quarta-feira, 6 de março de 2013

Assaré festeja aniversário de Patativa, seu filho ilustre




Assaré Esta cidade, na região Sul do Ceará, faz festa para homenagear o seu filho ilustre, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Patativa do Assaré. Se estivesse vivo, ele estaria completando 104 anos de idade. Através de seus versos, que retratam o cenário do Nordeste e o sofrimento dos flagelados da seca, o agricultor de temperamento passivo conseguiu projetar a região para o mundo.

Atualmente, ele é referência para estudos sociológicos e, pela dimensão de sua obra, está entre os mais importantes nomes da literatura brasileira.

Como reconhecimento da contribuição dada pelo poeta, anualmente, o município realiza uma grande programação em alusão ao assareense.

Este ano, a programação oficial, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, iniciou-se, no último dia 3, quando, logo pela manhã, aconteceu uma alvorada, seguida de um encontro de dez bandas tradicionais de música. Durante três dias aconteceram seminários sobre a vida e obra de Patativa, oficinas de teatro, contação de histórias, formação de guias turísticos, lançamentos de livros e entregas da comenda "Cidadão Amigo da Cultura", da Universidade Patativa do Assaré, para as personalidades que mais contribuíram com o desenvolvimento da cultura local. Pelas ruas da cidade, aconteceram diversos cortejos dos mestres da cultura popular.

Chuvas no Rio deixaram ao menos 4 mortos e 3 feridos



Quatro pessoas morreram, três ficaram feridas e uma está desaparecida em decorrência do temporal que atingiu a região metropolitana do Rio de Janeiro na noite de terça-feira (05). De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, um das estações pluviométricas da cidade registrou 86,2 mm de chuva em apenas 30 minutos, o equivalente a 72% da média mensal para o mês de março. Foram acionadas sirenes preventivas para alertar os moradores sobre o risco de deslizamentos em 24 comunidades das zonas norte e oeste.

Felipão convocou Seleção para jogos contra Itália e Rússia



O técnico Felipão convocou nesta terça-feira, no Hotel Royal Tullip, no Rio de Janeiro, 22 jogadores para os amistosos contra a Itália (dia 21 de março, em Genebra) e contra a Rússia (dia 25 de março, em Londres).
Veja a relação dos convocados:
Julio Cesar (Queens Park Rangers)
Diego Cavallieri (Fluminense)
Daniel Alves (Barcelona)
Thiago Silva  (PSG)
Dedé (Vasco)
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Marcelo (Real Madrid)
Felipe Luís (Atlético de Madrid)
Paulinho (Corinthians)
Fernando (Grêmio)
Ramires (Chelsea)
Jean (Fluminense)
Luiz Gustavo (Bayer de Munique)
Hernanes (Lazio)
Kaká (Real Madrid)
Oscar (Chelsea)
Neymar (Santos)
Lucas (PSG)
Fred (Fluminense)
Diego Costa (Atlético de Madrid)
Hulk (Zenith)

Coluna Amadeu Filho: Comunicador de radiadora tinha até fã-clube em Quixadá

paruara_profestaAAAA
No tempo dos alto-falantes: “a voz do Norte” era a alegria da Rua Tenente Cravo, e locutor tinha até fã-clube.

"Mamãe lá vem o locutor da voz do Norte, ele é lindo, queria me casar com ele!", falava as meninas da época, as mães retrucavam, "deixem de ser assanhadas meninas, ele tem família". Estes diálogos eram bastante comuns, em meados dos anos 60, quando funcionava à Rua Tenente Cravo, o serviço de alto-falantes: "A Voz do Norte".

Cajucultura Praga destrói pomares de caju em Ibaretama



Dezenas de hectares de cajueiros da zona rural de Ibaretama estão ameaçados pela praga da "mosca branca". O problema foi detectado recentemente no distrito de Oiticica, uma área tradicional no cultivo dessa cultura.

Além da preocupação com a recuperação dos cajueiros, técnicos rurais temem a expansão da praga para as regiões vizinhas do Sertão Central. Ocara, Chorozinho, Aquiraz e Cascavel podem ser afetadas se não for iniciado trabalho de prevenção e combate ao inseto predador.

FALTA DE ENERGIA COMPLICA O TRÂNSITO NO CENTRO DE QUIXERAMOBIM







A falta de energia na manhã desta terça-feira, 05, deixou o trânsito complicado no centro de Quixeramobim.

A falta de energia elétrica no centro de Quixeramobim durou menos de duas horas, mas foi o suficiente para prejudicar as pessoas que passavam pelo centro da cidade.  Quem desejou pagar alguma conta teve que aguardar a Coelce concertar o problema. No trânsito, o semáforo que fica no cruzamento da Rua Monsenhor Salviano Pinto com Av. Dr. Joaquim Fernandes, um dos mais movimentados da cidade, ficou sem funcionar. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito permaneceram no local controlando o tráfego de veículos até a normalização do serviço. 

O problema foi causado devido à queda de uma canela deixando parte do centro sem energia elétrica.

POR REDAÇÃO