terça-feira, 3 de outubro de 2017

Ceará e outros 14 estados brasileiros têm ligações de orelhões gratuitas


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as ligações locais e de longa distância nacional para telefones fixos realizadas a partir orelhões da concessionária Oi em 15 estados brasileiros, inclusive no Ceará, não podem ser cobradas. A decisão vale desde domingo (1º).

Os demais estados onde não pode haver a cobrança são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Nos estados atingidos pela medida, ação de fiscalização da Anatel, realizada em 30 de agosto de 2017, permitiu estabelecer que o nível de orelhões em condições de operação não atingiam os patamares estabelecidos pela agência reguladora. A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de, no mínimo, 90% em todas as unidades da federação e de, no mínimo, 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

Segundo a Anatel, a gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões. A nova aferição deve ser realizada no fiim de fevereiro de 2018. (Do G1-CE)

Idoso reage a assalto e mata suspeito em município do interior do Estado


Um homem de 66 anos reagiu a um assalto, tomou a arma do suspeito e o matou na noite desta segunda-feira, 2, na localidade de Lagoa do Arroz, na zona rural do município de Ipueiras.

De acordo com a Polícia Civil, o idoso estava sentado na calçada de sua residência, quando dois homens encapuzados o abordaram e anunciaram o assalto. O homem entrou em luta corporal com um dos suspeitos, que estava com uma arma conhecida como garruncha, tomou o artefato e o acertou com um tiro no peito. O assaltante morreu no local e o comparsa fugiu.

A Polícia Militar esteve no local. O assaltante morto foi identificado, tinha 27 anos e residia em um distrito de Ipueiras. (Fonte: O Povo Online / Foto: Ilustrativa)

Banabuiú fica sem sinal da TIM


A cidade de Banabuiú está sem sinal de telefonia móvel. O problema atinge a rede da operadora TIM desde as duas da tarde da última segunda-feira (2).

Os banabuienses foram pegues de surpresa com a pane, que deixou inclusive alguns assustados devido a uma onda de boatos que se propagou no município, dentre eles, a de que o sinal havia sido derrubado propositalmente por bandidos que planejavam assaltar agências bancárias na cidade durante a madrugada, o que não se confirmou.

A interrupção no sinal tem afetado ainda o serviço de denúncias da Polícia Militar. Em grupos de conversas instantâneas, moradores contam não conseguir efetuar chamadas ao destacamento policial para ocorrências e denúncias.

Em alguns pontos da cidade a comunicação tem sido difícil até mesmo por meio da internet. A qualidade do sinal em várias residências e pontos diferentes da cidade está abaixo do normal, contudo, não é possível afirmar que o problema tenha alguma relação com a interrupção do sinal telefônico.

Houveram relatos do mesmo problema em algumas comunidades da zona rural de Quixeramobim e até mesmo na sede. Não conseguimos contato com a assessoria de comunicação da empresa TIM para saber qual o prazo para o retorno do sinal e o que teria ocorrido.

Por
Avelino Neto (Foto: Ilustrativa)

Eunício busca acordo para aprovar projeto que cria fundo eleitoral até sexta


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), busca um acordo com deputados para conseguir aprovar na Câmara a proposta que institui o Fundo Especial de Financiamento de Campanha até sexta-feira (6). O prazo é o limite para que ela possa valer para as eleições de 2018. Eunício se comprometeu a pedir que o presidente Michel Temer vete um trecho da proposta que foi aprovada na semana passada pelo Senado, mas que desagradou os deputados.

A proposta prevê a utilização do fundo, conforme texto aprovado pelos senadores, somente nas campanhas majoritárias. “Eles [deputados] querem que seja utilizado também nas campanhas proporcionais. Nos comprometemos a falar com o presidente da República, se esse é o empenho para aprovação da matéria, para que ele vete esse item. Com o veto, se poderá usar [o fundo] em tudo: proporcionais e majoritárias”, afirmou.

Conforme a legislação, qualquer alteração eleitoral precisa ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência. Caso a Câmara alterasse o texto, ele teria que ser analisado mais uma vez pelo Senado, impossibilitando a criação do fundo para o pleito de 2018, marcado para 7 de outubro.

Aprovada em meio a protestos de alguns senadores, a proposta estipula como fontes do fundo o equivalente a 30% do dinheiro destinado às emendas de bancada e o fim da renúncia fiscal gerada atualmente com a propaganda partidária em anos não eleitorais. Segundo o presidente do Senado, o cálculo previsto para o fundo é de cerca de R$ 1,7 bilhão, mas senadores discordam que haja um teto para os valores.

Em relação aos outros pontos da reforma política que tramitam na Câmara e constam do projeto de lei relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), Eunício Oliveira afirmou que os líderes de partidos ainda buscam uma solução o mais próximo do consenso. O presidente do Senado concedeu entrevista a jornalistas após participar de uma reunião com deputados e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Já a proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim das coligações proporcionais para deputados e vereadores a partir de 2020 precisa ser aprovada em dois turnos pelos senadores antes de ser promulgada, já que se trata de uma mudança constitucional. Na semana passada, a Câmara finalizou a votação do texto. O projeto também cria uma cláusula de desempenho, conhecida com “cláusula de barreira”, que reduz as chances de pequenos partidos terem acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de rádio e televisão. (Da Agência Brasil)

Mudança: João Paulino deixa Secretaria de Governo, Antônio do Couto assume pasta e Teodomiro toma posse na Câmara


O blog Quixeramobim Agora confirmou na manhã de hoje, 03, a informação de mais uma mudança no quadro de secretários do prefeito Clébio Pavone (SD).

Em conversa com a reportagem, João Paulino confirmou sua saída da Secretaria Municipal de Governo, mas ressaltou que permanecerá ‘firme e forte’ apoiando a gestão municipal e contribuindo com o que for necessário.

Na mesma ocasião, se encontrava na Prefeitura, o vereador Antônio do Couto, que pediu licença da Câmara Municipal e assumirá a vaga deixada por João Paulino. Teodomiro Neto também confirmou que deixou a titularidade da Secretaria de Ouvidoria para assumir a vaga de Couto na Câmara.

Em meio a esta sequência de mudanças, resta a nomeação do titular da Ouvidoria. Com relação a este cargo, estaria sendo ventilado o nome filho do vereador Everardo Junior, André Alves de Sousa, ex-subsecretário de Administração e Finanças da gestão de Cirilo Pimenta.

Sobre o assunto, Everardo afirmou que não foi comunicado ainda, e que esta especulação se dá pela ‘aproximação’ dele com o prefeito Clébio Pavone. Entretanto, o vereador revelou que deverá avaliar, caso seu filho receba o convite. 

Vale lembrar que Everardo foi eleito pela base de oposição, mas seus pronunciamentos nos últimos meses não mostraram isso muito bem. O parlamentar, conhecido por sua facilidade em pronunciamentos, era um alento para a base aliada declarada, mas, ao que tudo indica, não deu conta do recado. A chegada de Teodomiro, entretanto, é apontado por analistas, como uma forma de liderar a bancada na Câmara com um debate mais contundente de governista, já que entregá-la sob a liderança de um possível aliado de Cirilo Pimenta, no caso Everardo, não seria visto com bons olhos.

Detalhe - A posse de Teodomiro, na Câmara, já está marcada para ocorrer na sessão desta quarta-feira, 04.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Topiqueiro de quixadá é vítima de latrocínio em Chorozinho.

Na tarde desta segunda-feira (02), uma topic que faz diariamente viagens entre a capital cearense e o município de Quixadá foi alvo de bandidos que atacaram transporte alternativo e atiraram contra o condutor e o trocador.
A topic de prefixo 1001 que seguia com destino a Quixadá foi atingida por disparos realizados por indivíduos fortemente armados, o motorista foi alvejado com três tiros e o trocador teve seu braço quebrado com um dos tiros.
O motorista identificado pelo nome de Ribamar, é o trocador identificado pelo nome de Luis, os mesmos foram socorridos para a Unidade de Pronto de Atendimento UPA de Horizonte.
Informações dão conta de que o motorista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade de atendimento hospitalar.
Segundo relato de colegas de trabalho os indivíduos subiram em Pacajus, um casal seguia na topic e um outro em uma motocicleta, já segundo informações dos passageiros tiveram seus pertences levados pelos indivíduos que fugiram tomando rumo ignorado.
Policiais continuam realizando diligências para tentar identificar os autores do crime.
Fonte: SERTÃO ALERTA

Motociclista morre ao colidir com caminhão na BR-020

(Foto: PRF/Divulgação)
Um motociclista morreu após bater de frente com um caminhão na BR–020, no quilômetro 421, localizado no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta terça-feira, 3.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 8h35min. A vítima foi identificada como José Nilson Ferreira Sobrinho, de 30 anos.
O homem teve ferimentos graves na cabeça, nas pernas e nos braços e morreu no local. O condutor do caminhão não teve ferimentos. O corpo da vítima foi encaminhado para Instituto                                                                                                                                         Médico Legal.