quinta-feira, 14 de março de 2019

Iguatu registra uma das maiores ventanias do Ceará


Uma ventania de 70 km/h foi registrada em Iguatu, município a 365 km de Fortaleza, nesta terça-feira (12). Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, "é uma das maiores já registradas historicamente". No último mês, o município teve rajada de vento de 62,6 km/h, a segunda maior registrada, informou.

São previstas chuvas para todas as regiões do Ceará nos próximos três dias, conforme a Fundação
O ranking de intensidade dos ventos considera uma escala de 0 (sem vento) a 12. A ventania desta terça foi classificada como 8, portanto, "muito forte", afirma Fritz.

Apesar disso, o meteorologista diz que o evento “é comum nesse período que tem formação de nuvens de chuva associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZTI)”. Fenômeno este responsável pela frequência das precipitações na estação chuvosa deste ano. Este tipo de rajada, de acordo com Fritz, se trata de “ventos que descem da base das nuvens”.

“Nuvens mais pesadas podem ser precedidas de rajadas de ventos. Ventos que descem da base das nuvens. Tem uma duração relativamente curta com intensidade alta. Podem estar associadas as nuvens de chuvas. Mas às vezes vem mais o vento e a intensidade de chuva pode ser pequena”, explica.
É o caso de Iguatu, que registrou apenas 11 milímetros de chuvas até as 7h desta quarta-feira (13).

Ainda conforme Fritz, os ventos registrados nesta quarta podem oferecer riscos, pois são capazes de quebrar galhos e danificar estruturas. “As pessoas podem ter certa dificuldade em andar contra o vento, e eles podem provocar danos estruturais em geral”, completa. (Do G1-CE)

Açude Luiz Carlos, em Pacajus, corre risco de romper


Construído sem licença da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), o Açude Luiz Carlos, em Pacajus, que está sangrando há três dias, apresenta risco iminente de estourar. A parede do sangradouro está deteriorada, com infiltrações e diversas rachaduras. Mais de oito mil pessoas, residentes no bairro Coaçu temem o rompimento do reservatório.

Construído há cerca de 40 anos, com recursos particulares, o reservatório só passou por três reformas ao longo das últimas quatro décadas. “Isso aqui pode romper a qualquer instante. Está muito perigoso, ninguém consegue mais viver com tranquilidade”, desabafa a doméstica Claudiane Lima, que mora há poucos metros da barragem. É justamente essa aproximação do açude com os imóveis que causa temor as famílias da comunidade.

“Se isso aqui estourar, não vai sobrar nada. É muita água, ela vai sair arrastando tudo pela frente”, detalha a dona de casa Marilene Araripe da Silva. Ela mora no bairro há 34 anos. Conforme relembra, “a situação sempre foi delicada, mas tem se agravado nos últimos anos”.

Preocupação
Se por um lado, as chuvas das últimas semanas trazem alívio aos produtores locais, por outro, é motivo de preocupação para quem mora próximo ao açude. “Está chovendo bastante. Há uma semana, a água estava bem mais baixa, hoje já está sangrando. A pressão está aumentando, já estamos esperando o pior”, confessa Isabel Cristina Cavalcante Fialho.

O temor da comunidade pode ser explicado em números. Em janeiro deste ano, o volume pluviométrico observado em Pacajus ficou 115% acima da média para o mês (86.9 mm), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No mês seguinte, o órgão observou o acumulado de 234.6 milímetros, o que sinaliza 95% acima da média para fevereiro, que é de 120.1 mm. Nos primeiros dez dias de março, a Funceme já registrou 87.4 mm na cidade.

O secretário de Infraestrutura do Município, Rodrigo Nogueira, disse que na tarde da última terça-feira (12), “engenheiros civis visitaram o açude para avaliar os riscos”. O titular da pasta reconhece o perigo iminente de rompimento, mas adianta que, por ora, só medidas paliativas podem ser adotadas. “Esse açude é antigo. A parede tem que ser completamente refeita, o que se torna inviável agora devido ao nível do reservatório”, disse.

A SRH informou que o responsável pelo reservatório é quem faz o usufruto de sua água. No caso do Açude Luiz Carlos, a prefeitura de Pacajus. Ela é a encarregada de fazer toda e qualquer manutenção no reservatório.

Do Repórter Ceará com informações do Diário do Nordeste

Cid, Ciro, Mauro Filho e André Figueiredo discutirão reforma da Previdência em audiência pública na Assembleia Legislativa


Nesta sexta-feira, 15, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) debaterá a reforma da Previdência. O requerimento é de autoria do deputado estadual Evandro Leitão (PDT) e a audiência pública será realizada a partir das 9 horas.

No auditório Murilo Aguiar, onde ocorrerá a sessão especial, estarão presentes o ex-ministro Ciro Gomes, o senador Cid Gomes, e os deputados federais André Figueiredo, Mauro Filho, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais.

“A reforma terá um impacto inequívoco sobre todos os cidadãos brasileiros. Aprofundar questões como a idade mínima para a aposentadoria, o tempo de contribuição, o cálculo do benefício e o limite progressivo entre aposentadorias e pensões, dentre outros pontos, é dever da nossa sociedade”, avalia o deputado Evandro Leitão.

Do Repórter Ceará