sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Quixeramobim Em pouco mais de dois meses Barragem de Quixeramobim perde 15,76% de água


Com uma capacidade de pouco mais de 54 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem Quixeramobim, que abastece a zona urbana do município, encontram-se atualmente com 33,48 milhões de metros cúbicos, ou seja, 62% de sua capacidade total. Em outubro de 2012 o reservatório estava com 77,76% de volume de água acumulado, mas em pouco mais de dois meses registrou uma queda de 15,76%.

Já o Açude Fogareiro, que detinha há dois meses 48,86% de sua capacidade, hoje registra 39,56% de água. A situação mais crítica dos reservatórios em Quixeramobim continua sendo do Açude Pirabibu, no Distrito de Damião Carneiro, que acumula apenas 4,64% de sua capacidade total,o menor registro desde sua construção.

Confira os dados referentes aos demais açudes que compõem a Bacia Banabuiú:
Banabuiú (Em Banabuiú): 49,67%
Umarí – Madalena: 9,77%
Capitão Mor - Pedra Branca: 59,7%
Trapiá II – Pedra Branca: 32,7%
Cedro – Quixadá: 13,4%
Pedras Brancas – Quixadá: 34,45%
Cipoada – Morada Nova: 7,46%
Poço do Barro – Morada Nova: 7,22%
Curral Velho - Morada Nova 83,61%
Monsenhor Tabosa (Em Monsenhor Tabosa): 36,44%
Patu – Senador Pompeu: 43,45%
São José I – Boa Viagem: 32,44%
Vieirão – Boa Viagem: 34,71%
São José II – Piquet Carneiro: 39,9%
Serafim Dias – Mombaça: 37,02%
Postado por: Jornalismo - 

Bebê que segura dedo de médico ao nascer vira sensação na web


Após a cirurgia de cesariana para o nascimento da filha, a americana Alicia Atkins, moradora de Phoenix, no estado do Arizona, publicou uma imagem que mostra a pequena Nevaeh apertando o dedo do médico, Allan Sawyer, assim que sua mão deixa o útero da mãe.

 A fotografia, feita pelo marido de Alicia, se espalhou pela rede e, até o momento, possui mais de 1.700 compartilhamentos. “É algo para se lembrar para sempre”, definiu a mulher.
Momento que Nevaeh dedo do médico ao nascer foi registrado pelo marido de Alicia (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Do G1, em São Paulo

LADRÕES MONTAM BARRICADA PARA ASSALTAR ÔNIBUS EM QUIXERAMOBIM

Bandidos tentaram mais uma vez assaltar ônibus que trafegam durante a madrugada na Rodovia do Algodão.


O caso foi registrado pela polícia que recebeu informações através do 190 que por volta das 01h15min desta sexta-feira, 04, indivíduos haviam interditado a pista de rolamento com pedras da CE 060 denominada Rodovia do Algodão, à altura do KM 236 na localidade de Viração, distrito de São Miguel, Quixeramobim-CE. Segundo a polícia o objetivo seria obrigar os ônibus a pararem para roubá-los. Os criminosos conseguiram fugir do cerco policial e deixaram abandonada no local uma motocicleta da marca Honda FAN 125, ano 2011 de cor lilás, sem placa de chassi nº 9C2JC4110BR7003498. 

A composição realizou buscas nas imediações do local mais não localizou nem identificou os autores do delito. A motocicleta apreendida no local foi conduzida pela patrulha até a Delegacia de Polícia Civil onde foi entregue para adoção das medidas cabíveis.

POR FERNANDO IVO

LADRÕES DE MOTOS VOLTAM A ATACAR EM QUIXERAMOBIM



Proprietários de motocicletas continuam preocupados com a grande quantidade de roubos a este tipo de veículos no município de Quixeramobim.
Segundo a polícia, mais uma moto foi tomada de assalto. Desta vez a vítima foi um morador do bairro Jaime Lopes. Informações colhidas por nossa reportagem deram conta de que um estudante de 19 anos teve sua motocicleta da marca Honda BIZ 125, de cor preta, sem placa, ano 2012 tomada de assalto na passagem molhada que dá acesso ao centro da cidade ao bairro Jaime Lopes. A vítima informou a PM que dois indivíduos sendo um armado a revólver e o outro armado de faca  anunciaram o roubo e tomaram-lhe sua motocicleta, após consumarem o ato delituoso a dupla tomou rumo ignorado. As Viaturas realizaram diligências em toda a área onde ocorreu o roubo, porém até o fechamento desta matéria nenhum dos indivíduos não foram localizados nem identificados.

POR FERNANDO IVO 

ESTRADA ENCANTADO SENADOR POMPEU ESTÁ CONCLUÍDA


Rodovia Estadual CE 166 KM 86 Ligando Quixeramobim à Senador Pompeu - Foto Crisanto Teixeira


A Estrada estadual, CE 166, numa extensão de 13 Km, que liga a sede do Distrito de Encantando pertencente ao município de Quixeramobim a cidade de Senador Pompeu, região centro do estado do Ceará está com seus trabalhos concluídos. A construção da estrada foi autorizada e supervisionada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura através do DER. A obra custou aos cofre públicos a importância de 7,5 milhões de reais e foi executada pela empreiteira Maciel construções, a partir da ordem de serviço recebido em 21 de janeiro de 2012, quando aconteceu solenidade com a presença de lideranças políticas dos dois municípios e do governo estadual.

Rodovia facilitará o escoamento da produção e a comunicação entre as  cidades - Foto Crisanto Teixeira

Os treze quilômetros de piso asfáltico proporciona, que trajeto seja executado em menor tempo, além de facilitar o acesso na época invernosa. Ao longo da estrada estadual encontra-se uma importante área de produção agrícola, por conta da produção irrigada com as águas da Barragem do Patú, que está perenizando o Rio Banabuiú. De acordo com o presidente da Ematerce, engrº agrº José Maria Pimenta Lima, o escritório da Ematerce em Senador Pompeu vem prestando assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, que estão produzindo feijão irrigado, além da produção de forragem para alimentação do rebanho bovino da região.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

Funceme garante que Ceará terá chuva nas próximas 48h


De acordo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas isoladas que ocorrem em todo o Ceará desde o último sábado (5), devem acontecer nas próximas 48 horas.Nos últimos dois dias foram registradas precipitações em 22 municípios.

Foi registrado pela Funceme,  chuva em todas as seis macro regiões monitoradas. O município de Iguatu teve maior intensidade equivalente a 22mm. As outras cidades com chuvas mais fortes foram Maranguape com 18mm e Trairi com 16mm.Quixeramobim 09mm

Conforme o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, as precipitações não indicam o início de estação chuvosa, pois são causadas pelo fenômeno conhecido como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, mas existe uma força para que ele continue trazendo chuvas isoladas para todo o Ceará nas próximas 48 horas.

(Foto: Lagoa Azul - Jericoacoara









Tudo em mim clama por ti:
meu sol se pondo, 
minha lua minguante
meus tempestivos silêncios.
Tudo grita teu nome e se exalta
a cada estrela que cai 
quando te procuro e não te encontro.

Tudo me diz da tua presença,
mas nada vejo além do horizonte
que os teus olhos não querem alcançar.


Aíla Sampaio



(Foto: Lagoa Azul - Jericoacoara - www.google/imagens.com)

Seca em Milhã: Abastecimento de áreas urbanas se agrava em mais cidades do interior

Deivyson Teixeira - Problema é resultado, segundo autoridades, do baixo nível de águas apresentado pelos açudes.

Mais duas cidades do interior do Estado estão passando por dificuldades no abastecimento d’água em suas sedes, segundo informações oficiais da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A listagem do órgão traz Pacoti, distante 95 km de Fortaleza, e Salitre, a 520,8 km da Capital, como também afetadas pelas consequências da estiagem prolongada, que vem prejudicando o Ceará desde o início do ano.

Os dois municípios se juntam agora a Milhã, Irauçuba, Itapajé, Pereiro e Quiterianópolis, cujas sedes também enfrentam o mesmo problema com o baixo nível de seus açudes, conforme publicou O POVO em edição do dia 29 de dezembro, na semana passada. Essas sete áreas urbanas tiveram de ser incluídas na Operação Carro-Pipa.

O prefeito eleito de Milhã, Otacílio Macêdo (PP), explica que o açude da região, o Jabotá, responsável por alimentar a cidade, secou há cerca de um mês. “Se o governo liberasse verba em caráter de emergência, já em 20 dias a adutora (que transporta água de Senador Pompeu a Milhã) estaria funcionando”, avalia. Os carros-pipa da Operação teriam abastecido o município, entretanto, somente até o dia 22 de dezembro.

Cenário análogo acontece em Quiterianópolis: a água que ainda resta no açude Colina não tem qualidade suficiente para consumo humano. Segundo o vereador e membro da Defesa Civil da cidade, Antônio Neto Lacerda, o abastecimento com carro-pipa, que transporta água de Novo Oriente, está interrompido desde segunda-feira. A expectativa, segundo ele, é que a Operação retorne até dia 10. De acordo com Lacerda, uma saída temporária poderia ser a perfuração de poços rasos. “A alternativa a médio prazo é uma adutora que o estado está disponibilizando recursos”, pontua.

O gerente do Núcleo de Resposta aos Desastres, o capitão Marcos Diógenes, responsável da Defesa Civil pela Operação, foi procurado para comentar as declarações, mas não houve resposta às ligações feitas a seu celular durante parte da noite de ontem.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Mesmo com mais estrutura que as zonas rurais, as sedes de sete municípios no Interior sofrem com a falta de abastecimento d’água por conta da estiagem prolongada que diminuiu o nível de açudes que alimentavam as cidades.

Cenário

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o nível do açude em Quiterianópolis, o Colina, está apenas com 6,76% de sua capacidade original. Em Pereiro, a situação é ainda mais grave. O reservatório Madeiro permanece com apenas 4,06% de seu volume. Este é o reservatório com nível mais baixo no Ceará. Em Irauçuba, a quantidade de água desceu a 8,02% de sua cota total.

Atualmente no Ceará, há 59 açudes monitorados pela Cogerh com 30% de sua capacidade. Um deles é o de Itapajé, chamado Caxitoré, com 27,82% do total de água. A Região Metropolitana, inclusive, tem cinco açudes nessa situação.

Fonte: OpovoOnLine.