quarta-feira, 2 de abril de 2014

Presidente do TSE defende voto facultativo


marcoaureliomello225x300

“O eleitor não pode continuar como tutelado. A escolha dos representantes se faz considerando o exercício de um direito; o direito de escolher seus representantes”, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, hoje (1º), durante gravação de entrevista para o programa Eleições 2014. 

O ministro sugeriu que a forma de escolha dos representantes políticos poderia ser objeto de um plebiscito, e arriscou antecipar o resultado da consulta: “Eu penso que nós vamos chegar ao dia em que deliberaremos a respeito do voto obrigatório, afastando-o”.

Chove em 80 cidades nesta quarta

Até a manhã desta quarta-feira (2) choveu em 80 cidades do Estado, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). O município que registrou o maior volume de precipitação foi em Acaraú (54.1mm), a 255 km de Fortaleza.

Na Capital, o posto do Castelão contabilizou 18mm até as 11h30. Também choveu nas cidades de Itapipoca (50.6mm), Pindoretama (49mm), São Gonçalo Do Amarante (48.2mm), Itarema (48mm), Beberibe (38mm), Nova Russas (38mm), Trairi (36mm) e Ibiapina (35mm).

Funceme prevê chuva no Centro-Norte do Estado

Conforme a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando as condições do tempo no Estado e a nebulosidade ficará variável. No Centro-Norte chove ao longo do dia. Já no Sul, o céu ficará parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

O satélite do órgão observou nuvens sobre todo o Ceará sendo mais significativas na faixa litorânea e adjacências devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT (faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertical associadas a chuva intensa), padrão observado nos últimos di



Ônibus escolar que transportava alunos tromba no município de Milhã



Um acidente envolvendo um ônibus escolar do município de Milhã, por pouco não termina em tragédia, o acidente aconteceu terça-feira, 01, pela manhã na localidade de Lagoa Nova, o mesmo estava conduzindo os alunos para o Distrito de Carnaubinha.

Segundo informações o ônibus deslizou no lamaçal, vindo a virar em cima de uma cerca com vários estudantes dentro, por pouco as estacas da cerca não feriu os alunos.

Não é a primeira vez que acontece acidentes envolvendo ônibus na atual administração,os pais dos alunos reclamam que há motoristas que não tem habilitação pra conduzir
este tipo de veículo.

Fonte: Milhã Agora

MULHER BEBE DEMAIS, TIRA A ROUPA E DEPOIS CHORA ARREPENDIDA (VEJA VÍDEO)

Considerado o maior evento sertanejo do país, o Vila Mix, em Cuiabá, além de atrair muitos simpatizantes do ritmo musical leva também aos locais do evento pessoas que em determinado tempo da festa perdem as “estribeiras”.Foi o que aconteceu com a jovem Priscila Lopes, 19 anos. No final da festa e visivelmente embriagada, a jovem resolveu ficar pelada e mostrar a todos como veio ao mundo.Incentivada a tirar a roupa, e, sob os gritos de apoio, tirou seu vestido, ficando totalmente nua. Ela ainda dançou e fez poses eróticas, até perceber estar sendo filmada, quando então passou a pedi... mais »emPORTAL A DESGRAÇA -

Nicole Bahls dá empinadinha e faz selfie antes de malhar


Nicole Bahls (Foto: Instagram / Reprodução)
Nicole Bahls acordou empolgada para colocar a malhação em dia nesta quarta-feira, 2. “Bom dia, flor do dia, hora de malhar com @personalvavasilva”, escreveu ela ao postar uma selfie em seu perfil no Instagram exibindo o look escolhido: top rosa e calça branca.
Dona de um corpão, a integrante do “Pânico” costuma causar polêmica com os vestidos reveladores que escolhe para os eventos, mas garante que mesmo com transparências que mostram muita pele não anda sem calcinha.
EGO

RS: motorista é multado por parar minicarro como uma moto



Motorista foi multado por estacionar de forma oblíqua em rua de Lajeado Foto: Guilherme Giannoulakis / Divulgação
O aposentado João Alfredo Dresch, 68 anos, foi multado na tarde de terça-feira por estacionamento irregular em uma rua de Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul. A penalidade, no entanto, causou polêmica: o carro multado é um veículo elétrico inventado pelo aposentado. Ele tem dimensões inferiores às de uma moto e estava estacionado no sentido oblíquo, para ocupar menos espaço na via. Os agentes de trânsito entenderam que, parado daquela forma, o carro violava o Código de Trânsito Brasileiro.
“Eu sempre estaciono daquela forma pra ocupar menos espaço, cabia mais um carro além do meu naquela vaga”, disse o aposentado, afirmando que, mesmo de forma oblíqua, o carro deixava um espaço livre de mais de 40 centímetros em direção à faixa de rolamento se comparado com um carro tradicional estacionado de forma regular. “Os caras acharam que eu tava errado, então eu fui lá e estacionei certo”, disse.
Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito da cidade, Euclides Rodrigues, o veículo, embora tenha dimensões menores que as de uma moto, estava estacionado de forma irregular. “O Código de Trânsito Brasileiro não prevê nenhum tipo de possibilidade de estacionar daquela forma. Se o fiscal não tivesse autuado, ele teria prevaricado”, afirmou.
Rodrigues afirma ainda que o aposentado foi alertado em outras duas situações que não poderia estacionar daquela forma. “Ele tinha sido abordado outros dias, para fazer com que o veículo fosse colocado da forma correta. Nós temos muito orgulho desse carro ter sido inventado aqui na cidade, mas não podemos manter nenhum tipo de isenção, para a, b, ou c. Estacionar daquela forma em via pública caracteriza infração de trânsito”, disse.
Após ser abordado por agente, inventor do carro elétrico estacionou como manda o Código de Trânsito Brasileiro Foto: Guilherme Giannoulakis / Divulgação
O aposentado foi multado em R$ 85,13 por estacionar em desacordo com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, o que é considerado uma infração média.
O veículo
Batizado de JAD, o carro elétrico mede 1,95 metro de comprimento, 1,05 metro de largura e 1,20 metro de altura. Ele tem capacidade para duas pessoas, além de bagageiro. Segundo o inventor, o veículo roda cerca de 100 quilômetros com uma carga de duas horas.
O JAD foi todo idealizado e construído pelo advogado, que levou 11 meses e meio para finalizar o projeto, em 2010. Há sete meses, ele conseguiu autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para emplacar e circular com o carro. Segundo Dresch, há diversos grupos interessados na fabricação em série do carro.
Terra 

Jardineiro sobrevive após motosserra cortar seu pescoç


Imagem de raio-x feito em Valentine mostra a motosserra que atravessou parte de seu pescoço e ombro Foto: The Independent / Reprodução
Um jardineiro da Pensilvânia sobreviveu depois de um acidente em que uma motosserra cortou e adentrou seu pescoço e ombro, segundo o The Independent.
James Valentine, 21 anos, faz parte de uma equipe de corte de árvores e, nesta semana, sofreu o acidente depois que o objeto o cortou profundamente, se ‘instalando’ em seu corpo.
Seus colegas de trabalho tiveram de retirar o jovem de cima da árvore todo ensanguentado e o levaram para o Hospital Geral de Pittsburgh.
Imagens de raio-x mostram o peito de Valentine com o instrumento ainda por lá.
Valentine disse que se recorda pouco do momento do acidente; ele diz que não sabe exatamente o que aconteceu e que só se lembra de tentar descer da árvore e ter visto muito sangue.
Terra 

=


A partir desta terça-feira (1º), cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias, como isotônicos e energéticos, terão os impostos elevados.

O reajuste de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS e Cofins estava previsto para outubro do ano passado, mas, após pedido do setor, o governo decidiu adiar a elevação da cobrança.

Com a atual dificuldade de caixa do governo, agravada pelos gastos extras com o setor elétrico, o governo avaliou que era o momento para reajustar essas alíquotas. A alta também é explicada pela escalada de despesas do ano eleitoral.

Para cumprir o compromisso firmado de poupar 1,9% do PIB este ano, o governo calcula que a arrecadação deve crescer 3,5%. No primeiro bimestre, a arrecadação de impostos e demais contribuições cresceu 1,9%, segundo dados divulgados pela Receita Federal.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o reajuste desses impostos vai gerar uma receita adicional de R$ 200 milhões.

Não foi detalhado, no entanto, de quanto será o aumento de imposto sobre cada bebida.

O governo estuda também intensificar a cobrança de impostos de outros setores, como o de cosméticos.

(A Folha)

Mais um estudante é morto em assalto; suspeito é preso



estudante
O estudante do curso de administração Adler José Silva Lima, 32, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), durante a madrugada desta terça-feira (1º), na Rua Tenente Benévolo, no bairro Meireles. A Polícia prendeu em flagrante, o suspeito Jackson Lima das Chagas, 28, algumas horas após o crime.


Segundo informações da Polícia Civil, o Jackson teria invadido a residência de Adler para roubar. Os vizinhos teriam desconfiado da situação e ainda presenciaram o suspeito se evadindo do local. Entrando na residência, eles encontraram a mãe de Adler ferida, sentada em uma cadeira e o estudante caído ao solo. Ambos sofreram golpes de faca e foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas Adler não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do diretor adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Ricardo Romagnoli, a equipe da DHPP comandada pelo delegado Cleófilo Rodrigues, esteve no local e realizou os primeiros levantamentos junto da Polícia Militar e efetuaram a prisão de um suspeito.

Jackson Lima das Chagas, 28, responde na Justiça por crime de violação de domicílio e furto. Ele estava escondido em uma residência próxima ao local do crime. O suspeito foi encaminhado ao 2º DP, na Aldeota, onde foi autuado em flagrante por crime de latrocínio e transferido à Delegacia de Capturas (Decap), onde aguarda vaga para o sistema penitenciário.

DN Online

Estado de saúde de Renato Aragão segue estável, diz boletim médico



O humorista Renato Aragão, internado desde o dia 26 de março no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, permanecia clinicamente estável às 15h52 desta terça-feira (31), dando continuidade ao tratamento da infecção urinária, finalizando o antibiótico venoso.

De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (31), a alta acontecerá se houver resposta satisfatória ao tratamento de infecção urinária com antibiótico venoso.

Internação

Renato Aragão voltou a ser internado no sábado (22), no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada. No entanto, foi transferido para o Hospital Samaritano às 14h do dia 26.

Um exame de sangue constatou que ele está com infecção urinária. No início desta semana, Renato Aragão já tinha passado três dias internados devido a um enfarte na quarta-feira (19).

´Não me leve agora´
Durante a primeira internação, Renato Aragão agradeceu, na terça-feira (18), o carinho e a preocupação dos brasileiros com o estado de saúde dele. No Rio, ele recebeu a repórter Lília Teles no hospital em que se recuperava de um infarto. Ele contou como foi o infarto e revelou ter sentifo medo da morte.

Arena Corinthians 'não está segura' para ser aprovada, dizem bombeiros

Projeto da arena divulgado pelo Corinthians (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de São Paulo diz que o projeto técnico da Arena Corinthians ainda não foi apresentado para avaliação final e que, dessa forma, segundo nota divulgada "o estádio não está seguro para receber o público, tendo em vista que ainda não se adequou à legislação vigente e não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros".

De acordo com o major Sidnei Turato, o clube ainda tem 26 irregularidades apontadas no projeto para responder, ainda não informou a lotação exata do estádio nem como as pessoas podem sair em caso de emergência.

Se o projeto técnico de segurança contra incêndio não for modificado, os bombeiros dizem que não podem emitir o "auto de vistoria", documento que é exigido pela prefeitura para emitir um outro documento, o Habite-se, que atesta a conclusão da obra. Depois do Habite-se, ainda será preciso que a prefeitura autorize que o estádio sirva como "local de reunião de pessoas" para que receba o jogo de abertura da Copa do Mundo, marcado para daqui a dois meses.

Tasso afirma que está fora das eleições



O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que não será candidato nas eleições de outubro deste ano. Apesar de aliados solicitarem a postulação do tucano, o ex-governador descartou a possibilidade. “Os meus netinhos e os meus negócios não permitem que eu me candidate a qualquer cargo político no Ceará”, disse Tasso em entrevista ao jornal O Estado

Conta de luz poderá ser pré-paga


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (01/04), durante reunião pública, a regulamentação das modalidades de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica.

De acordo com o texto aprovado, a adesão do consumidor ao modelo de pré-pagamento é voluntária e sem ônus. Além disso, depende de uma decisão da distribuidora em oferecer a modalidade em sua área de concessão.O sistema funcionará da seguinte forma: o consumidor recebe um crédito inicial de 20 kWh, a ser quitado na compra subsequente. Posteriormente, poderá comprar novos créditos quando quiser e quantas vezes desejar, sendo 5 kWh o montante mínimo de compra. A venda dependerá da estratégia que a distribuidora adotar, o que pode ocorrer por meio de agentes credenciados pela distribuidora ou, inclusive, pela internet. A tarifa do pré-pagamento será igual à do pós-pago. No entanto, a distribuidora poderá conceder descontos por sua conta e risco para incentivar os consumidores a aderirem à novidade.

No pré-pagamento, a notificação prévia ao esgotamento dos créditos ocorrerá por meio de alarmes visual e sonoro disponíveis no interior da unidade consumidora, a fim de que haja tempo hábil para providenciar uma nova recarga.Além disso, quando houver o esgotamento dos créditos, o consumidor poderá solicitar à distribuidora um crédito de emergência de 20 kWh, que deverá ser disponibilizado em qualquer dia da semana e horário, sendo pago pelo consumidor na primeira compra subsequente.O retorno ao modelo convencional poderá ser solicitado a qualquer tempo e o pedido deve ser atendido em no máximo 30 dias.

Várzea Alegre ganha estátua de 12 metros do Cristo Ressuscitado


Prefeito fez a entrega da estátua que foi abençoada pelo padre Mota
Prefeito fez a entrega da estátua que foi
abençoada pelo padre Mota
A cidade de Várzea Alegre, na região Centro-Sul do Ceará, ganhou uma estátua do Cristo Ressuscitado. A instalação ocorreu após a tradicional Caminhada à Capela de Maria de Bil, evento de forte apelo cultural e religioso, que reuniu cerca de três mil pessoas. O monumento mede 12 metros de altura, feita em fibra de vidro pelo artista plástico cearense, Adenildo Cavalcante.

A caminhada marcada por expressão de fé dos católicos partiu da Escola Antão Leandro, no bairro Sanharol, onde aconteceu um café comunitário e seguiu um percurso de três quilômetros até a colina da Serra do Gravié, onde está localizada a capela erguida em homenagem a Maria, assassinada brutalmente pelo seu esposo Bil, em uma emboscada, em 11 de março de 1926.

No percurso, os caminhantes foram acompanhados por banda cabaçal, violeiros e assistiram a uma peça teatral com a encenação do martírio de Maria.

A notícia de que seria erguida uma estátua de Jesus Cristo, próximo da Capela, se espalhou, atraindo um grande público. Em 2013, durante a IX Caminhada à Capela de Maria de Bil, o prefeito Vanderlei Freire havia prometido construir o monumento.

Determinado em cumprir a promessa feita ao povo, o prefeito Vanderlei Freire (PSD), custeou a construção da estátua do Cristo Ressuscitado, medindo 12 metros de altura, feita em fibra de vidro pelo artista plástico cearense, Adenildo Cavalcante.
 
O prefeito Vanderlei Freire disse que a entrega do monumento do Cristo Ressuscitado é a afirmação da sua fé em Jesus, mas cumpre também o propósito de dar ao povo de Várzea Alegre mais uma grande referência de fé e de esperança. Segundo Vanderlei Freire, a estátua do Cristo Ressuscitado também ampliará a visitação à Capela de Maria de Bil, difundindo ainda mais a história do mito varzealegrense.

Como não há recursos públicos para investimento de cunho religioso, Vanderlei Freire disse que bancou a construção da estátua e contou com apoio dos empresários Sival Bilica – doação de terreno, Zé Helder – doou a base, e Carlos Kleber – doou sistema de iluminação em led, que ainda será implantado.

Durante a Quaresma aumenta a participação de romeiros em visita à Capela de Maria de Bil.


Caminhada a Capela de Maria de Bil reuniu milhares de católicos.
Caminhada a Capela de Maria de Bil reuniu milhares de católicos.

Fonte: Diário Centro Sul

Paramoti, no Ceará, tem tremor de terra 2 anos seguidos na mesma data


(Foto: Sismos do Nordeste/Divulgação)
Um tremor de magnitude de 2.5 graus na Escala Ritcher foi registrado às 8h45 desta terça-feira (1º) no município de Paramoti, a 103 quilômetros de Fortaleza. De acordo com Francisco Brandão, técnico da defesa Civil do Ceará, o temor foi registrado pelas estações sismográficas de Morrinhos e Sobral, na Região Norte do Ceará. O tremor teve o epicentro estimado em 7,5km de distância do centro da cidade. Outro tremor de magnitude 1.9 havia ocorrido há exatamente um ano, em 1º de abril de 2013.

Em 1997 foram registrados dois tremores de magnitudes 2.3 e 2.0 graus no dia 16 de fevereiro. Mais recentemente ocorreram dois eventos, um de magnitude 2.1, ocorrido em  2 de maio de 2012. Nesta quarta-feira (2), os técnicos Francisco Brandão, da Defesa Civil do Estado, e Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) irão à região para fazer um levantamento dos efeitos do tremor e conversar com a população e autoridades locais. (Do G1 Ceará)

Canindé: Adolescente de 17 anos morre durante briga


Um adolescente de 17 anos morreu com um golpe de faca na noite da última terça-feira, 1°, em Canindé, 120,2 km de Fortaleza. O jovem foi atingido durante uma briga envolvendo outro adolescente que seria seu comparsa e mais dois homens. Um dos acusados foi preso.

Segundo o CPI, o crime ocorreu por volta das 23h30min, na rua Capitão Magalhães, no bairro Bela Vista. Uma dupla de homens, conhecidos como “Felipe Cascão” e “Lero”, estavam no local tentando assaltar um homem quando encontraram a dupla de adolescentes, de 15 e 17 anos. Durante a briga entre os quatro, o jovem de 17 anos foi perfurado com a faca.

Ao chegar ao local, a Polícia encontrou o adolescente de 17 anos morto, mas conseguiu prender um dos acusado, o “Lero”, identificado como Francisco Aurélio Almeida Araújo, 30 anos. Ele foi detido para a Delegacia Regional e com ele a Polícia apreendeu a faca utilizada no crime. O outro acusado está foragido.

Balanço
Ao todo, o CPI registrou, durante as últimas 24 horas, quatro homicídios no interior do Ceará. Além do assassinato do adolescente em Canindé, dois cadáveres com perfurações de bala foram encontrados em Salitre e Morrinhos. (Fonte: O Povo Online)

Homem armado com revólver rouba loja de eletrodomésticos




Mais um roubo a estabelecimento comercial foi registrado em Quixeramobim. O crime aconteceu nesta terça-feira, 02, às 17h40min, contra a Loja Eletromóveis, localizada na Rua 25 de Março, no Bairro Monteiro de Moraes.

Segundo informações coletadas pelo Sistema Maior, um elemento com um capacete preto e uma blusa azul, armado com um revólver, adentrou a loja e levou do caixa R$ 450,00, em espécie. Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

Mais tarde, às 21h30min, a Polícia conduziu até a Delegacia Regional em Quixadá, Élio Bernardo Santana. Segundo a PM, ele conduzia uma motocicleta Honda Fan de cor preta, de placa ESS 3120, sem capacete e em alta velocidade.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Jornal Alemão informa que nome do mascote da Copa significa ânus



Mascote segundo a Fifa, significa Futebol e ecologia

O mascote da Copa do Mundo 2014, o Tatu-bola batizado de Fuleco, foi alvo de confusão na imprensa alemã. Um dos jornais mais populares do País, "Die Welt" afirmou que o nome do boneco é sinônimo de "ânus" na linguagem popular brasileira. 

O comentário foi divulgado em outros jornais estrangeiros e foi comentado que a escolha do nome era uma vergonha para a Fifa e para organização brasileira do mundial. 

Nessa segunda-feira (31), os jornais que realizaram o comentário voltaram atrás explicando que o nome do Fuleco deriva, segundo a Fifa, da junção de futebol e ecologia, e alegaram que tudo não passou de um mal entendido.
.

aos 71 anos Suzana Vieira exibe bariga chapada



Susana Vieira chamou atenção nas redes sociais, na tarde de terça-feira (1), ao postar uma foto antes de mais um treino na academia. De top e barriga de fora, a atriz exibiu a boa forma aos 71 anos ao fazer pose ao lado de sua professora.

Uso de água gera conflito na zona rural de Quixeramobim




Image-0-Artigo-1579901-1

 Pequenos produtores rurais da localidade de Riacho da Pasta, na zona rural deste 

município, reclamam da política utilizada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) para distribuição de água no eixo de transposição da adutora Fogareiro - Pirabibu. A água, bombeada através do sistema de adução, deveria abastecer aquela comunidade. Todavia, a Cogerh fechou as válvulas, impedindo a passagem do recurso de abastecimento das suas barragens e irrigação dos seus pastos. A denúncia é feita pelo presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Pasta, José Arnou Patrício.

PSB ingressa com ação contra Eunício Oliveira e Vox Populi

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) entrou com ação de investigação judicial, com pedido de liminar, contra o senador Eunício Oliveira (PMDB), o Instituto de Pesquisa Vox Populi e a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) por “comprometer a normalidade do processo eleitoral”, ao apresentar a pré-candidata ao Governo, Nicolle Barbosa, como candidata ao Senado da República.
Segundo a ação apresentada pelo partido, a pesquisa divulgada manifestou o interesse de favorecer o senador Eunício Oliveira. Ainda segundo a legenda, ao excluir o nome de Nicolle Barbosa, os envolvidos na ação causaram danos à pré-candidatura do PSB, argumentando que é investir, por meio do abuso do poder econômico, contra o sagrado direito de igualdade tão bem captado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Trata-se de discriminação contra a mulher e abuso de direito a justificar toda sorte de reparação”, argumenta o partido, requerendo o PSB que os envolvidos na ação, caso seja comprovado abuso de poder econômico, sejam declarados inelegíveis.
NADA A DECLARAR
Por telefone, a assessoria do senador Eunício Oliveira disse que o peemedebista não iria se manifestar sobre o assunto.

SERTÃO CENTRAL > Chuvas começam a animar população e trabalhadores rurais



Barragem de Passagem do Meio - Eduardo Lopes 6 Os dados do sistema eletrônico de monitoramento das chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), às 7h desta terça-feira  registravam precipitações apenas em oito postos de municípios do Ceará, todavia, as últimas chuvas no Centro do Estado estão começando a animar os moradores. Alguns barreiros e cisternas de placa já começaram a acumular água. O número de agricultores, arando as terras para plantio também aumentou com as chuvas dos últimos dias, apesar de uma semana ensolarada.
Deste domingo, 30, para segunda-feira, 31, o rio Patu recebeu cerca de 110mm de chuva. As maiores precipitações foram registradas na região de Mineirolândia, na zona rural de Pedra Branca. O rio Patu corta os municípios de Pedra Branca e Senador Pompeu. A barragem da Passagem do Meio, na zona rural deste último município, sangrou. Como o leito desagua do rio Banabuiú, encheu riachos no seu curso, explicou o assessor da Prefeitura de Pedra Branca, radialista Vando Carlos.
Além de Pedra Branca, choveu em outros 11 municípios do Sertão Central no início desta semana. Apesar dos baixos índices pluviométricos em Quixeramobim, Quixadá, Choró e Ibaretama, inferiores a 25mm, a água molha o solo e ajuda a recuperar a vegetação nativa. Para muitos trabalhadores rurais, é apenas o início do inverno previsto pelos profetas da chuva, no Encontro realizado no início do ano em Quixadá. Cerca de 50% dos participantes anunciaram que o inverno deste ano será tardio, a partir de abril, mas com boas chuvas.
Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Chuvas em 162 cidades são registradas no CE.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no  Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.
Participe do Diário Sertão Central

Justiça do RS manda grávida fazer cesariana mesmo contra sua vontade 1



1
Reprodução/Facebook Adelir de Goes, 29, em fotografia publicada em rede social Adelir de Goes, 29, em fotografia publicada em rede social
Numa medida extrema e possivelmente inédita no país, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou que uma mulher grávida de 42 semanas fosse submetida a uma cesariana contra a sua vontade, por considerar que mãe e bebê corriam risco de morte.
O caso aconteceu anteontem em Torres (193 km de Porto Alegre). Após deixar o hospital Nossa Senhora dos Navegantes, contrariando orientação médica, Adelir Carmem Lemos de Goes, 29, foi levada de casa por policiais militares e conduzida à unidade, onde deu à luz uma menina.
A polêmica começou quando a gestante procurou o hospital com dores lombares e no ventre. A médica Andreia Castro examinou a mulher e determinou que ela fosse submetida a uma cesariana, alegando que o bebê estava sentado -o que poderia asfixiá-lo durante um parto normal.
Além disso, a médica também argumentou que Adelir já havia feito duas cesarianas anteriormente e que, por essa razão, seu útero poderia se romper no procedimento.
Decidida a fazer o parto normal, a gestante se recusou a ficar no hospital. Alegou que ainda não estava em estágio avançado do trabalho de parto e, após assinar um termo de responsabilidade, voltou para casa.
A médica, então, decidiu procurar o Ministério Público, que acionou a Justiça. A juíza Liniane Maria Mog da Silva aceitou os argumentos médicos e determinou que a gestante fosse levada para o hospital, com o apoio da polícia, caso fosse necessário.
Stephany Hendz, que é doula (mulher que acompanha e dá suporte a grávidas) de Adelir, diz que durante os exames preliminares foi constatado que o bebê estava saudável e com batimentos cardíacos dentro dos padrões.
“A ideia era ir mais tarde ao hospital para que ela realmente conseguisse ter um parto normal como queria nas outras gestações. Nas outras vezes, ela foi impedida pois a gestação passou de 40 semanas”, afirmou Stephany. Uma gestação completa dura entre 37 a 42 semanas.
“No momento em que ela foi examinada, falaram também que o bebê estava pélvico [sentado]. Fizeram um ultrassom, mas não mostraram que o bebê estava realmente sentado”, disse a doula.
O pai da criança, o técnico de manutenção Emerson Guimarães, 29, diz que nenhum exame mostrou o bebê virado. “Acho que inventaram só para obrigá-la a ter a cesárea”, diz Guimarães.
Stephany conta que a gestante parou de fazer o acompanhamento pré-natal (com 39 semanas de gestação) no posto de saúde com medo de ser induzida a uma cesárea.
O marido afirma que ela estava em trabalho de parto em casa, por volta das 1h30 de ontem, quando um oficial de Justiça bateu na porta da casa da família com a presença de policiais e uma ambulância determinando que ela fosse levada ao hospital.
“Ficamos sem ter como fugir, infelizmente foi uma solução forçada”, lamenta o marido de Adelir.
Em nota, o hospital nega que tenha induzido a cesariana. Diz que o acionamento da Promotoria se deu porque mãe e filha corriam “risco iminente de morte”.
O bebê nasceu às 3h10 de ontem, com 3,65 kg e 49 centímetros. A mãe e a recém-nascida devem ter alta hoje.

Fonte: fatimanews

EM CHORÓ > Ladrões roubam equipamentos de som de Câmara dos Vereadores


  • le
Choró - Câmara de Vereadores O presidente da Câmara de Vereadores de Choró, Francisco Elcimar Ribeiro, informou à Polícia Militar o arrombamento do prédio do poder legislativo municipal, situado na principal avenida deste Município do Sertão Central.
Segundo informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM foram furtados 10 microfones e uma caixa de som. Outros equipamentos de som foram abandonados no corredor do prédio. O sistema de monitoramento visual da Câmara foi danificado.
O prédio foi invadido pela da porta dos fundos. Um cadeado foi arrombado. Os criminosos fugiram por um matagal. O furto foi percebido na manhã desta segunda-feira, 31 de março, por uma funcionária.

EM QUIXADÁ > Polícia encontra carro na garagem após motorista matar adolescente atropelado


 Equipes do Ronda do Quarteirão e da Polícia Civil localizaram na tarde desta terça-feira, 1º de abril, um automóvel que atropelou e matou um estudante de 13 anos na rodovia CE 265, no município de Quixadá. O acidente ocorreu por volta das 10 horas, a altura da localidade de Vila Rica. Após atropelar o adolescente o Toyota Corolla de placas EBG 3460 seguiu no sentido de Morada Nova. O carro foi encontrado horas depois, no quintal de uma residência, no bairro Campo da Aviação, nessa cidade do Vale do Jaguaribe.
Ainda conforme informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM, com sede em Quixadá, o automóvel Corolla apresentava avarias no para-choque dianteiro, no capô e o para-brisa estava quebrado. O veículo foi apreendido e rebocado para a Unidade de Segurança Integrada (USI) de Morada Nova. Um advogado compareceu a USI, informando representar o condutor envolvido no acidente, identificado como Bruno da Silva Sales. Ele se apresentará nesta quarta-feira, na Delegacia da Polícia Civil.

Terra era púrpura há 3 bilhões de anos, dizem cientistas


Inspirado por uma fotografia tirada dos confins do Sistema Solar pela sonda Voyager-1, o saudoso astrônomo Carl Sagan apelidou nosso pequeno cantinho do Universo de “pálido ponto azul”. Mas se a foto tivesse sido tirada 3 bilhões de anos antes, provavelmente seria o “pálido ponto púrpura”. Ao menos segundo um grupo espanhol de cientistas.
Enric Pallé e seus colegas do Instituto de Astrofísica das Canárias apontam que, hoje, a maioria das bactérias e plantas que fazem fotossíntese usam a clorofila para realizar a façanha, e por isso são verdes, mas, no passado, a forma de vida predominante era a das bactérias púrpuras.
“Elas são microrganismos fotossintetizantes e podem habitar tanto ambientes aquáticos como terrestres”, destacam Pallé e seus colegas, em artigo aceito para publicação no “Astrophysical Journal”. Em vez de clorofila, elas usam uma substância chamada retinal para transformar luz em energia para seu metabolismo. Água também não faz parte do menu. Em vez disso, o processo exige ácido sulfídrico (H2S) e gera enxofre, em vez de oxigênio.
Com essa química diferentona, elas perdem o verde característico das plantinhas e ganham uma cor roxeada. Agora imagine essas bactérias disseminadas por todo o globo terrestre, inclusive os oceanos. O planeta inteiro deve ter ganho aí uns 50 tons de púrpura.
PASSADO E PRESENTE
Quanto disso seria perceptível numa análise da assinatura de luz proveniente do nosso planeta, coletada do espaço? Essa é a pergunta crucial do novo trabalho da equipe espanhola, que Pallé apresentou durante a conferência de astrobiologia promovida pelo Vaticano, em março. Os pesquisadores fizeram diversas simulações da ocupação das bactérias púrpuras no que seria uma versão da Terra durante o éon Arqueano, entre 3,85 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás.
Nessa época a vida dava seus primeiros passos em nosso planeta. Há 3 bilhões de anos, o Sol brilhava com 80% da intensidade atual, e a Terra tinha mais oceano e menos continente do que hoje. A fotossíntese por clorofila ainda não era uma coisa popular, praticamente não havia oxigênio na atmosfera, e o nosso mundo só abrigava criaturas unicelulares. Era então uma biosfera muito menos vibrante do que a de nossos tempos.
Ainda assim, nosso mundo já estava claramente “vivo”. Ele já era exatamente o tipo de coisa que agora estamos querendo encontrar ao redor de outras estrelas. Daí a preocupação de Pallé e cia. Será que poderíamos identificar um planeta similar à “Terra Púrpura” de 3 bilhões de anos atrás analisando a luz de astros que estão a vários anos-luz de distância?
A pesquisa espanhola indica que sim. Mesmo que o mundo a ser pesquisado não esteja completamente coberto por bactérias púrpuras, sinais de sua existência seriam captados em meio à luz sutil emanada de lá.
Claro, ainda não temos tecnologia para observar diretamente — e em detalhes — o espectro luminoso de planetas distantes similares ao nosso. Esse é um trabalho que será desenvolvido agressivamente nas próximas décadas, conforme passamos da fase da descoberta de planetas habitáveis para a de sua caracterização. Contudo, estudos como o de Pallé nos lembram que já temos diversas biosferas “alienígenas” para estudar — agora mesmo. Onde estão elas? Basta olhar para o passado da Terra.

Fonte: Folha