domingo, 30 de dezembro de 2012


Carros-pipas chegam aos centros urbanos em Milhã e mais quatro cidades do Ceará

O quadro de falta d'água é tão grave do interior cearense que o Governo do Estado teve de providenciar abastecimento via carros-pipas para as sedes dos municípios de Milhã no sertão central e para mais quatros cidades, dentre elas: Irauçuba, Itapajé, Pereiro e Quiterianópolis.

Diante do quadro que aponta para uma das mais severas estiagens do Ceará, o Governo do Estado teve de providenciar em cinco municípios algo que há décadas não se via no interior cearense: hoje, levar água à zona rural não basta - a seca chegou também aos centros urbanos de Milhã, Irauçuba, Itapajé, Pereiro e Quiterianópolis. Nas sedes desses municípios, a operação carro-pipa está atuando há pelo menos quatro semanas.
“A situação se agravou assim porque, pela falta de chuva, os açudes que forneciam água às áreas urbanas secaram. Diante do quadro, o Estado tenta agora trazer adutoras a essas regiões, para puxarmos a água dos açudes mais próximos”, explica o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins. Segundo ele, hoje já existem cerca de 600 caminhões-pipa circulando no Interior.

Embora levem um tanto de esperança ao cearense do campo, as últimas esparsas chuvas registradas em alguns municípios pouco representam para os meteorologistas que tentam traçar o prognóstico da quadra invernosa cearense. Previsto para ter início em fevereiro, o inverno de 2013 ainda é uma incógnita mesmo para os estudiosos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Veículos batem de frente na “Curva dos Veados” entre Acopiara e Catarina


Blog Do Diomar Araújo
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado agora a pouco na “Curva dos Veados”,  a 6 km  da sede do município de Catarina, trecho da CE 277 sentido Catarina a Acopiara. Os envolvidos no acidente foram conduzidos para o Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues  com escoriação leves.

 Os veículos envolvidos no acidente;  um Gol de placas HWK – 5634 licença de Acopiara,CE, e uma caminhonete Frontier de placas KFB – 6153 licença de Catarina, CE. 

Blog Do Diomar Araújo
Blog Do Diomar Araújo
Blog Do Diomar Araújo


 Maiores informações em instantes.

FONTE: Blog Do Diomar Araújo
FOTOS: MARCOS BAIANO-BLOG DO DIOMAR ARAUJO

EFEITOS da SECA > Pequenos açudes estão sendo recuperados no Sertão Central



Quixeramobim >
 A estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos no Nordeste, não está sendo apenas motivo de tristeza para o homem do campo no Interior do Ceará. Aproveitando a seca prolongada, a Ematerce, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está recuperando e ampliando açudes de pequeno porte em dezenas de assentamentos rurais. O objetivo é entregar as barragens reforçadas antes das próximas chuvas, aguardadas para a quadra invernosa de março a junho. Mais de 20 delas estão sendo restauradas no Sertão Central.
A última delas foi entregue na comunidade de Santa Isabel, uma vila rural situada no distrito de São Miguel, distante 43Km do Centro de Quixeramobim. A SDA custeou as despesas com 330 horas de trator madal, para recuperação e ampliação do açude comunitário. O reservatório abastece 15 famílias com água para o consumo humano. A água também é utilizada na atividade produtiva da bovinocultura de leite, com água para os animais e a produção de forragem, como reserva alimentar para o rebanho bovino e pequenos animais, como ovinos, caprinos, suínos e aves.
O próprio presidente da Ematerce, José Maria Pimenta inspecionou a obra e fez a entrega á comunidade.  Segundo ele, a meta é atender a maior quantidade de assentamentos com açudes do mesmo porte até o início das chuvas no próximo inverno. Em alguns, com barragens arrombadas e danificadas pelas chuvas, a recuperação foi total. Noutros, além do reforço, foram feitas limpezas e até ampliação da capacidade do armazenamento de água. Como os técnicos da Ematerce fazem visitas constantes aos pequenos produtores e trabalhadores rurais, mesmo na seca, levam o diagnóstico das carências aos gestores públicos.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste clicando aqui > Pequenos açudes.
Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral    por  
/

Internauta flagra arco-íris em volta do Sol em Sobral, interior do Ceará


Fenômeno durou quatro horas e chamou atenção da população. Ele é conhecido como halo solar.
http://s2.glbimg.com/VJquAG-7dWrTgfX05Y7O5nKd6MUGWYm0ttuJj1GtfwEcR3Zq2BjpoPIAuYiZZ_7V/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/12/28/foto_sol_2.jpg
(Foto: Ulysses Sousa Cordeiro/ Vc no G1 CE)
O estudante e blogueiro Francisco Ulysses Sousa Cordeiro, 25 anos, flagrou na última terça-feira (25) um fenômeno não muito comum na cidade de Sobral, a 233 km de Fortaleza. "O arco-íris em volta do sol deixou a população de Sobral assustada. Houve aglomeração no centro da cidade e muitos pensavam que tratava-se do fim do mundo", conta o estudante.

 O internauta disse que o fenômeno começou por volta das 9h e terminou pontualmente às 13 horas. "O céu estava claro. E durou quatro horas. Eu conversei com pessoas mais antigas e elas confidenciaram que nunca tinham visto algo parecido", afirma. No fim da tarde do mesmo dia, Ulysses Sousa conseguiu desvendar o mistério. "Fui pesquisar. Consultei livros e internet. Não satisfeito liguei para MetSul Meteorologia e explicaram que o  arco-íris trata-se de um fenômeno ótico conhecido como halo e que é formado pelo reflexo da luz do Sol em cristais de gelo. Depois de tomar conhecimento, liguei para algumas rádios e os radialistas passaram a informação para a população. Só assim, creio eu, que eles se acalmaram", explica Ulysses Sousa.

 Nota da redação: o halo solar se forma devido a um fenômeno ótico, em que a luz branca proveniente do Sol incide nos cristais de gelo contidos nas nuvens, sofrendo refração e dispersado em um feixe de cores semelhante ao arco-íris, segundo o professor da Universidade Federal do Ceará Arnoldo Nunes da Silva. Os cristais de gelo normalmente se formam em nuvens muito altas, na parte mais alta da troposfera.

Francisco Ulysses Sousa Cordeiro Internauta, Fortaleza, CE

BURACO PERIGOSO > Motociclistas alertam para acidentes em avenida movimentada


Quixadá >
 O moto-taxista Augusto de Sousa reclama por solução definitiva para o buraco no fim da avenida Plácido Castelo, no bairro do Putiú, em Quixadá. Além de ser próximo da fábrica de calçados da cidade, para onde circulam diariamente centenas de motociclistas, a vala está aberta no cesso para a rua Presidente Vargas, tornando o cruzamento ainda mais perigoso. É um dos mais movimentados da cidade. A denúncia é destaque na coluna Voz dos Municípios do Diário do Nordeste deste sábado, 29 de dezembro.
Foto > Cleumio Pinto
Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral
/



Valmir HolandaemFotos Valmir -