sábado, 23 de julho de 2016

Castanhão recebe águas do Orós a partir de hoje

Como já previsto, o Açude Orós, no Centro Sul do Estado, dará, a partir de hoje - e pelos nos próximos seis meses -, suporte ao Açude Castanhão para a água chegar à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na manhã de ontem (20), foi votada na reunião do Comitê de Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe a vazão liberada com destino à Capital e como será feita a transferência entre os reservatórios. Moradores do Baixo Jaguaribe ficaram insatisfeitos com as propostas.

O cenário a vigorar neste segundo semestre de 2016, na distribuição de água nas Bacias do Jaguaribe, mostra o Orós liberando uma vazão média de 11,5m³/s para o Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão. Dessa vazão, 4m³/s será encaminhado, a partir de hoje, até o mês de setembro. Depois, até janeiro de 2017, a liberação sobe para 16m³/s. Com esse cenário, o Orós atingirá 9,9% de sua capacidade até o fim do período. Atualmente, o reservatório mantém pouco mais 26% da capacidade.

Contando com a água do Orós, o Castanhão irá operar com vazão de 15 m³/s, no intuito de abastecer a RMF, via Eixão e perenizar 100 km do Rio Jaguaribe. Pelo canal, serão liberados 9,5m³/s. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos espera que um volume de 6,5m³/s chegue até a RMF.

Resistência

Dois cenários estavam em votação: o segundo estimava liberação de 7m³/s, mas sofrendo a resistência de representantes de comitês do Baixo e Médio Jaguaribe, que propunham disponibilizar para Fortaleza 6m³/s. A diretora de operações da Cogerh, Débora Rios, disse que foi buscado um "meio termo" já que, segundo ela, ficaria operacionalmente inviável reportar a vazão de 6m³/s para a RMF.

Para o Rio Jaguaribe, serão encaminhados 5,5m³/s, entretanto este volume irá suprir a necessidade de perenização de 100 km dos 160 km de manancial. As comunidades ribeirinhas questionaram a vazão não chegar até Itaiçaba, sendo restrita apenas a localidade de Sucurujuba, em Quixeré. Sendo assim ficam de fora desse abastecimento as cidades de Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba e Aracati, que até ano passado eram abastecida pelo rio Jaguaribe.

Para compensar a redução de oferta hídrica oriunda da bacia do Jaguaribe para Fortaleza, Débora acrescentou que uma série de medidas vêm sendo tomadas para que a RMF utilize sua própria água. Entre as ações, estão a liberação de água do Açude Aracoiaba, onde deve aumentar em 20 milhões de metros cúbicos o sistema metropolitano; o aproveitamento de 25 milhões de metros cúbicos do volume morto do Açude Pacajus com o intuito de utilizar todas as suas reservas, o aproveitamento do sistema Cauípe, para complementar o atendimento da área industrial e da área Oeste de Fortaleza; a transferência da captação do município de Maranguape do Açude Gavião para a Barragem do Maranguapinho e a construção de 42 poços no campo de dunas do Cumbuco e no Pecém.

"Fizemos uma série de cálculos e estudos para que os cenários pudessem atender às principais demandas e aliviar o Vale. Estamos vivendo um momento crítico de pouca oferta hídrica e tentamos chegar a um acordo", ressalvou Débora.
Diário do Nordeste

Presos cavam túnel e fogem de presídio no Ceará; 8 são recapturados

Uma fuga em massa foi registrada na tarde desta sexta-feira (22) no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Os presidiários fugiram através de um túnel cavado no interior da unidade prisional.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a fuga, mas informou que o número exato de fugitivos só será divulgado após contagem. A secretaria ressaltou que oito presos já foram recapturados. (Do G1-CE)

Embate entre Luizianne e Camilo afasta Lula de campanha em Fortaleza

A polaridade entre a pré-candidatura de Luizianne Lins ao Executivo municipal e o apoio de Camilo Santana, ambos do PT, à reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT) é uma das razões para a ausência do ex-presidente Lula no Ceará. Apesar de lideranças municipais e estaduais do partido apontarem a agenda cheia do petista como motivo para que ele não tenha feito visitas ao Estado durante este período que antecede a oficialização das candidaturas,

O Povo apurou com pessoas ligadas a Lula que ele evitar participar de eventos locais porque Camilo e Luizianne não conseguiram se entender.

Motivado pela conjuntura política que cerca a sigla a nível municipal e a fim de que sua presença não fomente o cenário de tensionamento entre a deputada federal e o governador , Lula não consolidou sua agenda no Ceará - um dos estados nordestinos que estavam previstos em seu calendário de visitas deste mês - mas manteve a ida ao Pernambuco no mesmo período. “O cuidado é para que a presença dele aí não fomente uma divisão interna”, justificou a fonte.

O presidente do PT Ceará, Francisco de Assis Diniz, informou que há a expectativa de que Lula venha ao Estado entre o fim da primeira e o começo da segunda quinzena de agosto. Sobre a construção de aliança em torno do nome de Luizianne na disputa de outubro deste ano, Diniz reforçou que existe uma negociação entre partidos que não votaram a favor do impeachment. O vereador Acrísio Sena (PT), entretanto, pondera que a sigla sairá com chapa pura.

Para Waldemir Catanho (PT), secretário de governo durante a gestão de Luizianne Lins e novamente coordenador de campanha da deputada, há uma tendência de o PT sair na disputa pela Prefeitura de Fortaleza sem coligação. Também perguntado sobre a desistência de Lula em vim ao Ceará, Catanho afirmou não existir relação com a conjuntura local. “O ex-presidente é um dos responsáveis pela candidatura da deputada”. (Do O Povo Online)