segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FICHA-SUJA: LEI DIFÍCIL DE SER APLICADA


A ausência de um banco de dados nacional com todos os nomes de pessoas consideradas inelegíveis irá dificultar a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2014. A regra, que valerá pela primeira vez em eleições gerais, ampliou os casos em que políticos são impedidos de participar da disputa.
Não pode se candidatar, por exemplo, quem foi condenado por mais de um juiz em decisão final -- quando não cabem recursos --, teve mandato cassado, renunciou para escapar de cassação ou teve contas de gestão rejeitadas por órgão de controle, como o Tribunal de Contas.
O problema é que não há um cadastro único que reúna todos os nomes que se enquadram nesses casos, o que dificulta a atuação do Ministério Público de impugnar (contestar a validade) de candidaturas de "fichas-sujas".  (Folha de S.Paulo – Patrícia Britto)
IML_perificia
Testemunhas relatam que o condutor perdeu o controle da moto, batendo no meio-fio e descendo o barranco.

Um acidente de trânsito na CE-138, entre a cidade de Solonópole ao distrito de Nova Floresta, matou um motociclista neste fim de semana, sendo o único acidente com vítima fatal nas estradas da região do Sertão Central cearense.
A ambulância do hospital Municipal de Solonópole foi acionada para socorrer a vítima, mas ao chegar no local, socorristas perceberam que o agricultor Francisco da Silva Peixoto, 41 anos, tinha morrido em virtude de traumatismo craniano em decorrência da queda de sua motocicleta. Enquanto a sua esposa Ida Mirleide de Oliveira, 45 anos, ainda estava com vida, onde foi atendida e, constatado um hematoma na cabeça, além de escoriações leves ficando sobre observação. A área do acidente foi periciada pelo criminalista Neto Cabral 
De acordo com as informações, o casal trafegava pela rodovia, momento em que o condutor perdeu o controle de sua moto, batendo no meio-fio e descendo o barranco. Uma equipe da PRE também compareceu ao local.

Colisão e embriaguez ao volante levam condutores para Delegacia






Duas ocorrências policiais registradas no mesmo trecho na CE 060, mas precisamente a altura do KM 203. No sábado, dia 14, às 20h20 o condutor da moto CG Fan 125, de placa OSK 1945, Antonio Wellington de Araújo Maciel, 27 anos,  foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil com suspeita de embriaguez ao volante e, em seguida, encaminhado ao IML para realização do exame etílico que constatou o fato.

No dia seguinte, às 18h45min, a PM atendeu a um acidente de trânsito no mesmo local. Segundo informações, o eletricista Francisco José de Sousa, 50 anos, dirigia o veículo Gol de placas HWB 5346, quando teria colidido na traseira de uma Moto Honda POP, cor preta, sem placa, conduzida por Adriano Fonseca de Sousa, 24 anos. De acordo com a Polícia, após o acidente, o motorista do gol se evadiu do local, mas foi localizado logo em seguida. O motociclista foi levado ao Hospital Regional Dr. Pontes Neto e transferido para Fortaleza devido a gravidade das lesões.
CDSCN6772
Quixadá > A equipe da Polícia Civil de Quixadá investiga o destino da droga atirada sobre o muro da cadeia pública desta cidade na manhã do último sábado, 14. Um adolescente de 17 anos foi apreendido, acusado de ter arremessado cerca de 1,5 Kg de maconha prensada, 99 gramas de cocaína bruta, 11 gramas de crack, duas embalagens de papel especial para cigarro e ainda um frasco contendo 20 ml de haloperidol, um antipsicótico utilizado para eliminar delírios e alucinações. O pacote foi arremessado para dentro do pátio interno da cadeia.
CDSCN6779


Embora um policial militar que se encontrava na guarda da cadeia tenha visto o menor atirando o pacote de plástico verde por cima do muro, o acusado negou na delegacia ter praticado tal ato. Disse que apenas passava ao lado da cadeia quando passaram dois sujeitos numa motocicleta e efetuaram o serviço. Ao ser interrogado o menor fez questão de estar acompanhado de um advogado. Apesar de não constar com antecedentes infracionais os investigadores levantam a relação dele com algum preso. Por enquanto, certo apenas que as festas de fim de ano atrás das grades serão desanimadas.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.