quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ceará decide hoje com Castelão lotado titulo da Copa do Nordeste 2015


Divulgação
Divulgação

Na primeira vez, passou perto. Na segunda, foi na trave. Hoje, quando a bola rolar no Castelão, a partir das 22h, na grande decisão da Copa do Nordeste, o sonho de conquistar o primeiro título da competição vai embalar a torcida que veste preto e branco.  Contra o Esquadrão de Aço baiano, detentor de dois títulos, o Alvinegro tenta finalizar uma expectativa que se intensificou a partir de 2013.
Naquele ano, o time parou diante do ASA nas semifinais. Para o clube cearense, o sentimento cresceu ainda mais no ano passado, ao ver a “Orelhuda Nordestina” escapar por entre os dedos na final contra o Sport. Hoje detentor da melhor performance em pontos ganhos nesta nova era do torneio, o Vovô espera ansiosamente pela zero hora do dia 30 de abril, para se tornar, finalmente, o novo dono do Nordeste.
*DN

Eleitor que não votou nas três últimas eleições tem até 4 de maio para regularizar o título


3
O eleitor que deixou de votar ou não justificou a ausência nas três últimas eleições tem até o dia 4 de maio para regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral e evitar que o título seja cancelado. No Ceará, 70.536 eleitores encontram-se nesta condição. Deste total, apenas 1.471 eleitores compareceram aos cartórios eleitorais do Estado para pagar a multa e regularizar o título, até esta segunda-feira, 27/4, a uma semana do prazo final, previsto na Resolução 23.419 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A regra vale para quem deixou de votar ou não justificou a ausência nas três últimas eleições, sendo cada turno considerado uma eleição. A multa cobrada pela ausência ou não justificativa do voto por turno é de R$ 3,51. Para ficar em dia, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa, se houver.
O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no Portal do TSE, na coluna “Serviços ao eleitor”, no link “Situação eleitoral”. Em todo o país, 1.788.034 eleitores foram enquadrados nesta situação.
Consequências do cancelamento
O cidadão que não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE/CE

Coelce analisa proposta do Procon para ajuste de cobrança dupla de fatura


Divulgação
Divulgação
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) tem uma semana para analisar a proposta feita pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). O órgão indicou o parcelamento em 10 vezes para os clientes que tiveram cobrança dupla de fatura de energia e bonificação para quem já pagou o boleto.
Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (29), a diretora geral do Procon, Cláudia Santos, fez a proposta à empresa. No entanto, a resposta da Coelce será dada apenas na próxima quarta-feira (6), em nova reunião já agendada.
A Coelce, mesmo antes da reunião, já havia informado que os seus clientes de Fortaleza e Região Metropolitana que receberam as duas faturas com data de vencimento para o mesmo mês não terão cobrança de juros e multas, para a segunda fatura, para os meses de abril e maio.
*DN

Bando sequestra filha de gerente e rouba banco


Bando sequestra filha de gerente e rouba bancoUm bando formado por cerca de seis homens sequestrou a filha do gerente e roubou a agência do Banco do Brasil de Araripe,  na manhã desta terça-feira (28). Os suspeitos de terem participado do delito, conhecido na linguagem policial como ‘sapatinho’, seriam do Estado de Pernambuco, conforme informações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Conforme o delegado Raphael Villarinho, titular da DRF, a menina foi arrebatada no início desta manhã e levada para um cativeiro que ficava na Zona Rural de Araripe. Enquanto uma parte do bando vigiava a refém, a outra se dirigiu ao banco e disse ao gerente que se o resgate não fosse pago a filha dele seria morta.
O funcionário teria retirado uma quantia não revelada do cofre e entregou aos suspeitos, que liberaram a vítima e fugiram. Um automóvel modelo Gol, usado pelos criminosos, foi encontrado incendiado na Cidade de Bodocó, no Pernambuco. Villarinho disse que ainda não tem pistas do paradeiro dos ladrões, mas estão sendo feitas diligências para que sejam identificados e presos.
Diário do Nordeste

Virose misteriosa e desconhecida já tem casos em Fortaleza


8
Com casos já registrados em pelo menos três outros estados do Nordeste, uma virose misteriosa, de sintomas semelhantes aos da dengue e do sarampo, começou a fazer os primeiros registros no Ceará. Apresentando manchas vermelhas na pele, coceira e dores de cabeça e no corpo, fortalezenses têm procurado as unidades de saúde da Capital nos últimos dias em busca de um diagnóstico, mas a doença ainda não foi reconhecida.
No Ceará, não há informações oficiais sobre ocorrências da infecção. No entanto, os casos já estão surgindo em Fortaleza.
Diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo
Há cerca de uma semana, a universitária Carolina Melo, de 20 anos, passou a sentir indícios da doença, como dores no corpo, na garganta e na cabeça. Pequenas manchas vermelhas apareceram em seu tórax e, depois, espalharam-se por toda a pele. Após fazer exames, teve o diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo. “Não souberam dizer o que era, mas a médica achou melhor tratar como se fosse dengue e passou alguns medicamentos”, afirma Carolina.
A estudante Marciane Moura também começou a apresentar os mesmos sintomas na semana passada. Primeiro, veio o mal-estar e, depois, febre alta e dores de cabeça. As manchas vermelhas surgiram de forma repentina e acompanhadas de coceira.
Segundo ela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde procurou ajuda médica, outras três pessoas estavam com quadro de saúde semelhante ao seu. “Não conseguia nem dormir direito, porque as manchas esquentavam e ardiam. Pouco tempo depois, meus olhos ficaram vermelhos, como se eu tivesse com conjuntivite”, relata.
Sesa divulgará nota técnica nesta quarta-feira
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que divulgaria, nesta quarta-feira (29), uma nota técnica sobre o assunto.
*DN

Poço tubular profundo Praça Do Jame Lopis Quixeramobim cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.


Foto  Valmir  Holanda
     Semelhante ao poço convencional, um  poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a
sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.
Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Há relatos que os primeiros poços foram perfurados por habitantes na china medieval, logo existem passagem bíblicas de como os Judeus foram parar no Egito, indica que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.
Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.
Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro fora perfurado na cidade francesa de Artois no século XII.
Poço artesiano