domingo, 18 de novembro de 2012

RACHEL de QUEIROZ> Quixadá ganha estátua de escritora “imortal”


 
                                      FOTOS VALMIR  HOLNDA


A I Semana Rachel de Queiroz termina hoje, com a inauguração da estátua de bronze da escritora "Imortal" da Academia Brasileira de Letras (ABL) no jardim do Memorial de sua vida e arte. A solenidade está prevista para as 18h30. A escultura, criada por Murilo Sá Toledo será uma réplica da existente na Praça dos Leões, na região central de Fortaleza.

Foi a forma encontrada pela Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) e a Rede de Atenção Cego Aderaldo para exaltar e homenagear a ilustre representante da literatura brasileira, pelo conjunto de sua obra e a adoção de Quixadá como seu lar interiorano, conforme explicou o presidente da ACVQ, Gladson Martins.

"Quixadá era sua paixão, seu amor, seu retorno sagrado", ressalta Martins. Por esse motivo a Rede de Atenção Cego Aderaldo e a ACVQ resolveram presentear o Município com a estátua em tamanho natural, sentada em um banco da praça, uma réplica da existente na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza.

"Será um novo marco para a cidade, agregando valor ao Centro Cultural, ao Memorial e todo o entorno da praça", acrescentou o promotor cultural, agradecendo o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Prefeitura de Quixadá, Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (AFAQ), Sesc e Academia Quixadaense de Letras (AQL).

Foi uma semana repleta de atividades no Centro Cultural Rachel de Queiroz. Visitas guiadas à exposição "Vida e obra de Rachel de Queiroz", no Memorial da escritora, contação de história, seminários, mesas redondas, exibições cinematográficas dos documentários "Tangerine girl" e "Um alpendre, uma rede, um açude", show de cantoria com violeiros repentistas, musicais com Guaracy Freitas, Dina Martins e os Vaqueiros estavam na programação. A Cia. de Teatro Fulanos e Tais apresentou a peça denominada "Louvação a Rachel de Queiroz".

O espetáculo teatral em louvor a escritora se repete neste sábado, à noite, antes da inauguração da estátua. Depois da solenidade tem sessão de autógrafos do livro "A filha do sertão", do cineasta Clébio Viriato Ribeiro e do produtor cultural Gladson Martins.

Logo depois, o grupo para-folclórico Xique-Xique, de Canindé, Os dramas de Caridade, a Mestre da Cultura Dina Martins e os Vaqueiros se apresentam. A banda Dona Zefinha, de Itapipoca, encerra a noitada cultural, comemorando os 102 anos de Rachel de Queiroz. Hoje, 17 de novembro, é a data de aniversário do seu nascimento.

Conforme o presidente da ACVQ, Gladson Martins, a Semana Cultural é uma justa homenagem à primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Além de ser uma referência nacional e internacional no campo da literatura, Rachel de Queiroz é orgulho do povo cearense, principalmente de Quixadá, onde além de passar boa parte da sua vida, na "Fazenda não me deixes", tinha um carinho especial pelo sertanejo. Nas suas narrativas literárias havia sempre um pedaço deste sertão. Nelas, descrevia com singularidade a vida simples do povo deste lugar. O objetivo é incluir o evento semanal no calendário cultural da cidade.

A cada ano, algum destaque no cenário literário e cultural ganhará destaque, como a Banda de Música Municipal. Foi vencedora do I Encontro Estadual de Bandas de Música do Ceará, em setembro de 1976.

No ano seguinte, em 1977, viajou para o Rio de Janeiro onde participou do I Concurso Nacional de Bandas.

Dentre os grandes maestros que passaram pela regência da banda estão o Mestre Nabor, Valdomiro Mota e Maestro Zé Pretinho. O atual maestro da Banda é o Didi Barros. Eles também participam do enceramento da festa na Praça da Cultura, na noite deste sábado. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

FOTOS VALMIR  HOLNDA

FOTOS VALMIR  HOLNDA
FOTOS VALMIR  HOLNDA

                                                       FOTOS VALMIR  HOLNDA

Feriadão movimenta romaria em Canindé


Neste final de semana, a cidade de Canindé teve grande movimentação com a presença de milhares de romeiros vindos, principalmente, dos estados do Nordeste, em visita ao Santuário de São Francisco das Chagas.

As missas realizadas na Basílica de São Francisco e na praça da Gruta contaram com a presença de muitos peregrinos que visitaram Canindé aproveitando os dias de folga do feriadão da Proclamação da República.


A presença dos devotos movimentou hotéis e pousadas, restaurantes, o comércio formal e de ambulantes, que têm estimativas de um considerável aumento no volume de vendas nestes dias que antecedem o Natal.
FOTOS VALMIR  HOLNDA
                                        FOTOS VALMIR  HOLNDA