quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Com predomínio de nebulosidade variável, Ceará deve apresentar chuvas isoladas até esta quarta em determinadas regiões


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em análise das condições de tempo realizada na manhã desta terça (14), reforçou que, pelo menos até esta quarta-feira (15), o Estado deve apresentar predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões, porém, há determinadas áreas com chances de chuva.

Para hoje, a tendência é de precipitações isoladas no Maciço de Baturité, entre os litorais de Fortaleza e do Pecém, além da porção sul do Estado. Com menor abrangência, o Litoral Norte a Ibiapaba também apresentam condições.  As chuvas esperadas para hoje no noroeste e no sul deverão ocorrer principalmente a entre a tarde e a noite, podendo se estender para madrugada de amanhã.

Neste momento, a previsão para esta quarta é semelhante àquela indicada para hoje. De forma geral, o Ceará deve apresentar, predominantemente, nebulosidade variável ao longo dos próximos dias.

As atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado.

Universitários cearenses pedem ajuda para custear passagem após serem selecionados para concurso de tecnologia em São Paulo


Estudantes do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram selecionados para uma das etapas finais do concurso de tecnologia Campus Mobile, prevista para ocorrer em fevereiro de 2020, em São Paulo. Para custear as passagens e representar o Ceará na competição, os estudantes arrecadam doações.

Enquanto o aplicativo Polímians, da UFC, quer dar visibilidade a grupos de dança e teatro locais, facilitando o patrocínio a esses grupos; a startup IAgro, desenvolvida por estudantes do IFCE, propõe um sistema para otimizar o trabalho no agronegócio.

O estudante Lucas Silva, 22, do curso de Design Digital da UFC, compõe a equipe do aplicativo Polímians, e explica que a plataforma foi pensada para ajudar a dar visibilidade a grupos artísticos independentes. “O problema que pretendemos solucionar é a dificuldade que os grupos de teatro e dança têm para conseguir incentivos”, explica.

Além dele, os estudantes Wytalo de Lima, Karla Alves e Elida Correia, do mesmo curso, integram o grupo do projeto. O nome faz referência à Polímnia, musa do teatro e da dança na mitologia grega. A plataforma foi pensada tanto para a versão desktop quanto para o celular.

Apesar de buscar divulgar o trabalho de grupos de teatro e de dança, o Polímians pode ser utilizado também pelo público em geral. Além disso, é possível fornecer feedbacks para essas companhias sobre o trabalho realizado.

O trabalho teve orientação dos professores Aníbal Cavalcante e Leonara Braz, do curso de Design Digital, e da coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (Inove) do Campus da UFC em Quixadá, Roberta Dutra. “A participação dos alunos na competição é muito representativa porque possibilita que o mercado os conheça, gerando contratações, mesmo que a distância, para trabalho remoto”, afirma Roberta. (Do G1-CE)

Inaugurada adutora de Madalena


O governo do Ceará inaugurou nesta terça-feira (14), a adutora que abastecerá não apenas a sede do município de Madalena, na região central do estado, mas também três distritos próximos: São José da Macaoca, União, Lagoa do Mato, maior distrito de Itatira, e até a cidade vizinha, Boa Viagem. Com 55,6 Km de extensão, o equipamento beneficiará diretamente cerca de 18 mil cearenses.

“Estamos entregando uma obra de muita importância, e que garante a água de qualidade para região. Com um sistema todo computadorizado, a água é bombeada, tratada e distribuída para a população. E essa adutora é uma forma da gente prestar contas e agradecer a cidade de Madalena”, explica o governador, Camilo Santana.
A estrutura capta água do açude Umari, com cerca de 13 milhões de metros cúbicos de água, e o sistema adutor inclui também uma estação de tratamento e estações elevatórias, além da adutora. Os recursos e a obra foram executadas por meio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), cujo investimento foi da ordem de R$1,2 milhão. “Agradecer ao governador por nossa grande adutora, pois sabemos da importância que é levar água tratada para as casas das pessoas, e desde a nossa emancipação que a gente sonha com isso. É uma obra que vai ficar na história da nossa cidade”, comemorou a prefeita de Madalena, Sônia Costa.
O novo equipamento foi entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Madalena, que vai gerenciar o abastecimento da cidade. O Açude Umari registra hoje cerca de 25% de volume total, após seguidos anos de seca. “Agora vamos ter uma água de qualidade, uma água tratada, potável, podemos cozinhar, beber, nós só temos de agradecer ao governador e a prefeita por essa obra”, disse o madalenense Marcos Costa. (Da Ascom)