terça-feira, 13 de março de 2018

Três reservatórios estão prestes a sangrar no Ceará

Seis açudes já chegaram em sua capacidade máxima no período chuvoso deste ano. A expectativa é de que mais três açudes sangrem nas próximas semanas. São eles: Acaraú Mirim, São Vicente e Maranguapinho. Outros dois açudes que estão com 90% da capacidade preenchida são Cocó e Tijuquinha, que já sangraram neste período de chuvas mas diminuíram o volume de águas depois disso.

Acaraú Mirim fica localizado no município de Massapê e tem capacidade de 36,7 milhões de metros cúbicos. Nesta segunda-feira, 12, a quantidade de água neste açude atinge 98,39% de seu volume total. Já São Vicente, localizado em Santana do Acaraú, tem capacidade de 9,84 milhões de metros cúbicos e está com 92% desse contingente preenchido. Com 9,35 metros cúbicos de capacidade, Maranguapinho está com 96,27% do seu volume total.

Entretanto, 112 açudes ainda estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, o principal açude do Estado, faz parte dessa estatística. Ele ainda está somente com 3,75% de sua capacidade preenchida. Apesar disso, o açude superou o aporte de águas do ano passado. Além dele, Orós está com volume menor que 10% da capacidade. O segundo maior açude tem potência máxima de 1,94 bilhão de metros cúbicos, mas somente 6,30% está preenchido.

Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A resenha diária apresentada pelo órgão mostra que o volume atual dos reservatórios do Estado está em 8,36%. Quarenta e seis açudes estão no volume morto e 17 são considerados secos. (Do Repórter Ceará – O Povo Online)


Tiroteio em Banabuiú resulta em uma morte e um ferido

Na noite de ontem, 12, o município de Banabuiú foi palco de um homicídio. O caso aconteceu no Bairro Creche.

Ocorreu que, uma dupla de homens passou a atirar contra o proprietário de uma pequena padaria. Contudo, os suspeitos não esperavam que o homem reagisse, atingindo, com um tiro, um dos criminosos, que veio a morrer dentro do estabelecimento comercial, onde o dono da padaria reside. Vale ressaltar que o comerciante também foi atingido com disparos: Um no cotovelo esquerdo e o outro na virilha.

Enquanto a vítima, de 40 anos de idade, era socorrida ao Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza, os policiais encontraram o corpo do desconhecido dentro do imóvel. Ao seu lado havia um revólver calibre 38, com quatro munições deflagradas e uma deflagrada. Em um dos bolsos da calça havia mais cinco munições do mesmo calibre, intactas. Ao lado do cadáver também foi encontrada uma pistola calibre 380, totalmente descarregada. No quarto do comerciante foram encontradas oito munições intactas, da pistola.

Entretanto, policiais informaram que somente com a realização do exame de balística será possível saber qual arma matou o suposto assaltante. O depoimento do comerciante deverá esclarecer se ele foi vítima de uma tentativa de homicídio, e seus motivos, ou se a dupla pretendia praticar um latrocínio, quando há roubo com morte. Além de baleado ele estava muito nervoso quando as equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil chegaram ao local. (Do Repórter Ceará com Diário Sertão Central)