quinta-feira, 8 de maio de 2014

Deputados cobram apoio aos policiais


Deputado reclama do engavetamento da Proposta de Emenda à Constituição que uniformiza o soldo dos policiais militares brasileiros FOTO: JOSÉ LEOMAR
Deputados presentes, ontem, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, lamentaram a demora da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300 que trata do sistema unificado da Segurança Pública no Brasil. Alguns parlamentares também reclamaram da liminar do desembargador Raimundo Nonato da Silva que suspendeu todas as ações do Estatuto da Segurança Bancária de Fortaleza.
“Desde 2008 que esta PEC vem se arrastando e agora se encontra engavetada. Ela corrige essa grande distorção salarial dos policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros”, disse Ely Aguiar, que levou o tema da tribuna da Casa. Segundo ele, em 2008, houve um avanço na Câmara dos Deputados, mas não ficou apenas nisso.
“Engavetaram a PEC 300. Saiu o (ex-presidente da Câmara dos Deputados) Michel Temer, e entrou o (também ex-presidente da Câmara) Marcos Maia (PT) que não deu a mínima para a questão dos policiais brasileiros”, criticou. De acordo com Aguiar, o presidente atual, Henrique Eduardo Alves, também “não deu a mínima” para investir na Polícia brasileira.
Ely Aguiar chegou a insinuar que está havendo uma “greve branca” na Segurança Pública do Estado, citando, inclusive, situações em que alguns parlamentares foram também assaltados. O deputado Fernando Hugo (SDD) afirmou que apresentou um requerimento, que foi aprovado pela Assembleia, solicitando celeridade para aprovação da PEC 300.
Os policiais só não estão em greve de verdade porque há legislação que proíbe que isso aconteça. Isso é um assunto que enerva toda a população. Diz que não se tem recursos, mas se tem recursos para porto em Cuba, no Uruguai e até hidrelétrica na Nicarágua”, reclamou.
Fila
O deputado João Jaime (DEM) disse que foi assaltado duas vezes, e salientou que vários deputados também foram assaltados, assim como o deputado federal Mário Feitoza. “Ele chegou na Polícia e mostrou que o celular dele tinha rastreador. A Polícia mandou ele fazer um Boletim de Ocorrência, e chegando na Delegacia tinha uma fila enorme e ele preferiu não fazer a denúncia”, disse.
Fernando Hugo também lamentou a decisão do desembargador Raimundo Nonato, que, através de liminar, suspendeu os efeitos do Estatuto da Segurança Bancária, aprovado no Município de Fortaleza. “Ele (desembargador Raimundo Nonato) passou a régua. Se você quiser entrar nu em um banco, vai. Se quiser entrar encapuzado, você vai. Pense em uma liminar infeliz. O desembargador atendeu ao recurso da Febraban”, criticou o parlamentar.
Roberto Mesquita (PV) salientou que o Legislativo tentou, através de uma ferramenta legal, criar o Estatuto para benefício das pessoas. “O desembargador ao tratar desse tema, certamente, não levou em conta o mal que o problema da saidinha bancária causa às pessoas” disse.
O deputado Thiago Campelo (SDD), salientou que o juiz, quando de sua decisão, deveria ter ponderado sobre o direito da população, que em sua visão, é maior do que o interesse de qualquer instituição bancária.

Fonte: Diário do Nordeste

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.

Em 1962, gravou aquele que é consirado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.

Em 1964, gravou seus Jair Rodrigues gravou seus primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Seu maior sucesso no período foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra, diz o perfil. (Fonte: G1)

Acusados Presos e Armas Apreendidas: Ex-presidiário é morto com 11 tiros em Quixeramobim


A Polícia Militar de Quixeramobim registrou mais um homicídio no município. Este é o segundo em menos de 24 horas. Nossa equipe apurou junto à Unidade de Segurança Integrada (USI), que a vítima seria um ex-presidiário inicialmente identificado como ‘Cabra Rosa’.

Segundo informações coletadas pelo Sistema Maior, a vítima sofreu disparos de arma de fogo. A unidade do rabecão do Instituto Médico Legal (IML), foi acionada e encaminhou o corpo da vítima para adoção das medidas cabíveis.

De acordo com o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, além da vítima fatal, a ação criminosa vitimou uma jovem, que deu entrada na Emergência daquela unidade de saúde. A mesma foi atingida de raspão por um disparo de arma de fogo e, atendida, passa bem. A PM está em campo em busca de novas informações.



: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

EM QUIXERAMOBIM > Agricultor é assassinado durante discussão por conta de dívida financeira


 O agricultor José Soares da Silva, 67 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira, 7, em Quixeramobim, no Sertão Central. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM, o crime ocorreu por volta das 21 horas, na localidade de Placas, no distrito de Uruquê. A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo no pé e outro no tórax.
Ele ainda chegou a ser socorrido por populares ao Hospital Municipal Pontes Neto, mas não resistiu ao ferimento no tórax.
Conforme levantamentos preliminares feitos pela equipe da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, a vítima interveio numa conversa entre o autor dos disparos que estava cobrando uma dívida de seu vizinho. O assassino ainda não havia sido identificado, mas fugiu acompanhado de um adolescente de 17 anos, reconhecido pelos vizinhos do agricultor.

Cearense poderá ter novo aumento elevado em 2015


Se o aumento médio de 16,77% na conta de energia deste ano já deixou os cearenses insatisfeitos, a expectativa para o reajuste do próximo ano também não é animadora, sobretudo se a próxima quadra chuvosa apresentar resultados abaixo da média histórica. Devido aos custos adicionais para as distribuidoras com a utilização das termelétricas e com a compra de energia no mercado livre (sem contrato), os fatores que provocaram uma alta expressiva neste ano também deverão pesar na tarifa de 2015.

"Se não houver uma recomposição significativa dos reservatórios (na próxima quadra chuvosa, iniciada em novembro), o cenário (do setor energético) vai ficar entre difícil e crítico", aponta o professor Tomaz Nunes Cavalcante Neto, do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará.

Conforme explica Nunes, que é especialista em eficiência energética, o baixo nível dos reservatórios do País obrigou as distribuidoras a adquirir energia das térmicas, cuja produção é mais cara. Atualmente, ilustra, cerca de 70% da energia utilizada no Brasil vem das hidrelétricas - consideradas, além de mais baratas, mais limpas que as térmicas. (Fonte: Diário do Nordeste)

Câmara dos Deputados aprova piso salarial para agentes de saúde


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (7) projeto de lei que estabelece o piso salarial para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. O salário bruto destes profissionais ficou estabelecido em R$ 1.014com a jornada de 40 horas semanais.
Atualmente, o governo federal já repassa o mesmo valor para os municípios, mas muitos prefeitos descontam os encargos trabalhistas e patronais e acabam pagando aos profissionais apenas um salário mínimo. O projeto determina que apenas os encargos trabalhistas, como o desconto previdenciário, poderão ser descontados. Os demais ficarão por conta das prefeituras.
De acordo com o relator da proposta, deputado Domingos Dutra (SDD-MA), o impacto financeiro para as prefeituras ficará em torno de R$ 700 milhões por ano. “Mas esse valor é dividido entre todas as prefeituras do país, então o impacto é mínimo”, afirmou Dutra. Ele inclui no projeto uma emenda que permita à União repassar incentivos aos municípios para que eles possam arcar com as despesas.
O projeto estabelece ainda que os reajustes anuais sejam feitos nos mesmos moldes do salário mínimo, ou seja, o valor é corrigido pela inflação acumulada nos doze meses anteriores e mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) verificado nos dois últimos anos.
A votação foi acompanhada por dezenas de profissionais que desde de segunda-feira (6) estiveram na Câmara para pressionar os deputados a analisar o projeto. Durante a votação, eles subiram à Mesa do plenário e acompanharam a sessão ao lado do presidente da Casa,Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Durante a discussão da proposta, Alves elogiou a categoria. “Desde que estou aqui [na Presidência], esta categoria é uma das mais combativas e persistentes que eu já vi por aqui. Desde o ano passado, estiveram aqui pacientemente esperando a votação”, afirmou.
O projeto era um dos itens da chamada pauta-bomba que o Planalto vetou no ano passado por temer pressão de outras categorias por reajustes salariais. No entanto, o governo liberou a votação da proposta porque as modificações feitas nos últimos meses retirou o impacto financeiro da União.
Fonte: Folhapress

Ex-BBB Clara diz que está na ‘seca’ desde o fim do ‘BBB 14′


Duas semanas após sair do BBB 14, Clara Aguilar se separou do marido, o empresário francês Fabian Aguilar. O relacionamento aberto do ex-casal foi um dos assuntos que mais geraram curiosidade e polêmica nesta edição do programa, já que a ex-stripper se relacionou comVanessa Mesquita dentro do confinamento.
Segundo Clara, a separação não teve nada a ver com a ganhadora do programa ou com a menina que ele ficou enquanto ela estava ainda no reality. “A gente vivia um relacionamento aberto e ele era livre para fazer o que quiser. Da mesma forma que eu também era. A gente está dando um tempo, porque foi muita informação tanto para ele, quanto para mim, mas continuamos amigos. Minha decisão em relação ao Fabian é independente do meu sentimento pela Vanessa”, afirmou.
No entanto, Clara diz que respeita muito o ex-marido e não descarta uma possível volta com o empresário no futuro. “Ele é pai do meu filho. Tenho um carinho grande. Estamos separados e, no momento, não pensamos em reatar o casamento porque estou muito focada no meu trabalho. Mas o futuro a Deus pertence”, disse ela, que foi muito pressionada pelos fãs de “ClaNessa” para terminar o casamento: “Acho que ele aguentou a barra bem forte aqui fora e eu fiquei bem orgulhosa dele. Mas rompemos porque estamos em momentos diferentes”.
A ex-stripper disse que desde que ficou solteira está sendo muito assediada. Principalmente por meninas. Mas ela ainda não ficou com ninguém desde o fim do confinamento. “Não transei com ninguém desde que saí do ‘Big Brother Brasil’. Minha vida está tão louca e ocupada, que confesso que não tenho nem tempo para sentir falta”, brincou ela, que ficou no máximo três meses sem se relacionar sexualmente com alguém.
Ego