domingo, 30 de dezembro de 2012


EFEITOS da SECA > Pequenos açudes estão sendo recuperados no Sertão Central



Quixeramobim >
 A estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos no Nordeste, não está sendo apenas motivo de tristeza para o homem do campo no Interior do Ceará. Aproveitando a seca prolongada, a Ematerce, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está recuperando e ampliando açudes de pequeno porte em dezenas de assentamentos rurais. O objetivo é entregar as barragens reforçadas antes das próximas chuvas, aguardadas para a quadra invernosa de março a junho. Mais de 20 delas estão sendo restauradas no Sertão Central.
A última delas foi entregue na comunidade de Santa Isabel, uma vila rural situada no distrito de São Miguel, distante 43Km do Centro de Quixeramobim. A SDA custeou as despesas com 330 horas de trator madal, para recuperação e ampliação do açude comunitário. O reservatório abastece 15 famílias com água para o consumo humano. A água também é utilizada na atividade produtiva da bovinocultura de leite, com água para os animais e a produção de forragem, como reserva alimentar para o rebanho bovino e pequenos animais, como ovinos, caprinos, suínos e aves.
O próprio presidente da Ematerce, José Maria Pimenta inspecionou a obra e fez a entrega á comunidade.  Segundo ele, a meta é atender a maior quantidade de assentamentos com açudes do mesmo porte até o início das chuvas no próximo inverno. Em alguns, com barragens arrombadas e danificadas pelas chuvas, a recuperação foi total. Noutros, além do reforço, foram feitas limpezas e até ampliação da capacidade do armazenamento de água. Como os técnicos da Ematerce fazem visitas constantes aos pequenos produtores e trabalhadores rurais, mesmo na seca, levam o diagnóstico das carências aos gestores públicos.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste clicando aqui > Pequenos açudes.
Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral    por  
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário