sábado, 10 de março de 2012

CADEIRANTE TIRA HABILITAÇÃO PARA PILOTAR MOTO ADAPTADA EM CAMPO GRANDE


Triciclo especial foi batizado de 'Biga' e atinge até 80 km/h.
Veículo tem alavancas para baixar plataforma e travas que prendem cadeira.

Cadeirantes que buscam meios rápidos de locomoção nas cidades já podem ter acesso a uma alternativa ao carro e ao transporte coletivo. Um triciclo especial, produzido por uma fábrica em Mato Grosso do Sul, permite que deficientes físicos com membros inferiores sem mobilidade ou amputados tirem habilitação na categoria A, que inclui motos e triciclos.

Na última quarta-feira (7), o carioca José Henrique Domingues, de 59 anos, tornou-se o primeiro no estado a fazer a inclusão dessa categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A bordo do triciclo especial, ele foi aprovado no exame prático realizado no pátio do órgão, em Campo Grande.

Domingues, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como técnico em contabilidade, conta que é cadeirante há quatro anos, desde que começou a ter complicações por causa da esclerose múltipla. No ano passado, depois de ler sobre o triciclo especial, ele decidiu tirar a habilitação no Rio de Janeiro, mas esbarrou na desinformação.

"Cheguei ao Detran do Rio, mas lá ninguém sabia como aplicar as provas. Diziam que não tinha jeito. Juntei várias informações sobre o triciclo e protocolei um processo, aguardei quatro meses e não me deram resposta até hoje. Aí decidi viajar até Campo Grande para comprar o triciclo e tirar a carteira", relata.
O Detran de Mato Grosso do Sul é o único a dispor de um centro de formação de condutores voltado aos deficientes físicos, de acordo com o órgão. As aulas teóricas podem ser feitas em centros convencionais, e as aulas práticas nas categorias A e B são oferecidas de graça pelo departamento. O centro possui automóveis adaptados e um triciclo especial do mesmo modelo que foi adquirido por Domingues.

"Ele começou como todo aluno, com dificuldades no início, achando que não daria conta. Agora ele está aí, aprovado", diz o instrutor.

O examinador Sílvio Ângelo da Silva, que acompanhou as manobras do cadeirante no dia da prova, disse que ele não perdeu nenhum ponto durante o percurso. "Ele fez passagem de nível, conversão, obedeceu aos semáforos e às placas, trocou de pista, tudo de forma correta", afirmou.

Após saber do resultado, Domingues disse esperar que outros cadeirantes como ele possam tirar a CNH da categoria A. "Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo. Agora vou poder ir sempre que quiser à praia, ao centro da cidade."


Características
O nome de "batismo" do triciclo é Biga, e o visual remete aos carros de combate usados na Antiguidade. O motor importado de 100 cilindradas pode desenvolver velocidade nominal de 80 km/h, mas o manual recomenda que o condutor trafegue em segurança a no máximo 60 km/h. O câmbio automático é composto por três marchas à frente e uma à ré, que são indicadas por luzes no painel.
A aceleração fica no punho direito, e os dois manetes acionam os freios. O manete esquerdo possui ainda um mecanismo que ativa o freio de estacionamento. Velocímetro, indicador do reservatório de combustível e buzina ficam no guidão. A capacidade do veículo é para apenas uma pessoa.
O cadeirante não precisa de auxílio de terceiros para usar o triciclo especial. Uma alavanca faz com que a plataforma seja rebaixada ao nível do chão, e corrimãos servem de apoio para subir ou descer do veículo. Travas garantem que a cadeira de rodas não se movimente durante a condução do triciclo. De acordo com a fabricante, o preço do produto é de R$ 15 mil.

Como um veículo zero

Segundo o idealizador e fabricante Oraci Silva da Costa, a ideia começou a sair do papel há cinco anos, quando ele se aposentou como professor de ensino industrial. O amplo conhecimento sobre mecânica e a paixão por motocicletas somaram-se à intenção de desenvolver veículos especiais. Desde então já foram comercializadas 13 unidades, sempre sob encomenda.

As peças não são reaproveitadas de outros veículos. "É o único triciclo do país totalmente projetado, diferentemente de outras motocicletas adaptadas para cadeirantes", explica Costa. A vantagem, segundo ele, é que o triciclo sai da linha de montagem com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). "É como um carro zero quilômetro que se compra em uma loja", afirma.

Créditos para o Portal G1.

Madalena e mais 55 municípios cearenses serão contemplados com retroescavadeiras

56 municípios cearenses serão contempladas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com retroescavadeiras. Eles foram classificados no processo de aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de estradas vicinais em cidades com até 50 mil habitantes.

A distribuição das máquinas para os municípios foi viabilizada pelo MDA dentro das diretrizes da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Os municípios cearenses que receberão as retroescavadeiras são: Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Amontada, Ararenda, Araripe, Arneiroz, Assare, Aurora, Banabuiu, Barro, Carire, Catunda, Choro, Coreau, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Hidrolandia, Ibaretama, Independencia, Ipueiras, Irauçuba, Itapage, Itatira, Jardim, Jati, Madalena, Mauriti, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraujo, Nova Olinda, Novo Oriente, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianopolis, Reriutaba, Salitre, Santa Quiteria, Santana do Cariri, Solonopole, Tamboril, Tarrafas, Umirim.

Até junho de 2012, o MDA vai doar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de todas as regiões do País. Durante o processo de seleção, o MDA recebeu propostas de 4.356 municípios.

Governador Cid Gomes lançará ações do projeto São José em Canindé

O governador Cid Gomes escolheu o município de Canindé, no sertão central cearense, para lançar no próximo dia 19 as ações do projeto São José para esse ano.

O projeto foi criado para apoiar os pequenos produtores e grupos comunitários, através de associações representativas, gerando emprego e renda no meio rural. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário está coordenando a escolha das comunidades que vão receber as intervenções do projeto.


O Palácio do Planalto anunciou no início da noite desta sexta (9) o nome do deputado Pepe Vargas (PT-RS) como novo ministro do Desenvolvimento Agrário, em substituição a Afonso Florence.
Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Florence (PT-BA), deputado federal licenciado, deixará a pasta em razão de "projetos pessoais". De acordo com o Planalto, a data da posse de Vargas ainda será marcada.
Médico e filiado ao PT desde 1981, Pepe Vargas foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e prefeito de Caxias do Sul em 1996, reeleito em 2000. Como parlamentar, atua principalmente nas áreas de agricultura familiar, turismo, direitos dos aposentados e questões previdenciárias. É presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário é responsável pela promoção da reforma agrária no governo federal. Pasta dedicada à interlocução com movimentos sociais que historicamente apoiaram o PT, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), também tem como função regularizar terras de comunidades quilombolas e administrar programas a agricultores familiares. O ministério controla o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pela maior parte dos recursos da pasta e pela regularização fundiária federal.
Em nota, a presidente Dilma Rousseff desejou "boa sorte" a Vargas e agradeceu a "dedicação" de Florence. A presidente se diz certa de que o deputado "exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que tem caracterizado sua vida pública".
Sobre Florence, afirmou que, "na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para promoção da inclusão social".
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência sobre a mudança no ministério:
"Nota à imprensa
O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social. Assumirá o Ministério o deputado Pepe Vargas.
A presidenta Dilma Rousseff agradece os inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua estima e total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar. A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública.
Com informação do G1.


O príncipe Harry sobrevoou os principais pontos turísticos da cidade do Rio de janeiro, na tarde desta sexta-feira (9). No passeio de helicóptero ele pode observar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e a orla carioca. Além disso, ele sobrevoou os equipamentos olímpicos para os Jogos de 2016. As informações são do governo do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria do governo do RJ, a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, foi a anfitriã do passeio, que durou aproximadamente uma hora.
Os bondinhos do Pão de Açúcar receberam decoração especial para a visita do príncipe Harry ao Rio de Janeiro. Bandeiras da Grã-Bretanha e do Brasil foram colocadas no bondinho para recepcionar o jovem, que é o terceiro na ordem de sucessão na monarquia britânica.
No fim da tarde, o príncipe visitou um bar em Ipanema, na Zona Sul.

Evento no Pão de Açúcar

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Harry participa do lançamento da campanha GREAT, que visa a promover a Grã-Bretanha e a atrair investidores para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. O evento acontece na noite desta sexta-feira (9) no Morro da Urca, na Zona Sul da cidade.
Por questões de segurança, a agenda do príncipe não foi revelada em detalhes, mas na manhã de sábado (10) ele participará de eventos esportivos no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, e à tarde, conhecerá uma comunidade, ainda não divulgada.
Com informação do G1.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Acidente em Teresina Pi TIO CHAGAS




Três municípios do Sertão Central recebem liberação de projetos para práticas agrícolas

Ibicuitinga, Milhã e Ocara são os municípios agraciados com os projetos do governo.
Nesta segunda-feira (12), às 09 horas, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza solenidade de liberação de diversos projetos de práticas agrícolas de convivência com o semiárido para fortalecer a agricultura no Ceará. A solenidade acontece no Parque de Exposições Governador César Cals e contará com a presença do secretário Nelson Martins, que fará a entrega dos projetos ao lado do titular da Coordenadoria, Itamar Lemos, e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.
Na ocasião serão entregues projetos de reforma e modernização das casas de farinha para o fortalecimento da mandiocultura, em seis municípios do interior, sendo eles, Milagres, Redenção, Crato, Ararendá, Itarema e Ocara. Os novos equipamentos produzirão farinha de qualidade. Ao todo foram investidos R$ 125 mil em sete projetos. As famílias de pequenos agricultores também receberão kits de medidores horo-sazonal 43 produtores/irrigantes de base familiar. O equipamento garante aos produtores a redução na conta de energia elétrica em até 73% utilizado entre 21h30min a 6h para projeto de irrigação.
Os Projetos de Convivência com o Semiárido são desenvolvidos pela Secretaria e executados pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).
Práticas agrícolas de convivência com o semiárido
A solenidade terá ainda a assinatura de convênios com Prefeituras Municipais e associações comunitárias para garantir a implantação das práticas agrícolas mecânicas e edáficas vegetativas e agroecológicas para o armazenamento de água no solo, além de reduzir a degradação.
Serão assinados 16 convênios, com oito municípios e oito associações comunitárias, num investimento total de R$ 489.100,00, oriundos do tesouro estadual. Os municípios beneficiados são Apuiarés, Baixio, Catunda, Ererê, Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Miraíma, Milhã, Ocara, Palhano, Redenção e Uruburetama.
Minifábricas de biocompostagem orgânica
Cinco associações localizadas nos municípios de Carnaubal, Santa Quitéria, Jaguaretama, Icó e Itapajé assinarão convênio com a SDA para a produção do composto orgânico do Biodiesel, para as produções de mamona e girassol, nos quais serão investidos R$ 435 mil reais.
Assessoria de Comunicação da SDA.

10 municípios do Sertão Central serão contemplados com retroescavadeiras

Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Madalena, Milhã, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca e Solonópole.
56 municípios cearenses serão contempladas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com retroescavadeiras. Eles foram classificados no processo de aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de estradas vicinais em cidades com até 50 mil habitantes.
A distribuição das máquinas para os municípios foi viabilizada pelo MDA dentro das diretrizes da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Os municípios cearenses que receberão as retroescavadeiras são: Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Amontada, Ararenda, Araripe, Arneiroz, Assare, Aurora, Banabuiú, Barro, Carire, Catunda, Choró, Coreau, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Hidrolandia, Ibaretama, Independencia, Ipueiras, Irauçuba, Itapage, Itatira, Jardim, Jati, Madalena, Mauriti, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraujo, Nova Olinda, Novo Oriente, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianopolis, Reriutaba, Salitre, Santa Quiteria, Santana do Cariri, Solonópole, Tamboril, Tarrafas, Umirim.
Até junho de 2012, o MDA vai doar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de todas as regiões do País. Durante o processo de seleção, o MDA recebeu propostas de 4.356 municípios.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook
 Chico Almir
Correspondente em Madalena
Jackson Perigoso
Edição
Ilustrativa
Foto
O blog Chicoalmir faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade

PROCURADOR DENUNCIA GESTOR POR FARRA APÓS SOLTURA


Clique para Ampliar
Antônio Teixeira passou vários meses na cadeia, acusado de desviar milhões dos cofres públicos
FOTO: DIVULGAÇÃO

O procurador da Justiça Benon Linhares Neto, titular da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), encaminhou ao Tribunal de Justiça do Estado mais uma representação criminal contra um gestor municipal acusado de desvio de verbas públicas. O ´alvo´ da representação é, novamente, o prefeito afastado do Município de Senador Pompeu (275Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira.

Na representação endereçada ao desembargador Francisco Darival Primo, o procurador denuncia que, após ser colocado em liberdade, no último dia 16 de fevereiro, antevéspera de Carnaval, Teixeira, antes mesmo de retornar à sua cidade, convocou a população, através de distribuição de panfletos e uso de carro de som, para uma carreata em sua homenagem.

"Como se não bastasse isso, promoveu, no chamado sábado gordo, dia 18 de fevereiro de 2012, uma festa em clube privado, de portas abertas, sob a denominação de ´Festa do Galo´, numa referência ao número 13 do Partido dos Trabalhadores. Isso, logo depois de sua soltura".

"Providenciou e anuiu o senhor Antônio Teixeira de Oliveira, uma verdadeira festa triunfal ao Município de Senador Pompeu, com toda uma cobertura midiática, inclusive, com a participação de outros réus, como o Luiz Flávio Mendes de Carvalho, (vice-prefeito afastado). Ao sair da cadeia, o prefeito e seus aliados trataram de convocar o que chamaram de ´Carnateixeira´, num menosprezo à aplicação da lei". Diante da gravidade do fato, o procurador pediu ao TJ a aplicação de medidas cautelares contra o prefeito, entre elas, a proibição de manifestações públicas, comparecimento periódico em Juízo, e não ter contato com demais réus nos processos em que ele responde por desvio de verbas públicas.

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


O desentendimento entre um “casal”, dentro de um quarto de motel, no bairro São João, na periferia de Quixadá, culminou com um homem lesionado a facadas. O crime o correu por volta das 4h30 da madrugada desta sexta-feira, dia 9. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 11º Batalhão Policial Militar, a vítima pediu socorro a uma funcionária do motel, através do interfone. Ela acionou a polícia.
Para surpresa da equipe da Força Tática de Apoio (FTA), a chegar ao local constatou que a vítima, um auxiliar de serviços gerais de 21 anos, foi esfaqueado por outro homem, um professor, de 61. Ambos foram transferidos para o Hospital Maternidade Jesus Maria José. O auxiliar de serviços passa por cirurgia. Além do braço esquerdo e da perna direita ele também foi esfaqueado no tórax. Corre risco de morte.
O professor também recebeu atendimento médico. Ele foi esbofeteado no rosto, dentro do quarto do motel. Ambos ainda não esclareceram à Polícia os motivos das agressões. O delegado Leonardo Ferreira apura o caso. O professor poderá ser autuado em flagrante delito, por lesão corporal grave ou tentativa de homicídio. Apenas o “casal” estava dentro do quarto do motel. Somente o autor e a vítima poderão explicar o que aconteceu.
Com informação do Diário do Nordeste – Jornalista Alex Pimentel.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Foi preso nesta sexta-feira (9) um dos chefes da quadrilha do assalto ao Banco do Brasil do município de Catarina. Francisco Jânio Pereira Mota foi capturado por volta das 10h no distrito de Retiro, entre os municípios de Acopiara e Iguatu.
O acusado foi preso por policiais da Força Tática de Apoio do 10ºBPM de Iguatu.
Após a prisão, o acusado foi encaminhado para a delegacia de Catarina e contou aos policiais que escondeu uma pistola calibre 380 no matagal na localidade de Ebrou, em que ocorreu a troca de tiros com a polícia no último sábado. Francisco Jânio se encaminhou ao local com a polícia, que recuperou a arma.
O acusado também confessou a polícia que outras armas estavam escondidas no município de Icó. Na tarde desta sexta-feira, os polícias se encaminharam ao local com Francisco. 
De acordo com o Comandante do Policiamento do Interior (CPI), Coronel Gomes Filho, no momento da prisão, o acusado estava tentando fugir da região de carona em um caminhão.
A polícia ainda procura outro chefe da quadrilha, José Roberto da Silva Duarte.
Desde o começo da operação, na segunda-feira (2) até esta sexta-feira (9), foram apreendidos 17 armas, entre elas três roubadas do destacamento da Polícia Militar.
O assalto foi praticado por nove pessoas, cinco foram presos e quatros mortos após confronto com a polícia. Todos os envolvidos estão com a prisão preventiva decretada pelo juiz Dr. Antonio Cristiano de Magalhães. 
Com informação do Diário do Nordeste
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.



Afastada da escola Richard B. Haydock, em Oxnard, no estado da Califórnia (EUA), após um vídeo pornô circular entre os alunos, a professora de ciência Stacie Halas, de 31 anos, trabalha há mais de seis anos como atriz pornô, segundo o site "Smoking Gun".
A professora foi colocada em licença remunerada na segunda-feira depois que um filme pornográfico passou a circular entre os estudantes. "Eu vi partes do vídeo", disse o superintendente escolar Jeff Chancer. "É pornografia hardcore".
De acordo com o produtor pornô Peter Romero, que descobriu Stacie, ela ganha cerca de US$ 10 mil por participação por trabalho. Ele destacou ainda que a professora fez sua estreia em dezembro de 2005 em uma gravação ocorrida nos arredores de Los Angeles.
O vídeo que teria circulado entre os alunos é o que mostra a professora atuando no filme "Big Sausage Pizza".
Com informação do G1.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

AGRICULTORES FAMILIARES RECEBERÃO PROJETOS NA SEGUNDA-FEIRA


Nesta segunda-feira (12), às 09 horas, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza solenidade de liberação de diversos projetos de práticas agrícolas de convivência com o semiárido para fortalecer a agricultura no Ceará. A solenidade acontece no Parque de Exposições Governador César Cals e contará com a presença do secretário Nelson Martins, que fará a entrega dos projetos ao lado do titular da Coordenadoria, Itamar Lemos, e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.
Na ocasião serão entregues projetos de reforma e modernização das casas de farinha para o fortalecimento da mandiocultura, em seis municípios do interior, sendo eles, Milagres, Redenção, Crato, Ararendá, Itarema e Ocara. Os novos equipamentos produzirão farinha de qualidade. Ao todo foram investidos R$ 125 mil em sete projetos. As famílias de pequenos agricultores também receberão kits de medidores horo-sazonal 43 produtores/irrigantes de base familiar. O equipamento garante aos produtores a redução na conta de energia elétrica em até 73% utilizado entre 21h30min a 6h para projeto de irrigação.
Os Projetos de Convivência com o Semiárido são desenvolvidos pela Secretaria e executados pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). 
Práticas agrícolas de convivência com o semiárido
A solenidade terá ainda a assinatura de convênios com Prefeituras Municipais e associações comunitárias para garantir a implantação das práticas agrícolas mecânicas e edáficas vegetativas e agroecológicas para o armazenamento de água no solo, além de reduzir a degradação.
Serão assinados 16 convênios, com oito municípios e oito associações comunitárias, num investimento total de R$ 489.100,00, oriundos do tesouro estadual. Os municípios beneficiados são Apuiarés, Baixio, Catunda, Ererê, Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Miraíma, Milhã, Ocara, Palhano, Redenção e Uruburetama.
Minifábricas de biocompostagem orgânica
Cinco associações localizadas nos municípios de Carnaubal, Santa Quitéria, Jaguaretama, Icó e Itapajé assinarão convênio com a SDA para a produção do composto orgânico do Biodiesel, para as produções de mamona e girassol, nos quais serão investidos R$ 435 mil reais.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

MULHERES REALIZAM PROTESTO PELAS RUAS DE QUIXADÁ


Centenas de trabalhadoras rurais marcharam pelas ruas de Quixadá na manhã desta quinta-feira, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, protestavam por conquistas e melhor assistência ao gênero. A caminhada partiu da Praça Coronel Nanam, onde estão situados o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá e a coordenadoria regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). Seguiram até a Câmara Municipal, onde participaram de audiência pública especial.
 
No caminho, juntamente com servidoras públicas, representantes de organizações não governamentais, movimentos sindicalistas e até alguns homens, fizeram manifestação em frente ao Banco do Nordeste reclamando da demora e muita burocracia na liberação de empréstimos do Pronaf Mulher. Também protestaram diante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Reclamaram do atraso nos agendamentos eletrônicos de processos negados, de demora nas perícias médicas, e outros problemas. A mobilização se encerrou no lançamento do projeto “A força da mulher”, na Câmara de Vereadores de Quixadá.

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO BLOG DIÁRIO SERTÃO CENTRAL

MULHER AO VOLANTE É MUITO IMPORTANTE


TEXTO PUBLICADO POR LUIS CARLOS PAULINO NO BLOG DIREITO DE IR E VIR

Na semana em que se homenageia a mulher, que, convenha-se, merece ser reverenciada o ano inteiro, é importante que se venha a público para analisar a participação dessa personagem no, cada vez mais, desorganizado e violento teatro desenvolvido diuturnamente nas vias públicas país afora, ao qual denominamos trânsito.

Frases – normalmente calcadas no machismo e no preconceito -, como, por exemplo: “mulher no volante, perigo constante” ou “mulher e fusca só atrapalham o trânsito” (esta última, duplamente preconceituosa!), não esclarecem quanto à realidade do nosso trânsito.

Exemplificativo dessa visão masculina preconcebida, é a imagem abaixo, compartilhada por muitos nas chamadas "redes sociais", com destaque para o Facebook:

Ora meus caros concidadãos, de acordo com o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), até dezembro de 2008, o Brasil tinha registrado 45.137.916 de condutores, sendo que 33% desse total são do sexo feminino. Em 2004 eram 10.374.385 de mulheres habilitadas, já em dezembro de 2008 o total chegou a 14.999.114, um crescimento de 44% em quatro anos. Como se observa, o número de mulheres habilitadas para conduzir veículos no Brasil tem aumentado sucessivamente. Que ótimo! Elas são muito mais prudentes no trânsito.

Prova disso é que pesquisa divulgada pelo Denatran, em 2009, revelou que dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas, ocorridos de 2004 a 2007, apenas 11% eram mulheres.

De acordo com o referido levantamento, 1.702.738 de condutores estiveram envolvidos em 1.574.829 acidentes de trânsito com vítimas registrados nesse período.

Considerando a média de condutores envolvidos, identificou-se que 71% eram homens, 11% mulheres e 18% não informados. Diante disso, forçoso que se adapte à realidade outra frase bastante comum entre os preconceituosos no trânsito: “só podia ser mulher…”, complementando-a da seguinte forma: para dirigir com tanto cuidado!

Razão assiste à jornalista Mariana Czerwonka, quando pondera que “não é uma questão de ser melhor ou pior, a questão é que o cuidado, a atenção e até maior sensibilidade ao medo são características do sexo feminino desde o nascimento”. Prosseguindo, argumenta: “somos criadas cuidando de nossas bonecas, depois de nossos irmãos… Em seguida dos maridos, filhos e muitas vezes até dos pais. Mulheres geralmente não topam entrar num racha. Mulheres têm medo de brigar e xingar no trânsito. Mulheres não abusam da velocidade. Mulheres, que estão com os filhos no carro, pisam no freio ao avistar um sinal amarelo…”.

Bem sugestiva a proposição da escritora Irene Rios: “mulher no volante é muito importante!”. Fecha-se com a ideia e com a autora.

 Luís Carlos Paulino

ILUMINAÇÃO PÚBLICA > Muitas ruas de Quixadá às escura

Quixadá > A Estrada do Cedro, a Avenida José Caetano de Almeida e até a Plácido Castelo. Trechos de muitas vias públicas de Quixadá estão ha dias às escuras. Os consumidores exigem solução para o problema como a mesma agilidade em que as contas de energia elétrica chegam na porta de suas casas, as vezes até com um mês de antecedência . Também reclamam do péssimo atendimento da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) através do teleatendimento. Quem tem algum problema recebe mensagem para aguardar até uma semana. A reclamação é um dos destaques deste sábado, 10, na coluna Voz dos Municípios do Diário do Nordeste. Denuncie.
Diário Sertão Central > (88) 9970 5161 / (88) 8865 6118 ou diariosertaocentral@gmail.com

ANTÔNIO CONSELHEIRO > Herói sertanejo relembrado em Quixeramobim



Quixeramobim > Considerado por muitos o primeiro herói do Nordeste, o quixeramobinense Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, será relembrado na próxima semana pela passagem do seu aniversário de nascimento, 13 de março. Além de outorgar uma comenda especial que recebe o nome o mártir da Guerra de Canudos a mais três personagens relacionados ao vulto histórico, a Câmara de Vereadores deverá aprovar um projeto de lei o qual institui o dia do nascimento de Conselheiro feriado municipal. Veja a reportagem na edição deste sábado, 10, no Caderno Regional do Diário do Nordeste > Antônio Conselheiro – Quixeramobim fará homenagens especiais.
Antônio Conselheiro ficou conhecido através da história como líder do Arraial de Canudos, considerado um messias. Ele também comandou um exército de sertanejos, na maioria retirantes da seca, no confronto com as tropas federais, na Guerra de Canudos. Para conhecer melhor essa história é ir até Quixeramobim.
Tags: , , , , , , ,