terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Denatran adia por 90 dias o uso obrigatório do novo extintor



extintor_1957
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC. O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução, mas o órgão informou que já não multará quem dirigir sem o equipamento.
Mais cedo, o Denatran anunciou que não pretendia ampliar o prazo para troca do equipamento e que seguiria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A decisão, contudo, foi alterada na noite desta segunda, dia 05.
Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder 5 pontos na carteira de habilitação.
Segundo o Denatran, a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros. Isso porque os extintores com carga ABC são mais modernos e têm capacidade de combater princípios de incêndio em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Eles substituem o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos (óleo, gasolina e álcool), materiais também recomentados para o extintor do tipo ABC.
A recomendação vale para carros que tenham dez anos ou mais, pois, desde 2005, os veículos produzidos no Brasil já saem de fábrica com o extintor recomendado.

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 16 de janeiro


Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 16 de janeiro
Os beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais(CadÚnico) do Governo Federal até o próximo dia 16 de janeiro. Para atualizar as informações, basta a apresentação dos documentos pessoais do responsável e dos demais integrantes da família. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.
Caso as informações não sejam atualizadas, o benefício dessas famílias poderá ser bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até novembro, de 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.
Para atualizar as informações, basta que o responsável familiar procure a unidade para atendimento do Cadastro Único mais próxima de sua casa. Na capital cearense, os beneficiários podem procurar um dos 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade, além dos postos de atendimento instalados nas Secretarias Regionais para revisar seu cadastro.
Documentação
Os usuários do programa devem atualizar as informações do cadastro sempre que mudarem de endereço; quando os dependentes mudarem de escola, houver alteração de renda das pessoas declaradas no cadastro, inserção de novo dependente, mudanças de registro civil, entre outros casos.
No ato da atualização é necessário que o titular do cartão apresente o documento de identidade, RG, CPF ou Título de eleitor e comprovante de endereço atualizado. Para crianças e adolescente com idade inferior a 18 anos é preciso da certidão de nascimento, declaração escolar dos últimos três meses para as idades de 06 a 17 anos e para as crianças de 0 a 7 anos incompleto é indispensável a apresentação do cartão de vacinação em dia. Para os demais membros da família maiores de idade, qualquer documentação nacional como carteira de trabalho (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada), certidão de nascimento ou casamento, CPF e título de eleitor.
Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Com as informações atualizadas, é possível avaliar se as famílias cumprem os pré-requisitos para o recebimento dos benefícios financeiros e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país. A atualização cadastral garante, assim, a continuidade do Bolsa Família e, ainda, possibilita o acesso a outros programas sociais do Governo Federal, como a tarifa social de energia elétrica.
Fonte: Ceará news

Gaby Rodrigues, a ‘Gata do Brasil’, mostra corpão em ensaio de biquíni


Gaby Rodrigues, a 'Gata do Brasil', mostra corpão em ensaio de biquíni
Gaby Rodrigues, a “Gata do Brasil”, posou de biquíni e mostrou o corpão em uma praia na cidade de Camaçari, na Bahia. “Não há outro lugar em que eu gostaria de estar! Sol, areia, e mar”, disse.
A morena, que representou o Sergipe, foi eleita no dia 17 de dezembro, em São Paulo, entre as 15 finalistas – escolhidas no site oficial do concurso, que tinha um total de 27 concorrentes. Na final, Gaby falou sobre o título: “Tenho o corpo natural, tirando o silicone. E acho que minha simpatia também ajudou.”
gaby 2
gaby 3
gaby 4
Fonte: G1

Seca neste ano agrava crise de abastecimento em 20 cidades



Seca neste ano agrava crise de abastecimento em 20 cidades
 Fortaleza. Pelo menos 20 municípios permanecerão com situação crítica de abastecimento de água neste primeiro trimestre do ano. Desse total, ainda há aqueles que aguardam obras emergenciais, sobretudo, perfuração de poços profundos, adutoras e carros-pipas para atendimento da demanda nas cidades. A situação mais grave é do município de Jaguaretama, uma vez que o fornecimento será por carro-pipa nos próximos dois meses e que até o fim da semana ainda está em fase de implementação pela Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece) e Prefeitura Municipal.
Esse quadro foi debatido, ontem, na primeira reunião de 2015 do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizado no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, presidida pelo titular recém-empossado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira. O novo secretário explicou que o encontro tinha um objetivo maior de conhecimento do quadro de seca instalado no Estado e que vem penalizando não apenas a agricultura e a pecuária, mas o próprio homem do interior.
Ao apresentar o quadro das cidades com situação mais crítica em seus mananciais, o coordenador de Gestão Hídrica, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Gianni Lima, explicou que das 20 cidades, 12 ainda não contam com obras emergenciais para suprir as necessidades de água das populações.
Na apresentação ao comitê, ele pontuou como localidades mais vulneráveis as existentes em Apuiarés, Miraíma, Canindé, Caririaçu, Crateús, Irauçuba, Jaguaretama, Maranguape, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, São Luis do Curu, Senador Sá, Tauá, Tejuçuoca, Uruoca, Ipaporanga, Mineirolândia e Jaguaribe.
“Caso persista a seca neste ano, há a possibilidade de que localidades desses municípios fiquem também em situação crítica na questão do abastecimento”, disse Gianni. No caso de Jaguaretama, a Defesa Civil do Estado garantiu que o fornecimento de água estará garantido pelos próximos dois meses, por meio de parceria entre o governo do Estado, com o apoio da Cagece, e Prefeitura.
Funceme
Também presente à reunião, a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, disse que o órgão ainda mantém a previsão predominante de chuvas abaixo da média histórica, em torno de 55%, para o primeiro trimestre deste ano. Ela informou que uma avaliação será informada ainda neste mês, mas até o momento não alterações significativas que possam mudar este prognóstico, que são, especialmente, as observações em torno dos oceanos Atlântico e Pacífico. Este último ainda tem uma influência negativa do fenômeno El Niño, que interfere na quadra chuvosa do Semiárido brasileiro.
Segundo Meiry, mesmo que houvesse uma quadra dentro da média histórica, o Ceará ainda detém um considerável déficit de recarga em seus açudes, em função dos três anos seguidos de seca. Ela reforçou a posição da Funceme em não considerar as chuvas caídas neste fim de semana no Estado como prenúncio da quadra invernosa.
Chuvas não alteram volume das bacias
Sobral Apesar das fortes chuvas que atingiram o Ceará no fim de semana, as principais bacias apresentam pouca variação, entre aumentos e quedas de volume em relação ao dia primeiro de janeiro. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, a média permanece em 20,8%.
Com 112 açudes de volume inferior a 30% e vivenciando uma seca que dura três anos, o Estado teve uma média de chuva de 29,9 mm nos últimos cinco dias, cerca de 28% do necessário para a média mensal esperada, que é de 98,7mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apenas o Açude Gavião, em Pacatuba, possui volume superior a 90%.
As precipitações registradas nos postos pluviométricos da Funceme na manhã de ontem tiveram como melhores chuvas Beberibe (76.0 mm), Caucaia (54,0mm) e Itaiçaba (44,4 mm). Conforme a Funceme, essa nebulosidade está associada ao sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Ainda de acordo com a Instituição, por conta desse fenômeno natural, além de Itatira, choveu também em outros municípios, como Crateús, Independência, Mulungu, Graça, Solonópole e Quixadá
Segundo os pesquisadores da Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 quilômetros de altura. Atualmente ele se encontra sobre o Nordeste brasileiro. Esse é o padrão observado nos últimos dias.
A chuva que banhou algumas regiões do Estado nestes últimos dias constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores pela Funceme e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um VCAN, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará. O vórtice também foi responsável pela chuva de granizo em Ipu, no dia 30 de dezembro, e chuvas na Zona Norte do Estado.
Fonte: Diário do nordeste

Dupla armada realiza assalto na ponte da Barragem Quixeramobim




A polícia registrou um assalto na ponte da Barragem Quixeramobim. O crime aconteceu por volta das 10h15min desta segunda-feira, 05, quando uma ligação para o Copom dava conta do ocorrido. Uma viatura foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar comprovou a veracidade da informação.

Segundo informações da polícia, a vítima tratava-se de um gerente comercial de 41anos, que estava passando pela ponte da Barragem Quixeramobim quando dois indivíduos chegaram em uma motocicleta Honda Bros, o abordaram e anunciaram o assalto apontando uma arma para o mesmo.  a vítima levava uma sacola que foi roubada pelos criminosos. A informação é de que dentro da sacola continha apenas documentos. Após o assalto a vítima voltou para o centro da cidade e os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. A placa e a cor da motocicleta não foi identificada por nenhuma testemunha.  Uma viatura fez buscas pela cidade  mas até o fechamento desta matéria os criminosos não foram identificados e nem localizados. O site O SERTÃO É NOTÍCIA