segunda-feira, 13 de agosto de 2012



Quixeramobim. Preservar uma tradição genuinamente nordestina e, ao mesmo tempo, contemplar os acordes do maior sanfoneiro de todos os tempos. Com essa filosofia, o fã-clube Viva o Rei resiste aos modismos sonoros da era digital desde 2004, quando foi fundado, em Quixeramobim, para seus sócios no coração geográfico e cultural do Sertão Central do Ceará.

Hoje, segundo um de seus fundadores, Fernando Ivo de Sousa, além de referência da preservação da arte de Luiz Gonzaga, a associação de admiradores estimula a valorização da arte popular nordestina. São cerca de 30 membros, sempre encontrando alguma forma de divulgar a herança deixada pelo "Rei do Baião". Segundo Fernando Ivo, o rádio continua sendo o principal parceiro na divulgação da história de Luiz Gonzaga.

Às quartas-feiras, ele participa ao vivo do programa Crepúsculo Sertanejo, transmitido de segunda à sexta-feira, das 16 às 18 horas, pela Difusora Cristal. No último dia da semana, o sanfoneiro Luiz Gonzaga dos Santos, o Nonô, apresentador do programa, recebe os amigos do Viva o Rei para uma roda de sanfona. O encontro acaba se transformando em mais uma festa em homenagem ao "Mestre Lua", como o ídolo também é conhecido.


Memória

Na opinião da sócia, ex-secretária de Cultura de Quixeramobim, Terezinha Oliveira, os sanfoneiros da terra cultuam a memória do "Rei do Baião" sempre que pegam suas "brancas" e "pretas" - referência às teclas da sanfona - vão logo dedilhando um dos clássicos do repertório de Luiz Gonzaga.

Na opinião dela, essa manifestação é raiz, é sentimento de identificação com a terra nordeste, é cultura. Como não podiam esquecer a ação de Fenelon Câmara na comunicação do Sertão Central, seus filhos mantêm uma programação identificada com os verdadeiros valores positivos no cenário cultural. A animação desse regionalismo fica por conta do incansável Fernando Ivo, destaca Terezinha.

O programa Sertão de Memórias, transmitido aos domingos pela Canudos FM e o Raízes da Campo, levado ao ar aos sábados pela AM Campo Maior, também contemplam o cancioneiro do "Rei do Baião" nas programações dedicadas ao típico forró pé-de-serra em Quixeramobim. "São outros importantes espaços de resgate e preservação da arte popular", diz Fernando Ivo.

Além de preservar a memória de Luiz Gonzaga, todos os anos, o fã-clube viaja para a cidade de Exu, no sertão pernambucano, onde nasceu Luiz Gonzaga. No roteiro, o grupo visita o Parque Asa Branca, a casa onde nasceu e viveu o artista, e também o Museu Gonzagão. A excursão é realizada na semana de comemoração do aniversário de nascimento do sanfoneiro. No fim da tarde, participam do tradicional Forró do Juazeiro. A festa popular reúne os fãs, viajantes e tocadores de sanfona de todo o País. O encontro ocorre à sombra do frondoso símbolo sertanejo, ao lado da casa do "Mestre Januário", outro pseudônimo do ilustre sanfoneiro.


Museu

Os "súditos" de Luiz Gonzaga sonham com a criação de um museu em Quixeramobim. Há anos recolhem discos, livros, revistas, todo material onde ele seja um dos personagens ou exponha de alguma forma a sua história. Atualmente, o acervo é guardado nas casas dos sócios.

Neste ano, na semana de comemoração do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o "Viva o Rei" quer incluir na programação a II Missa dos Sanfoneiros, na Igreja Matriz de Quixeramobim. A primeira foi realizada em 2009. Dessa vez, o grupo conta com o apoio do padre Adauto Farias, outro apaixonado pela musica e historia de Luiz Gonzaga. O fã-clube também pretende realizar um grande encontro de sanfoneiros.

Por conta da dedicação a cultura nordestina o fã-clube Viva o Rei sempre recebe títulos de reconhecimento, ressalta a sócia Leidinara de Oliveira. Ela é esposa de Fernando Ivo. Em 2011, representando os associados, o casal recebeu o troféu Asa Branca, título honorífico em homenagem aos fãs de Luiz Gonzaga que divulgam a memória do "Rei do Baião".

Neste ano, receberão do Grupo União São Francisco e do Caldeirão Político, da Paraíba, o troféu "Os cem anos de Luiz Gonzaga". A homenagem ocorre no dia 18 de agosto, na Comunidade São Francisco, na cidade de São João do Rio do Peixe, por ocasião do V Fermuza.


Tradição

Alegria em festas juninas e forrós pé-de-serra
Luiz Gonzaga do Nascimento, esse é o nome do "Rei do Baião". Ele nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em Exu, no sertão de Pernambuco. Morreu com 77 anos, no dia 2 de agosto, em Recife, capital da sua terra natal.

Por conta do seu sucesso com os gêneros musicais tipicamente nordestinos, recebeu o pseudônimo pelo qual ficou nacionalmente conhecido. Acompanhado de sua sanfona, o "Velho Lua", como passou a ser tratado carinhosamente ao avanço da idade.

Levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do País, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Considerado um genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ele ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião", "Siridó", "Juazeiro", "Qui Nem Jiló", "Baião de Dois" e "Asa Branca", transformada no hino melódico sertanejo. Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, da zabumba e do triângulo, animou o povo brasileiro.
Mais informações

Fã clube Viva o Rei
Responsável:
Fernando Ivo de Sousa
Telefone: (88) 9929.2298
E-mail: vivaorei.lg@bol.com.br
Com informação: Alex Pimentel 
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1169379

Crisanto Teixeira – Jornalista.           FOTOS  VALMIR

Igreja Matriz Quixeramobim é um município brasileiro do 

estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses.


Quixeramobim comemora seu aniversário 


Desde o dia primeiro de agosto a Prefeitura Municipal de Quixeramobim realiza ações em comemoração às festividades dos 156 anos de cidade e 223 anos de município.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da PMQ, nesta terça-feira, 14, acontece a abertura oficial do calendário festivo:

5 horas - Alvorada festiva  nas ruas da cidade,
8 horas – Hasteamento das bandeiras na Praça da Prefeitura
8h10min - Missa em Ação de Graças na Igreja Senhor do Bonfim
9h30min - Partilha do bolo gigante de aniversário de Quixeramobim
19 horas – Culto em Ação de Graça na Praça da Prefeitura

Ainda nesta segunda-feira, 13, às 18 horas, o prefeito Edmilson Junior e a secretária de Educação, Socorro Pinheiro, reinauguram a Escola de Ensino Fundamental Maria Perpétua de Oliveira, na localidade de Cachoeirinha, no Distrito de Nenelândia.
Postado por: Jornalismo - SMC
Fotos  Valmir

Igreja Matriz Quixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses.


PAI E FILHA MORREM EM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM QUIXADÁ


Um grave acidente de trânsito deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas, na tarde deste domingo, 12, no município de Quixadá.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um capotamento envolvendo uma camioneta, marca Ford, modelo Rural, placa HXU-6367, ano 1976, cor preta, deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas. O capotamento aconteceu por volta das 15 horas na CE-060, altura do trecho conhecido por “Alto da Balança”, no município de Quixadá, causando a morte do comerciante Josemi Batista de Freitas, conhecido como “Mano da Borracharia”, 50 anos, e de sua filha, Jociana de Almeida Lima de Freitas, 24 anos. Outras duas pessoas, entre elas uma criança de seis anos, ficaram gravemente lesionadas. Ana Natália Alves da Silva, 28 anos, foi socorrida para o Hospital Dr. Eudásio Barroso, apresentando lesões nas pernas e braços. A segunda vítima lesionada foi uma criança de apenas 06 anos que foi atendida na Maternidade Jesus Maria José com edema na face e suspeita de fraturas nas pernas, em seguida transferida para o IJF em Fortaleza.

No local do acidente há uma grande curva. “Mano da Borracharia” era bastante conhecido no município de Quixadá.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
 
(88) 3445-1047
Quartel do Comando da 2ª Companhia do 1ª Batalhão Provisório em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
 
Contato: (88)3445-1042  / 190

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL REVISTA CENTRAL 

FOTOS  VALMIR

Igreja MatrizQuixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses.

INCÊNDIO DEIXA VEÍCULO DESTRUÍDO EM QUIXERAMOBIM


                      FOTOS: MARLLON DANTAS 

Um final de semana onde poucas ocorrências foram registradas no município de Quixeramobim.

Somente na sexta-feira, 10, um atropelamento ocorrido na CE-060, km 203, deixou o agricultor Raimundo da Silva Pinheiro, 52 anos, ferido. Segundo a vítima, uma carreta vermelha atropelou o mesmo quando estava seguindo para sua residência em uma bicicleta. Foi socorrido para o Hospital Regional com suspeita de fratura no pé direito pelo corpo de bombeiro. Uma colisão lateral entre um veiculo Gol de placas HVD 5568 e uma motocicleta pop, também na sexta-feira, 10, deixou a condutora Francisca Keyla Rodrigues com escoriações leves. A mesma foi conduzida para o Hospital onde foi atendida.   

No sábado, 11, por volta das 06h15min, o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado para apagar um incêndio ocorrido em um automóvel na Rua Teixira de Freitas, no centro da cidade. Uma pampa azul de placas HVE 8290, pertencente ao Sr. Raimundo Rogério de Araujo, veio a pegar fogo. Segundo informações do corpo de bombeiros, toda a parte dianteira do veículo ficou completamente destruída. A causa do incêndio não foi descoberto.

POR FERNANDO IVO

Igreja Matriz Quixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na  Mesorregião dos Sertões Cearenses

Fotos  Valmir