domingo, 12 de abril de 2015

Brasileira cria sensor que detecta câncer em estágio inicial


Cientista brasileira
Priscila Kosaka: a cientista mora há sete anos fora do Brasil e desenvolve suas pesquisas em Madri.
A cientista brasileira Priscila Monteiro Kosaka criou uma tecnologia que promete avançar os estudos sobre o câncer no mundo.
Doutora em Química e integrante do Instituto de Microeletrônica de Madri, Priscila desenvolveu, junto a outros pesquisadores da instituição, um nanosensor que detecta a doença nos primeiros estágios de infecção, antes do paciente ter os sintomas.
O trabalho da pesquisadora foca no desenvolvimento de uma tecnologia para a identificação de biomarcadores, que apontam se o indivíduo possui ou não um tipo específico de doença.
“Eles (biomarcadores) são usados para seguir o crescimento oncológico de cânceres avançados e a resposta ao tratamento aplicado ao paciente”, relata Priscila.
Sensor
Sensor: a imagem mostra a combinação de uma estrutura na micro (cantilever/
trampolim) e na nanoescala (nanopartículas de ouro). As nanopartículas de
 ouro se aderem à superfície do cantilever quando ocorre a detecção da doença.
De acordo com a cientista, o nanosensor inventado por ela possui uma sensibilidade 10 milhões de vezes maior que a dos exames tradicionais de sangue e é mais específico, pois descobre qual tipo de câncer o paciente tem. Assim, o diagnóstico é mais rápido e preciso.
Ela explica que o sensor é como um trampolim com anticorpos que reconhecem o biomarcador. “É muito simples, se o biomarcador cancerígeno está na amostra, esse será gravado pelo sensor, que funcionará como uma etiqueta”.
Assim, caso o exame de sangue revele a doença, a superfície do nanosensor ficará com uma cor avermelhada e brilhará como uma árvore de Natal, relata Priscila.
Além do diagnóstico de diversos tipos de câncer, a pesquisadora conta que o grupo do Instituto de Microeletrônica em que trabalha também tem interesse em testar o sensor para a detecção de outras enfermidades como o Mal deAlzheimer e a AIDS.
A taxa de erro do sensor é de apenas dois em cada 10 mil ensaios realizados em laboratório.
Apesar de ainda não ter uma previsão de quando o sensor entrará no mercado, a cientista confirma que já concluíram a primeira parte na aprovação do produto para uso clínico e estão avançando rapidamente para os próximos estágios.
O objetivo da equipe é que o nanosensor seja ultrassensível e de baixo custo. “Só assim todas as pessoas terão acesso ao exame”, diz a pesquisadora.

A ida para a Espanha

Após seis anos de trabalho em Madri, Priscila conseguiu publicar o artigo sobre o sensor na revista internacional Nature Nanotechnology.
Ela conta que saiu do Brasil, pois o campo que pesquisa, o dos biossensores nanomecânicos, ainda não era forte no país.  No entanto, o interesse começou na UnB, trabalhando com os professores da instituição.
“Eu aprendi a profissão de cientista durante o meu doutorado com a Prof. Dra. Denise Petri e o Prof. Dr Yoshio Kawano”, relata a pesquisadora. 
(Do EXAME.com)

Epidemia: mais de 90 casos de sarampo são registrados no Ceará

Noventa e cinco casos de sarampo já são confirmados no Ceará. Oitenta e três seguem em investigação.

Caucaia é o município com o maior registro, 40, seguido por Fortaleza, 37.

O surto do sarampo teve início em dezembro de 2013 e, até agora, registrou 791 casos confirmados no Ceará.
Fonte: Cearanews7
Foto ilustrativa

Crueldade: marido desconfia de traição da esposa e corta os dois pés dela com facão




Um marido decepou os pés de sua esposa com um facão depois de desconfiar que ela estava o traindo.
O homem enfurecido cortou cada um dos pés, na altura do tornozelo, depois de ficar enfurecido com a possibilidade de estar sendo traído pela mulher.

Marcio Matthew Salazar, de 42 anos, foi acusado pelo ataque a Heydi Waleska Hernandez. Salazar, e disse ao jornal La Prensa depois de sua prisão: “Eu sou um homem cristão, mas minha esposa mentiu para mim quando disse que estava saindo com seu irmão em uma missão para Choloma, o que não era verdade. Ontem (sábado) à tarde eu encontrei o meu cunhado e ele me disse que ele não tinha vistominha esposa. Na realidade, minha esposa tinha ido com um primo, mas ela disse que iria voltar para casa às duas da tarde e chegou quatro horas mais tarde, o que me irritou.”

Marcio Matthew Salazar, de 42 anos, decepou os pés de sua esposa com um facão depois de desconfiar que ela estava o traindo. Agora ele espera pelo perdão da amada.

Falando com naturalidade após o incidente, Salavar ainda disse: “Quando ela chegou em casa, peguei o facão que ficava debaixo da cama. Eu não tinha a intenção de matá-la – ela colocou os pés no caminho quando eu estava segurando a faca. Um erro humano, isso é tudo.”

Hernandez perdeu a perna direita na parte do meio e a esquerda na altura do tornozelo.

Salazar continuou: “Foi um momento em que eu fiquei cego pelo ciúme e, embora eu não tenha nenhuma prova de que minha mulher seja infiel, eu tenho suspeitas de possíveis fraudes. Eu sinto muito e talvez não seja tarde demais para me perdoar. Eu a amo e sempre a quis. Foi apenas um pouco de raiva.”

O casal, que vive na aldeia El Rancho, perto de Choloma, em Honduras, tem três filhos. Salazar espera que a esposa o perdoe.

Fonte: Daily Star

31 municípios registram chuvas neste domingo (12)


Ipaumirim registrou a maior chuva do estado: com 72.0 mm entre às 7h00 do sábado (11) e as 7h00 deste domingo (12)
Funceme
Em Fortaleza, segundo a Funceme, a nebulosidade é variável e foram
previstas chuvas durante a madrugada e o início da manhã deste
 domingo (12). Foto: Honório Barbosa
Choveu em 31 municípios no período entre às 7h00 do sábado (11) e as 7h00 deste domingo (12), o mesmo número registrado no período entre sexta e sábado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também identificou a maior chuva registrada: na cidade de Ipaumirim, com 72.0 mm.
previsão do órgão para o domingo é praticamente a mesma de sábado. As regiões cearenses ainda permanecem sob uma instabilidade atmosférica, o que pode causar uma nebulosidade com chuvas prováveis no centro e no norte do estado. No sul, as possibilidades de precipitação são isoladas.
Confira os municípios com as 10 maiores chuvas no Ceará:
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 72.0 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 44.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 44.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 37.6 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 34.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecem) : 33.2 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 31.2 mm
Ipaumirim (Posto: Felizardo) : 30.8 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 29.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 29.0 mm
(Do DN Online)

CHUVAS no INTERIOR > Clima favorável deverá continuar neste início de semana




Ibaretama - Serra Azul Inverno - Neto Melo 10.04.15
O clima agradável, com a temperatura variando em torno dos 28°C, com nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas no Centro, no Norte e também no Sul do Estado, deverá continuar nessas regiões do Interior até a próxima terça-feira, 14, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até a publicação desta edição havia chovido em 66 municípios do Ceará. A maior chuva havia sido registrada em Ipaumirim, no Centro-Sul, com 72 milímetros.
No sertão Central, além das regiões mais elevadas, como a área urbana do município de Pedra Branca e a Serra do Estevão e o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão na Serra do Urucum, em Quixadá, a névoa também tem encoberto a Serra Azul, em Ibaretama, nos últimos dias, deslumbrado os moradores dessas regiões. De acordo com a Funceme, esse quadro é decorrente da instabilidade atmosférica, provocada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical.
Em Ibaretama, além da névoa, os moradores rurais de várias localidades estão felizes com a quantidade de chuvas este ano. Em março choveu 206 mm no Município. Foram 10,3% acima da média histórica levantada pela Funceme, de 186,8 mm. Nestes primeiros dias de abril as precipitações chegaram a 27 mm. Com o bom quadro, a população, principalmente os trabalhadores ruais e os proprietários de pequenas propriedades esperam que seus açudes encham. A média histórica da chuva em abril é de 184 mm.
Até às 12 horas deste domingo as 10 maiores chuvas no Ceará foram em:
- Ipaumirim (Posto: Ipaumirim): 72.0 mm
- Moraújo (Posto: Moraujo): 68.0 mm
- Granja (Posto: Pessoa Anta): 44.0 mm
- Bela Cruz (Posto: Prata): 44.0 mm
- Independência (Posto: Ematuba): 44.0 mm
- Icapuí (Posto: Peixe Gordo): 38.6 mm
- São Gonçalo do Amarante (Posto: Sede): 37.6 mm
- Acopiara (Posto: Caixa): 34.0 mm
- Quixeramobim (Posto: Passagem ): 33.2 mm
- São Gonçalo do Amarante (Posto: Pecém): 33.2 mm
* Dados da Funceme

Brasil de Pelotas e Internacional ficam no 1 a 1




Em partida marcada por confusões, Brasil de Pelotas e Inter empataram em 1 a 1 na tarde deste sábado, no Estádio Aldo Dapuzzo, pelo primeiro jogo da semifinal do Gauchão. Rafael Moura abriu o placar de cabeça no primeiro tempo, e no segundo Rafael Forster empatou de pênalti.

A decisão sobre quem passa à final do Gauchão sairá no próximo domingo, 18 de abril, no Beira-Rio. Para se classificar, o Inter pode até empatar em 0 a 0, já que fez gol fora de casa. Novo empate em 1 a 1 leva a decisão aos pênaltis

Fluminense vence Botafogo por 2 a 1 e leva vantagem para o segundo jogo




Com um fim de jogo para deixar gregos e troianos felizes, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Botafogo e largou na frente na semifinal, no Maracanã. Fred cumpriu o papel de carrasco alvinegro e deixou sua marca duas vezes. Quando a partida parecia definida e a situação tricolor, bem encaminhada, Willian Arão tratou de esquentar o duelo deste sábado e a disputa por uma vaga na decisão. O gol feito pelo botafoguense no fim promoveu um duelo de torcidas impressionante e cresceu a expectativa para a partida derradeira entre os rivais, marcada para o próximo domingo.

Botafogo e Fluminense voltam a se enfrentar no próximo sábado, também às 18h30. Vitória por um gol de diferença do Alvinegro leva o jogo para os pênaltis. O empate é do Flu. Antes disso, na quarta-feira, o Glorioso encara seu xará da Paraíba na partida de volta entre os times, pela primeira fase da Copa do Brasil. Empates em 0 a 0 ou 1 a 1 classificam os cariocas.

São Paulo faz 3 a 0 e também vai à semifinal




O São Paulo se garantiu na semifinal e agora aguarda os resultados dos jogos deste domingo (Palmeiras x Botafogo e Santos x XV de Piracicaba) para saber quem enfrentará.

O São Paulo é um bom exemplo de como o futebol é dinâmico. Um gol, um passe, um lance... É grande a lista daquilo que transforma vaias em aplausos.

Mergulhado numa crise que parecia ter tudo para se agravar, o Tricolor minimizou o clima pesado com uma vitória por 3 a 0 sobre o RB Brasil, neste sábado, no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Ceará empata com o Vitória e está na final da Copa do Nordeste

Ceará vence Vitória
Ceará vence VitóriaEm um jogo emocionante até o último minuto, o Ceará segurou o empate por 2 a 2 contra o Vitória, em Salvador, neste sábado (11), e se classificou para a final da Copa do Nordeste 2015.

Após um primeiro tempo superior do Ceará, o Vitória começou a etapa final pressionando e marcou o primeiro gol, com Rogério. Melhor do Vovô na partida, Marinho empatou. Ramon recolocou a equipe rubronegra na frente, e Ricardinho, de pênalti, deu números finais ao jogo. O Ceará irá enfrentar o vencedor de Bahia x Sport, que acontece no próximo domingo (12). Ao Bahia, interessa apenas a vitória. O Sport joga pelo empate com gols, após empatar em 0 a 0 em casa. A repetição do placar levará o duelo para os pênaltis.

A ida da final acontece no dia 22, e a volta, dia 29, com mandos e horários ainda a definir.

DN Online

Saúde: uma planta muito simples consegue matar até 98% de células cancerígenas e também frear o diabetes


A planta é um vegetal comum da Ásia e que tem o nome de melão amargo (Momordica charantia - no Brasil, pode ser conhecido como melão-de-são-caetano), sendo popular na região de Okinawa, no Japão.
O suco do vegetal, na concentração de 5% em água mostrou ter um potencial assombroso de lutar contra o crescimento dos quatro tipos de cânceres pancreáticos pesquisados, dois dos quais foram reduzidos em 90%, e os outros em incríveis 98% apenas 72 horas após o tratamento!
Já comentei em outros artigos a respeito da apoptose, que é a resposta natural de um organismo em lidar com células fora do comum - que simplesmente suicidam. O suco induziu essa morte programada por vários caminhos diferentes. Um desses caminhos foi o de colapsar o metabolismo de alimentação por glicose das células doentes, ou seja, privou-as do açúcar que elas necessitam para sobreviver.
Será que esses estudos de laboratório também servem para animais vivos? A resposta é um sonoro “sim”! Pesquisadores da Universidade de Colorado aplicaram doses em ratos que seriam proporcionais a humanos, e eles apresentaram uma redução em 64% do tamanho de seus tumores, sem efeitos colaterais. Esse nível de melhora ultrapassa os alcançados atualmente com o uso de quimioterapia para um tipo de câncer tão letal.
O responsável pela pesquisa na universidade, Dr Rajesh Agarwal, observou o costume chinês e indiano de usar o fruto em remédios para diabetes. Vendo que esta doença tende a vir antes do câncer pancreático, o doutor associou as ideias, criando novos rumos nas investigações existentes.
A dose utilizada foi de seis gramas de pó do melão amargo para um adulto de porte médio (75 quilos). Os grandes laboratórios e companhias farmacêuticas buscam encontrar petroquímicos patenteáveis que obtenham o mesmo resultado que Deus colocou nesse vegetal. Eles ficam boquiabertos como uma planta tão despretensiosa consegue desnutrir o câncer sem precisar de nenhuma química complexa.
No centro médico da Universidade de Saint Louis, a Dra. Ratna Ray, Ph. D. e professora de patologia, liderou pesquisas similares, testando primeiramente em células de câncer de mama e próstata e depois experimentando em cânceres da cabeça e pescoço, que embora representem 6% apenas dos casos, são agressivos e se espalham facilmente, começando por vezes pela boca, garganta, nariz.
Com efeito, após quatro semanas de tratamento controlado em animais, o volume e crescimento dos tumores reduziu. A doutora ressalta: "É difícil medir o resultado exato do tratamento com o extrato de melão amargo no crescimento das células, porém combinado com as terapias e remédios existentes, pode auxiliar na eficácia do combate ao câncer."
Pesquisadores descobriram recentemente que a síndrome metabólica é amenizada pelos benefícios no metabolismo glicólico. Ótimas notícias, pois não se destrói o câncer por uma via só, e eu acredito que deve ser multifocal: em outras palavras, fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar, eliminar infecções dentais e materiais tóxicos dos dentes, alcalinizar o organismo, oxidar o corpo com terapia com oxigênio, e prover nutrientes específicos para dar uma “chave de braço” nos caminhos particulares do metabolismo do câncer.
Todas as células cancerosas mostram uma produção anormal de energia que utiliza fermentação ineficiente de glicose. O melão amargo pode ser um excelente aliado ao combate dessa produção de energia anormal. Você pode encontrá-lo na maioria das lojas naturais ou comprar online.

O artigo original pode ser conferido aqui.
Veja mais sobre: Saúde,Ultimas noticias

IDENTIFICADOS MEMBROS DA QUADRILHA PRESA APÓS QUEDA DE AVIÃO


Fotos:FTA


A queda de um avião monomotor na divisa do Ceará com Piauí culminou na prisão, pela Polícia Militar, de uma quadrilha suspeita de tráfico interestadual de entorpecentes. O grupo estaria à espera da chegada da aeronave, que acabou caindo durante o transporte de um carregamento de drogas.
O avião modelo Cessna-210 foi encontrado queimado na manhã de sábado, 11, na localidade de Lajeiro Branco, município de Assunção do Piauí, distante cerca de 24km da divisa com o Ceará. Duas pessoas morreram. Os moradores da localidade perceberam um forte barulho logo após a passagem de um avião em baixa altitude. Ligaram para a Polícia local, que contatou a polícia cearense em Novo Oriente.
Após descobrirem sobre o acidente, policiais da Força Tática de Apoio (FTA) dos municípios cearenses de Crateús e Novo Oriente, sob comando do tenente coronel Lindon Johnson, saíram em diligências pela Região.
Pista clandestina
No início da noite de sábado, identificaram um aeroporto clandestino com pista de aproximadamente 1,5 mil metros, localizado em um sítio na Chapada do Araripe, no Cariri cearense.
No local, seis homens estariam aguardando a droga vinda pelo transporte aéreo. De acordo com Lindon Johnson, a aeronave transportava cerca de 30 kg de cocaína pura, avaliada em torno de R$ 600 mil. O grupo ainda tentou fugir, mas acabou detido momentos após a chegada dos policiais. Além da prisão das seis pessoas, a FTA apreendeu duas caminhonetes modelos Volkswagem Amarock e Toyota Hillux, celulares, rádios comunicadores e dois drones - veículos aéreos não tripulados, que seriam usados para monitorar a possível presença de inimigos e da Polícia. Ainda foi apreendido um caminhão pipa, que seria usado para abastecer a aeronave que chegava.
Organização
“Eles eram muito organizados e tinham todo aparato para realizar esse tipo de operação de transporte de drogas vindas de outros lugares. Acreditamos que esses homens estavam nessa casa à espera do avião. Iriam pegar o carregamento, abastecer o avião e distribuir a droga no Ceará. Mas não sabiam que o avião tinha caído e, felizmente, conseguimos chegar lá e tirar de circulação essa quadrilha”, afirmou o tenente-coronel Lindon Johnson, comandante da operação. Os presos são de diferentes estados, o que, para a Polícia, trata-se de uma quadrilha especializada em tráfico de entorpecentespara diversos lugares do Brasil.
Presos
Robinson Devid Siqueira e Cléber dos Santos são de Santa Catarina e foram presos com mais de R$ 11 mil em espécie, além de cartões de crédito, relógios e celulares. Outros dois deles são cearenses: Ricardo Franci Siqueira Proêncio e Ronaldo Aparecido Moreira Torres, que foram detidos com R$ 2 mil.
Vagner Pereira da Silva é o único do Piauí. O sexto homem, identificado apenas como Olair, é do Estado do Paraná. Com Vagner e Olair os policiais apreenderam R$ 3 mil. Após a prisão, a quadrilha foi conduzida à Delegacia Regional de Crateús, onde foram ouvidos pela participação na operação. Serão indiciados, pela Polícia Civil, por tráfico interestadual de entorpecentes e formação de quadrilha.
A Polícia ainda não sabe a procedência da aeronave, mas continuará as investigações para tentar reconhecer outros envolvidos, inclusive, o piloto e mais um tripulante, ainda não identificados, que morreram carbonizados com a explosão ocorrida logo após a queda da aeronave. (Colaborou Valdir Almeida).
Fonte:Diário do Nordeste




Violência no Sertão: Polícia registra terceiro homicídio em poucos dias em Senador Pompeu



A polícia registrou três homicídios nos últimos dias no município de Senador Pompeu. A primeira vítima foi encontrada morta no início da manhã da última quarta-feira, 8, na Vila Pantanal, área urbana da cidade. A vítima foi identificada como sendo a adolescente Regivânia Ferreira da Silva, de 17 anos, natural de Fortaleza. A polícia informou que ela foi atingida por cinco disparos de arma de fogo, um deles na cabeça, dois nas costas e dois no braço esquerdo.

Pouco mais de 24 horas após a morte da adolescente, a Polícia Militar capturou um dos suspeitos da execução da jovem. Ele foi identificado como sendo Clécio Moreira Gomes, 25 anos, vulgo “Keké”, natural de Fortaleza. Em poder dele os policiais apreenderam um revolver calibre 38, papelotes de cocaína, saquinhos plásticos e dinheiro proveniente da venda de drogas.

Após ser preso, “Keké” chegou a confessar a autoria do crime como também confirmou que a arma utilizada na execução da adolescente foi o revólver apreendido. Após a prisão a polícia chegou ao paradeiro de outra vítima, um adolescente de 17 anos, identificado como Rafael Pinheiro Ripado, natural de Jaguaribe. Ele foi encontrado em um matagal já em estado de putrefação, nas proximidades da Vila Pantanal, com uma faca encravada no pescoço, degolado, e vários tiros pelo corpo.

Segundo o major PM Humberto de Sousa, ao ser preso na boca de fumo, no bairro Alto do Cruzeiro, Clécio Gomes também confessou a execução de Rafael Pinheiro, mas ao ser apresentado na Delegacia Regional da Polícia Civil, em Senador Pompeu, negou a prática dos crimes.

Neste sábado, 11, por volta do meio dia, a polícia voltou a registrar mais um homicídio. Desta vez a vítima foi um idoso de 71 anos identificado como sendo Manoel Alfredo de Sousa, natural de Sousa na Paraíba. O mesmo foi morto à bala dentro de sua casa, na Vila Pantanal. A polícia ñ deu mais detalhes sobre o caso e agora investiga se o crime do aposentado tem alguma relação com as mortes anteriores ou se foi um caso isolado.