domingo, 5 de abril de 2015

Mais de 1.800 vagas serão oferecidas em novos cursos de Medicina

maismedicos9
Municípios interessados em receber novos cursos de Medicina serão submetidos a uma avaliação de acordo com a realidade socioeconômica local. As regras e critérios foram apresentados nesta quinta-feira (2) pelo ministro interino de Educação, Luiz Cláudio Costa, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
De acordo com o novo edital, serão abertas mais de 1.800 vagas em cursos de medicina, em universidades particulares, de 22 cidades já pré-selecionadas de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desta forma, locais com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e detentores de altas taxas de desigualdade social serão contemplados.
A ação é parte do Programa Mais Médicos, que visa expandir o atendimento do Sistema Único de Saúde levando médicos para regiões com carência de profissionais. “A ampliação de cursos não abre mão da qualidade de ensino e infraestrutura, alinhados às novas diretrizes curriculares”, afirma Arthur Chioro.
“Observada as necessidades de atendimento e comprometimento do estado é possível diagnosticar os municípios com potencial para receber cursos de qualidade. A expansão de cursos se estabelece como polo de atração de investimentos, se revalorizando à medida que a faculdade se instala”, afirmou o ministro interino, Luiz Cláudio.
Requisitos
Nesta edição, o edital é direcionado, ou seja, contemplará as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Desta forma, os municípios passarão por análise a ser realizada pela comissão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as novas medidas estarão condicionadas à demanda social por vagas de graduação em Medicina no estado em que se instalará o curso, número de médicos por mil habitantes na microrregião, bem como o impacto esperado para ampliação do acesso à educação superior na região.
Além disso, serão observados os programas de saúde existentes no município em consonância com a estrutura dos equipamentos públicos. Serão analisados, por exemplo, número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e existência de equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD).
No que se refere à infraestrutura da rede pública de saúde, é preciso oferecer: cinco leitos por aluno, sendo, no mínimo, 250 leitos; até três alunos por equipe de atenção básica; e pelo menos três programas de residência médica de especialidades prioritárias.
O município também deve aderir ao Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) e participar de programas de residência médica nas especialidades prioritárias. É necessário que a estrutura municipal disponha de unidade hospitalar com potencial para ser certificado como hospital de ensino.
Prazos
As cidades já pré-selecionadas devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril pelo Sistema Integrado (Simec). A lista de instituições selecionadas deve ser divulgada em 24 de junho.
Educação em expansão
A meta do Mais Médicos é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em Medicina e 12,4 mil de residência médica, com especial olhar para as áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na seleção dos municípios onde serão instalados os novos cursos – além do fato desses locais não contarem com graduação para a formação de médicos – são levadas em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para a abertura de programa de residência médica.
Deste modo, a expansão das vagas ocorre de forma planejada e garante a qualidade da formação profissional, medida que reforça o compromisso do Ministério da Saúde em levar a formação aos interiores do País, melhorando, consequentemente, a distribuição desses profissionais pelos territórios brasileiros.
Fonte: http://www.linhadireta.org.br/noticia/p/?acao=vernoticia&id=45263

PLANTÃO POLICIAL > Criança de 7 anos morre afogada em açude no município de Quixadá

Quixadá - Acidente Café Campestre 04.04.15

O afogamento de um menino, Rairton Benevonuto Cabral , de 7 anos, foi a ocorrência mais grave registrada até agora no plantão policial deste feriadão da Semana Santa no Sertão Central. Segundo a Polícia, o afogamento ocorreu na Fazenda D’ouro, no distrito de Tapuiará, na zona rural de Quixadá. A vítima havia saído para tomar banho no açude da localidade pela manhã. Como no fim da tarde o garoto ainda não havia voltado para casa a mãe foi até o local do banho, onde o encontrou morto, afogado.
Também na tarde deste sábado, 4, uma agricultora sofreu uma tentativa de homicídio. Conforme informações da Polícia, o suspeito, Ítalo Alves de Oliveira, 30 anos, seu ex-companheiro tentou mata-la fazendo uso de uma faca. A vítima foi atingida com duas perfurações superficiais, uma a altura da coxa direita e a outra na mão esquerda. Após o crime, ocorrido na localidade de Agrovila, na zona rural de Ibaretama, o autor fugiu, tomando rumo ignorado.
Quanto ao trânsito, está sendo considerado o mais tranquilo dos últimos anos na região. Desde a véspera do feriadão nenhuma morte foi registrada na região em decorrência de acidentes. De acordo com a Polícia o mais grave deles ocorreu neste sábado, pela manhã, na localidade de Café Campestre, na periferia de Quixadá, na rodovia estadual de acesso a Ibicuitinga, onde uma caminhonete Chrevrolet S10 cabine dupla, de cor prata, capotou. O motorista, único ocupante do veículo, sofreu apenas ferimentos na cabeça.

Ceará vence Guarani de Juazeiro por 1 a 0 no Romeirão



A partida permaneceu empatada até os 34 minutos do segundo tempo, quando Assisinho acertou bela cabeçada

A qualidade técnica pode fazer a diferença em jogos difíceis. Foi assim que o Ceará chegou à vitória por 1 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro, na primeira partida da semifinal do Campeonato Cearense 2015, neste sábado (4), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Quando a partida se encaminhava para o empate sem gols, em um jogo de poucas oportunidades, Ricardinho colocou a bola na cabeça de Assisinho, que finalizou tirando do goleiro adversário. Com a vitória, o Ceará pode até perder por um gol de diferença na partida de volta, a ser disputada no próximo dia 19, na capital cearense.

Além da pouca criatividade das duas equipes, o jogo chamou atenção pelo número de lesões. OLeão do Mercado precisou realizar duas substituições ainda na primeira etapa. Logo no primeiro minuto de jogo, o volante Tourum, em um choque de cabeças com o companheiro de clube, fraturou o nariz e saiu de campo sangrando. Depois, Roberto Baiano também sentiu lesão.

No segundo tempo, Leylon, que havia saído do banco, também sentiu um desconforto e foi substituído.

O Ceará já entrou em campo desfalcado. Artilheiro do Alvinegro de Porangabussu no ano, com 9 gols, Magno Alves foi cortado uma hora antes da bola rolar, devido a uma virose.

No segundo tempo, Tiago Cametá, que havia substituído Samuel Xavier no intervalo, sentiu uma dor na parte exterior da coxa e também deixou o campo do Romeirão.

Primeiro tempo fraco e sem chances perigosas

Guarani de Juazeiro e Ceará entraram em campo em ritmo lento, se estudando, e continuaram sem criar grandes chances durante todo o primeiro tempo.

A única trama envolvente do ataque do Ceará aconteceu aos 30 minutos, quando William foi lançado na grande área e tocou atrás para Wescley. O meia alvinegro dominou a bola no peito, mas foi mais lento que o defensor do Guarani, que chegou para cortar.

A resposta do Leão do Mercado aconteceu no minuto seguinte. Após escanteio e bate-rebate na grande área, Paulo Ricardo chegou de trás para cabecear, e a bola passou ao lado do gol defendido por Luís Carlos, que apenas acompanhou a bola.

Nos minutos finais, as equipes continuaram errando muitos passes e não deram sequência às jogadasofensivas.

Segundo tempo melhora nos minutos finais

Em um dos poucos lances que o Guarani assustou o torcedor alvinegro, o atacante Moré recebeu bom cruzamento da direita e finalizou por cima do gol, aos 24 minutos da etapa final.

Se Moré perdeu, Assisinho não desperdiçou. Filho de Juazeiro do Norte, o atacante ex-Icasa subiu mais alto que a defesa adversária e marcou o gol da vitória, aos 34 minutos. Acostumado a marcar no Romeirão, ele assumiu: "eu me sinto bem aqui".

O Guarani ainda esbanjou reação nos últimos minutos, em chutes de Lala e Serginho, de fora da área, mas não conseguiu alterar o placar.

Fonte: Diário do Nordeste

Beberibe-Ce: Jovem de 19 anos morre em acidente com buggy em dunas




Outras cinco pessoas que estavam no carro se feriram e foram a hospital.
Veículo estava em alta velocidade, de acordo com a Polícia Civil.
Daniela Albano sofreu múltiplas fraturas e morreu a caminho do hospital (Foto: Arquivo pessoal)

Uma jovem de 19 anos morreu e cinco pessoas ficaram feridas em acidente durante um passeio de buggy nas dunas da praia de Sucatinga, no litoral do Ceará, na noite deste sábado (4). Daniela Albano estava no veículo com cinco familiares, que sofreram apenas ferimentos leves.

De acordo com o inspetor da Polícia Civil de Beberibe João Almeida, a família de Daniela Albano foi convidada a fazer um passeio de buggy. A polícia investiga se o veículo era particular ou se de serviço de passeio pelas dunas da cidade. Os policiais devem verificar também se o motorista era regularizado para realizar esse tipo de serviço.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o carro capotou três vezes na descida de uma duna enquanto dirigia em alta velocidade. As seis pessoas no veículo, incluindo o motorista, foram levados ao Hospital Monsenhor Dourado, em Beberibe.

De acordo com o hospital, Daniela Albano teve múltiplas lesões no corpo e sofreu uma forte na cabeça. Ela morreu por volta das 19h deste sábado, a caminho do hospital. Ela era natural de Chorozinho, no interior do Ceará, e passava o feriado da Semana Santa em Beberibe.

Os policiais devem ouvir nos próximos dias o motorista do veículo, Carlos de Abreu, para saber se ele trabalhava oferecendo o serviço de passeio em dunas e se é regularizado.

Fonte: G1 CE

Quixadá: Veículo capota com cinco pessoas, inclusive com uma criança de quatro anos na CE-265

Qui_varzea_capo
O veículo desceu a ribanceira de aproximadamente 15 a 20 metros de altura e só parou com o impacto nas árvores.

Um acidente de trânsito na rodovia estadual 265, trecho da localidade de Várzea da Onça, no município de Quixadá, quase que termina em uma grande tragédia, neste domingo, 05. Cinco pessoas ocupavam o automóvel, inclusive uma criança de quatro anos, a qual sofreu traumatismo craniano.
Segundo a Polícia Rodovia Estadual-PRE, o veículo Corolla, de placas OSG-1001, inscrição de Baturité, seguia pela CE-265, no sentido a cidade de Quixadá, quando possivelmente, tentou fazer uma ultrapassagem. A outra versão é que outro veículo teria forçado a ultrapassagem.
Quatro pessoas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ao Hospital Microrregional Dr. Eudásio Barroso e uma criança levada ao Hospital Maternidade Jesus Maria José. A condutora Maria Marli de Lima está no hospital.  Os airbag não abriram e todos os ocupantes estavam com cinto de segurança.
O veículo desceu a ribanceira de aproximadamente 15 a 20 metros de altura e só parou com o impacto nas árvores. A parte frontal e principalmente a traseira ficou destruída. Muitas marcas de sangue no banco do passageiro.
Veja as fotos do acidente:   O portal REVISTA CENTRAL

Homem abastece veículo em posto da cidade de Quixadá e paga com notas falsas

cedula_falsa
Os cidadãos também devem estar atentos às cédulas danificadas. Conforme a Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres estranhos.
Na Avenida Estados Unidos, no bairro São João, na cidade de Quixadá, um frentista após abastecer o veículo Agile, percebeu que o condutor havia pago a dívida com cédulas falsas (uma nota de cem e uma de dez reais). Em seguida, o frentista acionou a composição da Polícia Militar.
Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar localizaramo acusado na CE-265, e conduziram à Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foram tomadas as medidas necessárias.
Falsificar dinheiro é crime. A pena pode chegar a 12 anos de prisão
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.
Os cidadãos também devem estar atentos às cédulas danificadas. Conforme a Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres estranhos, deve ser retirada de circulação. Quando isso ocorrer, a cédula ou moeda será depositada ou trocada em estabelecimento bancário, que a recolherá ao Banco Central para destruição. A mesma lei estabelece que ninguém será obrigado a receber, em qualquer pagamento, moeda metálica em montante superior a cem vezes o respectivo valor de face.
Já pela Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688/1941), quem se recusar a receber pelo seu valor a moeda legal do país está sujeito a multa. O decreto proíbe ainda usar como propaganda qualquer impresso ou objeto que possa ser confundido com moeda.
Serviços:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
 O portal REVISTA CENTRAL