quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fogo atinge loja na cidade de Quixeramobim


E-mailPDF
Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Quixeramobim estão tentando neste momento conter as chamas de um fogo em uma loja no Centro da cidade de Quixeramobim.
A equipe dos sites Revista Central / O Sertão é Noticia encontra no local e em breve mais detalhes desse fato.         FOTOS VALMIR







 

Crimes eleitorais acirram disputa no interior do Ceará

Intimidação, ameaças e compra de votos são os crimes eleitorais mais denunciados, segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), promotor público Raimundo Neto. Ele explicou que a antecipação do reforço policial, que abrange 30 cidades, se deveu ao clima de intranquilidade, envolvendo o acirramento de grupos políticos rivais.

Na sua opinião, já se pode avaliar que as eleições deste ano despontam para uma atenção maior da segurança pública, quando comparadas a períodos de pleitos anteriores. "São inúmeras as denúncias que têm chegado ao Coapel das naturezas mais diversas", disse.

"Em alguns casos, há uma diversificação de atividades, que precisam de investigação aprofundada", disse o promotor. Ele exemplificou os casos de compra de voto, onde já foram verificados indicadores fortes em Trairi e Cariús, ensejando uma ação policial ostensiva, por meio de prisões e mandatos de busca.

Com isso, todos os Municípios cearenses contarão com reforço policial para as eleições do próximo dia 7. As cidades onde há mais tensões e denúncias de crimes eleitorais receberão efetivos de policiais militares, civis e federais, não descartando, inclusive, a presença da Força Nacional de Segurança.

Apesar da divulgação do reforço policial para algumas cidades, o esquema de segurança somente deverá ser anunciado na próxima sexta-feira. Desde já, há antecipação de reforço policial em 30 Municípios, desde a segunda-feira passada, e a participação da Polícia Federal com 22 equipes, em localidades que ainda não foram divulgadas pela superintendência.

Força Nacional
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, disse, ontem, que há uma normalidade política no Estado, mas não se descarta a possibilidade da presença da Força Nacional de Segurança em áreas mais sensíveis. No entanto, ele explicou que todos os casos deverão ser avaliados para que se recorra a forças federais.

"De acordo com a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, a segurança no Estado é da competência da Polícia Militar. Afinal, seria uma grande desmoralização para os governantes não poderem garantir a segurança nos Municípios durante as eleições", disse Ademar Bezerra.

No entanto, lembrou que há também uma ressalva da ministra Carmen Lúcia de garantir forças federais, que estarão de prontidão para as áreas mais críticas, com relação a perturbação da ordem e práticas eleitorais criminosas. "É natural que cada juiz queira toda a segurança possível. Mas, devemos avaliar onde se faz mais necessário", disse Ademar Bezerra.

Dentre os casos que têm chamado a atenção do Tribunal, estão Morada Nova e Tabuleiro do Norte, em que os juízes eleitorais relataram ocorrências de desobediência à determinação judicial, além de incitamento da população contra policiais. Esse foi o caso de Morada Nova, que envolveu, inclusive um delegado de polícia que também tem pretensões políticas na região.

A coordenação dos trabalhos da Polícia Federal ficará a cargo do delegado Janderlyer Gomes, à frente das 22 bases localizadas no interior do Estado.

A previsão é que o esquema funcione a partir da segunda-feira anterior ao pleito, em harmonia com os juízes das zonas eleitorais, para o atendimento das possíveis ocorrências verificadas nas localidades.

A Polícia Federal manterá também um delegado nas dependências do TRE, junto ao juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, que ficará responsável por atender às demandas dos juízes eleitorais, em todo o Estado, comunicando à PF com rapidez as ocorrências durante as eleições.

O superintendente regional da PF, delegado Sandro Caron, disse no dia 15 passado, que o planejamento já foi amplamente discutido com o procurador regional eleitoral, Márcio Torres. A greve que atinge a instituição não deverá afetar a mobilização dos efetivos.    Fonte: Jornal Diário do Nordeste





Procuradoria Geral de Justiça lança edital para garantir segurança aos promotores de justiça

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado acaba de lançar edital – pela modalidade pregão eletrônico, e vai contratar vigilância armada para seus prédios na Capital e no Interior.

Pelo edital, as propostas serão recebidas até o dia 8 de outubro.

A medida tomada pelo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, soou como resposta a apelos por segurança feito por promotores de justiça.

(Com informações do Blog do Eliomar)
FOTOS  VALMIR




Agricultores familiares da Associação de Pequenos Produtores Rurais, da Fazenda Cajueiro, município de Limoeiro do Norte, assistidos pelos técnicos do escritório da Ematerce Regional Baixo Jaguaribe, apresentaram cacho de bananas, variedade prata, com mais de trezentas unidades, durante a realização do FRUTAL 2012 – 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, sendo realizado no período de 25 à 27 de setembro de 2012, no Centro de Eventos na cidade de Fortaleza.

A referida Associação de Agricultores Familiares, a convite da Ematerce está participando da feira e expondo seus produtos. A reportagem, disse o presidente da associação, Antônio Edílson Guimarães (foto), 48 anos, que a área da propriedade é constituída de 127 hectares e foi adquirida pelos agricultores, graças a projeto realizado pela Ematerce, com recursos do governo do estado do Ceará. “Reforma Agrária Solidária”. De acordo com o presidente da Ematerce, engrº agrº José Maria Pimenta, a produção de banana é o principal produto que mantém emprego e renda para os assentados; está sendo utilizado o sistema de fertirrigação com excelentes resultados na qualidade do produto.

Crisanto Dias Teixeira – Jornalista enviado especial ao Frutal 2012
FOTOS  VALMIR


POLÍCIA APREENDE OBJETOS PROIBIDOS DENTRO DA CADEIA DE QUIXERAMOBIM   Na tarde desta terça-feira, 25, a polícia conseguiu em mais uma vistoria retirar materiais proibidos de dentro da cadeia publica de Quixeramobim. A vistoria aconteceu por volta das 17h40min, logo após os agentes penitenciários receberem uma informação via telefone dando conta que na cela do pernoite dos apenados do regime semi-aberto havia celulares em seu interior. Os agentes prisionais juntamente com os policiais militares efetuaram uma vistoria encontrando no interior da cela 01 (um) celular da marca NOKIA, 01 (um) carregador e 05 (cinco) chips, sendo 02 (dois) da operadora TIM, 01 (um) da operadora CLARO, 01 (um) da operadora OI e 01 (um) da operadora VIVO. O detento Antonio José de Sousa, vulgo “Zé Cassete”, assumiu que o material ilícito encontrado no interior da cela lhe pertencia.  Todo o material apreendido foi entregue ao agente prisional para adoção das medidas cabíveis.   MAIS INFORMAÇÕES                                                                                                     Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302 POR      FERNANDO IVO hoteles