terça-feira, 27 de novembro de 2012

 
Assista ao vídeo 
Delegado Eduardo Tomé fala da prisão de três estelionatários 


Após a prisão de Francisco Wesley Marques Bezerra, 23 anos, residente em Crateús, Francisco Erildo Melo Perreira, 30 anos, residente em Monsenhor Tabosa, e Anderson Bruno Soares da Silva, de Fortaleza, ambos acusados de praticarem golpes contra três aponsentados na manhã desta terça-feira, 27, em Quixeramobim, o Delegado de Polícia Civil, Eduardo Tomé, afirmou que os homens serão enquadrados em flagrante pelo crime de estelionato.

A suspeita é de que os criminosos vinham praticando este tipo de crime já há algum tempo na região. Foi recuperada uma quantia de R$ 2.290,00, pertencente aos três aposentados, José Tarcísio, residente em Santa Helena, José Miguel, de Croatá, Distrito de Damião Carneiro, e José Tibúcio Lemos que, mora em Caraúno, Distrito de São Miguel.

Assista ao vídeo
 
Postado por: Jornalismo - SMC

Delegado Eduardo Tomé fala da prisão de três estelionatários



Após a prisão de Francisco Wesley Marques Bezerra, 23 anos, residente em Crateús, Francisco Erildo Melo Perreira, 30 anos, residente em Monsenhor Tabosa, e Anderson Bruno Soares da Silva, de Fortaleza, ambos acusados de praticarem golpes contra três aponsentados na manhã desta terça-feira, 27, em Quixeramobim, o Delegado de Polícia Civil, Eduardo Tomé, afirmou que os homens serão enquadrados em flagrante pelo crime de estelionato.

A suspeita é de que os criminosos vinham praticando este tipo de crime já há algum tempo na região. Foi recuperada uma quantia de R$ 2.290,00, pertencente aos três aposentados, José Tarcísio, residente em Santa Helena, José Miguel, de Croatá, Distrito de Damião Carneiro, e José Tibúcio Lemos que, mora em Caraúno, Distrito de São Miguel.

Postado por: Jornalismo - SMC


O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo
FOTOS  VALMIR  HOLANDA



Trio acusado de latrocínio no bairro Boto tem prisão preventiva decretada


E-mail
Um mês depois do crime as policiais conseguiram um mandado de prisão preventiva.
As policias Militar e Civil de Quixadá conseguiram por meio de uma minuciosa investigação indiciar três acusados da morte de José Helinton Teixeira do Nascimento, 46 anos, conhecido como “Itim”, foi brutalmente morto ao reagir um assalto próximo da entrada da Fazenda Lavoura Seca, no bairro Boto. “Itim” foi atingido por quatro lesões à faca no pescoço e agressões a pedrada na cabeça.
As policias agiram por meios de uma linha de investigação e com base em testemunhas, um mês depois conseguiram um mandado de prisão preventiva da Justiça da Comarca de Quixadá.
Foi preso por mandado de prisão José Valdenor de Souza Filho, vulgo “Nego do Filho”, 34 anos, casado, residente na localidade de Guarujá, Distrito de Tapuiará, sendo que o mesmo responderão aos art.157 e 213, todos do CP, juntamente com seus compassas, o adolescente I.S.N., 17 anos, este completará maioridade no dia em 30/12, residente na Rua Amadeu Ferreira de Souza, bairro Baviera, este apreendido em sua residência, dando continuidade aos mandados, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Alto São Francisco, foi aprendido o menor H.F.L.A., 16 anos, solteiro, natural de Quixadá. As prisões dos acusados foram realizadas pelo inspetor Gilberto e cabo PM Jonas Rebouças
Os acusados foram conduzidos a Delegacia Regional de Policia Civil, o suposto chefe do trio foi conduzido à cadeia pública de Quixadá, enquanto os menores serão transferidos para um centro especializado. Todos negaram envolvimento neste crime.  
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.Mais Informações: Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
                                    REVISTA CENTRAL 
FOTOS  VALMIR   HOLANDA


QUIXERAMOBIM-CE: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, CRIANÇAS REALIZAM FEIRA TEMÁTICA


A Creche Helena Pontes realizou, na última semana, a sua 4ª Feirinha do Conhecimento que teve como tema “Educação no trânsito não tem idade: PARE, OLHE, SIGA com cuidado”.

O projeto voltado à educação para o trânsito vinha sendo trabalhado há alguns meses e já chamara a atenção da comunidade local ao ser apresentado durante o desfile de 7 de setembro em Quixeramobim. Segundo a diretora Francisca Aurelina de Oliveira, trabalhar a educação no trânsito é uma maneira de alertar a população sobre os riscos a que todos estão sujeitos nas ruas. “Este trabalho foi realizado não só pensando na conscientização, mas também como um trabalho educativo para o futuro cidadão ter atitudes e ações para melhor cuidar de si, do outro e da cidade”, completou. Segundo a coordenadora Alda Torres Rocha, o objetivo geral é desenvolver os valores essenciais à vida e à convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito.

Na foto acima, a "seleção" de abnegados profissionais e educadores da Creche Helena Pontes.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito auxiliaram no projeto e, por ocasião da feira, pais e alunos participaram de brincadeiras relacionadas ao tema. Autoridades e pessoas da comunidade também prestigiaram o evento. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito, Luís Carlos Paulino, participou da feirinha e já prestigiara o projeto da Creche Helena Pontes, realizando palestras educativas e contação de histórias para as crianças.


Observação: texto e fotos, até aqui, com todos os créditos para o amigo Fernando Ivo, do O SERTÃO É NOTÍCIA.

Deixo aqui, mais uma vez, os merecidos parabéns a todos os profissionais atuantes na Creche Helena Pontes, aos pais das crianças que frequentam aquela instituição e, em especial, a todas as crianças da referida creche, a quem este blogueiro homenageia com o desenho abaixo, de autoria do aluno João Pedro, de 4 anos de idade, produzido na jornada de desenhos que sugeri e que foi realizada pela coordenação da Creche Helena Pontes:









É agora ou nunca, pensa Eunício sobre sucessão de Cid



O senador Eunício Oliveira (PMDB) está determinado a entrar na disputa pelo Governo do Estado em 2014. Eunício não esconde esse sonho, sabe das adversidades e, ao mesmo tempo, expõe outra convicção: se não for na sucessão de Cid Gomes (PSB), não será mais nunca candidato a governador.

O lema do peemedebista é ‘’agora ou nunca’’, quando conversa com aliados e correligionários. Argumenta que, em 2014, estará na metade do seu mandato de senador. Com isso, desfruta de uma condição privilegiada de enfrentar a corrida pelo Governo Estadual e, sendo derrotado, continuar por mais quatro anos com o mandato de senador.

O sentimento e a vontade de entrar na disputa pelo Governo do Estado levaram Eunício a uma declaração tão taxativa logo após a reunião da Executiva Nacional do PMDB, na semana passada, em Brasília, que surpreendeu a aliados mais próximos e aos céticos que tem dúvida sobre a eventual candidatura à sucessão de Cid Gomes.

Logo após a reunião dos dirigentes nacionais do PMDB, Eunício declarou que era o candidato natural ao Governo do Estado. As declarações ganharam repercussão pela contundência, Eunício tentou amenizar o impacto da notícia ao dizer, por meio da assessoria, que quis dizer que era um dos candidatos e não o candidato natural do partido.

Com ou sem oscilação nessas declarações, Eunício Oliveira se antecipou no debate, trabalha com a convicção de que 2014 é a oportunidade de concorrer ao Governo, conversa com dirigentes de outros partidos e, se houver rompimento do PSB com a aliança PMDB-PT na sucessão da presidente Dilma Rousseff, a estrada estará bem mais larga para transformar em realidade o sonho de disputar a sucessão de Cid Gomes.

Fonte: Ceará Agora


Papai Ronda Noel inicia visita a crianças carentes

O policiamento comunitário Ronda do Quarteirão de Canindé iniciou na última segunda-feira, 26, a visita do Papai Ronda Noel, para distribuir presentes a crianças carentes da cidade. De acordo com o Capitão Cavalcante, neste ano a equipe pretende distribuir 5 mil brinquedos para a criançada dos bairros mais carentes do município.

Para o Sub-Tenente Vilamar, este momento é de muita satisfação poder ver o sorriso de uma criança abraçada a um brinquedo com a aproximação do Natal. Este já é o 4º ano em que os policiais do Ronda do Quarteirão de Canindé realizam este evento para a alegria da garotada que ao ver a presença do Papai Noel de azul sentem o coração bater, mas forte. 

Já o sd Barreto que faz o Papai Ronda Noel não esconde a alegria de levar o saco cheio de presentes acompanhado de muita felicidade e esperança aos pequeninos que são o futuro da nossa gente. 

 

 Durante o dia de segunda-feira, 26, foram visitadas as creches Zilda Holanda Magalhães do bairro das Campinas, e Laura Magalhães, no Bairro do Monte.

Quadrilha flagrada aplicando golpe na agência do Bradesco de Quixeramobim é capturada

Foto: PM Marcos Rogério
No início da manhã desta terça-feira, 27, três elementos foram flagrados por um soldado do Ronda do Quarteirão, que se encontrava de folga, tentando aplicar o golpe contra aposentados na agência do Bradesco de Quixeramobim, localizada no centro da cidade. Ao perceber a ação, o soldado acionou imediatamente a polícia. Desconfiados de que haviam sido descobertos, os elementos tentaram empreender fuga. Um deles foi capturado ainda no local pelo soldado. Os demais conseguiram fugir em um carro de cor prata, sendo detidos posteriormente pelo reforço policial, já no município de Banabuiú.

A quadrilha foi presa em flagrante e a polícia agora tomará as medidas cabíveis. 

Três aposentados foram vítimas do golpe e tiveram seus valores devolvidos. 

Pessoas que tenham sido vítimas deste tipo de crime estão convidadas à comparecerem à delegacia, para fazer o reconhecimento dos bandidos. 
FOTOS  VALMIR  HOLANDA

Atiradores do TG prestam compromisso à Bandeira 0 Foto Crisanto Teixeira


Em solenidade realizada na noite deste segunda-feira, dia 26 de novembro de 2012, o Tiro de Guerra 10.020, Unidade do Exército Brasileiro sediado na cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, promoveu solenidade de formatura, que concluiu as atividades do ano de instrução e compromisso à Bandeira da Turma Única de 2012, que foi denominada de Álvaro de Araújo Carneiro, ex-prefeito e também ex-diretor do TG. O evento deve como local, a Praça Capitão Dias Ferreira, no entorno do prédio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, e contou com as presenças de autoridades civis e militares, além de familiares dos atiradores, o público em geral. A solenidade foi abrilhantada pela Banda de Música Municipal Sebastião Doth, sob a regência do subtenente da Marinha do Brasil – Maestro Ary Fernandes.

Grande presença de público na solenidade de encerramento da instrução - Foto Crisanto Teixeira   

No palanque a mais alta autoridade, comandou a solenidade, Coronel Paulo de Tarso Passos da Costa, chefe da seção do serviço militar da 10ª Região Militar, que compreende os estados do Ceará, Piauí e o Maranhão. Junto à tropa, o subtenente de Infantaria José Gonçalves de Sousa, chefe da instrução, que coordenou o compromisso a bandeira, o desfile em continência as autoridades e a entrega de diplomas e medalhas aos melhores atiradores de 2012. ainda no Palanque, o Major Naum Maurício representando o comandante dos Bombeiros Militar, vereador Everardo Júnior representando o prefeito municipal; representando o patrono da turma “Álvaro Carneiro” a viúva Zilá Carneiro acompanhada dos filhos Airton e Adilson Carneiro. Além de secretários municipais, vereadores e policiais militares que trabalham na cidade de Quixeramobim.

Em primeiro plano Subtenentes: J. Gonçalves Ch da Instrução e Ary Maestro  - Foto Crisanto Teixeira 

No encerramento da solenidade, autoridades e seus representados fizeram uso da palavra destacando a importância do cumprimento do serviço militar obrigatório dos jovens nascidos em Quixeramobim. As madrinhas fizeram simbolicamente a entrega dos certificados de reservistas aos conscritos atiradores, que se despediram do Tiro de Guerra 10.020, passando automaticamente para a vida civil. O Subtenente J Gonçalves está indo embora de Quixeramobim, após três anos à frente da instrução do TG. De acordo com o militar, a partir de janeiro estará se apresentando numa unidade militar, sediada na cidade de Manaus – Amazonas e que, um sargento do Exército, cearense será o novo instrutor do TG de Quixeramobim. Por último, o subtenente J. Gonçalves aproveitou para agradecer ao povo de Quixeramobim, o carinho e a atenção que lhe foram dispensados enquanto esteve residindo na Terra de Antônio Conselheiro.

Crisanto Teixeira – Jornalista.
FOTOS  VALMIR  HOLANDA



 
Lágrimas ao homem, vivas palhaço
 


Nem a idade avançada, nem as dificuldades da profissão ou mesmo os problemas de saúde conseguiam tirar-lhe o bom humor. O amor pela cena e suas palhaçadas eram sagrados. Aos 85 anos, o homem por trás do nariz vermelho e do sorriso largo, José Gomes da Silva, parte da vida e das dependências do Theatro José de Alencar, onde viveu nos últimos 42 anos. O Palhaço Trepinha, contudo, deve seguir vivo na memória.

"Anjos de nariz vermelho. Faleceu hoje o palhaço Trepinha, o mais antigo em atividade no Ceará", noticiou no início da tarde de ontem a direção do Theatro José de Alencar (TJA), via Twitter. Ele estava internado desde a semana passada com problemas cardíacos. Trepinha era o segundo funcionário mais velho da Secretária da Cultura do Estado ainda na ativa. Companheiro de geração do palhaço, o bailarino Hugo Bianchi, 86 anos, é um ano mais velho e continua a atuar, também no TJA. O velório aconteceu na tarde de ontém, no Theatro.

Trepinha dedicou 57 de seus anos a arte de fazer rir. Nasceu em Bonito de Santa Fé, na Paraíba, mas já aos 12 anos saiu da casa dos pais e elegeu o circo como seu novo lar. Seu lugar, era o mundo. No últimos anos, em conversas com o Diário do Nordeste, Trepinha falou sobre a vida mambembe de palhaço, o amor pelo palco, pelos amigos e por sua última morada em vida, o Theatro José de Alencar.

No início, fazia no circo o que fosse preciso. Com um olho prestava atenção ao serviço; com o outro, observava os artistas. "Quando era de noite, eu me apresentava para eles. Até que o palhaço oficial adoeceu. Foi a sorte que deu. Disseram: ´chama aquele rapaz!´", contou. Como palhaço, Trepinha viajou por 21 capitais do País e chegou a se apresentar na Guiana Francesa. Segundo o próprio, nessas andanças, deixou 23 filhos.

Ele se fixou em Fortaleza nos anos 70, após abandonar o circo, sem conhecer uma só pessoa na cidade. "Desci na Praça da Estação, vinha de bonde com uma maletinha, mas ai carregaram. Fiquei só com a roupa do corpo", lembrava.

Após trabalhar como garçom em uma "boate de mulher", conheceu o Theatro José de Alencar. O porteiro oficial e alfaiate do TJA, Clóvis Mathias, fizera suas boas vindas. Através dele, conheceu Haroldo Serra, então diretor da casa, e lá foi contratado como varredor. Depois, como palhaço. E permaneceu assim por décadas, driblando os problemas de saúde. Trepinha dizia que, do TJA, só sairia quando morresse.

"Eu estou por ver uma coisa nesta vida que seja melhor do que palhaço. Sou do tempo em que palhaço era rei", declarava seu amor pela arte.

Pesar

"Trabalhamos juntos na Comédia Cearense, na época do Teatro Carlos Câmara, em áureos tempos do teatro... Viajamos juntos para os festivais, era um excelente ator, muito natural, muito gentil... É uma notícia pesarosa, que me pegou de surpresa", comentou na tarde de ontem a atriz Antonieta Noronha. Muito comovida, a veterana recordou as primeiras vezes que Trepinha subiu aos palcos como ator. "Ele trabalhava como ajudante do teatro. O Haroldo achava ele uma figura muito interessante e resolveu colocar ele pra atuar e ele se saiu muito bem. Depois ele partiu pra esse trabalho de circo e, na vida, a gente foi se afastando, mas não tinha o que dizer do trabalho dele. Ele trouxe alegria pra muita gente!", acrescentou.

Divulgada a triste notícia, também a nova geração de artistas cearenses se pronunciou. Nas redes sociais, atores e diretores de teatro registravam palavras de carinho ao grande ícone do TJA.

O ator e pesquisador Mário Filho, do Núcleo de Pesquisa em Palhaçaria do IFCE, havia estado com Trepinha um dia antes do artista ser internado. "Ele já estava debilitado, mas mesmo assim brincou comigo. Rimos juntos de umas besteiras... Ele dizia que não tinham consertado a privada dele e eu prometi que compraria um penico, pra ´segurar as pontas´", recordou Mário.

Para o jovem palhaço, duas das grandes lições de Trepinha são a generosidade e o bom humor incondicional. "Ele sempre foi um cara muito generoso. Estava sempre por perto, assistindo os palhaços mais jovens que estavam se apresentando. Depois, ele vinha, comentava, dava um conselho. Mas principalmente, a lição que ele nos deixa é a de ser alegre nas mais variadas circunstâncias, porque ele nunca teve uma vida fácil. Esteve à beira da miséria e depois viveu uma vida simples, mas independentemente disso nunca perdeu o bom humor para nunca perder a vontade de estar próximo do público. Isso é muito precioso", ressalta.

O Secretario de Cultura, Francisco Pinheiro, também lamentou o falecimento do artista e ratificou a importância de seu trabalho. "O palhaço Trepinha foi a última das grandes figuras emblemáticas da arte da palhaçaria. Ele foi um artista do mesmo porte de um Carequinha. Com sua arte e sua alegria, ele prestou um relevante serviço para a cultura do Ceará". Procurada pelo Caderno 3, Izabel Gurgel, diretora do TJA e amiga de Trepinha, não conseguiu se pronunciar na ocasião. O choro traduzia a dimensão da perda. (Fonte: O Povo Online)

FOTOS  VALMIR  HOLANDA


Previsão de chuvas abaixo do normal divide órgãos técnicos 


Ocorrência de chuvas abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Nordeste. Essa é a previsão climática para o trimestre meteorológico com início em dezembro de 2012 e termino em fevereiro de 2013, elaborado pelo grupo operacional de meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Essa previsão, no entanto, foi rechaçada, ontem, pelo presidente da Fundação de meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins, que informou não haver ainda parâmetros para que, seguramente, se informe sobre a quadra chuvosa de 2013.

Segundo Eduardo, a pré-estação possui baixa previsibilidade, daí que os esforços dos meteorologistas se concentram no espaço de janeiro até abril. Os sinais verificados até o momento apontariam para uma estabilidade no Pacífico, o que neutraliza sua influência no período chuvoso de janeiro a maio e mais ocorrência de vórtices ciclônicos no Atlântico, que levariam agora a pancadas de chuvas no litoral.

Conforme a assessoria de imprensa da Funceme, as informações atribuídas ao Inpe não são compartilhadas pela Funceme, que se omite a falar sobre prognóstico antes de avaliar melhor o Atlântico até meados de janeiro do próximo ano.

Eduardo ressaltou que uma avaliação mais precisa começa rá a ser estudada em dezembro, inclusive quando se avaliará as chuvas para a região do Cariri, e ainda em Janeiro de 2013.

Conforme o grupo do Inpe, a previsão, divulgada, ontem, no portal eletrônico do CPTEC, foi elaborada em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e centros estaduais de meteorologia.

O posicionamento para diagnóstico toma como referência o aquecimento anômalo das águas superficiais do Atlântico Norte. Esse efeito poderá favorecer o posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial, contribuindo para a diminuição das chuvas no norte do Brasil.

Fenômeno

Os pesquisadores ressaltam esse fenômeno como principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil durante os primeiros meses do ano. As temperaturas podem variar entre normal e acima da normal climatológica, como resultado da maior probabilidade de estiagem nesse período.

Ainda conforme o grupo de meteorologistas, as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permanecem com valores até 2ºC acima da média no setor oeste do Pacífico Equatorial. Porém, o surgimento de anomalias negativas de TSM no setor leste deste oceano e os índices de monitoramento atmosférico e oceânico do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) vêm apresentando valores indicativos de normalidade. Continuam sugerindo a persistência de condições de neutralidade do fenômeno ENOS pelo menos até o início do próximo ano. A maioria dos modelos de previsão climática também indica esta tendência para os próximos três meses, explicam.

Em janeiro deste ano, a Funceme divulgou que havia 40% de chances de as precipitações atingirem o número histórico do Estado em 2012. No entanto, a quadra registrou 350mm, sendo um das baixas das últimas cinco décadas. Ainda ontem, durante a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, ocorrida no Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, representantes de órgãos públicos e privados foram unânimes para diagnosticar que o colapso já atinge o sistema de carros pipa.

Os problemas mais comuns estão no gerenciamento do serviço, uma vez que ficou comprometido em cidades onde os prefeitos perderam as eleições municipais. Também há problema de infraestrutura, com estradas carroçais que impedem a movimentação dos veículos e a brusca queda das reservas hídricas dos pequenos, médios e até grandes açudes do Estado.

De acordo com Loyane Ferreira de Sousa, que representa a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração, e o Grupo de Apoio aos Desastres, alguns municípios estão deixando de receber água pela falta até de tambores para armazenamento do produto.

Ela lembrou que no caso da comunidade de Corredor, em Mucambo, há uma demanda por 8 mil litros de água por tanque. Porém, a cisterna existente tem capacidade para 6 mil. Assim, dois mil litros são desperdiçados, uma vez que carro-pipa é obrigado a destinar toda a água do tanque, em vista de ser monitorado por georeferenciamento. (Fonte: O Povo Online)
FOTOS  VALMIR   HOLANDA



Carro na faixa de pedestre é proibido
Nossa equipe flagrou no início da manhã desta terça-feira, 27, um carro estacionado indevidamente no Centro de Quixeramobim. O veículo da foto está sobre a faixa de pedestre, o que não é permitido. O flagrante aconteceu na Rua mais movimentada da cidade, a Monsenhor Salviano Pinto. Não é a primeira vez que veículos estacionam nesta faixa.
Postado por: Jornalismo - SMC
FOTOS  VALMIR   HOLANDA



SECA no NORDESTE > Institutos preveem déficit de chuvas nos próximos meses




O posicionamento para o diagnóstico toma como referência o aquecimento anômalo das águas superficiais do Atlântico Norte. Esse efeito poderá favorecer o posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial, contribuindo para a diminuição das chuvas no norte do Brasil. Os pesquisadores ressaltam esse fenômeno como principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil durante os primeiros meses do ano. As temperaturas podem variar entre normal e acima da normal climatológica, como resultado da maior probabilidade de estiagem nesse período.
Veja a reportagem desta terça-feira, 27, no Diário do Nordeste > Inverno de 2013.  
Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/
Publicado  
FOTOS  VALMIR   HOLANDA

/

QUIXADÁ SEDIA MUNDIAL DE VOO LIVRE DURANTE ESTA SEMANA


FOTO: FERNANDA SEVERO
Os céus de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza, terão, nesta semana, asas deltas e parapentes para mais uma edição do XCeará – Mundial de Voo Livre, campeonato que traz ao Estado, os principais atletas do esporte. A expectativa é reunir 25 atletas, nas duas categorias. O evento terá premiação total de R$ 15 mil.

A cidade de Quixadá é considerada, por pilotos e imprensa especializada, um dos quatro melhores locais do mundo para a prática do voo livre. A ausência de chuvas e os bons ventos são fatores que privilegiam a região. As outras regiões com boas condições de voo são o deserto do Novo México-EUA, as regiões semi-áridas da África do Sul e o deserto de Forbes, na Austrália.

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL G1 CEARÁ 
FOTOS  VALMIR   HOLANDA


Procissão marca encerramento da Festa de Cristo Rei, em Canindé


Na noite do úlitmo domingo, 25 de novembro, uma procissão pela avenida Francisco Cordeitro Campos marcou o encerramento da festa de Cristo Rei, no bairro do Monte, em Canindé.

Uma multidão de pessoas participou da procissão e da missa de encerramento, que foi presidida pelo pároco de Canindé, frei João Amilton.

Polícia apreende 150 bananas de dinamite em Itatira


Policiais Militares do Destacamento do Município de Itatira apreenderam, no início da tarde desta segunda-feira, 26, na fazenda Lages, localizada na comunidade de Cachoeira BR, na zona rual do município de Itatira, 150 bananas de dinamite, encontradas dentro de uma caixa de papelão, e mais 3 espingardas socadeiras, uma cartucheira calibre 28, um revólver calibre 22, uma pistola tipo bereta, e uma vasta quantidade de munição.


De acordo com o Capitão Valber, do 4º BPM de Canindé, a ação da polícia se deu por conta de um mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Paulo Sérgio dos Reis, quando o mesmo estava respondendo pela Comarca de Itatira. 

Na ação, a polícia conduziu até à Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé os funcionários da fazenda Lages, Gilberto de Araújo, de 30 anos, Antonio Sousa Silva, de 50 anos, e Francisco Flávio Soares Almeida, de 53 anos, que foram ouvidos em depoimento pelo delegado regional Amando Albuquerque Silva e liberados em seguida.

De acordo com o delegado, o procedimeto será realizado através de portaria e deve ser ouvido, também, posteriormente o proprietário da fezenda.

Conforme informações do Sargento Freitas, Comandante do Destacamento de Itatira, as dinamites da forma como foram encontradas não ofereciam risco de explosão, pois não estavam com o material complementar para detonação, que foi encontrado em local separado das dinamites.
A quantidade de explosivos encontrada preocupa a polícia da região.
Os homens detidos até a delegacia de Canindé não souberam explicar em que seriam utilizados os explosivos.