quinta-feira, 30 de abril de 2015

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 4 de maio


Campanha deve vacinar mais de 1 milhão de pessoas FOTO: JOSÉ LEOMAR
Campanha deve vacinar mais de 1 milhão de pessoas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
A imunização contra a gripe acontece em todo o Ceará neste ano se inicia no dia 4 e segue até 22 de maio, durante a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é imunizar no mínimo 80% da população de 2 milhões de habitantes dos grupos prioritários que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico.
Durante a campanha, serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal, pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.
A vacina está disponível em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios. No Ceará, serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação.
A doença
Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de 82,51% a 89,72%. No ano passado, a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários.
Para manter esses resultados, a campanha será lançada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, na sexta-feira (8), às 9 h, na Unidade Básica de Saúde Meton de Alencar, será o dia de mobilização nacional de vacinação contra a gripe.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso.
*DN

Comissão aprova trâmite de PEC que permite Estados criarem Municípios

Rodolfo Stuckert/Ag. Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 29 de abril, admissibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere da União aos Estados o direito de criar novos Municípios. Agora, o teor da proposta passará pelo crivo de uma comissão especial, que ainda será criada.

O tema da criação de Municípios já é conhecido pelo Congresso. Recentemente, dois projetos de lei foram aprovados pelo Senado e Câmara. Todavia, foram vetados quando chegaram às mãos da presidente Dilma Rousseff.

No caso do primeiro projeto, de novembro de 2013, o argumento para veto foi de que as novas regras gerariam aumento de despesas para a União.

Então, um novo texto foi elaborado pelo Senado Federal, em acordo com o governo. A redação tornava mais rigorosos os critérios para a emancipação de Municípios. Após nova aprovação pelo Congresso, o projeto seguiu para sanção presidencial. Porém, mais uma vez, foi vetado integralmente.

Como funciona hoje

A Constituição brasileira determina que a criação de Municípios deva ser feita por meio de lei estadual, mas regulamentada por lei complementar federal, com a definição de critérios e limites.

A PEC em discussão na CCJ, apresentada em 2007 pelo então deputado Vicentinho Alves (PR-TO), prevê que a regulamentação passe a ser feita por lei complementar estadual. Entretanto, o assunto ainda divide os parlamentares. Após a validação pela comissão especial, o texto terá de ser votado no plenário da Câmara e do Senado.

Em Milhã: Homem cai de parapeito de bar, quebra o pescoço e morre Captura de Tela (5)

Captura de Tela (5)
Um homem identificado como Manuel Neto da Silva morreu na tarde desta quarta-feira, 29, no município de Milhã, após cair do parapeito de um bar. Como se pode ver na foto ao lado, o homem caiu com o corpo sobre o pescoço, o que se mostrou fatal para ele.

Conforme as informações da polícia, o infortúnio ocorreu no Bar do Edilzon, que fica localizado na Rua Jorge Bezerra da Costa, no Distrito de Carnaubinha. Sob efeito de álcool, Manuel teria dormido no parapeito e caído.

Monólitos Post

Número de mortos no terremoto no Nepal sobe para 5.489 Nepal

Nepal
O número de mortos no Nepal, devido ao terremoto que atingiu o país no sábado (25), subiu para 5.489, de acordo com dados oficiais.

O Centro Nacional de Operações de Emergência indica ainda que o abalo de magnitude 7,8 na escala Richter tenha deixado mais de 100 mortos na Índia e China.

As equipes de resgate tiraram nesta quinta-feira (30) um adolescente vivo dos escombros de uma pensão no Nepal que caiu devido ao sismo, informou a polícia.

"Um rapaz de 15 anos foi resgatado de uma pilha de escombros de uma pensão chamada Hilton Guesthouse", disse o porta-voz da polícia Kamal Singh Bam.

Milagre: Mãe de bebê resgatado após 22 horas no Nepal diz que ouvia seu choro

Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)
Foto de domingo (26) mostra o bebê Sonit Awal sendo retirado dos escombros de sua casa após ficar 22 horas soterrado no Nepal (Foto: Amul Thapa/Kathmandu Today via AP)
A mãe do bebê de apenas 5 meses que ficou mais de 22 horas soterrado em escombros após o forte terremoto que atingiu o Nepal no fim de semana disse que conseguia ouvir a criança chorando durante o período em que ela ficou presa nos destroços.

“Eu conseguia ouvi-lo chorando nas ruínas de nossa casa”, contou Rasmila Awal, mãe de Sonit Awal ao jornal “Daily Mail”.

O menino foi resgatado por soldados nepaleses com seu rosto e corpo cobertos de poeira. Ele estava em casa em Muldhoka, a leste da capital Katmandu, no sábado (25) quando o terremoto de magnitude 7,8 aconteceu. Um armário que caiu sobre ele, deixando um espaço e protegendo-o, foi o que o salvou da morte.

Sonit dormia em seu berço na parte de cima da casa quando as paredes do imóvel de quatro andares começaram a rachar e cair sobre ele. Seus pais e sua irmã mais velha, de 10 anos, estavam do lado de fora, e tentaram desesperadamente tirar o menino dos escombros.

Durante as horas de procura, familiares e amigos usaram as próprias mãos para retirar os escombros e tentar achar o menino. Sem equipamentos, entretanto, o trabalho era quase impossível.

Rasmila falou sobre a “alegria incontrolável” que ela sentiu quando a equipe de resgate finalmente chegou e conseguiu tirar Sonit dos escombros, com apenas um arranhão em seu rosto.

Câmara aprova prisão para quem matar cães e gatos

df
dfO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (29), o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. A matéria, aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), será votada ainda pelo Senado. De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a 3 anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida. Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento.

Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.
Postado por Lindomar Rodrigues

Ceará faz melhor campanha entre campeões da nova Copa do Nordeste


Jogadores comemoram (Foto: Kid Junior)
Semifinalista em 2013 e vice-campeão em 2014, o Ceará enfim conquistou a Copa do Nordeste, na histórica noite da última quarta-feira (29), de forma invicta (sem derrotas) e obtendo a melhor campanha entre os vencedores da nova fase da competição regional, que chegou à terceira edição em 2015.

O Vovô somou 26 pontos (7 vitórias e 5 empates em 12 jogos) durante o certame de 2015, contra 24 pontos do Campinense (7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), campeão de 2013, e 21 pontos do Sport (6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) em 2014.

Pesquisadores da UFBA podem ter identificado virose desconhecida

A virose com sintomas semelhantes aos da dengue, que registrou casos no Ceará e outros estado do Nordeste, pode ser sido identificada por pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). Os professores Gúbio Soares e Silvia Sardi acreditam que a doença é provocada pelo Zika vírus. O Ministério da Saúde ainda não se posicionou. 

Para a identificação, os pesquisadores utilizaram amostras de sangue de pacientes de Camaçari e utilizaram a técnica RT-PCR. “Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", explicou Gúbio Soares. 

Os sintomas provocados pelo Zika são febre, diarreia, dores, manchas no corpo e até sinais de conjuntivite. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina, conforme Gúbio e Silvia.

“Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destaca Gúbio. Os casos da nova virose são investigados pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde dos estados. Fonte: O Povo

Dupla faz arrastão, assalta ônibus, leva motocicleta e documentos de vítimas na zona rural de Quixeramobim



A polícia registrou dois assaltos na mesma região nesta quarta-feira, 29, na zona rural de Quixeramobim. O primeiro ocorreu por volta das 17h30min na localidade de Oiticica, distrito de Paus Brancos.
Segundo informações da polícia, dois indivíduos armados de revólver em uma motocicleta Honda de placa PMU 3510, com inscrição de Senador Pompeu, abordaram um motorista em um ônibus e anunciaram o assalto. A dupla tomou do mesmo um celular da marca LG e a quantia aproximada de R$ 100,00 (cem reais), em seguida tomaram rumo ignorado. Após consultar a placa da motocicleta no site do Detran-Ce, a polícia constatou que existia contra a mesma queixa de roubo.
Ainda na quarta, por volta das 23h20min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que na localidade de Maloca, distrito de Paus Brancos, dois indivíduos tinham roubado uma motocicleta. Uma viatura foi acionada para o local onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foram identificada como sendo um agricultor de 31 anos.  Segundo a polícia, o mesmo teve sua motocicleta Yamaha YBR de placa HXI 8446, com inscrição de Pentecoste, levada pelos criminosos.  Outra vítima também teve seus documentos, cartão de crédito e talão de cheques tomado pela dupla.  A polícia ainda realizou diligências pela área, mas até o fechamento desta matéria nenhum dos criminosos tinham sido identificados e nem localizados.  O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Réu que “esbagaçou” cabeça de vítima é condenado a 25 anos de prisão em Banabuiú

Tudo aconteceu durante um evento de carnaval, pelo mero fato, de a vítima ter empurrado o assassino
O réu Antonio Whemson de Almeida Ximenes acusado de assassinar o agricultor Francisco José Carneiro dos Santos(foto), no dia 21 de fevereiro de 2012, foi levado a julgamento nesta quarta-feira, 29, no Fórum de Justiça da Comarca de Banabuiú, no Sertão Central cearense. O coautor foi um adolescente de 17 anos, já julgado e condenado a intenção.
Consta nos autos da ação penal pública incondicionada (474-30.2012.8.06.1988), que os autores usaram requintes de crueldade para ceifar a vida do agricultor. Na época, o crime deixou a população chocada com tamanha barbaridade. Tudo aconteceu durante um evento de carnaval, pelo mero fato, de a vítima ter empurrado o assassino.
Whemson de Almeida convidou o comparsa para “esbagaçar” [expressão usada pelo criminoso] Francisco José. Os dois seguiram a vítima, quando em um local ermo, o menor arremessou e derrubou o homem a pedrada. Whemson mediante a posse de outra pedra afundou o crânio de seu oponente, permitindo a visualização do cérebro. A cena deixou os moradores perplexos com tamanha brutalidade, praticada pela dupla.
Em julgamento, o réu negou a participação, enquanto o seu advogado, José Evando da Silva, sustentou a tese de negativa de autoria, subsidiariamente pediu, caso o Conselho do Tribunal do Júri não julgasse pela absolvição, que o condenasse por homicídio simples, cuja pena, seria seis a vinte anos.

Ministério Público, representado pelo promotor Fábio Nogueira Cavalcante, pediu a condenação do réu com base no artigo 121, § 2º, I (motivo torpe), III (meio cruel) e IV (recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido) todos do Código Penal; e com do artigo 244, § 2º (corrupção de menores) do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.
Conselho do Tribunal do Júri, formado por seis mulheres e um homem, reconheceu que o réu Antonio Whemson de Almeida Ximenes foi autor do crime, além das três qualificadoras sustentadas pelo MP.
O presidente do Júri, juiz Fabiano Damasceno Maia, aplicou a dosimetria da pena,condenando-o a 24 anos de reclusão, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.
Serviço:
Fórum da Comarca de BanabuiúRua Demócrito Pinto - CentroFone: (88) 3426-1358
 O portal REVISTA CENTRAL

Saída fatal: agricultor é assassinado com um tiro de espingarda 12, no município de Quixadá

juatama_homi_sitio
Dados do arquivo do portal Revista Central revelam que seis pessoas foram assassinadas e seis sofreram tentativas.

Os homicídios nos três primeiros meses de 2015 estavam inferiores ao mesmo período de 2014, mas em abril, os números estão preocupando as autoridades de segurança pública do município. Mesmo assim, a população tem reconhecido o trabalho do Comandante do 9º Batalhão e da Delegada de Polícia Civil, mas falta continente nas duas policias.  Equipes do Raio já foram anunciadas, mas sem previsão.
Klimério André Sampaio foi o quinto homem assassinado em apenas seis dias no município de Quixadá, no Sertão Central cearense. A vítima estava em sua residência assistindo televisão, na localidade de Sítios Novos, no distrito de Juatama, quando foi assassinado mediante um tiro de espingarda calibre 12.
De acordo com as informações da polícia, os criminosos chamaram a vítima, que ao sair, foi alvejada com um tiro. O homem ainda foi socorrido com vida ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, mas já chegou morto.
O motivo e autoria ainda são desconhecidos, mas a população e os familiares acreditam que os trabalhos da Polícia Civil, tendo a frente à delegada Ana Claudia Nery, vão desvendar mais esse crime.
Dados do arquivo do portal Revista Central revelam que seis pessoas foram assassinadas e seis sofreram tentativas, em abril de 2015. Em 2014 apenas duas pessoa foram assinadas.

Serviço:
9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Presidente Vargas - Campo Novo
Tel. (88) 3445-1047