terça-feira, 30 de abril de 2019

Lula fala em “país governado por malucos” e diz que não troca dignidade por liberdade em entrevista na cadeia


Preso há um ano e 19 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista pela primeira vez, nesta sexta-feira (26). Ele falou com os jornalistas Florestan Fernandes, do El País, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, por duas horas e 10 minutos. Veja a íntegra da entrevista:
"Fico preso mais cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade", afirmou o petista ao reafirmar sua inocência. Questionado sobre a possibilidade de nunca mais sair da prisão, respondeu: "Não tem problema", e completou: "Eu tenho certeza de que durmo todo dia com a minha consciência tranquila. E tenho certeza de que o [procurador Deltan] Dallagnol não dorme, que o [ministro da Justiça e ex-juiz Sergio] Moro não dorme."

Embora atacando diretamente e várias vezes seus condenadores, não foi tão enfático ao falar do presidente Jair Bolsonaro, embora já o tenha criticado em outras ocasiões. (Do Congresso em Foco / Vídeo e Foto: TV Folha)

Funceme prevê chuvas em todo o Estado a partir da próxima quarta-feira, 1º




A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou hoje, 29, que a previsão para esta segunda-feira é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral e centro-sul do Estado. A mesma previsão vale para amanhã, 30.

O boletim ainda aponta a possibilidade de chuvas isoladas nas demais regiões cearenses. O quadro só mudará a partir da quarta-feira, 1º, quando a previsão do órgão indica precipitações em todo o Ceará.

Do Repórter Ceará

26 municípios em situação de emergência pela seca

Resultado de imagem para 26 municípios em situação de emergência pela seca



O Ceará tem 26 municípios em situação de emergência provocada por seca, desastre crônico, gradual e previsível, é o que declara o Decreto N° 33.047, de 26 de abril de 2019, assinado pela governadora em exercício Izolda Cela. O documento confirma a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) para prestar apoio às cidades afetadas no Estado.

Segundo o capitão Aluízio Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), 26 municípios possuem áreas rurais com dificuldade no abastecimento de água potável da população, 15 registram prejuízos agrícolas, e sete na pecuária.

"Apesar das chuvas acima da média em algumas regiões, em alguns casos resultando em situações pontuais de inundação e alagamento, a maioria dos reservatórios permanecem com baixo nível de acumulação. Esses 26 municípios permanecem com áreas em situação de emergência por seca devido, principalmente, a dificuldades no abastecimento de água potável da população rural", explica Freitas.

Ainda conforme o CEDEC, quatro municípios tiveram o abastecimento da área urbana prejudicado: Boa Viagem, Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro. Destes, três estão localizados na região do Sertão Central e Inhamuns, que, entre janeiro e abril deste ano, registrou 520,3 milímetros (mm) - 1,1% acima do esperado para o período, de acordo com dados parciais da Fundação Cearenses de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Mombaça, o secretário de Agricultura, Danúbio Alencar, informou que todo o município, com cerca de 44 mil habitantes, sofre com a falta d'água. "Até esse momento, nós não temos ainda o nosso suporte de água nem para o meio rural e nem para o meio urbano", afirma o secretário.

Em relação a abril, até ontem, a Funceme registrou em Mombaça volume de 111,3 mm, um desvio negativo de 31,4% em relação à média histórica para todo o mês (162,2 mm). Danúbio explica que tanto os maiores reservatórios que abastecem a cidade, como os pequenos, não tiveram recarga este ano. O principal deles, o Serafim Dias, está vazio, segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

"Na pecuária (não dá pra detectar os danos), porque, no início, nós temos forragem ainda, e temos as águas que estão caindo nos riachos, que dá pro gado não estar sofrendo muito. E nós temos a agricultura em andamento. Não podemos detectar ainda a porcentagem de perda", acrescenta Danúbio.

Entre as medidas para solucionar ou amenizar os problemas causados pela seca, o capitão Aluízio afirma que os planos são de dar continuidade ao abastecimento emergencial de água potável por meio da Operação Carro-Pipa federal, executada pelo Exército Brasileiro nas áreas rurais afetadas, e da Operação Carro-Pipa estadual, executada pela CEDEC, nas áreas urbanas afetadas (Boa Viagem, Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro).

"Também podem ser renegociadas as dívidas de financiamentos contratados de linhas de crédito especiais do Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, destinadas a atender o setor produtivo rural desses municípios em emergência por seca", inclui Aluízio.

O POVO procurou a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), na tarde de ontem, para esclarecer quais medidas deverão ser tomadas a fim de restabelecer o abastecimento nessas cidades, bem com o que tem sido priorizado para garantir o abastecimento no Estado, mas a pasta não respondeu até o fechamento desta edição. (Do O Povo)