sábado, 21 de março de 2020

Postos de Saúde em Quixeramobim retomam funcionamento a partir de segunda-feira, 23; Hoje é ponto facultativo

Em decorrência do Dia de São José, Padroeiro do Ceará, comemorado ontem, 19, o prefeito Clébio Pavone resolveu decretar ponto facultativo também nesta sexta-feira, 20.

Desta forma, os postos de saúde do município 'retomam seu funcionamento total a partir desta segunda-feira, 23', como informou o secretário Eugênio Gomes, em conversa com a reportagem.

"Essa semana é muita decisiva para que entendermos como vai ficar essa pandemia, se vamos conseguir achatar essa curva do índice de infectados", disse Gomes.

Chove acima da média histórica no Ceará pelo terceiro mês consecutivo


Até a manhã desta sexta-feira (20), a Funceme já havia contabilizado o acumulado a 206.3 milímetros em março


Foto: VcRepórter
Com as chuvas registradas nas últimas 24 horas, a média pluviométrica esperada para todo o mês foi superada em apenas 20 dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já choveu o acumulado a 206.3 milímetros no Estado, o que representa 1,4% superior ao volume esperado para março, que é de 203.4 mm. Cenário semelhante só foi registrado em três dos últimos dez anos (2020, 2019 e 2017). 

Este índice foi impulsionado com as precipitações registradas entre as 7 horas de quinta-feira (19) e 7 horas desta sexta. Ainda conforme o órgão meteorológico, mais de 90 cidades foram banhadas pela chuva. Os maiores volumes foram registrados em Tamboril (70 mm), Jijoca de Jericoacoara (57 mm) e Itapipoca (44.2 mm).  

Este é o terceiro mês consecutivo em que as chuvas no Ceará ultrapassam a média histórica. Em janeiro, a pluviometria ficou 43,9% acima do esperado, que é de 98.7 milímetros para o período. Já em fevereiro, choveu o acumulado de 192.1 mm, o que representa 61,9% acima da média para aquele mês (118.6mm). 

Confira os dez maiores volumes do dia:

  1. Tamboril (Posto: São Monte Alegre) : 70.0 mm
  2. Jijoca de Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 57.0 mm
  3. Quiterianópolis (Posto: Baixio) : 51.0 mm
  4. Itapipoca (Posto: Praia da Baleia) : 44.2 mm
  5. Crato (Posto: Lameiro) : 44.0 mm
  6. Ipueiras (Posto: Matriz) : 40.0 mm
  7. Moraújo (Posto: Moraújo) : 38.0 mm
  8. Quixeramobim (Posto: Radar Quixeramobim) : 36.8 mm
  9. Pedra Branca (Posto: Capitão Mor) : 36.6 mm
  10. Ararendá (Posto: Ararendá) : 36.5 mm
A previsão para este fim de semana, conforme a Funceme, é de predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada. Nebulosidade variável com eventos de chuva na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

Fonte: Diário do Nordeste

Camilo Santana testa negativo para coronavírus



O governador do Ceará, Camilo Santana, testou negativo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio gestor, através de rede social, na manhã deste sábado, 21. No informe, o chefe do Executivo estadual estendeu votos de recuperação para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que teve resultado positivo para a doença.

“Aproveito para desejar rápida recuperação ao prefeito Roberto Cláudio, cujo resultado para coronavírus deu positivo, e aos demais cearenses infectados. Informo que, em função do contato que tive com alguns deles, realizei o teste essa semana e deu negativo”, destacou Camilo.

O gestor aproveitou a oportunidade e ainda fez outro apelo aos cearenses para que “evitem sair de casa neste momento de alta propagação do vírus”.

Repórter Ceará (Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress)3PM