quarta-feira, 16 de maio de 2012

       

Produtores do Sertão Central receberão kits de ordenha

PDF
Os equipamentos serão entregues nos municípios de Quixeramobim, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Milhã, Acopiara, Quixelô e Jucás.
A equipe do Núcleo de Bovinocultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entrega até a próxima sexta-feira (18) cerca de 500 kits de higienização de ordenha de bovinos para associações de produtores rurais em sete municípios das Regiões do Sertão Central e Centro-Sul do Ceará. Os equipamentos serão entregues nos municípios de Quixeramobim, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Milhã, Acopiara, Quixelô e Jucás. Além dos kits de higienização os produtores também receberão treinamento em qualidade do leite. “Atualmente nós estamos dando suporte aos produtores, pois hoje, já são muitas as indústrias pagam um valor mais alto, caso os fornecedores obedeçam aos critérios de qualidade. O treinamento vai agregar valor à produção”, afirmou Eduardo Barroso, supervisor do Núcleo de Bovinocultura da SDA. 
Recentemente, 40 produtores do município de Quixeramobim já receberam os kits, e apesar do quadro de estiagem, eles estão conseguindo manter a produção de leite, fornecendo para a indústria e o comércio do município e imediações. O secretário Nelson Martins destacou que os a distribuição de equipamentos para os pequenos pecuaristas está lhes oferecendo a oportunidade de ampliar os seus negócios. “Um tanque de resfriamento para um pequeno produtor ajuda a equilibrar o preço do leite em uma região. Eles têm condições de fornecer um produto de qualidade para a indústria e também para o PAA leite”,,afirmou. 
Fotos   Mara  Caprio

Fotos  Valmir