terça-feira, 11 de dezembro de 2012



Hipersexualidade é doença e é mais comum em homens.


Que o sexo faz bem à saúde e aumenta a intimidade entre o casal não é nenhuma novidade. Quanto à frequência, ainda que seja diferente entre os pares, também não torna ninguém mais experiente no assunto. Mas então, qual o limite entre o normal e a hipersexualidade, a dependência sexual vista como uma doença entre os especialistas?

Para entender a diferença, o psicoterapeuta sexual e diretor do Instituto Sexual Paulista, Dr. Oswaldo Rodrigues Jr., explica: “O sexo em si não é o problema, e sim deixar de dedicar-se às outras áreas necessárias para manter a saúde geral e psicológica, como o afastamento de contexto familiar, a ausência de vivência religiosa, a diminuição extrema dos contatos sociais, a falta de atividades físicas regulares, e quando o sujeito permite que as atividades sexuais se sobreponham ao trabalho, prejudicando-o”.

A hipersexualidade é baseada na manifestação de uma pessoa na direção do coito mais intenso, permanente, e qualquer hábito relacionado ao sexo, masturbação, fantasias com conteúdo erótico e explícito, pensamento, sonho e dedicação extrema ao assunto caracterizam o dependente. Na grande maioria dos casos, os homens são os que mais procuram ajuda para o problema e assumem transar com um elevado número de parceiras. Em geral, a dependência se intensifica ao longo dos anos, tendo início na fase adulta.

Comumente, este paciente estará exposto a alguns riscos tanto físicos quanto psicológicos. A transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis, DST`s, é a consequência mais observada entre os portadores, visto que a prevenção e proteção dessas doenças são esquecidas durante o frenético momento em que o sujeito pensa apenas no sexo e em mais nada. O grau de ansiedade e do estresse também aumenta, levando à frustração e ao desejo mais notório do ato.

“A situação doentia envolve sofrimentos e falta de controle sobre seu comportamento. Geralmente a causa da hipersexualidade está relacionada à falta de mecanismos adaptativos com os quais as pessoas se defendem de algumas situações de adversidade na vida, encontrando no sexo excessivo uma maneira de aliviar sua insatisfação”, revela o psicoterapeuta.

Para que os viciados não vejam o sexo como a única fonte de prazer da vida, existe o tratamento baseado na terapia cognitivo-comportamental, que é longo e, geralmente, feito duas vezes por semana nos centros de tratamento, em que o paciente relata suas experiências e a maneira como se sente em relação à doença. Segundo o Dr. Oswaldo Rodrigues Jr. , não há como evitar o surgimento deste comportamento, mas o essencial é que o indivíduo busque ajuda quando perceber que o sexo domina sua vida.


Internet é vilã?


A fácil interação entre os usuários da web permite que pessoas desconhecidas sejam amigas em sites de relacionamento ou programas de conversação instantânea. A busca pelo prazer por meio da internet facilita o hipersexual no sentido de interagir com o maior número de parceiras e procurar uma diferente a cada dia para que seu apetite sexual seja completo. No entanto, o Dr. Oswaldo Rodrigues Jr. salienta que, mesmo antes da tecnologia, a conduta existia. “Muitos já agiam desta maneira há milênios”.


Hipersexualidade no Brasil


Não há um estudo oficial relatando a porcentagem de brasileiros que sofrem com a doença, mas a boa notícia é que o problema tem cura. O viciado não deixará de fazer sexo, mas aprenderá a controlar esse súbito desejo, desenvolvendo outras atividades que tragam novamente o prazer de viver sem que o sexo seja o personagem central de seu mundo. O acompanhemento profissional visa minimizar o drama dos pacientes e traz novas opções para melhorar a qualidade física, mental e social.


(Saúde em Pauta)
Fotos  Valmir  Holanda

Bingão solidário aos camelôs foi um sucesso


Foi realizado na noite do último domingo, 9 de dezembro, na praça Tomaz Barbosa, no centro de Canindé, um bingão solidário aos camelôs vítimas do incêndio ocorrido naquela praça há 22 dias atrás, dia 17 de novembro, quando provavelmente um curto circuito provocou o sinistro que destruiu todas as bancas de ambulantes do local. 


De acordo com o presidente da Associação dos Camelôs de Canindé, Epifânio Saraiva, o comparecimento do público ao evento e a venda de cartelas superou todas as expectativas, e aproveitou o momento para agradecer a todos que direta ou inderetamente colaboraram com a realização do sorteio.



Mudança na pintura da Igreja de Bela Cruz divide opiniões dos moradores


Antes a Igreja tinha essa cor
Os tradicionais azul e branco da Igreja Matriz de Bela Cruz, na Região do Vale do Acaraú, foram substituídos pelo lilás e o rosa e geram divisão de opiniões entre os católicos do município.

Atualmente esta é a cor da Igreja e Bela Cruz
Conservadores religiosos não gostaram da mudança no prédio da Igreja feita pelo novo pároco, padre Emidio Moura Gomes.
Alguns católicos consideram que a cor lilás quebra o costume das cores azul e branco, pois não é uma cor tradicional da Igreja.

A mudança na tonalidade e nas cores levou católicos chamarem a Igreja de casa da Barbie – uma referência a famosa boneca que, nos últimos 50 anos, com as suas cores lilás e rosa, fazem a alegria das meninas no mundo inteiro. A polêmica está nas mesas de restaurantes e nas praças de Bela Cruz.


QUIXERAMOBIM: FÃ CLUBE LEVARÁ FÃS DE LUIZ GONZAGA PARA CENTENÁRIO EM SUA TERRA NATAL



                                                           Arquivo: Fã Clube Viva o Rei


O Fã Clube Viva O Rei Luiz Gonzaga, da cidade de Quixeramobim, participará mais uma vez da festa de aniversário do Rei do Baião, em sua terra natal.


Como é tradição, dês de 2004, os apaixonados e admiradores de Luiz Gonzaga, do município de Quixeramobim, realizam uma caravana para a cidade de Exu, no sertão pernanbucano para comemorar a data natalícia de Luiz Gonzaga. A caravana sairá na próxima sexta-feira, 14, retornando no domingo, 16. Segundo o presidente do Fã Clube, Fernando Ivo, as comemorações em Exu começam já nesta quarta-feira, 12, e se estenderão até o próximo domingo. 


“Estaremos chegando à terra do Rei do Baião nesta sexta-feira, 14, e se juntando com gonzaguianos de todo o Brasil para comemorarmos o centenário do nosso mestre”, completou. Segundo Fernando Ivo, essa é a oportunidade para os admiradores de Luiz Gonzaga conhecer sua casa, visitarem o museu e o mausoléu onde se encontra o corpo de Luiz Gonzaga e familiares, além de assistirem mais de trinta atrações musicais como Elba Ramalho, Waldonys, Luisinho Calixto e Flávio Leandro, totalmente de graça no Parque Asa Branca.  As pessoas interessadas a participarem da caravana é só entrar em contato pelo telefone (88) 9929-2298 / 8815-4048, e reservar sua vaga.



No sábado, 08, o fã clube, juntamente com o grupo Resgatando a Boemidade, realizou uma noite gonzaguiana na cidade de Quixeramobim onde contou com várias apresentações artísticas e de documentários, além de muito forró. 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FÃ CLUBE
EXU-2012
SAIDA DIA 14/12
LOCAL: PRAÇA DA RODOVIÁRIA DE QUIXERAMOBIM
 RETORNO DOMINGO DIA 16/12.
RESERVE A SUA: (88)9929-2298 / 8815-4048





PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 14/12
- Joãozinho de Exu - Amazan - Elba Ramalho-Waldonys -Luizinho Calixto, Zé Calixto e Truvinca
- Trio Nordestino - Quinteto Violado - Flávio Leandro

Sábado, 15/12
Apresentações na Feira Livre de Exu
7h - Roda de Contos e Prosa com Amigos do Araripe
8h - Saída em Caravana no Pau de Arara com os sanfoneiros de Exu (William Sanfoneiro, Jonnes, Serginho Gomes, Boiadeiro Franco, Ed Carlos do Exu, Clebson, Mauro Sanfoneiro, Dijesus, Epitácio Pessoa, Vital Barbosa, Elmo Oliveira e Januário)
9h - Causos contados por amigos exuenses de Luiz Gonzaga
10h - Cortejo com a Banda Cabaçal Exuense, Grupo de Flautista Sabiás e a chegada no Pau de Arara com os Sanfoneiros de Exu
11h – Forró de encerramento com Joãozinho de Exu e convidados

20h- Bia Marinho / Em Canto e Poesia
- Maria Lafaete (Com participação de Sérgio Gonzaga)
- Projeto Meu Araripe
Os Gonzaguinhas, Fua Carvalho, Zezinho de Exu, Forrozeiros do Gonzagão, Ana Paula, Maurício Jorge, Leonardo Luna, Edgar do Cedro, Baião Mais Eu, Sarah Leandro, Sotaque Nordestino
- Maciel Melo
- Sanfona de Januário
Genaro, Beto Hortis, Agostinho do Acordeon, Camarão, Cezzinha e Dudu do Acordeon
- Xote das Meninas
Cristina Amaral, Edilza Aires, Irah Caldeira, Liv Moraes, Nádia Maia, Patrícia Cruz, Terezinha do Acordeon e Walkiria Mendes
- Novinho da Paraíba
- Jorge de Altinho

PALCO JUAZEIRO
Domingo, 16/12
06h -Missa
(A partir das 09h)
- João do Pife e Banda Dois Irmãos
- Ivan Ferraz
- Bel Lima
- Jaiminho de Exu
- Claudiana
- Toinho do Baião
- Dijesus