segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ipú: Barragens e desvios ilegais de água secam a Bica do Ipu

Não há rastros de água na Bica do Ipu. Imortalizada por ser o local onde se banhava Iracema, da obra de José de Alencar, o local enfrenta uma de suas maiores secas. Em setembro, o município assistiu ao último fio d’água escorrer pelo paredão rochoso de 130 metros de altura. Moradores denunciam que fazendeiros do alto da serra estão represando as águas do riacho Ipuçaba para usá-la em suas plantações.
Além disso, as estações seguidas de estiagem agravaram o problema e interromperam totalmente o fluxo da água que deveria seguir até a bica. Moradores também acusam donos de carros-pipa de se apropriarem da água para vender. A gerente da Área de Preservação Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Henriette Silva, confirma que há represamentos ilegais e venda irregular de água.
A gerente da APA mudou-se para Ipu há quatro meses e tenta reverter a situação de ilegalidade. “Há uns 15 ou 20 anos, as pessoas estão fazendo esses represamentos. São feitos por gente que trabalha com agricultura e com outras que vendem água irregular, mas é como se ninguém soubesse o que está acontecendo. A bica deveria ter água, não com a mesma vazão, mas com certeza deveria”, diz.
Henriette faz levantamento para estabelecer o número e o local exatos das barragens ilegais. Ela conta que fazendeiros também usam as estruturas de represamento de uma antiga usina elétrica desativada para direcionar a água para as plantações. Além disso, vários moradores da região da serra também estariam, de alguma maneira, desviando água para uso próprio.

Fiscalização
Em março, fiscalização conjunta da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Ministério Público resultou na emissão de autos de infração ambiental, termos de embargo e notificações relacionados a uso irregular de barragens, loteamentos e abatedouros sem licença. Apesar das punições, multas e processos administrativos, o represamento continua.
Durante a operação, também foram identificados pontos de descarte irregular de agrotóxicos, oriundos de hortas que existem ao longo do trajeto do riacho Ipuçaba, e esgotos residenciais construídos junto ao leito. Uma moradora de Ipu inclusive alertou a equipe do O POVO sobre a não indicação das águas da bica para banho e consumo. A Cogerh confirmou em relatório a presença de resíduos.
O promotor de Justiça da comarca de Ipu, José Ribeiro dos Santos Filho, disse que a Semace agendou nova vistoria ainda para este semestre, mas, até agora, nada foi feito. Ele afirma ainda que, no último dia 29 de outubro, fez uma nova requisição ao órgão, relacionada à construção de uma estrada que estaria comprometendo as margens do riacho. Se nenhuma resposta for dada nos próximos dias, o promotor garantiu que vai encaminhar solicitação dos dois casos à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Inclusive, solicitando intervenção do Ibama e do Instituto Chico Mendes.

Saiba mais
A APA em que está a Bica do Ipu abrange uma região de 3.484,66 hectares. Entre as atividades proibidas, de acordo com o decreto que estabeleceu a APA, está a implantação de ações potencialmente degradadoras e a intervenção em nascentes e encostas.

Não é de hoje que a região da bica é palco para polêmicas. No início de 2012, deveria ser inaugurado o complexo turístico do Parque da Bica, com orçamento de quase R$ 27 milhões oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). Estavam previstos jardim botânico, biblioteca panorâmica, teleférico, lago com pedalinhos, quadras esportivas, anfiteatros, área para camping, hotel, elevador panorâmico, rampa para voo livre e restaurante.

Ao final do prazo estabelecido, apenas o restaurante foi entregue. O projeto foi abortado. As entidades financiadoras bloquearam o repasse dos recursos e as obras foram totalmente paralisadas.
O prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, diz que novo projeto está sendo feito para o Parque da Bica — em parceria com o Governo do Estado e Secretaria do Turismo. As obras devem começar no primeiro semestre de 2016 e vai contar com recursos de R$ 3 milhões.

130 metros é a altura da queda d’água em Ipu
acidente_060_domingo15_11_n
Os três homens que estavam no automóvel foram socorridos pelo SAMU ao hospital sem risco de morte.
Um acidente de trânsito aconteceu na manhã desse domingo, 15, no município de Quixadá, no Sertão Central cearense. As vítimas estavam saindo da zona urbana pela CE-060, após a ponte da localidade de Camará, quando o motorista sinistro ocorreu.
De acordo com o radialista Washington Luiz, da FM Central, no veículo estavam com três homens, sendo que, dois ficaram presos às ferragens após o capotamento. Acrescentou ainda o comunidcador, que ele seguia para a cidade de Canindé, quando o veículo envolvido no sinistro fez a ultrapassagem em seu carro, “estava em alta velocidade”, testemunhou o Caveirão. 
O motorista e o passageiro do banco frontal ficaram dentro do veículo, até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU. O passageiro do banco traseiro conseguiu saiu do automóvel, mas se deitou na rodovia sentido fortes dores. Os três foram levados ao Hospital Dr. Eudásio Barroso. 
Devido o estado dos três, não foi possível colher os nomes, mas ninguém ficou em estado grave. A Polícia Rodovia Estadual-PRE foi acionada para verificar se o condutor havia ingerido algum tipo de bebida alcoólica e preservar o local do sinistro.Revista Central:

Mulher de 23 anos é morta a tiros em Quixadá


Nélia Raquel Lima da Silva, 23 anos, foi morta na noite do último sábado, 14, no Bairro Alto São Francisco, no município de Quixadá. A vítima estava na calçada de uma casa na Rua Cônego Lúcio, quando foi abordada por dois elementos em uma moto. Eles chegaram disparando contra a jovem.

Raquel Lima ainda foi socorrida ao Hospital Municipal de Quixadá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Informações dão conta de que a mulher teria saído a cinco dias da cadeia. A Polícia Civil investiga o caso.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Dupla ateou fogo em viatura da Polícia Civil em frente ao 8° DP, no José Walter

Uma dupla ateou fogo em uma viatura da Polícia Civil que estava estacionada em frente ao 8º Distrito Policial (DP), no início da noite de ontem, na avenida João Araújo de Lima, no Conjunto Prefeito José Walter. Os suspeitos fugiram em uma motocicleta de cor preta, conforme informações do comandante de Policiamento da Capital, coronel Francisco Souto. Ninguém ficou ferido.

Dejanilson Oliveira Maia, inspetor do 8° DP, estava na delegacia no momento do crime e disse que o ataque ocorreu entre 18h e 18h30min. “Aqui não tem plantão, mas a ação só danificou a viatura mesmo, ninguém estava dentro do carro. Estamos tentando recuperar as imagens das câmeras de segurança para identificar os suspeitos”, diz. (Com O Povo)

Homem é executado em Ibicuitinga; servente é esfaqueado ao negar cachaça em Quixeramobim

Em Morada Nova aconteceu um homicídio na Avenida Presidente Geisel, nas proximidades da rotatória de acesso à Limoeiro do Norte.
A violência continua nesse fim de semana na região do Sertão Central cearense, com registro de três homicídios. Um em Quixadá, onde teve como vítima uma mulher, também, foi registrado em Madalena e em Ibicuitinga. 
Na localidade de Peixes, zona rural de Ibicuitinga, um homem foi assassinado a tiros de pistola 380. Informações de populares destacaram que os elementos perseguiram a vitima que conduzia uma motocicleta. 
Os indivíduos conseguiram alcançá-lo, em seguida executaram com vários tiro de pistola .380. A Polícia Civil foi informada e o rabecão foi acionado. O nome não foi divulgado e outras informações também foram omitidas. 
Em Quixeramobim, um homem deu entrada no Hospital Dr. Pontes Neto, lesionado à faca. A vítima foi um servente de pedreiro, a qual apresentava duas lesões à faca, uma no braço esquerdo e a segunda na perna direita. 
O servente disse à polícia que trafegava próximo ao DERT com um litro de cachaça na mão, quando se aproximou de um individuo não identificado e exigiu que o mesmo desse o objeto, mas a vítima se negou e o individuo desferiu as facadas.Revista Central:

Motorista morre em acidente em Boa Viagem; dois ficam em estado grave em Pedra Branca

Em Quixadá um veículo capotou com três pessoas, mas o resultado foi apenas pequenos ferimentos e danos materiais.
Um morreu e quatro ficaram feridos em acidentes de trânsito nos municípios de Pedra Branca e Boa Viagem, no Sertão Central cearense. 
Na localidade de Olho D’água dos Gomes, em Boa Viagem, um capotamento de um carro Saveiro, de placas NZN-8654, matou uma pessoa na CE-266. O revendedor Antonio Jacinto Junior, 37 anos, perdeu o controle da direção, causando o sinistro.
Em Pedra Branca ocorreram dois acidentes de trânsito, o primeiro na BR-226 nas imediações do Serrote Queimado. Uma moto com duas pessoas colidiu de frente com o veiculo Golf. Uma pessoa da moto foi transferida para o IJF, em Fortaleza a outra foi atendida no hospital daquele município. 
O segundo acidente foi no Sítio Santo Antônio, duas pessoas foram socorrida por populares ao hospital, uma delas em estado grave, ao sofrer uma forte pancada na cabeça, com afundamento de crânio.Revista Central:  

Briga pelo tráfico de drogas deixa mais um morto na cidade de Senador Pompeu

O motivo seria em decorrência de briga entre grupos criminosos adversários, os quais querem o domínio do tráfico na cidade.
Mais uma pessoa foi assassinada na cidade de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense. O crime ocorreu justamente quando a Polícia Militar tentava acalmar os presidiários da Cadeia Pública, os quais faziam uma rebelião.
A vítima ainda foi socorrida por populares ao Hospital de Senador Pompeu, com uma grave lesão à bala. O medico plantonista ainda fez o atendimento, mas o tiro atingiu a cabeça, razão essa que veio a óbito.
Denuncias posteriores de populares anônimos disseram que o homicídio foi cometido na rua da Lagoa, no bairro Pavãozinho, e os autores foram dois indivíduos, ambos da quadrilha do Alto do Cruzeiro. O motivo seria em decorrência de briga entre grupos criminosos adversários.
Ainda em Senador Pompeu, detentos deflagraram uma rebelião na Cadeia Pública, ato que foi controlado com a chegada de reforço de outros municípios da região do Sertão Central cearense.

Quixadá: Homem invade casa pelo telhado e tenta estuprar idosa de 79 anos


Um homem identificado por Francisco Leonardo Marques de Sousa Júnior, 25 anos, foi preso em flagrante na manhã deste domingo, 15, no Bairro Carrascal, em Quixadá, por tentativa de estupro.

O acusado teria destelhado um dos cômodos da residência da vítima, uma idosa de 79 anos, invadiu o local e tentou estuprá-la, mas a vítima resistiu ao ataque. Ao desistir de praticar o ato e tentar fugir, o homem acabou preso pela Polícia e autuado por tentativa de estupro a vulnerável.

Grupo explode agência bancária na cidade de Itapiúna


Grupo explodiu na madrugada deste domingo (15), um cofre de uma agência bancária da cidade de Itapiúna, a 120 km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a ação dos assaltantes ocorreu por volta das 2h e cerca de 15 homens armados de pistolas, escopetas e fuzis participaram do crime. Segundo o Sindicato dos Bancários este é o 62º ataque contra bancos.

Ainda segundo a Polícia Militar, após a explosão, o grupo fugiu com malotes com dinheiro e na fuga fez alguns moradores reféns. Os ladrões ainda trocaram tiros com a polícia. Ninguém ficou feirdo. A polícia afirmou que um veículo utilizado na fuga dos ladrões foi encontrado próximo a cidade queimado.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Polícia Militar das cidades de Baturité, Capistrano e Aracoiaba, como também o Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades vizinhas trabalham em diligências para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até o início da manhã deste domingo, ninguém havia sido preso. (Do G1-CE)