sexta-feira, 2 de março de 2018

Acidente com carro pertencente ao Governo do Estado do Ceará na CE-176, entre os municípios de Santa Quitéria e Sobral




Um acidente foi registrado na manhã de quarta (28), na CE-176, entre os municípios de Santa Quitéria e Sobral, nas proximidades da ponte do Rio Groaíras.
Um veículo, pertencente ao Governo do Estado do Ceará, trafegava na estrada, quando acabou perdendo o controle e capotando.
No veículo, estavam três pessoas, que apesar do susto, passam bem, tendo apenas pequenas escoriações.
Segundo as informações, no momento do acidente, chovia forte e a pista estava bastante escorregadia, o que contribuiu para que o acidente ocorresse.

 Informações com: A Voz de Santa Quitéria

O mês de março começa com chuvas de mais de 100mm em alguns municípios do Cear


O primeiro dia de março foi de chuva em todas as regiões do Ceará, com precipitações de até 119 milímetros. A previsão para o mês, historicamente o mais chuvoso no estado, é de um volume acima da média para o período.

Em Poranga, o volume de chuva foi de 199 milímetros. Granja, Farias Brito, Chaval, Cascavel, Eusébio e Crateús tiveram chuvas entre 40 e 75 milímetros.

Conforme o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a expectativa para março é de mais chuvas, já que o mês tende a ser o mais chuvoso do ano, além das condições oceânicas e atmosféricas estarem favorável.

"A média de março é a mais alta da quadra chuvosa que vai até maio do ano. Normalmente março tende a ser um mês chuvoso. As condições oceânicas e atmosféricas do momento indicam que possivelmente deveríamos ter um março normal e acima da média. Pelo menos na próxima semana o início de março temos tendência de boas chuvas em todo o estado do Ceará."

Próximos dias
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a previsão para sexta-feira (2) e no sábado é de de tempo nublado com eventos de chuva no litoral, na região jaguaribana e no sul do Ceará. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva. G1

O município de Iguatu registrou chuvas que chegaram a mais de 100mm na região do distrito de Barro e Quixoá. 

MÊS DE MARÇO INICIA COM FORTES CHUVAS E ALAGAMENTOS EM FORTALEZA

Resultado de imagem para MÊS DE MARÇO INICIA COM FORTES CHUVAS E ALAGAMENTOS EM FORTALEZA
Considerado o principal mês da quadra chuvosa, março iniciou com registros positivos em relação às chuvas, corroborando a previsão otimista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, fortes chuvas banharam diversos pontos da cidade nessa quinta-feira, causando pequenos transtornos para a população em trechos movimentados.

Pontos de fluxo intenso, como a Avenida Raul Barbosa e a Avenida Duque de Caxias, também foram afetados pelos alagamentos. Para evitar as poças, no caso da avenida localizada no Centro, muitas pessoas optavam por transitar fora da faixa de pedestres, causando riscos ao trânsito.

De quarta para essa quinta-feira foram registradas chuvas em, pelo menos, 100 municípios do Ceará. Os maiores índices pluviométricos foram consolidados em Poranga, na Ibiapaba, com 119 mm, e Granja com 72 mm.

Em contrapartida aos alagamentos, poucos espaços tiveram o trânsito comprometido por falhas técnicas de semáforos. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), apenas 3 dos 845 dispositivos apresentaram algum tipo de problema, hoje.  De acordo com o boletim de ocorrências da Defesa Civil de Fortaleza, não foi registrada nenhuma ocorrência de alagamento ou inundação. No mês de fevereiro, foram registrados 7 e 5 registros dos gêneros, respectivamente.

Autarquia de Quixeramobim realiza testes para tornar trecho da 25 de Março via de mão única


Na manhã de ontem, 1º, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (AMTQ) realizaram mais uma etapa do estudo que poderá tornar trecho da rua 25 de Março, mão única. A sinalização e orientação dos agentes indica a possível mudança. A AMTQ objetiva instalar um semáforo, como também, contribuir com a decisão final sobre a orientação da via.

Na simulação realizada ontem, motoristas que trafegavam na 25 de Março, vindo da Teixeira de Freitas, foram orientados entrar na Fausto Costa ou seguir sentido Rodovia do Algodão. Os que trafegavam no sentido contrário, ou seja, vindo da Rodovia do Algodão pela mesma rua, foram orientados entrar também na Fausto Costa e descer pela rua Presidente Vargas, que de acordo com os estudos, passará ser mão única.

Vale ressaltar que a mudança não será definitiva, conforme Fernando Ivo Sousa, pois o objetivo principal é melhorar a fluidez do tráfego, ora reclamado pela população do entorno. (Do Repórter Ceará – Colaborou o repórter Paulo Simião)

Em reunião com presidente e governadores, Camilo Santana defende sistema único de segurança no País




No segundo dia cumprindo agenda em Brasília, o governador do Ceará, Camilo Santana, participou nesta quinta-feira (1) de reunião com o presidente da República, Michel Temer, e governadores para discutir o tema da segurança pública. Na ocasião, o chefe do Executivo cearense defendeu um sistema único de segurança pública no País, assim como já existe na saúde e educação, a criação de um fundo financeiro de apoio aos estados e a implantação de centros regionais de inteligência da Polícia Federal.

“Há muito tempo venho alertando para a necessidade do envolvimento do Governo Federal com esse assunto da violência, que afeta todos os brasileiros. É papel da União combater o tráfico de drogas e armas, além de proteger as nossas fronteiras. É inadmissível que esse assunto tenha sido ignorado por tanto tempo. Defendo um sistema único de segurança pública no país, como tem na saúde e educação, a criação de um fundo financeiro de apoio aos estados nessa área e a criação de centros regionais de inteligência da PF, cuja sede no Nordeste luto para ser no Ceará”, disse Camilo Santana.

O presidente, por sua vez, anunciou uma linha de financiamento de R$ 42 bilhões para investimentos em segurança pública nos estados, como compra de equipamento para as polícias estaduais, nos próximos cinco anos.

Participaram também do encontro a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia; o presidente do Senado, Eunício Oliveira; o presidente da Câmara federal, Rodrigo Maia; além do novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

No último dia 30 de janeiro, o governador esteve em Brasília para tratar do tema com presidente e, no mês passado, a União encaminhou para o Ceará uma força-tarefa de inteligência composta por policiais federais e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar a segurança no Estado. (Com Ascom)

119 cidades registram chuvas no Ceará; Ibiapina acumula 115 mm

Nos últimos 30 anos, o mês de março é o que registra maior quantidade de chuvas no período da quadra chuvosa, e por isso pode ser considerado por muitos como o mês “mais importante” do calendário. Entre às 7 horas da manhã desta quinta-feira 1º, e às 7 horas da manhã desta sexta-feira, 2, choveu em 119 cidades no Ceará e os municípios de Ibiapina, Mauriti e São Gonçalo do Amarante registraram o maior acúmulo de precipitação, com 115, 82 e 76,2 milímetros, respectivamente.

Na Capital, que começou o mês  com fortes chuvas e áreas alagadas, o acúmulo de precipitação foi de 25,6 milímetros. Já no Litoral de Fortaleza, Beberibe teve o maior registro de chuva com 50 mm, seguido por Horizonte com 30 mm. As precipitações e a nebulosidade são causas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está próxima ao Estado.

A previsão para esta sexta-feira em Fortaleza é de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões do Ceará há possibilidade de precipitação em todas as áreas. As informações foram atualizadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 10h30min.
 
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
Ibiapina (Posto: Ibiapina): 115.0 mm
Mauriti (Posto: Mararupa): 82.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata): 76.2 mm
Bela Cruz (Posto: Prata): 62.4 mm
Quiterianópolis (Posto: Santo Antônio): 60.0 mm
Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro): 57.1 mm
Aurora (Posto: Sitio Tipi): 57.0 mm
Quixadá (Posto: Quixada): 56.6 mm
Nova Russas (Posto: Canindezinho): 53.0 mm
Beberibe (Posto: Lagoa Funda): 50.0 mm  (Do O Povo Online)