terça-feira, 20 de novembro de 2018

HOJE É FERIADO EM VÁRIOS ESTADOS E CIDADES DO BRASIL



Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grsso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Quadrilha explode posto bancário em Groaíras, no interior do Ceará



Uma quadrilha armada explodiu o posto de atendimento bancário do Banco do Brasil na cidade de Groaíras, no Norte do Estado. A ação aconteceu por volta das 3h30 da madrugada desta terça-feira (20), segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Segundo o CPI, houve troca de tiros entre os assaltantes e policiais militares, mas ninguém se feriu.

O posto, localizado na Rua Manoel Machado de Araújo, no Centro da cidade, ficou destruído. Não foi informado se o grupo conseguiu levar o dinheiro dos caixas eletrônicos.

A explosão e o tiroteio assustaram os moradores da cidade. "Eu estava dormindo e acordei no susto. Não tive coragem nem de sair. Foram de 5 a 10 minutos de tiros. E em locais diferentes da cidade", relatou o advogado Augusto Martins.

Os assaltantes conseguiram fugir.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, com essa explosão subiu para 40 o número de ataques a bancos registrados neste ano no estado.


Por G1 CE — Fortaleza

Vozão empata no Maracanã e poderá se distanciar do Z4 na quinta-feira

O Ceará subiu duas posições na tabela de classificação do Brasileirão, na noite desta segunda-feira (19), ao empatar sem gols com o Fluminense, no Maracanã, no complemento da 35ª rodada.

Apesar do bom resultado e de três posições acima do Z4, a diferença do Vozão para o América Mineiro – primeira equipe na zona de rebaixamento – é de apenas dois pontos.

No entanto, o Ceará poderá se afastar do Z4, na quinta-feira (22), quando enfrentará em casa o lanterna e já rebaixado Paraná Clube. O Vozão ainda poderá se beneficiar dos difíceis jogos de América Mineiro (joga fora de casa contra o Internacional, terceiro na classificação e na briga pelo título), Vitória (vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, luta por vaga na Libertadores), Vasco (recebe o São Paulo, na zona de classificação da Libertadores), além do confronto Chapecoense x Sport.

Com o empate nesta noite, o Ceará passou a somar 39 pontos, à frente do Vasco (39), Sport (38), América Mineiro (37), Chapecoense (37) e Vitória (36). Com apenas 22 pontos, o Paraná cumpre tabela.

Ministério Público e Polícia Civil realizam operação em Câmara dos Vereadores de Quixadá=´-==


Na manhã de hoje, 20, O Ministério Público Estadual, em parceria com a Polícia Civil, deflagrou operação na Câmara dos Vereadores de Quixadá.

Informações iniciais dão conta de que os alvos seriam, possivelmente, dois vereadores. Há relatos, ainda, de possível afastamento dos parlamentares, o que deverá ser confirmado ou não com o decorrer da operação.

Funcionários e outros estão impedidos de entrar no prédio do Legislativo Municipal. (Do Repórter Ceará)