quinta-feira, 7 de maio de 2015

RACHEL de QUEIROZ > Acadêmico de Direito é preso após quebrar óculos de estátua em Quixadá

Antes, quando as pessoas posavam ao lado da estátua o detalhe não era esquecido.     Quem passava pela praça começou a notar que a estátua da escritora estava sem o óculos.

Um estudante do curso de Direito foi preso na madrugada desta quinta-feira, 7, por uma equipe do Ronda do Quarteirão, em Quixadá. Segundo a Polícia, o estudante, identificado como Bruno Jeferson Pereira de Sousa, 18 anos, quebrou o óculos da estátua da escritora Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, no Centro desta cidade do Centro do Estado.
Ainda de acordo com a Polícia, o universitário apresentava sintomas de ter ingerido bebida alcoólica e entorpecentes. Ao ser abordado pelos policiais o suspeito ainda desacatou e passou a ofender a equipe do Ronda do Quarteirão. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil e autuado por dano ao patrimônio público e desacato a funcionário público no exercício da função.

Jovem de 27 anos morre após ser alvejado por disparos de arma de fogo


Um assassinato foi registrado às 23h25min, de ontem, 06, na localidade de Boa Vista dos Vicente, em Senador Pompeu.

O jovem Antônio Eronildo Cavalcante Júnior, 27 anos, foi assassinado quando  se dirigia do Distrito de Encantado, onde residia, ao município de Senador Pompeu, pela CE 166.

O caso foi registrado pela Polícia do vizinho município. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), regional de Quixeramobim. Familiares da vítima que se encontravam na sede do instituto na manhã de hoje, 07, afirmaram que a princípio a equipe de peritos contabilizaram 12 perfurações de disparos de arma de fogo no corpo do jovem. Entretanto, o IML só deve confirmar a informação após liberação do laudo.

A Polícia Civil de Senador Pompeu, em parceria com a Polícia Civil de Quixeramobim, deverá investigar o caso.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

“Mulher que bate como homem, tem que apanhar como homem”, diz deputado


Cena inusitada ocorreu nessa quarta-feira durante debate sobre a MP 665, do ajuste fiscal. O deputado Alberto Fraga (DEM/DF) afirmou que “mulher que bate como homem, tem que apanhar como homem”. A fala gerou discussões no plenário e nas redes sociais.

Antes da confusão, cédulas de dólar falsas foram jogadas no plenário da Câmara por sindicalistas. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) pediu para que a Câmara utilizasse o sistema de monitoramento da Casa para identificar as pessoas que jogaram as notas falsas no plenário.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defendeu a fala de Orlando Silva e acusou o deputado Roberto Freire (PPS-SP) de empurrá-los. “Se alguém tocar em mim vou denunciar ao Conselho de Ética da Câmara”. (Do Blog do Eliomar)

Mapeamento Cultural do Ceará será lançado no dia 14 de maio


Foto: O Estado CE
Um diagnóstico das manifestações, diversidades e da produção cultural no Estado será realizado pelo projeto de Mapeamento Cultural do Ceará, que será lançado no dia 14 de maio, às 19 horas no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento contará com a presença de representante do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado e secretarias de municípios cearenses, entre outros convidados.

O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente.

Como será o mapeamento
Uma extensa pesquisa abrangerá os 184 municípios cearenses, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações. Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa e será aplicada a pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados).

O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade
Entre os segmentos que vão constar no mapeamento estão: Artesanato, Patrimônio material (edificações, sítios e parques naturais), Patrimônio imaterial (festas religiosas, festas populares, festas civis, lendas, mestres de cultura, culinária, história e memória, fazeres populares), Manifestações artísticas modernas e eventos culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, artes visuais, festivais, mostras) e Equipamentos culturais (biblioteca, museu, teatro, auditórios, salas de cinema, estádio, ginásio, boate ou casa de forró, bar com palco, clube, livraria, loja de discos, videolocadora).

O projeto de Mapeamento Cultural do Ceará tem o patrocínio da Petrobras com apoio do Instituto TIM e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), sendo vinculado ao seu Sistema de Informações Culturais (SINF).

Hospitais da Capital registram maior número de pacientes atendidos nos corredores


IJF
Foto: Fabiane de Paula
O número de pacientes atendidos nos corredores dos hospitais de emergência de Fortaleza segue crescendo. De acordo com dados do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), um total de 426 pessoas aguardando atendimento médico nas unidades hospitalares.

No o último boletim do Simec, divulgado na última terça-feira (5), eram 366 pacientes. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) contam 60 pessoas "internas" nos corredores. A direção do hospital anunciou, na última quarta-feira (6), que iria suspender as cirurgias eletivas por tempo indeterminado. A Secretária de Saúde do Estado (Sesa) informou que a decisão de interromper os procedimentos não cabe ao hospital, sendo de responsabilidade da própria Sesa, que não autorizou a suspensão. (Do Diário do Nordeste)