sábado, 1 de abril de 2017

Chuvas são registradas em 107 municípios neste sábado, 1

O Ceará registrou chuvas em 107* municípios das 7 horas dessa sexta-feira, 31, até as 7 horas deste sábado, 1º. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
A cidade que teve o maior volume de precipitação foi Granja com 88 milímetros (mm), seguida de Moraújo (69 mm) e Crateús (63 mm). Em Fortaleza, as chuvas atingiram os 29,6 mm.
A Capital amanheceu com chuvas na manhã deste sábado, 1. A previsão da Funceme é de que as precipitações devem continuar, de maneira variável, durante todo o dia. Também tem chances de chover ao longo de todo o domingo, 2.
Confira as dez maiores chuvas do Estado:
 1. Granja (posto Adrianopolis): 88.0 mm
 2. Moraújo (posto Moraujo): 69.0 mm
 3. Crateús (posto Monte Nebo): 63.0 mm
 4. Mombaça (posto Fazenda Iemem): 55.0 mm
 5. Beberibe (posto Beberibe): 54.0 mm
 6. Mombaça (posto Mombaca): 50.5 mm
 7. Ubajara (posto Ubajara): 48.8 mm
 8. Reriutaba (posto Reriutaba): 48.0 mm
 9. Maranguape (posto Tanques): 46.0 mm
10. Maranguape (posto Olho Dagua): 46.0 mm
 11.Quixeramobim registrou chuva em seis postos: Açude Pirabibu (19 mm), Barragem de Quixeramobim (16 mm), Riacho Verde (14.4 mm), Sede municipal (9.5 mm) e Passagem – Fogareiro (6.4 mm).
O número de municípios que registraram chuvas foi atualizado pela Funceme às 14h15min deste sábado, 1º.


Deputado Irapuan Pinheiro: Morre o radialista e blogueiro Wélio Ferreira

Ceará - Polícia
Morreu nas primeiras horas deste sábado, dia 01 de abril, na UTI da Santa Casa de Misericórdia, da cidade de Sobral, aos 46 anos de idade, o radialista, blogueiro e assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central, Francisco Welio Ferreira, vítima de AVC hemorrágico.
Welio Ferreira estava internado desde do início desta semana no Hospital Regional de Iguatu (HRI), após ser socorrido em estado grave e nesta sexta-feira (31), foi transferido de helicóptero por uma equipe do Ciopaer para um leito de UTI, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Na madrugada de hoje, ele não resistiu e veio a óbito.
O velório acontecerá durante a noite deste sábado no município de Deputado Irapuan Pinheiro e será sepultado neste domingo (02) na cidade de Acopiara.
Welio Ferreira, deixa um legado de 20 anos de história na comunicação do município de Deputado Irapuan Pinheiro. Era filho de Acopiara e Cidadão Irapuense, deixa um filho, Wélio Filho; duas filhas, Moniely e Mirian; um neto, Artur e sua esposa dona Mônica Ferreira; demais Familiares e uma legião de amigos em toda a região. (do Blog Irapuan Pinheiro Notícias)

Suspeitos são capturados após assalto a ônibus de universitários em Pedra Branca

Dois homens, um com 19 anos e outro com 18, foram presos por equipes da Polícia Militar sob suspeita de serem os autores do assalto a um ônibus de universitários na noite da última quarta-feira (29) na BR-226, entre o distrito de Mineirolândia e a sede do município de Pedra Branca, no Sertão Central                                                                                                                                         Diário Sertão Central 

Seis bandidos são mortos em intensa troca de tiros com a polícia durante ataques a bancos em Jaguaruana

Seis bandidos mortos e outros cinco capturados, esse foi o saldo de uma tentativa frustrada de explosão as agências do Bradesco e do Banco do Brasil de Jaguaruana.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana, o Serviço de Inteligência já tinha informes de que uma quadrilha iria atacar bancos nas regiões do Vale do Jaguaribe e do Centro-Sul neste período de início de mês, quando as agências são abastecidas de dinheiro para o pagamento de trabalhadores e aposentados. “Montamos um cinturão de segurança em todo o Interior”, informou.
Os informes acabaram se confirmando quando uma quadrilha atacou e explodiu a agência do Banco do Brasil da cidade do Cedro (a 420Km de Fortaleza), na madrugada de sexta-feira (31). “Mantivemos o cinturão mesmo após este assalto, pois havia a informação de que outras cidades poderiam ser alvo”, completou o coronel-comandante geral da PM.
Era por volta de 1h30 deste sábado quando provavelmente a mesma quadrilha entrou na cidade de Jaguaruana a bordo de duas caminhonetas. Os criminosos usavam fuzis e, pelo menos, uma metralhadora Ponto 50 (.50), armamento antiaéreo.
Repetindo a tática do “Novo Cangaço”, a quadrilha se dividiu em dois grupos. Uma parte invadiu simultaneamente as duas agências e outra se dirigiu à sede do Destacamento para atirar e impedir uma reação. No entanto, o cerco policial foi montado com a mobilização de patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), sob o comando do major Cléber Mesquita. Também foram acionados efetivos do Batalhão de Divisas e dos Destacamentos e companhias da PM das cidades da região, como Itaiçaba, Aracati e Palhano, todas pertencentes ao 1º BPM (Russas).
Segundo o chefe do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Aginaldo Oliveira,  quando os bandidos ainda estavam no interior das agências o policiamento cercou o local. Ali, começava um confronto que durou cerca de uma hora. A troca de tiros foi intensa e intercalada por tiros sequenciais de fuzis e metralhadoras.
Mortos
Seis dos 15 bandidos acabaram tombando sem vida ainda no local do confronto, com os corpos ficando espalhados no meio da rua, próximo às agências. Alguns dos bandidos usavam balaclavas.  Além dos seis que morreram no local, outros fugiram baleados nas duas caminhonetas. O restante do bando continua sendo caçado.
O comandante-geral da PM informou que o cerco ao restante da quadrilha tem prosseguimento na região do Vale do Jaguaribe e na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. No começo da manhã, ele determinou que fossem mandados para lá equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), também pertencente ao BPChoque, e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Ainda de acordo com Viana, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal André Costa, acompanhou junto com ele todo o desenrolar da operação. (Do CearáNews).
Confira a intensa troca de tiros que culminou com a morte de seis bandidos.                                                        
Video Player
00:00
01:44

do site MonólitosPOST

Homem é assassinado com vários tiros próximo a casa de shows em Morada Nova

A polícia registrou um homicídio a bala na madrugada deste sábado (01), no município de Morada Nova.
Por volta das 3h deste sábado, a vítima identificada como Daniel Soares de Sousa, 28 anos, natural de morada nova, estava nas proximidades de uma festa realizada no parque de exposições, no estacionamento do clube Pavilhão do Vaqueiro, quando foi executado com vários disparos de arma de fogo. Populares não souberam informar quem efetuou os disparos, e nem que rumo teriam tomado os assassinos.
A Polícia Militar esteve no local na viatura 9053 e tomou todas as providências cabíveis, fazendo diligencias em busca de mais informações a respeito dos autores do crime.           site MonólitosPOST 

Custódio, Tapuiará e no açude Pedras Brancas, em Quixadá

17474541_840299679442859_410360801_n
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, registrou chuvas em pelos menos 106 municípios cearenses de ontem para hoje. A maior delas foi registrada no município de Granja 88.0mm, seguido por Moraújo com 69.0mm e Crateús 63.0mm.
Em Quixadá foram registradas chuvas em pelo menos três postos de medição. No distrito de Custódio a chuva registrada foi de 39.0mm, no açude Pedras Brancas a chuva foi de 30.5mm, e no distrito de Tapuiará a precipitação foi de 30.0mm.
Outros municípios do Sertão Central que registraram chuvas foram Mombaça 55.0mm, Quixeramobim 19.0mm e Choró 16.0mm.
Para este fim de semana, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado.site MonólitosPOST

Um corpo de uma mulher foi encontrada dentro de um poço em Quixadá

Nessa manhã de sábado 1°, um corpo de uma mulher foi encontrada sem vida dentro de um poço no sítio serrote, no Bairro carrascal 1, em Quixadá.
Uma senhora de 43 anos, identificada por nome de Maria Rosa Barros de Deus, mais conhecida como Rosinha, foi encontrada sem vida dentro de um poço, no sítio serrote.
Segundo informações repassadas de que o proprietário ao chegar no interior do sítio, se deparou com o corpo da Rosinha boiando no poço, em frente à residência que morava com o seu companheiro identificado​ apenas por nome de Queixim, os dois residia em uma casa da propriedade do sítio a um ano, a polícia foi acionada para o local, para colher mais informações a respeito do caso.
Ainda não se sabe o que motivou a morte da Rosinha.

Governo do Ceará garante mais R$ 5,8 milhões para projetos da agricultura familiar

Foi aprovada, nesta quinta-feira (30), Mensagem destinada ao Projeto Paulo FreireMais de duas mil famílias cearenses serão beneficiadas com projetos produtivos no campo. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (30), a liberação de R$ 5,85 milhões para associações e organizações da agricultura familiar, que fazem parte do programa Paulo Freire. Com a aprovação da Mensagem, de autoria do governador Camilo Santana, os recursos serão utilizados para promover a inclusão econômica e o enfrentamento à pobreza rural, o desenvolvimento produtivo e a sustentabilidade ambiental nos locais contemplados.

No total, serão beneficiadas 2.218 famílias de 31 municípios do Estado. São eles: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis, Tauá, Hidrolândia, Ipueiras, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota, Irauçuba e Ipu.

"A aprovação da lei é uma grande vitória e conquista para a população rural do Estado do Ceará. Serão R$ 5.851.250,00 investidos em projetos produtivos para comunidades extremamente carentes de 31 municípios cearenses. A autorização do repasse desse recurso é o sinônimo de projetos ativos que vão melhorar a renda e a qualidade de vida dessas famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O governador Camilo Santana tem uma visão toda especial para o homem do campo e a implantação do Projeto Paulo Freire é a garantia do seu comprometimento com a agricultura no Ceará", afirma o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

A escolha dos contemplados é baseado no Censo Demográfico (IBGE/2010), que considera que 85% da população (rural e urbana) da área do Projeto Paulo Freire é pobre, ou seja, possuem rendimento domiciliar per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo, conforme conceito adotado no Plano Brasil Sem Miséria.

Da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará

Ceará tem chuvas de até 60 milímetros nesta sexta-feira, diz Funceme

Volume de chuvas em março no Ceará foi acima da média histórica. Primeiros dias de abril devem ser chuvosos, prevê Funceme.

(Foto: Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares)
Choveu em 122 dos 184 (66%) dos municípios cearenses nesta sexta-feira (31), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As maiores precipitações ocorreram nas cidades de Granja (61 milímetros), São Gonçalo do Amarante (56) e Sobral (47).

Com o mês de março praticamente concluído, o Ceará cumula 209 milímetros de chuva no período, acima da média história, de 203 milímetros. Em fevereiro, as chuvas também havia ficado 30% acima da média, mas em janeiro, ficou 32% abaixo do esperado.

Conforme a previsão da Funceme, abril deve começar com chuvas em todo o estado. A previsão do tempo é de tempo nublado e precipitações em todas as regiões do Ceará para este sábado e domingo (1º e 2).

As chuvas são causadas por uma zona de convergência intertropical (ZNI) que atua no Nordeste brasileiros. Nos últimos dias, as chuvas foram mais comuns na faixa litorânea e região norte, onde a atuação da zona de convergência é mais intensa.

(DO G1 CE)

Nordeste é região com maior reprovação ao governo Temer, diz Ibope


Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
Pesquisa Ibope sobre a aprovação ao governo do presidente Michel Temer divulgada nesta sexta-feira (31) aponta o Nordeste como a região do país onde o presidente tem os piores índices de popularidade.

No Nordeste, 67% dos entrevistados disseram avaliar o governo como ruim ou péssimo. A média nacional é de 55%, pior índice de Temer entre as quatro pesquisas sobre seu governo desde junho.

 A reprovação ao governo foi de 52% de respostas ruim/péssimo no Sudeste, 49% nas regiões Norte e Centro-Oeste (agrupadas na pesquisa) e de 48% na região Sul.

O índice de reprovação teve um aumento de 10 pontos nas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste, 8 pontos no Sul e 6 pontos no Sudeste, em relação à última pesquisa, de dezembro.

O maior índice de aprovação ao governo está na região Sul, com 17% de respostas ótimo ou bom sobre a avaliação do governo Temer. A aprovação foi de 13% nas regiões Norte/Centro-Oeste, 10% na região Sudeste e de 6% no Nordeste.

Na média nacional, a aprovação ao governo ficou em 10%, uma oscilação negativa, dentro da margem de erro de dois pontos a mais ou a menos, em relação à pesquisa de dezembro, quando o índice foi de 13%.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A baixa popularidade no Nordeste foi apontada pela pesquisa mesmo depois da visita do presidente à região, no dia 10 de março, quando inaugurou um trecho das obras de transposição do rio São Francisco. Em dezembro, numa visita a Maceió, Temer afirmou que gostaria de ser lembrado, apesar de ser paulista, como o "melhor presidente nordestino" que o país já teve.

A inauguração da obra no São Francisco abriu uma disputa política entre Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela paternidade da transposição.

Em discurso na inauguração do trecho leste do projeto, na Paraíba, Temer afirmou que ninguém poderia reivindicar a autoria da obra. "A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino", disse.

As obras da transposição começaram em 2007, no segundo mandato do ex-presidente Lula.

Nove dias após a inauguração oficial com Temer, os ex-presidentes Lula e Dilma visitaram a região para uma espécie de "reinauguração" do trecho. O ato foi batizado como "inauguração popular da transposição do rio São Francisco".

"Sinto muito orgulho de ter tido a coragem de iniciar este projeto. Nós somos pai, mãe, irmão, tio e sobrinho da transposição das águas", disse Lula, em discurso no evento.

(Do Uol)

Jaguaruana é sitiada, bancos são atacados e suspeitos morrem em troca de tiro

Dois bancos e caixa eletrônico na sede da prefeitura foram explodidos. Pelo menos três pessoas morreram durante troca de tiros, diz polícia.
Bancos de Jaguaruana foram explodidos e população relata pânico
(Foto: Arquivo pessoal)
A cidade de Jaguaruana, no interior do Ceará foi sitiada por um grupo de bandidos na madrugada deste sábado (1º) e teve os dois bancos do município atacados, além do caixa eletrônico na sede da Prefeitura. De acordo com a Polícia Militar de Jaguaruana, pelo menos três suspeitos morreram durante a troca de tiro.

Os ataques começaram por volta das 2h, nas agências do Bradesco e Banco do Brasil, que foram metralhadas. Até a manhã deste sábado, a polícia não sabia confirmar se o bando chegou a levar o dinheiro dos caixas, mas afirma que parte do bando fugiu.

Os policiais também localizaram uma mochila com explosivos abandonados em frente a uma rádio, que ficou interditada até a remoção do material. "Desde a madrugada que estamos assustados e muita gente da cidade ainda não dormiu. Foram muitos tiroteios, em muitos bairros, principalmente no Centro, onde estão os bancos", diz uma funcionária da rádio que prefere não se identificar.

De acordo com a Polícia Civil, parte dos policiais estava preparado para revidar um possível ataque nesta madrugada por ser início do mês, período em que muitas pessoas sacam dinheiro.
"Outros ataques que ocorreram na cidade foram mais ou menos nesse período. Esses bandidos têm uma forma de atacar que é muito semelhante e conseguimos nos antecipar", diz um policial.

Durante um tiroteio, uma pessoa foi ferida, mas a polícia não sabia informar até esta manhã se se trata de um dos membros do bando ou se é um morador da cidade atingido por bala perdida.

A Polícia Militar e Polícia Civil informaram também que reforçaram as buscas pelo bando e contam com apoio de agentes de cidades vizinhas.

Homem morreu em troca de tiros com policiais após explosões
 a banco em Jaguaruana (Foto: Arquivo pessoal)

(Do G1 CE)

Pessoas solitárias sentem sintomas da gripe mais fortes




Agora é oficial. Pesquisadores americanos conseguiram comprovar o que muita gente acreditava: você se sente pior quando está gripado e solitário. De acordo com a pesquisa feita pela Universidade de Rice, a solidão, de fato, deixa, pelo menos pra você, os sintomas da gripe (nariz escorrendo, calafrios, dores de cabeça, garganta arranhando e etc.) muito mais intensos.

Para chegar a essa conclusão, os médicos tiveram que, bom, deixar os participantes gripados. A pesquisa se deu em duas etapas: na primeira faziam um teste psicológico com 159 pessoas que tinham entre 18 e 55 anos. As questões perguntavam, por exemplo, o quão próxima aquele participante era dos pais e dos amigos – e questionava se ele sentia falta dessas interações. Isso tudo para traçar um perfil psicológico dessa pessoa. Mais tarde, colocavam, no nariz dos pacientes, gotinhas infectadas com rinovírus 39 – o famoso vírus da gripe. A segunda etapa consistia em um isolamento. Para deixar todo mundo na mesma, pelo menos durante a doença. Os participantes ficaram em um hotel durante cinco dias sem se relacionar com ninguém. Apenas se alimentando e respondendo a perguntas sobre a intensidade de seus sintomas. Os resultados mostraram que as pessoas que se sentiam solitárias, antes mesmo de ficarem doentes, tendiam a dar notas mais elevadas às suas dores, quando comparadas com que não se via tão sozinho.

O estudo, porém, ressalva que isso tem mais a ver com bem-estar do que com a saúde efetiva dos pacientes. Os pesquisadores analisaram a mucosa de todos os participantes e perceberam que não haviam diferenças significativas entre os níveis de infecção dos solitários com os sociáveis envolvidos. (Da Superinteressante)

Com vetos, Temer sanciona lei que permite terceirização de atividade-fim


O presidente Michel Temer sancionou ontem (31), com três vetos, a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto será publicado ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União. A lei começa a valer a partir da data de publicação.

Foram vetados o parágrafo terceiro, do Artigo 10 - que previa a possibilidade de prorrogação do prazo de 270 dias dos contratos temporários ou de experiência -, os artigos 11 e 12 – que repetiam itens que já estão no Artigo 7 da Constituição Federal. Segundo o Palácio do Planalto, o parágrafo terceiro do Artigo 10 da lei aprovada pelo Congresso abria a possibilidade de prorrogações indefinidas do contrato temporário de trabalho, desde que isso fosse aprovado em acordo ou convenção coletiva, o que poderia prejudicar os trabalhadores.

Há três dias nove senadores do PMDB assinarem uma carta pedindo para que Temer não sancionasse o texto como foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Para os peemedebistas, da forma como foi aprovado, o texto poderá agravar o desemprego e reduzir a arrecadação. O projeto também dividiu patrões e empregados.

Temer sancionou a lei depois de ouvir todos os órgãos envolvidos no tema. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou, nas últimas semanas, que a nova lei vai facilitar as contratações pelas empresas. (Da Agência Brasil)

Laudo sobre peixe infestado no Rio Jaguaribe deve sair em dez dias


O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, estipula um prazo de aproximadamente dez dias para liberar o laudo sobre a análise dos peixes infestados de larvas no Rio de Jaguaribe, na localidade de Quixoá, em Iguatu. O Lacen recebeu o material por volta das 19h desta quinta-feira, 30, da Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI).

De acordo com o Laboratório, a identificação das larvas já foi feita, mas ainda não há como liberar um laudo concreto. A Vigilância Sanitária de Iguatu recomendou a suspensão da pesca e venda dos peixes.

O caso ganhou repercussão após um morador denunciar a situação depois de comprar um peixe e encontrar larvas ao abrir o animal. No início da semana, profissionais da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estiveram na região e identificaram o problema em peixes da espécie curimatã, no Rio Jaguaribe. A VSI foi acionada e tem tomado as providências necessárias. (Do O Povo Online)