terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Recebido por multidão, Lula chega a Porto Alegre em véspera de julgamento

Segundo organização, pelo menos 40 mil pessoas participam de ato em apoio ao ex-presidente Lula
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  chegou à cidade de Porto Alegre no final da tarde desta terça-feira (23) e participa de uma manifestação ao lado de seus apoiadores. No carro de som da Esquina Democrática, no centro da capital gaúcha, Lula é ovacionado pela multidão na véspera do julgamento de seu recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para essa quarta-feira (24). A resolução do ex-presidente de ir à capital gaúcha se deu após longo período de indecisão sobre sua presença ou não na cidade. 
A manifestação em apoio a Lula acontece no centro de Porto Alegre e,  segundo a organização do ato, pelo menos 40 mil pessoas estão no local. Já a Brigada Militar não informou estimativa de público. O discurso do ex-presidente era esperado para as 18h de hoje, na chamada "Esquina Democrática". No carro de som, ao lado do ex-presidente estão lideranças políticas do Rio Grande do Sul, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro. Também estão presentes a ex-presidente da República Dilma Rousseff, a líder da bancada do partido no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Todos                                                                                                                                                                                                                               discursaram.                                                                 Aos gritos de "eleições sem Lula é golpe", a multidão ouviu discursos de políticos e líderes sindicais, como Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que afirmou que "o juiz Sérgio Moro é um fantoche" e que "o momento é de união de movimentos de esquerda, apesar das diferenças". Artistas também participam do ato, como o escritor Raduan Nassar e a cantora Ana Cañas, presentes no carro de som. 

Visita para "agradecer apoio" 

A viagem do petista a Porto Alegre foi confirmada ainda nessa segunda-feira (22) por Gleisi Hoffmann, por Lindbergh Farias e pelo ex-ministro Alexandre Padilha. Todos já haviam chegado à  capital gaúcha, que recebe caravanas de todo o País em apoio ao ex-presidente . A cúpula do PT estima que até 30 mil manifestantes devem chegar à cidade até a manhã de De acordo com Lindbergh Farias, o ex-presidente decidiu ir ao Rio Grande do Sul porque "quer agradecer as pessoas" e porque "está sensibilizado com a onda de carinho" manifestada pelos seus apoiadores.Por iG São Paulo

New York Times diz que o Brasil se tornará um país de pobres e miseráveis com Temer e PSDB

Imagem relacionada
O jornal norte-americano The New York Times critica a “desigualdade” nas reformas fiscais em curso no Brasil. Em reportagem publicada na sexta-feira, 3, o jornal relata que, enquanto os trabalhadores terão benefícios cortados, juízes e políticos têm aumentos de salários e cita que o Congresso, “em vias de aprovar uma reforma previdenciária”, agora está permitindo que seus membros obtenham pensão vitalícia depois de apenas dois anos.O texto lembra que Michel Temer defende o corte de gastos, mas não ajudou a sua popularidade realizar um “banquete pago com dinheiro de contribuintes” para persuadir os deputados a aprovarem suas reformas. Para o NYT, embora alguns sinais de recuperação econômica tenham surgido, a situação do povo nas ruas “conta uma história diferente”.
A partir do depoimento de personagens, o jornal afirma que o governo defende que todos precisam aderir ao programa de austeridade, mas sua postura indica que “a pressão é sobre os menos favorecidos”. Menciona que uma das principais “conquistas” do governo Temer – a aprovação de um teto para os gastos públicos – é também um dos seus calcanhares de Aquiles.

“O sistema tem tudo para aumentar a desigualdade, mas Temer está minimizando a ideia de que o Brasil precisa de uma reforma no estilo grego”, comenta Pedro Paulo Zahluth Bastos, economista da Unicamp. A falta de cobrança de impostos sobre os rendimentos de proprietários de ações também é citada como um dos pontos críticos.A reportagem do correspondente Simon Romero também cita a situação financeira do Rio de Janeiro, que é vista como um “case” da seriedade do problema no Brasil. Em função do descontentamento da população, completa o jornal, políticos ultraconservadores como Jair Bolsonaro vem ganhando espaço no País.

Matéria New York Times.

Fórum de Maranguape volta a funcionar cinco dias após arrombamento


O Fórum de Maranguape voltará a funcionar hoje, 23, após o arrombamento efetuado por criminosos no local. O caso aconteceu cinco dias atrás, quando um grupo invadiu o fórum em busca de armas e drogas apreendidas. Conforme o Tribunal de Justiça o Ceará, o local estará aberto das 8h às 18h.

Sobre o caso, a Polícia relatou que, o grupo era formado por três homens armados, que renderam o vigilante e invadiram o fórum na madrugada do último dia 18. Os agentes de segurança também informaram que, os materiais procurados faziam parte de processos judicais.

Na ação dos criminosos, foram arrombados armários e diversas salas do prédio foram vasculhadas. Antes de saírem do local, as siglas de uma facção criminosa foram pichadas nas paredes do fórum. Investigações ainda estão sendo realizadas sobre o caso. (Do Repórter Ceará)

Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos




O Globocop da Globo em Pernambuco caiu, na manhã desta terça-feira (23), na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife. O acidente com o helicóptero ocorreu por volta das 6h15 (horário local). De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três pessoas estavam na aeronave. Duas delas morreram e uma foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área central capital.

Os ocupantes eram funcionários da empresa Helisae, que presta serviços para a TV Globo há mais de 15 anos. O helicóptero era pilotado pelo comandante Daniel Galvão, que morreu no local. Também estavam a bordo a 1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, que chegou a ser socorrida, mas faleceu, e o operador de transmissão Miguel Brendo, que encontra-se em estado grave no HR.

O acidente aconteceu logo depois que o helicóptero fez as imagens da abertura do telejornal Bom Dia Pernambuco, nesta terça-feira. A aeronave foi revisada na semana passada e já tinha feito vários voos normais desde então.

“De início, quando a gente chegou ao local, a informação é que teria quatro tripulantes. A gente tem, em solo, resgatado pela Comunidade do Pina, três pessoas. Dois óbitos, sendo uma moça que obitou durante o procedimento de reanimação. Uma pessoa do sexo masculino foi removida para o Hospital da Restauração”, afirmou o técnico de enfermagem do Samu, Valdemir, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.

Chovia no Recife quando ocorreu o acidente. Bombeiros foram acionados para fazer o resgate e usam motos aquáticas para localizar o helicóptero. Segundo informações de testemunhas, haveria um quarto tripulante. A corporação tenta localizar a vítima.

De acordo com o capitão Romedrico Pereniz, do Corpo de Bombeiros, não há sinais de explosão da aeronave. "Não há indícios que tenha ocorrido uma explosão. Não há indícios de chama, de queimadura, nada disso. Apenas o politraumatismo. Foram as lesões que vieram a provocar esses óbitos. A mulher teve parada cardíaca, fizemos reanimação. Ela tinha muitas lesões, fraturas, cortes, hemorragias, mas nenhuma queimadura", apontou. (Do G1 Pernambuco)