sexta-feira, 8 de julho de 2016

Despejo de esgoto de Senador Pompeu é no Rio Banabuiú e MP entra com ação para suspender


O MPCE constatou que Senador Pompeu não possui Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça do Juizado Especial de Senador Pompeu, Geraldo Nunes Laprovitera Teixeira, requereu, no dia 06, uma Ação Civil Pública a fim de que o Município de Senador Pompeu cesse imediatamente o despejo de esgoto sem tratamento no Rio Banabuiú. A ação também pede que sejam realizadas as obras necessárias para a supressão das falhas apontadas no Sistema de Tratamento de Esgoto. O membro do MPCE quer que o município elabore o plano municipal de saneamento básico, além de restaurar integralmente as condições primitivas de solo, corpo de água, e da vegetação afetados. 
Diante dos problemas envolvendo o sistema de coleta e tratamento de esgoto no Município de Senador Pompeu, o promotor de Justiça do Juizado Especial, responsável pela defesa do meio ambiente e da saúde pública, instaurou Inquérito Civil para investigar as irregularidades. Durante as investigações, autos de infração da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e vistorias técnicas do Núcleo de Apoio Técnico do MPCE comprovaram que município de Senador Pompeu dispõe de um Sistema de Tratamento de Efluentes precário, em que o esgoto de alguns bairros é coletado e despejado no Rio Banabuiú sem tratamento algum. 
Ademais, constatou-se que Senador Pompeu não possui Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e que o sistema de esgotamento cobre apenas 30% do da cidade. Some-se a isto, o fato da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) não possuir licença ambiental além de apresentar irregularidades quanto ao seu monitoramento e eficácia no tratamento do esgoto. 
Como resultado destas graves irregularidades e descaso com o meio ambiente, um relatório desenvolvido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) concluiu pela poluição das águas do Rio Banabuiú, constatando-se queda na concentração de oxigênio, aumento de Escherichia Coli (bactéria anaeróbia indicativa da presença da contaminação da água por fezes) e elevação nas concentrações de nutrientes, sendo suficiente para afirmar que há redução na qualidade da água devido à contribuição de esgotos domésticos.
Assessoria de ImprensaMinistério Público do Estado do Ceará

Bar anuncia mulher como prêmio de bingo e é fechado por polícia


Uma mulher e uma caixa de cerveja como prêmios para quem batesse uma das 100 cartelas de um bingo em Barbalha, no Cariri. Anunciado em um folder que passou a ser denunciado por movimentos feministas nas redes sociais, o evento estava marcado para acontecer na tarde de amanhã, 9, no Espaço Vip - novo nome para um estabelecimento antes conhecido como Chácara da Ana Cleide.

De acordo com Júlio Agrelli, titular da Delegacia da Polícia Civil de Barbalha, o bar foi interditado na manhã de ontem e o evento impedido de acontecer. No material de divulgação, a casa anunciava que, ao preço de R$ 100, os interessados poderiam participar de um “bingo dançante”, cujo vencedor ganharia uma “garota nacional” - nas buscas pelos termos estão relacionados sites de acompanhantes sexuais. A imagem de um mulher seminua e mascarada também é veiculada no anúncio da festa.

Conforme o delegado, na diligência, da manhã de ontem, a mulher que seria prêmio foi encontrada e afirma desconhecer a transação envolvendo ela. “A mulher é do Rio Grande do Norte, e já foi encaminhada para lá. Ela conta que foi chamada para ser atração principal e desconhecia que seria usada como prêmio”, relata Agrelli. O delegado conta que a moça se identifica como modelo e que faz programas, mas não sabia que sua foto constava no material de divulgação. “Ela disse que isso denegria imagem dela”, conta.

Na batida policial, algumas mulheres e dois homens estavam no local. Eles foram levados como testemunhas e prestaram depoimento que poderão, segundo Agrelli, ajudar na elucidação da natureza do funcionamento da casa. Ele informa que o bar servia de ponto de encontro para mulheres e homens, mas ainda não é possível afirmar que seria uma casa de prostituição. “Estamos buscando também, caso eles estejam regularizados, cassar o alvará de funcionamento do bar”, adianta.

Os donos do estabelecimento ou os organizadores da festa ainda não foram identificados. “Um advogado esteve na delegacia e disse que eles iriam se apresentar”, afirma o delegado, informando que o as cartelas do bingo ainda não estavam sendo vendidas o que poderia configurar o flagrante. O inquérito do caso foi aberto pela também delegada Lorna Aguiar e deverá ser concluído na próxima semana. O crime previsto no artigo 228 do Código Penal é o de “Induzir ou atrair alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual” e é passível de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. (Do O Povo Online)

Empresário Cristiano Motos é assassinado a bala em Quixadá

O empresário Cristiano Motos foi assassinado a bala no início da tarde desta sexta-feira (08), no Bairro Alto São Francisco, em Quixadá. Ele dirigia um veículo Fiat, de placas PNC 6005, de cor vermelha, que foi alvejado com muitos de tiros.
Pelas marcas de perfurações, nota-se que foram usadas armas de grosso calibre no homicídio. A morte foi instantânea. A Polícia Militar está preservando o local até a chegada da perícia.
Populares se aglomeram na cena do crime:
Video Player
Error loading this resource

Homem é assassinado na zona rural de Senador Pompeu


A Polícia Militar de Senador Pompeu foi acionada por volta das 15h30min desta sexta-feira, 08, ao Sítio Bonito, zona rural daquele município.

Informações apontam que um homem foi assassinado à bala naquela localidade. A Polícia Militar está em campo tentando buscar mais detalhes desta ocorrência e deve divulgar mais detalhes posteriormente.

Com este caso, já são dois assassinatos na região do Sertão Central apenas na tarde de hoje, 08. O outro ocorreu em Quixadá, quando o empresário conhecido por Cristiano Motos foi morto à bala quando dirigia um carro no bairro Alto São Francisco.

Postado por: jornalismo - Sistema Maior de Comãounicaç

Empresário Cristiano Motos é assassinado em Quixadá


A Polícia de Quixadá acaba de registrar o assassinato à bala do empresário conhecido por ‘Cristiano Motos’.
O crime ocorreu próximo ao CSU, no Alto São Francisco, naquele município. Em fotos que circulam nas redes sociais é possível ver a vítima morta dentro de um veículo Fiat, de cor vermelha, de placas PNC 6005.
O veículo ficou danificado com os disparos da arma de fogo, que aparentam ser de grosso calibre. A Polícia está realizando diligências. O município de Quixadá vive clima de tensão desde a última semana com a morte dos três policiais além de uma intensa troca de tiros que ocorreu ontem, 07, no Bairro Campo Novo, e deixou três pessoas baleadas e dois mortos.

Matéria relacionada
Quinta-feira violenta em Quixadá: Dois mortos e cinco pessoas lesionadas

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Fotos: Reprodução-WhatsApp