terça-feira, 8 de março de 2016

Água de açude pode explicar tremores de terra nos municípios de Solonópole e Jaguaribe


acude_castanhaoNa região dos municípios, fica o açude Castanhão, construído entre 1995 e 2003 e considerado o maior açude público de múltiplos usos do Brasil.
Dois tremores seguidos foram sentidos nos municípios de Solonópole e Jaguaribe, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. Os sismos ocorreram na tarde de domingo (6). O primeiro foi registrado às 17h08 e teve magnitude 3.1 na escala Richter. O segundo, às 17h29, foi de magnitude 3.4. As informações são do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). A atividade também foi registrada pelo Centro Sismológico da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o técnico do LabSis Eduardo Menezes, os tremores atingiram um raio de 50 quilômetros entre as duas cidades. Os efeitos dos sismos foram sentidos em sete localidades: Nova Olinda, Alto Verde, Bom Jardim e Maretas, em Solonópole, e Nova Floresta, Feiticeiro e Palha, em Jaguaribe.
O chefe do Núcleo de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco das Chagas Brandão Melo, contou que a magnitude dos tremores causou susto nos moradores das localidades. Em Alto Verde, algumas casas tiveram rachaduras. Uma equipe da Defesa Civil viaja amanhã (8) para os municípios para conversar com os moradores sobre as ocorrências. “Parecia um trovão, foi um estrondo. Estremeceu o chão e a casa, as telhas rangiam”, disse o agricultor Francisco das Chagas, 66, morador de Bom Jardim.
Brandão disse que sismos como esses não são raros nessa área do sertão cearense. Embora ainda não haja explicação para os tremores em Solonópole e Jaguaribe, alguns eventos podem ser explicados pela chamada sismicidade induzida, relacionada a alguma grande intervenção humana. Na região dos municípios, fica o açude Castanhão, construído entre 1995 e 2003 e considerado o maior açude público de múltiplos usos do Brasil.
“A água do açude entranhou na terra, passou pelas falhas geológicas, e pode estar atuando como um lubrificante entre as rochas. Isso acaba gerando tremores de terra induzidos”. A capacidade total do Castanhão é de 6,7 bilhões de metros cúbicos.
De acordo com Menezes, do LabSis, não houve novos tremores nas localidades após os dois registrados ontem.
Edwirges Nogueira – da Agência Brasil

Feliz Dia Internacional da Mulher: por que é celebrado em 8 de março?

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e foi adotado pela Nações Unidas e consequentemente por diversos países. A idéia de criar e celebrar um dia dedicado às mulheres já existia no século XX, já havia surgido na Europa e Estados Unidos a idéia de celebrar um dia da mulher, para comemorar a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto. (Do Calendarr)No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História