domingo, 6 de dezembro de 2015

Mulher que estudava com livros que achava no lixo se torna juíza


A trajetória de perseverança e dedicação de Antônia Maria Faleiros poderia virar filme com direito apremiação. De origem humilde, chegou a viver nas ruas e passou por dificuldades que pareciam não chegar ao fim. No entanto, deu a volta por cima e conseguiu reverter a situação.

Aos 12 anos de idade começou a trabalhar em um canavial e logo depois conseguiu uma vaga como empregada doméstica, mas os obstáculos só aumentavam. "Eu não podia dormir na casa da patroa. Então dizia para ela que eu morava com uma tia em um bairro distante e para minha mãe que morava com a patroa”, conta, emocionada.

Sempre curiosa e atraída pelo mundo da leitura, iniciou o que serviu como alicerce para todas as mudanças em sua vida: começou a colher folhas mesmo que sujas e livros que ia encontrando nas latas de lixo. Além disso, juntava todo material e transformava em apostilha para estudar.

Algum tempo depois decidiu fazer um concurso para ser oficial de justiça no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.Para surpresa de todos, conseguiu o terceiro lugar. Fez direito em uma Universidade e se tornou uma juíza respeitada. O segredo ela faz questão de repassar.

"Gosto de contar essa história para reafirmar: a filha de uma dona de casa simples e de um trabalhador rural pode sim alcançar o que quer. Todos nós podemos”,disse.

Com informações de bestofweb

Piloto de parapente sofre queda no município de Senador Pompeu (CE)

vooooooooo

Um praticante de esportes radical sofreu um acidente na localidade de Lima dos Pedro, divisão entre Senador Pompeu com Quixeramobim. A prática de voo livre tem sido uma modalidade bastante praticada em Quixadá, somente em 2015 ocorreram três acidentes, resultando na morte de um piloto.

De acordo com o 9º Batalhão da Polícia Militar, o piloto de parapente J. A.C.O., foi resgatado, após sofrer uma queda. Uma equipe foi à localidade e acionou o Corpo de Bombeiros, onde fez o socorro para o Hospital Dr. Eudásio Barroso, em Quixadá.

O piloto encontrava-se desacordado e sem se mover, apesar da gravidade do acidente, não corre risco de morte.

Fonte: Revista Central

Presidente Nacional do PDT lança pré - candidatura de Ciro Gomes


O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou neste domingo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018.
Em coletiva de imprensa no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, o pedetista afirmou que o ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e da Integração Nacional do governo Lula é o político “mais preparado” e “mais habilitado” para a função.
Ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), Lupi fez questão de ressaltar que o lançamento da candidatura de Ciro não é uma “oportunidade eleitoral”.
Prova disso, ressaltou, foi a defesa que ele, Ciro e Dino fizeram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a coletiva de imprensa. “Não estamos defendendo a presidente Dilma por conveniência”, ponderou.
Ciro não comentou o assunto durante a coletiva de imprensa. Em entrevistas recentes, contudo, o ex-ministro já tinha dado sinais de que quer ser candidato à sucessão de Dilma em 2018.
Caso a candidatura se confirme, será a terceira vez que o ex-ministro disputa o Palácio do Planalto. Ele foi candidato à presidente em 1998 e 2002, terminando em terceiro e quarto lugar na disputa, respectivamente.
Após o anúncio feito por Lupi, o governador do Maranhão, Flávio Dino, homenageou o ex-ministro Ciro Gomes.
Durante a coletiva, Dino elogiou Ciro, que, na avaliação do governador maranhense, é um dos brasileiros “mais lúcidos”, “mais preparados” e “mais habilitados” para interpretar o momento atual da política brasileira.

Ladrões levam R$ 5 Mil Reais durante assalto em Quixeramobim

A polícia voltou a registrar mais um assalto à pessoa na cidade de Quixeramobim. Desta vez o crime aconteceu nesta sexta-feira, 04, por volta das 10h30min, na Rua Bougival Leão, no centro da cidade.
Segundo informações da polícia, a vítima foi uma mulher de 38 anos.  O roubo foi praticado por dois elementos em uma motocicleta alta, tipo Brós, de cor amarela. Os criminosos levaram uma quantia de R$ 5.000 (cinco mil reais) em espécie, um relógio, um celular Samsung preto, cartões de crédito e todos os documentos.  A polícia tenta agora identificar os elementos. O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

“Os cearenses foram enganados pelo governo”, afirma Eunício Oliveira

O PMDB realizou na manhã deste sábado, 5, seu 5º Encontro Regional. No município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, mais de 2 mil pessoas foram ao encontro do senador Eunício Oliveira, que comandou a caravana ao lado do prefeito Abel Júnior (PMDB).

Com a participação dos cidadãos o Partido promoveu debate sobre a saúde pública no Ceará. Na ocasião Eunício relatou a calamitosa situação deste setor, destacando que a saúde cearense está na UTI à beira da morte. Doenças como dengue e agora também casos de microcefalia, além da falta de insumos básicos como fio para sutura, gaze e medicamentos foram destacados pelo Senador em sua fala. “Pergunte a uma pessoa pobre, que precise de atendimento nos hospitais da rede pública, se ela consegue atendimento. Não consegue. Os equipamentos estão completamente abandonados. É o caso do hospital de Quixeramobim, que completou 1 ano de inauguração e nunca funcionou”, lamentou Eunício.


O peemedebista também concedeu entrevista coletiva à imprensa, onde defendeu a diminuição urgente da carga tributária do Estado. Segundo Eunício, em estados como o Rio de Janeiro, o ICMS praticado é de 4%. No Ceará a mesma taxa é de 30%. “Mais de 600 taxas de impostos foram reajustadas somente neste ano. É uma vergonha. Eles quebraram o Ceará e querem que o trabalhador cearense, que ganha seu dinheiro honestamente, pague a conta. Mas o PMDB não concorda, por isso temos, na Assembleia Legislativa, seis competentes deputados estaduais que lutam para que as demandas da população sejam plenamente atendidas”, afirmou o Senador.

Para Eunício Oliveira “os cearenses foram enganados pelo governo”, onde nas ultimas eleições o Ceará seria uma ilha da prosperidade, porém a realidade é de um estado completamente estagnado com obras importantes abandonadas, e outras, sem nenhuma relevância ou consulta prévia da população, com dispensas de licitação e várias irregularidades. “Qual grande açude foi construído no Ceará nos últimos anos? A única obra hídrica foi a tentativa de construir o Acquário, que é o espelho da corrupção no Ceará e da má gestão dos recursos públicos pelo Governo do Estado", finalizou o parlamentar. 

Participaram do Encontro em Itaitinga os deputados Dra. Silvana Oliveira, Audic Mota, Tomaz Holanda (PPS), Danniel Oliveira, Walter Cavalcante, Leonardo Araújo e Carlomano Marques, além do ex-deputado Mauro Benevides. Os prefeitos Peixoto (Barreiras), Antonio Onofre (Croatá), Otacilio (Milhã), João Marcos (Caririaçu), Raimundão (Juazeiro do Norte), Argentina (Chorozinhho), além dos ex-prefeitos José Gerardo Arruda (Caucaia), Acélio (Acarape), Júnior Lopes (Itapiúna), Pedim do Cleto (Acaraú), Edson Sá (Eusébio), entre outros.

Executiva Estadual

Durante o Encontro Regional de Itaitinga o PMDB realizou a eleição de sua Executiva Estadual. A chapa, eleita com mais de 90% dos votos dos convencionais, é composta por Eunício Oliveira (presidente), Gaudencio Lucena (vice-presidente), Agenor Neto (2º vice-presidente), Mauro Benevides (3º vice-presidente), João Melo (secretário geral), Eliane Novaes (secretária geral adjunta), Danniel Oliveira (tesoureiro) e Abdenago Oliveira (2º tesoureiro).

Assessoria

EPIDEMIA DE MICROCEFALIA: O EFEITO DO DESCASO NO SETOR PÚBLICO

Ana Paula apresenta os exames de tomografia do filho D.M, de 1 mês e 14 dias, que tem   sinais de microcefalia (Foto:  CARLOS EZEQUIEL VANNONI/ESTADÃO CONTEÚDO)


O número de casos de microcefalia se multiplica numa escalada sem precedentes no Brasil. Já são mais de 1 mil casos informados ao Ministério da Saúde – 5 vezes mais que no ano passado, com 147 registros. O surto se alastrou por 160 cidades de nove Estados. Até então uma doença rara, a microcefalia é uma malformação que reduz o perímetro da cabeça dos recém-nascidos para menos de 34 centímetros, a média considerada normal. Em cerca de 90% dos casos, essa condição provoca algum tipo de doença mental. É o maior drama da saúde pública brasileira nos últimos anos.

Numa situação inédita no mundo, a doença está sendo associada ao vírus zika, novo no Brasil. Para agravar o problema, os dados mais confiáveis mostram que o zika está sendo transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O Aedes é o resiliente inseto transmissor da dengue, que prolifera nas regiões mais quentes do país e há anos faz troça da incapacidade do governo – em todas as instâncias – de erradicar essa doença simples, mas que pode ser letal. Além da dengue, o mosquito já se tornara também o agente dispersor de outro vírus, causador da febre chikungunya.

A resistência da dengue se deve, em boa medida, à ineficiência do poder público. São dois os principais entraves. O primeiro é a existência, no Brasil, de políticas públicas pulverizadas e incertas. Por lei, é responsabilidade dos municípios organizar a prevenção, com campanhas educativas, equipes de combate de criadouros e aplicação de inseticidas.

Ao governo federal, cabem as diretrizes e o envio da verba. Aos estaduais, oferecer auxílio. Na prática, as prefeituras economizam com a prevenção nos períodos de trégua dos surtos. Em casos mais graves, orientam-se pelo calendário eleitoral e pela tentativa de evitar pânico na população. O segundo entrave diz respeito à morosidade nas inovações científicas, em especial por falta de investimentos.

Por causa do efeito devastador que pode ter o zika, o poder público vai ter de passar a ter um sentido de urgência que não tem mostrado até agora no combate ao Aedes aegypti. Estima-se que, até o fim do ano, o país poderá ter cerca de 2 mil casos de microcefalia. Chegar a essa situação trágica pela simples picada de um mosquito deveria ser inconcebível em um país urbanizado, no século XXI. Assim como beira o nonsense o governo federal, perplexo diante da situação, recomendar à população que o melhor a fazer, no momento, é evitar a gravidez. “Sexo é para amador, gravidez é para profissional”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro.  Para vencer a tríplice epidemia de dengue, chikungunya e microcefalia, o Brasil vai ter de vencer também a epidemia de ineficiência no setor público.

Iguatunoticias

Posto de combustível volta a ser assaltado em Quixeramobim

O número de assaltos vem crescendo assustadoramente no município de Quixeramobim. Tratado ainda como um município pequeno pelas autoridades, a terra de Antônio Conselheiro possui apenas um pelotão da Polícia Militar, onde grande parte das viaturas está sucateada, e uma delegacia que funciona somente em horário comercial.
E se na cidade os crimes não param, a população da zona rural se sente ainda mais abandonada. Nesta sexta-feira, 04, mais uma vez o Posto de Combustível São Miguel, localizado na localidade de Parada Mil, foi vítima dos criminosos.  Segundo informações da polícia por volta das 16h30min, dois indivíduos pilotando uma motocicleta de cor preta, com detalhes amarelos, pararam no posto, desceram, sacaram duas armas e anunciaram o assalto. Os criminosos levaram uma quantia de R$ 300,00 (trezentos reais) e em seguida tomaram rumo ignorado. O SERTÃO É NOTÍCIA