações atualizadas  .por  | DestaquesNotícias

Rally Piocerá: Participantes chegam à Terra dos Monólitos em clima de festa

Rally_Piocera_quixadaa
As motocicletas, bicicletas e os veículos estão em exposição na Praça José de Barros e um evento ocorre no Balneário Cedro Clube.
Centenas de participantes da 28ª edição do Rally Piocerá chegaram nesta quarta-feira, 29, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. Eles partiram de Crateús, passaram por Quixeramobim e agora estão acampados na Terra dos Monólitos.
De acordo com a organização do Rally Piocerá, os pilotos descansam a noite em Quixadá e ainda nesta sexta-feira, 30, partem com destino a cidade de Beberibe, onde será finalizado o evento. Haverá premiação para os melhores colocados.
Os pilotos encararam pedras no começo da prova e um laço desafiador. Depois, o obstáculo foi à areia fina, com uma média de velocidade alta. “O piso foi bem diferente da etapa anterior. A trilha estava ótima, porém com muita areia e pedra. Por isso, foi necessário redobrar a atenção. Estou bastante focado e feliz com meu desempenho”, destaca de Wesley Macedo, que participa da categoria Master. O percurso desta quinta-feira (29) terá 319 quilômetros.
As motocicletas, bicicletas e os veículos estão em exposição na Praça José de Barros e um evento ocorre no Balneário Cedro Clube. Dezenas de pessoas estão curtindo a atração, mas felizes, estão os donos dos hotéis, para se ter idéia, não tem mais vagas disponíveis.

 O portal REVISTA CENTRAL
[

EM JAGUARETAMA > Mãe de presidiário é presa em cadeia pública por tráfico de drogas




Jaguaretama - Tráfico de drogas 28.01.15 (1) A

A mãe do presidiário da cadeia pública de Jaguaretama, Francisco Daniel Fernandes da Silva, vulgo Borrego, foi presa na tarde desta quarta-feira, 28, quando tentava adentrar aquela unidade penitenciária com duas barras de maconha, pesando aproximadamente 50 gramas.
Jaguaretama - Tráfico de drogas 28.01.15 (2) A

Segundo a Polícia, a mãe, identificada como Maria Zulmira Fernandes, de 60 anos, foi flagrada por agentes penitenciários quando tentava passar a droga, juntamente com roupas e alimentos, ao filho, no período de visita da cadeia. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e recolhida para a mesma penitenciária.
Ainda de acordo com a Polícia, o filho, o presidiário Borrego, havia fugido no dia primeiro de janeiro deste ano durante a invasão da cadeia por um grupo armado. Na fuga ele levou um revólver calibre 38, mas foi preso logo em seguida por uma equipe da Polícia Militar de Jaguaretama. O detento cumpre pena por tráfico de drogas.

Agricultor em Banabuiú reage a assalto e é executado com dois tiros

10967576_944927085519416_431414840_o

Na manhã desta última quinta-feira, 29, um agricultor de 72 anos, identificado como Manoel Gomes Filho , popularmente conhecido como “Manel Maneco”, foi executado com dois tiros na localidade de Bela Vista, Zona Rural de Banabuiú, no Sertão Central do Estado.
De acordo com informações do 9ª Batalhão de Polícia Militar, três indivíduos chegaram à casa da vítima pedindo água para beber. Quando o agricultor voltava com o vasilhame, os criminosos anunciaram o assalto. A vítima reagiu sacando uma faca e acabou sendo alvejado com dois disparos, um no peito esquerdo e outro na axila esquerda.
Os assaltantes empreenderam fuga numa motocicleta de placa HYQ 8881 que, posteriormente, verificou-se ser roubada. Os bandidos incendiaram o veículo alguns quilômetros após o local do crime.
De acordo com a PM, ficou caracterizado o crime de latrocínio.