terça-feira, 9 de abril de 2019

Banabuiú: Terceiro maior açude do Ceará recebe água de afluentes e volume sobe quase 1%


O açude Arrojado Lisboa, o terceiro maior do Ceará, começou a receber aporte hídrico após afluentes desaguarem no rio Banabuiú.

Conforme o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o volume atual é de 116 milhões/m³ (7,25 %). No dia primeiro de abril o volume era 100,8 milhões/m³ (6,30%) portando, o aporte de abril é de 15,2 milhões/m³.

Desde a última vez que alcançou situação crítica, no período de 1997 a 2001, o Arrojado Lisboa veio a sangra em 2004. Em 2015, o reservatório, novamente, estava na mesma condição, com 1,21% de sua capacidade.

Do Repórter Ceará com informações do Diário Sertão Central

Dnit remove 151 lombadas e radares eletrônicos nas estradas federais no Ceará

Resultado de imagem para Dnit remove 151 lombadas e radares eletrônicos nas estradas federais no Ceará

No Ceará, 151 radares e lombadas eletrônicas que estavam sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) estão sendo removidos das rodovias federais. A superintendente regional do Dnit, Líris Silveira, explica que a retirada acontece, no país todo, devido ao encerramento do contrato, que ocorreu no fim de 2018.

Entre domingo e esta segunda-feira (7 e 8), funcionários do órgão estadual foram vistos removendo os equipamentos, seguindo uma determinação federal. “Em função de determinação presidencial, a instalação de novos sensores foi suspensa até a revisão e a atualização de critérios pelo Ministério da Infraestrutura, que serão baseados em estudos técnicos que já estão em andamento”, explicou o Ministério da Infraestrutura por meio de uma nota.

A remoção desses equipamentos deveria ter começado em janeiro de 2019, após o encerramento do último contrato (que já estava em caráter “emergencial”, passados os cinco anos contemplados com a licitação). Líris explica que os fotossensores removidos são equipamentos que não estão funcionando "porque eles “não podem confundir o usuário que está na via".

A instalação dos equipamentos que irão substituir os desativados ainda não tem prazo para acontecer porque a decisão é, exclusivamente, tomada em Brasília, e depois encaminhada aos estados.
Por nota, o Ministério da Infraestrutura revelou que foi determinada "uma análise rigorosa no plano de radares instalados nas rodovias. Será considerada como prioritária a redução do uso do equipamento onde estes não são essenciais à segurança viária, com a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança". (Do G1-CE)

Fortaleza atropela Vitória e faz a semifinal do Nordestão contra o Santa Cruz

Imagem relacionada
A classificação do Fortaleza para as semifinais da Copa do Nordeste foi tranquila. Clima do 4 a 0, na Arena Castelão, foi de muita pressão e velocidade. Com uma formação bastante ofensiva, o Tricolor cearense não deu oportunidade para os visitantes respirarem.

O Vitória buscou parar o ataque do Leão, mas não foi eficiente. Júnior Santos marcou duas vezes no primeiro tempo. Aos 38 do segundo tempo, Edinho arrancou com categoria e marcou o terceiro. Dodô fechou com chave de ouro com gol de falta, aos 45. Festa na arquibancada e Fortaleza garantido na próxima fase.

Como fica?
Com a vitória em cima da equipe baiana, o Fortaleza avança para as semifinais e enfrenta o Santa Cruz. A equipe derrotou o CRB nos pênaltis, no domingo (7), após empate em 1 a 1. Data do confronto ainda será divulgada. Veja a tabela da Copa do Nordeste (Do Globo Esporte)