quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

40 municípios do Piauí tem pessoas doentes por comerem carne de tatu. Contraíram micose pulmonar


PI micose pulmonar
Um total de 40 municípios do Piauí já registrou mais de 100 casos de micose pulmonar, transmitida por um fungo que reside no solo. O fungo fica depositado no tatu, animal silvestre muito consumido e comercializado e que, ao ser capturado por seres humanos, transmite a doença.
“Esses casos são uma mescla, entre o manejo do tatu e escavação de poços tubulares”, explica Fabiano Pessoa, médico veterinário e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
No Piauí, é comum, sobretudo nas estradas no Sul do Estado, o comércio ilegal de caças como o tatu e outros animais silvestres. O manejo e consumo do animal, além de crime ambiental, podem transmitir diversas doenças para os seres humanos.
 
O Ibama faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de microbio transmissor da hanseníase.
 
Além disso, o tatu ainda é reservatório da Doença de Chagas e de outras verminoses. No Piauí, ainda não há registros comprovados de casos de hanseníase que tenham ligação com o manejo e consumo do tatu.
 
“Não temos porque não há pesquisas conclusivas nesse campo ainda. Mas estamos fazendo esse alerta, justamente para que possamos nos prevenir para que casos venham acontecer”, diz Fabiano Pessoa.
 
Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, pelo pesquisador Richard W. Truman, comprovou que cerca de um terço dos casos de hanseníase que aparecem a cada ano no país é resultado do contato com tatus infectados. No Brasil, um estudo semelhante foi realizado no Espírito Santo e mais de 90% dos casos analisados na rede hospitalar no Estado estavam relacionados à manipulação do tatu.
 
O Ibama alerta ainda sobre a existência de mais de 150 doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa, conhecidas como zoonoses. Pelo menos 70% das doenças infecciosas, como gripe e Aids, podem ser transmitidas de animais para humanos, mas no caso da hanseníase, um aspecto diferenciado é que a transferência do bacilo pode se dá nas duas direções.
 
Esses animais, quando em seu habitat natural, exercem papel importante no processo de manutenção do equilíbrio ambiental, sendo pequenas as chances de transmissão de suas doenças aos seres humanos. No entanto, quando adquirido do tráfico e levado as residências, o risco de contaminação por inúmeros agentes infecciosos assume níveis elevados, devido ao contato direto entre o ser humano e animal silvestre.
 
As ações de combate ao tráfico são atividades cotidianas do Ibama, Polícia Ambiental, secretarias de Meio Ambiente e Polícia Rodoviária Federal. Em 2011, foram capturados e entregues voluntariamente 1689 animais. O número é superior ao ano passado, que contabilizou 1.335 animais.
 
Desse total, a grande maioria é de aves (84%), seguidos por répteis e mamíferos. Fabiano Pessoa explica que entre as aves mais comuns estão os papagaios, periquitos, jandaia e pássaros de canto. Entre os répteis, o jabuti é o mais comum e os macacos são os mamíferos mais frequentemente capturados.
Fonte: Tribuna de Barras

Senador Eunício Oliveira comemora medida que beneficia agricultores


Eunício Oliveira
Banner compartilhado pelo Senador
O Senador Eunício Oliveira comemorou a aprovação de uma medida provisória que beneficia os agricultores do semi-árido.
Em um banner compartilhado nas redes sociais, o senador do PMDB diz que sua atuação foi fundamental para que  governo federal editasse a Medida Provisória 707.
A lei 11.322, também conhecida como Lei Eunício Oliveira, beneficiou mais de 400.000 agricultores. Agora com a MP 707 o prazo da prescrição das dívidas dos agricultores fica prorrogado até 31 de dezembro de 2.016.
De acordo com uma nota do Ministério da Fazenda a persistente seca que atinge muitos municípios na área de abrangência da Sudene desde 2.011 tem dificultado a obtenção de renda através da atividade agropecuária na região.

12 detentos fogem da cadeia pública de Morada Nova


Durante a madrugada desta terça-feira, 12, um grupo de 12 detentos fugiu da cadeia pública do Município de Morada Nova. Segundo a polícia, eles saíram através de buracos localizados no teto do banheiro e na parede lateral da cela.
Viaturas em toda a área foram avisadas e estão diligenciando recapturar os detentos. O 9º Batalhão de Polícia Militar divulgou o nome dos fugitivos:
  1. TIAGO SOUSA MAIA
  2. RONALDO DE OLIVEIRA RIBEIRO
  3. JOSE BRENO DE LIMA PAULO
  4. DIONES OLIVEIRA BANDEIRA (BIRONGA)
  5. MARCOS JOSE MARINHAM DE LIMA (FOGUIM)
  6. EDVAN DA SILVA (CAJU)
  7. JOSE VALDINAR SANTOS DE ARAUJO
  8. FRANCISCO IRAILDO SANTANA DE LIMA
  9. ALAN BALTAZAR (BUIU)
  10. JOSE WELLITON MARTINS DOS SANTOS (TIL)
  11. FRANCISCO WALLYS DE FREITAS FERREIRA
  12. PEDRO HENRIQUE SOUZA SILVA

Idoso de 90 anos morre após ser atingido por bala perdida em Quixadá; mais duas pessoas foram feridas


12565523_1070919629614573_181247890256941967_n

Antônio Lima Bezerra, foi atingido por seis tiros em Quixadá nesta terça-feira, 12.Um idoso de 90 anos, identificado como Raimundo Alves Maranhão, morreu após ser atingido por uma bala perdida enquanto estava sentado na calçada de sua residência, na Rua da Lavanderia, no Bairro Campo Novo, em Quixadá, na noite desta terça-feira, 12. O projétil atingiu o tórax. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
A filha do idoso, uma mulher de nome Mariana Aldênia Alves Duarte, que estava sentada na calçada junto ao pai, foi baleada no braço direito e socorrida à Maternidade Jesus, Maria e José. Ela não corre risco de morte em razão do ferimento.
Uma terceira pessoa, um homem de nome Antônio Lima Bezerra, foi atingido por seis tiros, a maioria no ombro direito. Segundo a polícia, ele era o alvo da ação dos criminosos. Ele foi socorrido com vida ao hospital Eudásio Barroso.
As informações do 9º BPM são de que dois indivíduos chegaram numa motocicleta atirando em Antônio Lima. Este correu, entrou na casa em que o idoso estava e escapou da morte. Não teve a mesma sorte o ancião, que acabou perdendo a vida. (As informações são do repórter Washington Luiz)

Presidente de Associação comemora perfuração de poço em sua comunidade













O presidente da Associação Comunitária de Jardim, Damião Monteiro, agora tem uma boa notícia para a comunidade, que vem passando por dificuldades diante do baixo nível nos reservatórios que serviam para abastecimento humano.

Através da Secretaria de Infraestrutura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a comunidade poderá contar com um poço artesiano no local. 
O presidente da Associação comemorou a conquista do equipamento.

“Vamos por toda essa semana tirar a bomba do açude e colocar no poço, e o material já está sendo encaminhado para que a gente possa iniciar esse serviço”, disse.
Fonte:PMQ