sábado, 22 de março de 2014

A situação da saúde pública em Quixeramobim chegou no limite,



APENAS UMA SUGESTÃO.


A situação da saúde pública em Quixeramobim chegou no limite, não tem como continuar como está, nas últimas 72 horas centenas de pessoas voltaram sem ser atendidos da emergência do Hospital Regional Dr. Pontes Neto. E a resposta que a população recebe é a mesma que eu recebi ainda a pouco, quando visitava a emergência "a culpa é do promotor, pois os médicos não vem pra cá pra ganhar pouco", foi essa a resposta que ouvi de um/uma profissional.

Mas não quero entrar no debate político (apesar do momento merecer) vou aqui expor uma proposta que não quarta feira formalizarei naCâmara Municipal de Quixeramobim.

PROPOSTA:
Projeto autorizando a Prefeitura Municipal de Quixeramobim, repassar os recursos referente a contratação dos médicos para o Consórcio Público de Saúde do Sertão Central (que é presidido pelo prefeito Cirilo Pimenta), onde os profissionais serão contratados por CLT e com isso não terá a exigência legal do limite de pagamento do salário inferior o do Prefeito.

O Consórcio do Sertão Central é composto de 10 municípios, Quixeramobim, Quixadá, Milhã, Solonópoles, Senador Pompeu, Pedra Branca, Ibaretama, Ibicuitinga, Banabuiú e Choró, o qual gerencia a Policlínica em Quixadá e o CEO em Quixeramobim.

Tenho informações seguras de que essa ação é plenamente possível, pois o hospital recebe pacientes de vários municípios da região. Se for necessário falar com o governador e o secretário da saúde do estado, ou até com a presidenta da república e o ministro da saúde e me coloco a disposição para ir em busca de uma solação, o que não pode e continuar como está.

ESSA É MINHA PROPOSTA PARA RESOLVER O PROBLEMA.

Conheça o carro blindado projetado para perseguir furacões





Modelo foi criado a partir de van, e deve ser testado no próximo furacão.
Um veículo para corajosos foi projetado para um fim incomum: perseguir furacões. 

Chamado de Dorothy, o modelo blindado foi feito tendo como base um Ford E-350. Brennan Jontz e Dan Auel são membros da equipe responsável por seu desenvolvimento. 

Eles afirmam que acrescentaram folhas de aço em toda a estrutura da van, cobrindo o exterior com Linex, material literalmente à prova de balas. As saias são usadas em uma tentativa de proteger os pneus contra objetos voadores. As janelas são pequenas, para evitar problemas de danos irreparáveis em momentos de tensão.

A Dorothy ainda não foi testada, mas seus criadores planejam coloca-la em ação no próximo tornado. Você teria coragem de estar dentro do veículo?

Fonte: Jalopnik

Obras da Academia de Saúde em Quixadá estão paralisadas há mais de 10 meses


academia_de_saude


A construção localiza-se na Praça do Ginásio Governador Gonzaga Mota e recebeu quase R$ 110.000 mil reais do governo federal.
Em 2011, o governo federal anunciou a instalação de 1.828 municípios beneficiados com Academia de Saúde, entre eles, Quixadá, no Sertão Central, mas para a surpresa da população, passados quase três anos ninguém foi atendido pela unidade, isso porque, as obras estão paralisadas há mais de dez meses.
De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre. “As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro Alexandre Padilha na época. Canindé, Capistrano, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Quixeramobim foram beneficiados na época.
Veja fotos e detalhes da realidade (aqui
Em agosto de 2013, o site da prefeitura disse que prefeito Municipal, João Hudson Bezerra, pediu providência no sentido de agilizar o fim das obras, “queremos inaugurar para colocar a serviço da população”, disse o gestor, porém, nada foi feito.
A futura academia fica localizada na Praça do Ginásio Governador Gonzaga Mota e recebeu quase R$ 110.000 mil reais do governo federal. Na placa tem inclusive, a logomarca da gestão anterior.
Procuramos a secretária de saúde, mas seus assessores informaram que ela está tomando as devidas providencias necessárias.
Veja a situação na RC TV




Compartilhe

Adicionar comentário

AVISO: todo e qualquer comentário publica

‘Não era tarada, agora sou’, diz Dani Bolina em ensaio nu


Dani Bolina fez revelações sobre sua vida sexual à revista “Sexy”, que divulgou fotos do ensaio que é capa da edição de abril. Ela conta que com o tempo seu apetite sexual aumentou. “Eu não era tarada, mas agora sou. Mas, se eu estiver em algum lugar que não consiga, rola uma espera”
A madrinha de bateria da Unidos de Vila Maria posou pela terceira vez à publicação, no interior de São Paulo e disse que sexo, para ela, tem de ser entre duas pessoas, “sem incluir ninguém na brincadeira”. E falou de sua fama de brava. “Depende do momento. O sexo nunca é a mesma coisa para todo mundo. Tem dias que você quer mais um carinho, tem dias que você esta mais agressiva”.
Ego

Tarifa de água e esgoto deve subir 5,7% a partir de maio no Cea



Depois de arcar com despesas escolares no início do ano, com um novo reajuste do IPTU, além do IPVA, e apesar de sofrer com a falta d´água nas torneiras, em vários municípios do Interior, o cearense deve começar a se programar financeiramente para o aumento, da ordem de 5,7%, nos preços dos serviços de abastecimento de água e esgoto, prestados pela Cagece, em 149 cidades atendidas pelo órgão no Estado. Previsto para vigorar em maio próximo, o reajuste tem por base o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), do período de março de 2013 a fevereiro de 2014, e deve ser aplicado também na conta de água dos usuários de Fortaleza.
O novo índice de aumento já está em fase de definição na Agência Reguladora de Serviços Público Delegados do Ceará (Arce), mas ainda será objeto de consulta pública. Diferentemente do ano passado, quando foi aplicada a recomposição pura e simples do IGP-M, à época de 8,51%, neste ano, a Arce irá adotar uma nova regra para cálculo do reajuste das tarifas.
Conforme explica o coordenador Econômico-Tarifário da Arce, Mário Monteiro, o cálculo matemático, intitulado Reposicionamento Tarifário Provisório (RTP), leva em consideração o IGP-M, e mais dois índices, o de Produtividade Total dos Fatores e o de Desempenho de Qualidade, com metodologias propostas pela própria Agência.
Regra paramétrica
“O nosso Conselho Diretor aprovou a resolução 164, definindo o reajuste através de uma regra paramétrica, enquanto não desenvolvemos uma nova metodologia de cobrança tarifária (em estudo desde 2012). Acreditamos que essa é a maneira mais justa para não prejudicar nem o consumidor, nem o prestador do serviço”, avalia Monteiro.
Ele reconhece no entanto, que diante da seca que assola o Estado, os usuários da Cagece podem até ser “beneficiados”, tendo em vista que esses dois índices – de produtividade e qualidade da água – tendem a ser negativos, e que podem atuar como redutores, atenuando o impacto do IGP-M, no reajuste dos serviços de água e esgoto. “O IGP-M tende a ser o teto (do aumento)”, sinaliza monteiro.
Cagece confirma
Avaliação semelhante tem o diretor Comercial da Cagece, Neurisângelo Freitas, segundo quem os índices – de produtividade e qualidade – impactam no máximo em 1%, para mais ou para menos. “Acredito que (o reajuste) deve ficar na casa de 5,72% ou até menos”, confirma Freitas, lembrando que o “fator seca” irá influir negativamente no cálculo paramétrico, reduzindo o percentual de reajuste.
Ele avalia também, que esse mesmo percentual deve prevalecer para os usuários de Fortaleza. “Geralmente, a gente tenta alinhar (o aumento do Interior e o da Capital)”, sinaliza o diretor da Cagece. Ele ressalta, porém, que ainda aguarda resolução da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acefor), para fechar os novos preços das tarifas de água e esgotos aplicados em Fortaleza. A reportagem buscou a Acefor, no fim da tarde, mas os telefonemas não foram atendidos.
Cagece busca reduzir vazamentos na rede
Descartado o racionamento de água em Fortaleza, medida que geraria transtorno econômico à população e políticos para o governo, mas com o desabastecimento batendo à porta de municípios vizinhos à capital, a Cagece anuncia a retomada dos serviços de caça-vazamentos. O objetivo divulgado é “contribuir para o controle e redução de perdas de água no sistema de distribuição da Capital e Interior”.
Segundo a Cagece, diariamente, equipes itinerantes estão percorrendo bairros e ruas das cidades, para identificar vazamentos visíveis e ocultos ou de fraudes nas redes de água da Companhia. Nesse sentido, vem utilizando sistema de telemetria por meio de estações piezométricas instaladas em pontos críticos de baixa e alta pressão.
Para tanto adquiriu equipamentos de detecção de vazamentos e fraudes: loggers de ruídos, geofones eletrônicos, hastes de escuta e VGOs, que são utilizados pelas equipes de caça-vazamentos. E pede aos consumidores que “façam a sua parte” e evitem vazamentos em torneiras, tubulações, vasos sanitários e caixas-d´água. (CE).
Fonte: Diário do Nordeste

Registrado primeiro caso grave de dengue no Estado



O primeiro caso grave de dengue no Estado do Ceará em 2014 foi confirmado esta semana no município de Pereiro, distante 342 quilômetros da Capital. A informação é do Boletim epidemiológico da doença, divulgado, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que apresenta, ainda, uma confirmação de 226 novos casos em todo o Ceará em uma semana.
De acordo com a nova classificação da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em vigor desde janeiro deste ano, as denominações dengue clássico, febre hemorrágica do dengue (Grau I, II, III e IV), dengue com complicação e síndrome de choque do dengue deixaram de ser utilizadas e deram lugar as classificações: dengue, dengue com sinal de alarme e dengue grave.
Segundo o último boletim, de 31 de dezembro de 2013 até ontem, foram notificados 1923 casos de dengue no Estado. Destes, 705 foram confirmados em 37 municípios, com destaque para Fortaleza e Tauá, com 158 e 282 casos, respectivamente.
Além do registro grave da doença no município de Pereiro, foram confirmados oito casos do tipo dengue com sinais de alarme, sendo quatro em Fortaleza, três em Tauá e um em Alto Santo. Nenhum óbito foi confirmado pela Sesa em 2014, mas seis ainda estão sob investigação.
Na Capital, o maior número de incidência da doença está na Secretaria Executiva Regional III (SER III), com 47 casos, mas o bairro com o maior registro de ocorrências é o Mondubim, com 10 casos, pertencente a SER V.
Ocorrência
O médico infectologista Anastácio Queiroz, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o caso grave da dengue pode ser comum uma vez que o Estado já passou por epidemias anteriores. Segundo ele, quem adquire a doença pela segunda ou terceira vez tem dezenas de possibilidades de ter a forma mais grave. “A dengue em sua forma grave geralmente ocorre em pessoas que antes tiveram a doença”.
Mesmo ocorrendo um número reduzido de casos, destaca o infectologista, é preciso estar alerta para os sinais que, apesar de não lembrar a dengue, podem indicar se tratar da forma grave da doença, como tonturas, dores abdominais e sangramentos. “É importante que os familiares estejam em alerta e que os profissionais de saúde coloquem sempre essa possibilidade dentro dos seus diagnósticos”, diz.
LIRAa
Na última terça-feira (18), o Ministério da Saúde apresentou o balanço da doença referente ao primeiro bimestre de 2014. Apesar de ter havido uma queda de 80% no número de casos, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o Levantamento Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)- Mapa da Dengue, apontou o Ceará como o estado do Nordeste com o maior registro de casos.
Ainda de acordo com o levantamento, o Ceará está entre os dez estados brasileiros que concentram os 86% dos casos no País. Foram, ao todo, 2.082 notificações, conforme o LIRAa. No Brasil, foram 87 mil notificações nesse período, contra 427 mil no ano passado.
Apesar disso, a recomendação do Ministério é continuar com as ações preventivas. A reportagem tentou contato com o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa, mas as ligações não foram atendidas.
Fonte: Diário do Nordeste

Mulher morre depois de injetar vaselina nos seios


A argentina Sonia Perez Llanzon, de 39 anos, morreu após injetar vaselina nos seios para aumentá-los. A tentativa de melhorar a aparência resultou em embolia pulmonar. Os dados são do Huffington Post.
Sonia foi ao hospital com dificuldades respiratórias e os médicos disseram que, inicialmente, ela negou ter injetado vaselina, mas, mais tarde, admitiu o erro. “Em toda a minha carreira médica, nunca tinha visto um caso como esse. O corpo humano tem anticorpos para remover bactérias e vírus, mas não tem qualquer mecanismo contra esse tipo de produto”, disse Julio Pla Cardenas, chefe de cirurgia do Lucio Molas Hospital.
A vaselina entrou na corrente sanguínea de Sonia e causou coágulos, que foram parar em seus pulmões, segundo os médicos. A argentina morreu em consequência de embolia pulmonar, no começo de março, após ficar internada por um mês.
Fonte: Terra, com informações de Ponto a Ponto Ideias

Cedro-CE: Após perder casa, moto e dinheiro no baralho, homem tenta matar companheiro de jogo




Francisco Eriveltes Teixeira, de 57 anos, foi vítima de tentativa de homicídio feita por um companheiro de jogo. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
O comerciante Francisco Eriveltes Teixeira, de 57 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (20) na cidade de Cedro. Segundo informações da Polícia Militar, o crime pode ter sido motivado após o principal suspeito de cometer às agressões ter contraído dívidas em jogos de baralho realizados na casa da vítima.

Conforme depoimento da mãe do acusado, o vendedor de planos funerários, Jocivaldo Diniz Costa, de 28 anos, teria perdido uma motocicleta, casa, além de uma considerável quantia em dinheiro no carteado. Após o crime cometido próximo à casa da vítima, Jocivaldo fugiu numa moto Honda Broz vermelha sem placa.

O comerciante foi socorrido ao Hospital da cidade com vários ferimentos na região da cabeça causados com um “pedaço de madeira”. Devido à gravidade das lesões, a equipe médica optou pela transferência de Eriveltes à unidade hospitalar da cidade de Barbalha.

A arma utilizada na tentativa de homicídio foi encontrada próximo ao local do crime, com manchas de sangue. Já na casa da vítima a polícia localizou um rifle calibre 38 e uma espingarda calibre 32, ambos sem munição. Além de 33 caixas de baralho.

Fonte: Miseria / Andre Costa

DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL ELIANE BARBOSA MORRE APÓS INFARTO EM FORTALEZA -CE



Titular do 5° Distrito Policial teve um enfarto em casa

. Eliane Barbosa chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu. A delegada da Polícia Civil do Ceará, Eliane Barbosa, de 58 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (21) em Fortaleza. O velório começará às 11h30 desta sexta-feira (21) na funerária Eternus e não na funerária Alvorada, como foi informado inicialmente. O enterro Foi Cemitério São João Batista. De acordo com informações do órgão, a delegada sofreu um infarto e caiu no banheiro de casa. Eliane Barbosa chegou a ser socorrida para o hospital, .

Avião desaparecido no Pará pode estar perto de área de garimpo



As equipes de buscas que fazem parte da operação de resgate do avião bimotor que desapareceu após decolar de Itaituba na última terça-feira (18), no oeste do Pará, investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próximo ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, a comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região. Após a confirmação da localização exata do garimpo, as equipes de salvamento devem traçar um raio de busca de 20 quilômetros.

"Todas as informações são checadas, são averiguadas. Estamos no momento aguardando um posicionamento para sair para uma região de garimpo. Vamos neste local", disse o delegado Santos, da polícia de Itaituba. Segundo ele, outra possibilidade para encontrar os desaparecidos é através de sinais de celular. "Nós estamos trabalhando em cima desta linha de investigação para tentar localizar o aparelho e, obviamente, os passageiros e a aeronave".

Mulher envia mensagem para tio antes de avião desaparecer no Pará (Foto: Reprodução GloboNews)

A filha do piloto Luis Feltrin, Jéssica Feltrin, era sócia do pai na companhia de táxi aéreo Jotan, dona da aeronave desaparecida. Ela conta que tem esperança em localizar os ocupantes da aeronave através dos celulares, já que uma das passageiras conseguiu enviar um SMS para o tio antes do avião desaparecer. "Isso (o sms) dá mais um ânimo. Também tentamos ligar no celular dele (o piloto). Chamou três vezes e não atendeu. Depois deu fora de área", recorda.

Segundo Jéssica, Feltrin era um piloto experiente e, mesmo que o avião tenha caído, os ocupantes tem acesso a equipamentos adequados para o local. "Meu pai voa nesta região há 30 anos. A aeronave tem dois anos e meio, está com a manutenção em dia e toda equipada, com kit de sobrevivência, colete, tudo", explica.

Jéssica, que acompanha o trabalho das equipes em Jacareacanga, está preocupada com os desaparecidos, mas acredita que todos possam ser encontrados e resgatados. "Tudo o que possa ser feito, está sendo feito", disse.

Cadeia Pública de Milhã será inaugurada no dia 28 de Março



Após um longo período de espera parece que até enfim a Cadeia Pública de Milhã será inaugurada, assim informou Otacílio Macêdo, Prefeito municipal.

A Cadeia Pública de Milhã que na pratica a mais de 1 ano está pronta para ser inaugurada tem uma nova data marca. Dia 28 de Março, assim informou o prefeito, Otacílio Macêdo ao Portal Divulga Milhã. 

Otacílio que esteve em visita ao prédio nessa quinta feira, 20. Em conversa com a equipe de reportagens do DM, Otacílio relatou: "Sempre fui contra essa obra em nossa cidade, mas, como não tem volta, estamos providenciando com o Governo do Estado o aumento de efetivo e deslocamento da PM com alojamentos e efetivos para o local. Fomos prontamente atendidos pelo Governador, Cid Gomes, que prometeu aumentar o efetivo em Milhã e transferir a PM para a sede da cadeia pública. segurança em nossa cidade será reforçada."

O comandante do efetivo Policial de Milhã, Erinaldo, garante que com efetivo maior a segurança em Milhã será mais compacta, e quem ganhará com isso é o povo de bem de Milhã, que terão o devido sossego de uma cidade pacata. Por DivulgaMilhã.

Humorista de 'A praça é nossa' morre em SP /// aos 86 anos

O humorista Aloísio Ferreira Gomes, conhecido como Canarinho, em 2005 (Foto: Divulgação/SBT)
Morreu o humorista Canarinho, conhecido pelo programa "A praça é nossa". A morte foi confirmada pela assessoria do SBT.

Aloísio Ferreira Gomes, de 86 anos, morreu no início da tarde desta sexta-feira (21). Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio no domingo (16), e estava internado no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes (SP).

O comediante nasceu em Salvador e começou a atuar aos 17 anos. Trabalhou no rádio, cinema e televisão. 

Em 1987, ganhou destaque como o personagem Canarinho no programa "A praça é nossa", do SBT. Em suas participações no humorístico, Canarinho costumava usar o telefone próximo de outras pessoas, falando alto. Ele se intrometia nas conversas alheias, e sempre tinha que correr para não apanhar no final da esquete.

"Lamentamos a perda do humorista e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, admiradores e colegas de trabalho de Canarinho", disse a emissora, por meio de comunicado divulgado para a imprensa. O corpo do humorista será cremado. Ainda não há informações sobre velório.