sexta-feira, 21 de março de 2014

CHUVAS no INTERIOR > Açudes e rios enchem e internautas registram espetáculo das águas

Em Pacoti, no Maciço de Baturité, já é possível tomar banho de cascata novamente nos balneários. A Budega do Atélio é um deles. Foto > Atelio Barros


Quixadá > Dois dias após as homenagens ao padroeiro do Ceará, São José, a intensidade das chuvas está começando a cair no Estado. Na segunda-feira, 17, choveu em 133 municípios; na terça, 18, foram 91 cidades, na quarta, dia 19, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme) registrou precipitações em 122, e ontem, dia 20, até o encerramento desta edição, os dados oficiais eram de 77 cidades. A maior chuva foi registrada em Salitre, na Chapada do Araripe, com 64mm.
Na localidade de Lagoa do Mato, em Itatira, a barragem transboudou no dia 17. Foto > Itatira Fotos


Mesmo assim algumas barragens já encheram e  voltaram a surgir nos rios e riachos do Interior. No Maciço de Baturité, já é possível tomar banho de cachoeira nos balneários da região, principalmente em Pacoti, considerada a “Suíça cearense”. O rio Piranji, com nascente na lagoa Carnaúba, no distrito de Daniel de Queiroz, na zona rural de Quixadá, também encheu. No município vizinho, Ibaretama, cortado pelo afluente com deságua no Oceano Atlântico, a corredeira está sendo apreciada pelos moradores do distrito que recebe o nome do rio.
Conforme a meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, não há perspectiva de chuvas generalizadas nos próximos três dias no Ceará. A temperatura do oceano Atlântico Sul não está favorável à influência do principal ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que ocasiona chuvas no Ceará durante o período da quadra chuvosa que é de fevereiro a maio. Este sistema está mais atuante no Norte do país, principalmente no Amapá e Pará. A tendência é de chuvas mais isoladas nesta sexta-feira, 21, e nos próximos dois dias. Mesmo assim deve chover no Sul e no Centro-Norte do Estado.
O rio Piranji encheu com as chuvas dos últimos dias. Foto > Mendes Filho


Atualmente dois sistemas meteorológicos estão atuando no Ceará. Um deles é o Cavado de Altos Níveis, sistema meteorológico de área alongada de baixa pressão atmosférica que está associada a circulação ciclônica. Esse sistema deve provocar chuvas isoladas na região do Cariri. Entre hoje e amanhã há tendência de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ainda podendo atuar de forma desfavorável as chuvas, acrescenta a meteorologista.


Rio Piranji - Mendes Filho Francisco 6


Veja mais no Diário do Nordeste 

Polícia prende motorista bêbado em Quixadá após colisão que deixou duas pessoas feridas

PRE_motocicletas
Se for igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar, é crime. Além da multa, o motorista pode pegar de seis meses a três anos de prisão.
Um motorista visivelmente embriagado dirigindo nas ruas da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, quase comete um crime de maior gravidade, ele ainda bateu em uma motocicleta que estava com duas mulheres. As vítimas sofreram ferimentos e foram socorridas ao Hospital. Dr. Eudásio Barroso.
Conforme o Comando de Policiamento do Interior-CPI Sul, o sinistro aconteceu na Rua Rui Barbosa, quando o veículo Astra de placas KHF2931, colidiu com uma Biz de placa NRC1789. A motocicleta era conduzida pela estudanteAna Carolina Lima do Nascimento, 18 anos, com ela ainda estava à atendente Francisca Mirley de Lima Onofre Firmino, 22 anos.
Quando uma equipe policial chegou ao local, as ocupantes da Biz já haviam sido socorridas ao Hospital, a motocicleta também já tinha sido retirada. O condutor do veículo ASTRA, Edinam Ferreira Calado, 48 anos, residente em Pombal-PB, estava com sintomas visíveis de embriaguez.
O motorista foi levado ao posto da Polícia Rodoviária Estadual-PRE, onde foi realizado o exame do bafômetro e onde deu positivo 0,75 mg/L. Após a constatação foi levado para Delegacia Regional de Quixadá para que fosse realizado os procedimentos legais.
Se o bafômetro marcar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar ou mais é infração gravíssima, multa de quase R$ 2 mil e habilitação suspensa por um ano. Se for igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar, é crime. Além da multa, o motorista pode pegar de seis meses a três anos de prisão.
Serviços:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Posto da PRE em Quixadá 
Rodovia-060
Tel.: (88) 3412-3131

“O acesso é impossível”, diz secretário sobre buscas por avião no PA


A busca pelo avião bimotor que desapareceu com cinco pessoas a bordo está sendo prejudicada pela densidade da floresta. De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Jacareacanga, que auxilia nas buscas, ter acesso às áreas de mata fechada onde possa estar a aeronave é “quase impossível”. “É uma área de mata densa, íngreme, acidentada. O acesso é quase impossível. Estamos exaustos. A mata até prejudica a cabeça da gente. Mas não iremos esmorecer”, declarou o secretário Ivânio Nogueira em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (20).
O avião bimotor desapareceu perto de Jacarecanga, sudoeste do Pará, na última terça-feira (18). Segundo o Ministério da Saúde, o grupo estava viajando para fazer substituição de equipes que prestavam atendimento nas aldeias da etnia mundurucu. Entre os passageiros do avião estava a técnica de enfermagem Rayline Campos, que chegou a mandar um SMS para o tio falando dos problemas enfrentados na aeronave. A busca pelo bimotor começou na terça e envolve, além de três aviões oficiais, uma equipe de mais de 60 pessoas.
De acordo com Nogueira, a equipe de buscas terrestre É FORMADA voluntários, profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indigena (Sesai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os turnos de busca duram cerca de dez horas e tem o desafio de percorrer uma área estimada em 15 quilômetros. “Estamos nos baseando no depoimento de moradores que viram o avião voando baixo, momentos antes de sumir. A partir dessas informações, estabelecimentos a área de busca, que é extensa e dentro de mata fechada”, informou.
Piloto era dono do taxiaéreo
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e um helicóptero da Polícia Militar também estão empenhados na procura. Outros aviões menores que estavam na busca devem suspender a participação, por motivos de segurança. “Outros bimotores estavam circulando, mas pedimos que eles cessassem a busca para evitarmos novos acidentes”, conta Nogueira.
De acordo com o secretário, a mobilização de outros pilotos ocorreu porque Luiz Feltrin, o condutor da aeronave desaparecida, era dono da empresa Jotan Taxiaéreo, proprietária do bimotor que transportava a equipe médica de Itaituba até a comunidade indígena de Jacareacanga. “Ele era dono da empresa e um conhecido piloto em Itaituba, com mais de 30 anos de experiência”, informou. A Jotan Taxiaéreo não quis se pronunciar sobre o caso.
Mau tempo atrasa buscas
As buscas sofreram atrasos devido ao mau tempo. Durante a manhã desta quinta-feira (20), as aeronaves oficiais não realizaram a procura diante do tempo nublado impossibilitou a visibilidade. Os aviões retomaram o trabalho apenas às 16h.
O capitão da Força Aérea Brasileira (FAB), Alcides Machado, que comanda as buscas pelo bimotor, conta que a sua aeronave já percorreu cerca de 750 quilômetros quadrados durante a busca e explica a dificuldade de trabalhar em mata fechada. “Muitas vezes a gente pensa que um avião que caiu na mata vai abrir uma grande clareira, algo de fácil visualização, mas na verdade não é assim, a mata, em termos gerais, realmente ‘engole’ a aeronave e caso ela tenha colidido com solo e não pegou fogo, fica mais difícil ainda a localização”.
De acordo com a FAB, após 21h de voos, já foi percorrida 90% da área apontada como provável localização da aeronave. Caso o bimotor de táxi aéreo não seja encontrada ainda nesta quinta-feira (20), outros padrões de busca devem ser adotados.
Entenda o caso
O avião de pequeno porte que transportava uma equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indigena (Sesai) até uma aldeia indígena de Jacareacanga, no sudoeste do Pará desapareceu na última terça-feira (18). Aeronaves de Manaus e Campo Grande estão ajudando nos trabalhos de localização do bimotor, modelo Beechcraft BE 58 Baron.
De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
Fonte: G1 PA

Rio Salgado registra primeira cheia do ano


O Rio Salgado registra a primeira cheia do ano. As últimas chuvas que vem banhando a região Sul do Ceará (Cariri cearense) contribuíram para o aumento do leito do Rio Salgado, um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. A chuva verificada nesta quarta-feira, 19, no distrito de Iborepi, contribuiu para a cheia do rio.
Na cidade de Lavras da Mangabeira, o clima é de festa e de alegria. Moradores na manhã de hoje foram para as margens do Rio Salgado na tentativa de pescar espécies da água doce, dentre elas, curimatã. O assessor da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, Edileudo Lopes, disse que por toda a manhã de hoje foi intensa a movimentação na margem do rio e na barragem de parede de pedra, antiga, que dá acesso ao bairro Além Rio, quando seco. O pessoal usa a passarela quando o rio está cheio para fazer a travessia.
As águas novas proporcionam uma mudança na passagem do sertão, castigado por dois aos seguidos de estiagem.
O Rio Salgado deságua no Rio Jaguaribe, em Icó, e de lá vai para o Açude Castanhão.
Fonte: Diário Centro-Sul

Dilma tem 40% e venceria no 1º turno, indica pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.
Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa – a primeiro com oito possíveis candidatos à eleição presidencial deste ano – indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.
Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.
Marina Silva
O Ibope também simulou um cenário em que o candidato do PSB é a ex-senadora Marina Silva, atualmente cotada para ocupar a posição de vice na chapa de Eduardo Campos.
Nessa hipótese, Dilma teria os mesmos 40% e também venceria no primeiro turno; Aécio soma 13%; Marina, 9%; Pastor Everaldo, 2%; Randolfe, 1%; e Eymael, Levy Fidelix e Mauro Iasi, 0%. Brancos e nulos somariam 23% e os que não sabem ou não responderam, 11%.
Com três candidatos (Dilma, Aécio e Campos)
Outro cenário experimentado pelo Ibope reúne como candidatos somente Dilma, Aécio e Campos. Nesse caso, o resultado apurado pelo instituto foi: Dilma, 43%; Aécio, 15%; Eduardo Campos, 7%; brancos e nulos, 25%; não sabem/não responderam: 11%.
Em relação às pesquisas anteriores do Ibope que reuniam somente esses três nomes, Dilma manteve os 43% do levantamento de novembro (em outubro, ela tinha 41%). Aécio tinha 14% nas duas pesquisas anteriores e Campos acumulava 7% em novembro e 10% em outubro. Brancos e nulos eram 21% em outubro e 22% em novembro. Os que não sabiam em quem votar ou que não responderam somavam 15% em novembro e 13% em outubro.
Com três candidatos (Dilma, Aécio e Marina)
Na situação em que o Ibope usou Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, o resultado é: Dilma, 41%; Aécio, 14%, Marina, 12%; brancos e nulos, 22%; não sabem/não responderam: 10%.
Nesse cenário, Dilma tinha 42% em novembro e 39% em outubro; Marina Silva, 16% (novembro) e 21% (outubro); e Aécio, 13% nos levantamentos dos dois meses. Os brancos e nulos eram 17% e 16% em novembro e outubro, respectivamente. Os que não sabiam em quem votar ou não quiseram responderam passaram de 13% em outubro para 15% em novembro.
Seja no cenário com Campos, seja no cenário com Marina, a presidente seria reeleita no primeiro turno.
Segundo turno
Na hipótese de segundo turno, Dilma venceria Aécio por 47% a 20% (25% de brancos e nulos e 9% não sabem/não responderam), segundo o Ibope.
Se a adversária for Marina Silva, a atual presidente ganharia por 45% a 21% (brancos e nulos, 24%; não sabem/não responderam, 10%), apurou o instituto.
Contra Eduardo Campos, Dilma teria 47% e o governador, 16% (brancos e nulos, 26%; não sabem/não responderam, 11%).
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), o nome mais mencionado foi o de Dilma Rousseff (23%), seguido de Lula (7%), Aécio Neves (6%), Eduardo Campos (3%), José Serra (2%), Marina Silva (2%), outros (1%), brancos e nulos (18%) e não sabem/não responderam (37%).
Fonte: G1

Morre Bellini, capitão do 1º título mundial do Brasil


Bellini
Capitão da seleção brasileira campeã mundial em 1958 e reserva na equipe do título da Copa de 1962, o ex-zagueiro Hilderaldo Luís Bellini, o Bellini, morreu nesta quinta-feira (20), aos 83 anos. O ex-jogador estava internado com um quadro de parada cardíaca e apneia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de São Paulo.

Bellini sofria há mais de 10 anos com o mal de Alzheimer. No mês passado, após ficar hospitalizado por 60 dias, passou a receber acompanhamento médico em casa. O quadro da doença vem piorando gradativamente e, há cerca de três anos, o ex-zagueiro perdeu a fala.

Carreira de Bellini

O ex-atleta iniciou sua carreira no Itapirense, de Itapira (164 km de São Paulo), cidade em que nasceu, e se tornou famoso no Vasco, onde chegou em 1952 e jogou até 1961. Ele conquistou dez títulos pelo Vasco, entre eles três estaduais e um Rio-São Paulo. Bellini jogou por cinco anos no São Paulo, mas não conquistou nenhum título.

Pela seleção brasileira, além da Copa do Mundo de 1958, conquistou também a Copa de 1962 e duas edições da Copa Roca. O gesto de Bellini ao levantar a Taça Jules Rimet com as mãos sobre a cabeça se tornou uma das marcas do futebol mundial e passou a ser repetida por todos os campeões de Copas.

A primeira convocação para a seleção foi em 1956. Dois anos depois, na Suécia, Bellini protagonizou uma das cenas mais famosas da história do futebol, que acabou reproduzida em uma escultura na entrada do Maracanã.