segunda-feira, 5 de novembro de 2012




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou abstenção de 27,9% dos inscritos. Ao todo, compareceram 4,1 milhões de alunos nos 15.076 locais de provas localizados em 1.615 municípios do país. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse neste domingo (4) que, até o momento, não foi identificada nenhuma fraude no exame. “[Não há] nenhum indício de algo que pudesse arranhar o exame. Tivemos uma grande eficiência na logística”, garantiu.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. O MEC vai divulgar o gabarito das provas na próxima quarta-feira (7).

Eliminados
De acordo com Mercadante, foram eliminados e retirados das salas de exame 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova. Ontem (3), primeiro dia de realização da prova, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Hoje, apesar da divulgação da eliminação, mais 28 candidatos postaram imagens e também foram retirados do Enem. Os casos foram registrados em vários estados do país.

De acordo com normas do edital, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.

“[Os candidatos eliminados] jogaram fora a oportunidade deles e, eventualmente, podendo prejudicar outros, como houve ontem gente dizendo que estava cancelado o Enem. A seriedade tem que ser compartilhada”.
Boatos
O Ministério da Educação encaminhou novamente à Polícia Federal os nomes de pessoas que publicaram informação falsa nas redes sociais de que as provas teriam sido canceladas.

Outro boato com a mesma informação havia sido identificado pelo ministério duas semanas atrás. “O Enem é muito importante na vida de muitos jovens. É uma oportunidade única, que não pode ser fragilizada por irresponsabilidade de quem quer que seja”, explicou.

Incidentes
O ministro relatou ainda que cinco casos de incidentes foram registrados por chuvas fortes e quedas de energia durante o exame. O caso mais grave foi localizado na cidade baiana de Amargosa. Houve o destelhamento de uma escola por conta da forte chuva, falta de energia e o exame foi suspenso. A situação dos candidatos que faziam prova no local ainda está sendo analisada.

O ministro também relatou a história de uma candidata que deixou seu filho de cinco anos do lado de fora do local onde fazia o exame, no Distrito Federal. O conselho tutelar foi chamado para administrar a situação. Além disso, Mercadante contou o caso de um candidato preso após ter se inscrito no Enem, no Ceará. Para não perder a prova, o estudante entrou com mandado judicial e conseguiu fazer a prova, com escolta policial e sala especial. Os nomes não foram revelados para preservar a identidade dos candidatos.

O caso que mais chamou atenção do ministro foi registrado em Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. A estudante Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, deu à luz momentos antes da realização do Enem. De acordo com Mercadante, ela terá nova chance de fazer a prova nos dias 4 e 5 de dezembro. Estas são as datas em que o exame será aplicado nos presídios e unidades socioeducativas.

“Pouco antes do inicio da prova, ela foi ao banheiro e a coordenadora verificou que tinha um bebê e uma poça de sangue. Tinha uma enfermeira, que ajudou a cortar o cordão umbilical”, descreveu Mercadante. Segundo o ministro, a aluna, considerada “o símbolo do novo Enem”, foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Redações
Segundo Mercadante, os responsáveis pela correção das redações ainda passarão por novo treinamento com o tema desse ano. Para esta edição, a pasta aumentou em 40% o número de corretores. Este ano, os alunos terão acesso às redações corrigidas. “Todos os alunos serão orientados como devem solicitar a redação. Todos terão direito de acessar sua redação para fins pedagógicos”, garantiu.
                                          FOTOS   VALMIR   HOLANDA

Delegacia Regional de Canindé tem Novo Delegado



A Delegacia Regional de Canindé está sob o comando de um novo titular, o delegado Amando Albuquerque Silva, de 40 anos de idade, natural de Fortaleza, que trabalha como delegado de Polícia Civil desde abril de 2011. O novo delegado de Canindé estava a serviço, anteriormente, na delegacia do município de Tamboril.

Em entrevista para nossa reportagem, o novo delegado informou que a delegacia de Canindé está hoje com 384 inquéritos policiais em andamento, que apresentam uma diligência a mais que será feita para instrução do procedimento policial e que dará prioridade a todos os procedimentos em andamento com a devida investigação necessária, sem que haja prejuízo aos demais procedimentos futuros que necessitem da presença da autoridade policial.
  
Sobre a movimentação policial dos últimos dias na região de Canindé, o delegado falou que já esperava por essa movimentação, tendo em vista o número populacional dos municípios vizinhos que abrangem a delegacia de Canindé.

Dr. Amando informou, ainda, que a delegacia vai ganhar reforço e que estará assumindo nos próximos dias o cargo de delegada municipal de Canindé a atual delegada do município de Independência.
Já a ex-delegada de Canindé, Claudia Oliveira Guia, assumiu no último domingo, 4, a Delegacia da Criança e da Adolescência em Fortaleza.
                                       FOTOS  VALMIR   HOLANDA

ACIDENTES DE TRÂNSITO MOVIMENTAM O FERIADÃO EM QUIXERAMOBIM





O feriadão de finados foi marcado por acidentes de trânsito na cidade de Quixeramobim.

Segundo informações da Autarquia municipal de Trânsito, três acidentes deixaram uma pessoa gravemente ferida e vários danos materiais para os envolvidos. O primeiro aconteceu por volta das 10h20min deste sábado, 03, na Rua Americo Militão. Um caminhão não identificado colidiu contra uma caminhonete de placa HWW 8511 que estava estacionado naquela Rua. O condutor do caminhão saiu do local antes da chegada dos agentes de trânsito. Por volta das 16h45min um automóvel gol de placa HXQ 3474 seguia em alta velocidade pela Rua 13 de junho quando o condutor perdeu o controle do veículo vindo a colidir em um automóvel Gol de placa HVF 6919 que se encontrava estacionado naquela Rua. Houve apenas danos materiais.  

O acidente mais grave aconteceu a noite, por volta das 19h30min, na CE 060, denominada Rodovia do Algodão, à altura do KM 203, mais precisamente em frente ao Posto Alvorada.  Um acidente de transito envolvendo uma F 1000 e uma motocicleta deixou um homem de 32 anos gravemente ferido.  A vítima foi socorrido por uma guarnição do Corpo de Bombeiros para o hospital local com fratura em uma das pernas e no fêmu e em seguida foi transferido para um hospital em Fortaleza.  O motorista da F 1000 de cor preta, de placas HUI 2887 CE – Quixeramobim, que colidiu com a motocicleta foi identificado como sendo um homem de 47 anos. Após o acidente o condutor da F 1000 evadiu-se do local do crime sendo localizado e conduzido pela patrulha policial para a Delegacia Civil de Quixeramobim para os procedimentos cabíveis.

MAIS INFORMAÇÕES        
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO

                                                         FOTOS  VALMIR  HOLANDA

HOMICÍDIOS NO SERTÃO CENTRAL




O plantão policial das últimas 24 horas foi agitado no Sertão Central, principalmente em Quixadá e Senador Pompeu, onde foram registrados dois crimes de morte. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 11º Batalhão Policial Miliar o primeiro homicídio ocorreu na noite deste sábado, 3, por volta das 20 horas na Vila Pantanal, em Senador Pompeu. O pescador Adolfo Assis de Lima Pereira, 51 anos, foi assassinado a tiros na calçada de sua casa. Dois indivíduos, ainda não identificados, se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos atingindo o peito esquerdo, cabeça e braço direito da vítima.
O outro crime de morte ocorreu por volta das 22h30, na rua Autran Moreno, no Centro de Quixadá. Conforme o Copom, populares ligaram para o 190 informando que dois homens numa motocicleta vermelha, um deles utilizando um capuz branco, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o servente e ex-presidiário Francisco Heriverto de Souza Nascimento, 27 anos. A vítima foi baleada com dois tiros na cabeça e outros dois no tórax, morrendo no local. As causas e a autoria do crime ainda são desconhecidas.

MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DIÁRIO SERTÃO CENTRAL

Posted in: 
                                                     FOTOS  VALMIR   HOLANDA
QUIXERMOBIM: BANANAS DE DINAMITES SÃO ENCONTRADAS PELA POLÍCIA ABANDONADA EM   RODOVIA
 A polícia realizou a apreensão de quatro bananas de dinamites que estavam escondidas na CE-060, próximo ao distrito de Uruquê.  O caso foi descoberto após uma denuncia anônima feita através do 190 por volta das 10 horas deste sábado, 03. De acordo com a polícia, os explosivos com cerca de 100mg cada, estavam escondidos entre umas pedras as margens da rodovia.  A suspeita é de que os explosivos tenham sido deixados por dois elementos em uma motocicleta.  As dinamites foram levadas para a Delegacia de Quixeramobim.  Mais Informações: Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim Rua Dr. Miguel Pinto, 100 (88) 3441-0302 pousadas em brotas
                                                 FOTOS  VALMIR  HOLANDA